Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2026

PRAIAS - Prefeitura segue com programação especial de verão em Pirangi neste fim de semana

 


A Prefeitura de Parnamirim promove um fim de semana especial de verão no litoral do município, com uma programação gratuita voltada para moradores e turistas. Nos dias 17 e 18 de janeiro, as atividades se concentram principalmente na praia de Pirangi e incluem ações de esporte, lazer, cultura e bem-estar, valorizando os espaços públicos e incentivando a convivência e a qualidade de vida.

Com atividades desde as primeiras horas do dia até a noite, a orla contará com uma agenda diversificada, como esportes de praia, futmesa, massagem, jogos recreativos e distribuição de drinks não alcoólicos. A iniciativa também contribui para o fortalecimento do turismo e da economia local, reforçando o compromisso da gestão municipal com um verão mais saudável, participativo e acessível para todos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


SÁBADO (31/01)

Projeto Se Cuida Parnamirim:

Das 9h às 13h - Com atividades integradas.

Local: Praia de Pirangi.

LANÇAMENTO DO CARNAVAL:

A partir das 15h

Local: Ao lado do Bar do Suvaco em Pirangi

TV Ponta Negra:

A partir das 15h30 - Show da banda Grafith

Local: Em frente ao Bar do Suvaco em Pirangi.

Verão PAN - 98 FM:

A partir das 14h - Yoga, hitbox e aula de dança

16h30 - Show de Alan Persa

Local: Próximo ao letreiro I Love Parnamirim em Pirangi.

Arena de Verão - Clube FM:

Das 7h às 8h - Fit Dance

Das 9h às 17h - Atividades esportivas

Local: Próximo ao posto da CAERN em Pirangi.

Projeto Ondas da Inclusão:

A partir das 7h

Local: Próximo ao letreiro I Love Parnamirim em Pirangi.

96 FM - Estação Verão 96:

10h às 12h - Em frente aos Corais de Cotovelo

DOMINGO (01/02)

Arena de Verão - Clube FM:

Das 7h às 8h - Fit Dance

Das 9h às 17h - Atividades esportivas

Local: Próximo ao posto da CAERN em Pirangi.

POLARIZAÇÃO - Quatro anos depois, polarização ainda domina eleições, dizem especialistas. Cientistas políticos veem pouco espaço para candidato de centro, caso candidaturas do PT e PL se confirmem.

 

Foto : Levantamento foi realizado em 113 municípios brasileiros • Montagem: CNN / Foto 1: Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo / Foto 2: CNN

Quatro anos depois do que ficou conhecida como a eleição mais polarizada da história brasileira, os eleitores voltam às urnas em outubro para escolher quem irá comandar a Presidência da República a partir de 2027.

Em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se enfrentaram em um segundo turno acirrado. Lula saiu vencedor com uma diferença de pouco mais de 2,1 milhões de votos.

Neste ano, com Bolsonaro condenado por liderar um plano de golpe e inelegível, a principal

candidatura da direita deve ser do senador Flávio Bolsonaro (PL), escolhido pelo pai como sucessor.

Já o petista, apesar de ainda não ter oficializado sua pré-candidatura, tem sinalizado que concorrerá à reeleição.

Cientistas políticos consultados pela CNN avaliam que, nesse cenário, a polarização deve marcar novamente o pleito.

"Acho que a polarização se instalou na política brasileira. Não é uma coisa que foi um evento momentâneo. Acho que ela veio, se instalou e a gente vai conviver com essa polarização ainda por muito tempo", aponta Cláudio Couto, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na avaliação de Couto, a polarização em si não é novidade na política. Segundo ele, ela existe desde que os pleitos presidenciais eram disputados por PT e PSDB. A diferença teria se dado na radicalização do campo da direita.

"O que acaba esticando a distância entre os polos que competem. E digo isso porque do lado esquerdo do espectro nada mudou. Continua sendo o PT", afirma.

Carlos Ranulfo Melo, professor aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), vai na mesma linha, citando o que se chama de "rejeição cruzada": "Quem é petista é antibolsonarista e o inverso".

Para o especialista, a "única ressalva é que o bolsonarismo está enfraquecido em relação a 2022".

Segundo Ranulfo, há dois principais fatores que corroboram sua tese. Primeiro, ele aponta uma perda de capacidade de mobilização, ou seja, capacidade de reunir pessoas em manifestações. Depois, o cientista político cita o fato de a direita ter mais de um possível representante na disputa.

"Você tem uma divisão que não é pouca coisa. Pode até ser que a candidatura do Flávio não vingue, acho a hipótese menos provável, mas os outros candidatos estão trabalhando. Eles estão entrando com a intenção de ganhar e vão disputar o eleitorado de direita", explica.

No último dia 27, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua filiação ao PSD. Com isso, o partido tem agora três presidenciáveis, contando também os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Junior, do Paraná. A expectativa é que o candidato da legenda seja definido até abril.

Além do PSD, o partido Missão, do MBL (Movimento Brasil Livre), também já anunciou que pretende lançar candidato à Presidência. A legenda tenta se colocar como opção para a direita não-bolsonarista.

Apesar de concordar que, caso as candidaturas de Lula e Flávio se confirmem, o país terá uma eleição polarizada, Bruno Bolognesi, professor na UFPR (Universidade Federal do Paraná), acredita que entre a população há espaço para um discurso mais conciliador.

"Você tem um contingente grande de pessoas que não é polarizada; tem um contingente grande de pessoas que é apática, o que não é ruim, o que é saudável para a democracia. Então acho que tem espaço no eleitorado para uma candidatura dessa florescer, mas ela não tem espaço no sistema partidário, no topo das eleições", afirma.

Couto concorda sobre a dificuldade de consolidação de uma terceira via neste momento. Para ele, "é improvável que essa candidatura seja competitiva".

Já Ranulfo é taxativo em avaliar como inviável: "Não tem espaço. O centro está completamente fragilizado".

Além do presidente da República, os brasileiros escolhem neste ano novos governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.

Fonte: CNN Brasil 



 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

SÃO GONÇALO - Divulgada a programação do São Gonçalo Verão 2026 com competições esportivas, atividades de lazer e shows musicais

 



Divulgada a programação do São Gonçalo Verão 2026 com competições esportivas, atividades de lazer e shows musicais

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realiza no Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, a 2ª edição do São Gonçalo Verão, evento que consolida o município como espaço de promoção do esporte, da saúde, da inclusão social e da cultura.

A programação acontece a partir das 17h na quinta-feira e 18h na sexta e no sábado, reunindo atividades gratuitas voltadas para públicos de todas as idades.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 05/02/2026 - QUINTA-FEIRA - A PARTIR DAS 17H

-Competições Esportivas: Futevôlei e Vôlei de Areia;

-Oficinas: Skate e Artes Marciais: Karatê e Jiu-jitsu;

-Jogos de Tabuleiro

-Espaço PCD

-Atividades Recreativas com os Idosos - Carnaval dos Idosos

-Espaço Qualidade de Vida (Fitness e Saúde) - Academia Life, SMS, Clínica Atende Já e SEMTASC.

-Espaço Educação - SME

-Dança/Ritmos: Zumba e Intensehiit.

-Atração Musical: DJ Radji

DIA 06/02/2026 - SEXTA-FEIRA - A PARTIR DAS 18H

-Competições Esportivas: Futevôlei e Vôlei de Areia, Basquete 3x3, Vôlei de Quadra e Futmesa.

-Oficinas: Skate e Artes Marciais: Judô e Muaythai.

-Jogos de Tabuleiro

-Espaço Infantil - Brinquedos Infláveis.

-Atividades Recreativas com crianças

-Apresentação Cultural: Songuinha

-Espaço Qualidade de vida (Fitness e Saúde) - Academia Life, SMS, Clínica Atende Já e SEMTASC.

-Espaço Educação - SME

-Dança/Ritmos: Fitdance

-Atração Musical: O Japa (Axé)

DIA 07/02/2026 - SÁBADO - A PARTIR DAS 18H

-Competições Esportivas: Futevôlei e Vôlei de Areia, Basquete 3x3, Vôlei de Quadra, Futmesa, X1 barrinha e e-sports.

Oficinas: Street Bike e Artes Marciais: Karatê e Taekwondo.

-Exposição de Carros: Equipe dos Predestinados

-Jogos de Tabuleiro

-Atividades Recreativas com crianças.

-Espaço Qualidade de Vida (Fitness e Saúde) - Academia Life, SMS, Clínica Atende Já e SEMTASC.

-Aulão de Ritbox

-Atração Musical: Samba do Galo

O São Gonçalo Verão é uma ação da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, realizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer com apoio de várias secretaria envolvidas e conta com patrocínios do Serveclub, Academia Life, Vereadora Kallynne Motta e Hibisco Lingerie, além do apoio

da Clínica Atende Já, CD Bom Sorveteria, Lojas do Seridó, Obelisco Gastronomia e Petiscos, Blog Rafael Melo e Vereadora Rayuri Protásio.

SÃO GONÇALO - Prefeito Jaime Calado entrega pavimentação de ruas que melhoram a mobilidade e qualidade de vida no Loteamento Samburá

 


Os moradores do Loteamento Samburá, no bairro Santa Terezinha, estão acompanhando de perto as mudanças na mobilidade com a pavimentação de novas vias, resultado de investimentos que fortalecem a infraestrutura urbana e facilitam o deslocamento de veículos e pedestres na região.


As obras contemplaram as ruas Maria do Carmo de Brito, Alan Veríssimo, Francisco Antônio de Sá e Ana Cecília Cabral, totalizando 6.510 metros quadrados de pavimentação, com um investimento global de R$ 565.366,94 com emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Fernando Mineiro.

A entrega oficial das obras aconteceu nesta quinta-feira (29) e foi conduzida pelo prefeito Jaime Calado, com a presença da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da deputada estadual Terezinha Maia, além de vereadores, secretários municipais, servidores públicos e lideranças comunitárias.


Moradora da Rua Alan Veríssimo, Francisca Ildava destacou a mudança na rotina da comunidade após a conclusão da obra. "Aqui, quando chovia, era inevitável. Era lama e ninguém conseguia passar. Agora está uma maravilha", relatou

A costureira Maria Clegineide, que mora há 17 anos no local, também comemorou os impactos positivos da pavimentação. "Agora vai facilitar a chegada dos meus clientes ao meu ateliê. Moro aqui há 17 anos e hoje nosso sonho é realidade", afirmou.

Durante seu pronunciamento, a senadora Zenaide Maia ressaltou o papel do serviço público na promoção do bem-estar da população. "Estamos aqui celebrando o bem-estar do povo. Investir em pavimentação é investir na melhoria da vida das pessoas. Seguimos empenhados em buscar cada vez mais avanços para São Gonçalo", destacou.

O prefeito Jaime Calado reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano do município. "Atualmente, estamos calçando 20 ruas somente neste pouco mais de um ano de mandato e vamos fazer muito mais para melhorar a vida do povo. Este é um grande momento, porque agora os moradores podem comprovar o quanto a realidade mudou para melhor", afirmou.

O gestor também destacou a atuação conjunta da administração municipal. "Esse grupo é formado por muitas frentes, mas todos com um objetivo em comum: fazer um São Gonçalo melhor e mais feliz", concluiu.

A deputada estadual Terezinha Maia enfatizou a importância das obras para a população. "Eu sei o quanto isso melhora a vida do são-gonçalense. Estamos vendo o progresso voltar ao município por meio da gestão do prefeito Jaime Calado", declarou.

SÃO GONÇALO - Festa do Padroeiro São Gonçalo terá na programação show católico com William Sanfona e as atrações Daniel Donato e Israel Fernandez

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante apoia a realização da tradicional Festa do Padroeiro São Gonçalo que termina no dia 1º de fevereiro, reunindo fé, devoção e cultura para a população do município.

A programação tem como destaque nesta sexta-feira, 30 de janeiro, com o show católico, realizado na Praça Senador Dinarte Mariz, a partir das 20h. A noite será marcada por momentos de louvor e espiritualidade, com apresentação do cantor William Sanfona.

Já neste sábado, 31 de janeiro, a celebração segue com a Festa Social, também na Praça Senador Dinarte Mariz, a partir das 21h, contando com shows de Daniel Donato e o cantor goiano Israel Fernandez.

A Festa do Padroeiro São Gonçalo é uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do município, fortalecendo as tradições, promovendo a integração  e movimentando a cidade durante o período festivo.

O evento é uma realização da Paróquia de São Gonçalo com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Eventos.

NATAL - Motociclista morre após colisão com poste na Via Costeira

 


Um grave acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30), na Via Costeira.

Segundo informações, o motociclista Azenclevio Ribeiro perdeu o controle da moto, colidiu com um poste e mo:rreu no local. O SAMU foi acionado, mas apenas constatou o óbi:to. A CPRE esteve no local para os procedimentos de praxe.

Fonte: Via Certa

ATAQUE DE ABELHAS E MORTE - Idosa morre após ataque de abelhas em São José do Mipibu; ataque aconteceu quando a vítima caminhava pela rua carregando a neta no colo.

 


Uma idosa de 67 anos morreu após um ataque de abelhas no distrito do Arenã, em São José do Mipibu, na região metropolitana de Natal. O caso aconteceu enquanto a vítima caminhava pela rua carregando a neta no colo, momento em que um enxame atacou de forma repentina.

Outras pessoas também foram atacadas e socorridas para unidades de saúde.

Segundo moradores da região, as abelhas avançaram rapidamente, o que provocou pânico entre as pessoas que estavam no local. Diante da situação, populares prestaram os primeiros socorros e levaram a idosa para o município de Vera Cruz. No entanto, apesar do atendimento inicial, ela não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Além da vítima fatal, o ataque de abelhas deixou outras dez pessoas feridas. Equipes de socorro encaminharam os feridos para a Unidade de Pronto Atendimento de São José do Mipibu, onde receberam atendimento médico.

O ataque causou medo entre os moradores do distrito do Arenã. Muitos relataram dificuldades para fugir do enxame, enquanto tentavam ajudar crianças e idosos. Por isso, a área exigiu atenção redobrada para evitar novos incidentes, já que a movimentação das abelhas continuava intensa após o ocorrido.


Fonte: Ponta Negra News

PARNAMIRIM - Prefeitura assina termo de parceria com a PRF para o projeto Educar PRF

 

Foto: Augusto Ferreira

Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) assinou, nesta quarta-feira (28), o termo de compromisso e adesão do projeto Educar PRF, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma iniciativa que leva educação para o trânsito às escolas da rede municipal. A assinatura do termo de cooperação aconteceu na sede da PRF/RN.


Foto: Augusto Ferreira

Foto: Augusto Ferreira

Foto: Augusto Ferreira

Foto: Augusto Ferreira

Desenvolvido anualmente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de um trânsito mais seguro. Por meio de palestras educativas e atividades lúdicas, os policiais rodoviários federais abordam temas como cidadania, respeito às leis de trânsito e prevenção de acidentes, contribuindo para a formação de futuros condutores e pedestres mais responsáveis.

Estiveram presentes no momento da assinatura a prefeita Nilda Cruz, a secretária municipal de Educação, Elisa Toscano, a secretária adjunta Heloísa Camargos, além de autoridades da Polícia Rodoviária Federal no RN.

A renovação do termo reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e com a promoção de ações preventivas que impactam diretamente na segurança e na qualidade de vida da população.

PARNAMIRIM - Artesãs cadastradas em Parnamirim participam da 31ª Fiart, em Natal

 

Foto: Caroline Torres

As artesãs cadastradas no município, por meio da Coordenadoria do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão participando da 31ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece em Natal, no Centro de Convenções.

O evento, considerado um dos maiores do segmento no Nordeste, reúne artesãos de diversas regiões e segue até o dia 1º de fevereiro, com visitação no período de 23 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre das 16h às 22h.


Foto:   Caroline Torres

Foto:   Caroline Torres

Foto:   Caroline Torres

Foto:   Caroline Torres

A participação das artesãs locais representa uma importante oportunidade de valorização do trabalho manual, geração de renda e fortalecimento da economia criativa. No espaço, o público pode conhecer peças produzidas com identidade cultural, criatividade e técnicas que refletem a tradição e o talento das artesãs do município.

A presença na Fiart também reforça o apoio da gestão municipal às políticas de incentivo ao trabalho e ao empreendedorismo, promovendo visibilidade e novas oportunidades de comercialização para quem vive do artesanato.

A feira acontece no Centro de Convenções de Natal e segue aberta ao público durante todo o período do evento.



CASO BRISA - PERSEGUIÇÃO À BRISA SEM FUNDAMENTAÇÃO PODE ACABAR NUMA BOMBA CONTRA OUTROS VEREADORES E PREFEITURA

 


Segundo Juristas, uma eventual cassação do mandato de Brisa, juridicamente seria impossível,  já que trata-se de uma emenda não executada, ou seja, abriu-se o processo, se divulgou, mas nao foi liquidada e paga.

Enquanto isso, os processos das emendas de outros vereadores foram liquidados e pagos e muitas nem informadas ao Tribunal de Contas ainda.

Desta forma, se cassarem Brisa, será uma cassação politica, que pode, num futuro bem próximo, ser uma grande derrota da Câmara com a Justiça invalidando o resultado do plenário.

O Blog recebeu informações de decisões jurídicas, informando sobre a ausência dessas informações ao TCE e sendo assim, sem a comprovação da liquidação e pagamentos, não se há como incriminar qualquer vereador.

Ocorre que, ao contrário da emenda de Brisa que não foi liquidada e nem paga, alguns vereadores que inclusive votaram no primeiro processo e  pensam em votar nesse segundo pela cassação de Brisa, estão enrolados com suas emendas liquidadas e pagas; explicando melhor: tem vereador querendo votar pela cassação de Brisa, mas com a situação muito pior que a dela, pois a emenda já foi paga, representando dano ao erário, como já explicaram juristas; O dano ao erário só se caracteriza quando o dinheiro dos recursos públicos foi pago, representando saída do dinheiro dos cofres públicos.

As informações são de que há uma pressão da parte do executivo para que votem pela cassação de Brisa, mas caso isso aconteça, como a Câmara negaria a cassação de outros mais de 10 casos de irregularidades que envolvem os próprios vereadores, secretários e assessores que estão dentro da Gestão de Paulinho Freire?

A lógica está dificil de ser entendida: como cassar Brisa que não causou dano ao erário e fechar os olhos para os outros casos?

A vereadora Brisa, com certeza, em caso de cassação, pode e deve recorrer  ao Judiciário e a Justiça poderá desmoralizar a Câmara.

Enquanto isso, já há um primeiro processo correndo na Justiça; o blog teve acesso a outros casos que representam um problemão e comparado ao caso de Brisa, são bem piores e representam uma bomba para a Prefeitura de Natal e vereadores.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SÃO GONÇALO - SEMJEL abre inscrições para a 2ª Edição do São Gonçalo Verão que acontece de 5 a 7 de fevereiro

 


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, está com inscrições abertas para a 2ª edição do São Gonçalo Verão, um dos maiores eventos esportivos do município, que reúne esporte, lazer e integração social.

A programação contempla diversas modalidades na categoria adulto, para participantes a partir de 15 anos, incluindo vôlei de areia, futevôlei, basquete 3x3, futmesa, vôlei de quadra, e-sports e a modalidade X1 Barrinha, esta última destinada exclusivamente aos projetos sociais.

O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2026, no Parque das Fontes, e contará com premiação em medalhas para os participantes.

As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro de 2026, no site da Prefeitura Municipal, por meio de formulário online: https://forms.gle/o6byn5mqQZrnpJkw8

De acordo com a Semjel, após a confirmação da inscrição, as equipes serão inseridas em um grupo oficial de WhatsApp, onde receberão todas as informações sobre regulamento, cronograma e organização dos jogos. As vagas são limitadas.

O São Gonçalo Verão chega à sua segunda edição reforçando o incentivo à prática esportiva, à convivência comunitária e à promoção da qualidade de vida durante o período de verão no município. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (84) 98153-0730.




MOSSORÓ - URGENTE PF faz mega operação contra desvio de recursos no RN; prefeito de Mossoró está entre os alvos.

 


Investigação aponta fraudes em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde. Prefeito Allyson Bezerra (União) é alvo de mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação para desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos e fraudes em processos de licitação de saúde no Rio Grande do Norte (RN).

A TV Globo apurou que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), está entre os alvos da operação.

Ao todo, a PF cumpre 35 mandados de busca e apreensão no estado.

O g1 entrou em contato com o prefeito, mas ainda não obteve retorno.

Segundo as investigações, há indícios de irregularidades em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde, envolvendo empresas sediadas no Rio Grande do Norte que atuavam junto a administrações municipais de diversos estados.

A operação tem como base auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU). Documentos do órgão apontam que há falhas na execução contratual. Inclusive, indícios de compra de materiais que não foram entregues, fornecimento inadequado de insumos e sobrepreço dos produtos.

Os investigados poderão responder por crimes relacionados a desvios de recursos públicos e fraudes em contratações administrativas.

Esta reportagem está em atualização.


Fonte: G1

SÃO GONÇALO - SUSTENTABILIDADE: Energia solar é implantada em 17 escolas municipais de São Gonçalo

 


A creche Maria Lala da Costa é uma das 17 unidades escolares do município que receberam a instalação de módulos e placas solares, tornando-se autossuficiente na geração de energia limpa.

Na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito Jaime Calado realizou uma visita técnica ao CMEI, que agora conta com esse recurso.

Durante a visita, o prefeito destacou o objetivo da iniciativa. “O nosso objetivo é reduzir os custos com energia e viabilizar a climatização das escolas, garantindo mais conforto para alunos e profissionais da educação.”

Segundo o engenheiro da Secretaria, Patrício Pascoal, além de atender às demandas das unidades escolares, a energia gerada também abastecerá a sede da Secretaria Municipal de Educação.

O município foi beneficiado com 17 projetos em prédios distintos. As unidades contempladas foram a Escola Dr. Varela Barca, Escola Roberto Bezerra, Escola Maria da Cruz, Escola Monsenhor Walfredo Gurgel, Secretaria de Educação, Creche Padre Tiago Theisen, Creche Aida dos Santos, Escola Dr. Nilton Pessoa, Creche Maria Lalá, Escola Cosmo Alves, Escola Maria de Lourdes de Souza, Escola Cantinho do Saber, Escola Jéssica Débora, Escola Luiz de França Lima, Escola Aido Mendes, Escola Genésio Cabral e Escola Alfredo Mesquita.

Ao todo, foram instalados 897 módulos, totalizando uma potência de 573,58 kWp, com capacidade de produzir aproximadamente 74.990 kWh por mês. A geração representa uma economia estimada em R$ 65.590 por mês, o que resulta em cerca de R$ 787.080 por ano na conta de energia elétrica.



domingo, 25 de janeiro de 2026

RAIO EM ATO - Raio atinge apoiadores de Nikolas Ferreira durante ato em Brasília Apoiadores que estavam na Praça do Cruzeiro foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros

 


Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde  encerrava o ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (25).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 72 vítimas foram atendidas no local, sendo que 42 estáveis, conscientes e orientadas. Ao todo, 30 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Oito vítimas apresentavam condições instáveis.

Entre os feridos pelo raio, alguns apresentaram queimaduras na mão e na região do tórax, mas o estado de saúde individual ainda não foi detalhado.

De acordo com os bombeiros, além dos casos relacionados ao raio, houve registros de torções e episódios de hipertermia, atribuídos às condições climáticas.

A Corporação informou ainda que atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 Unidades de Resgate, para o pronto atendimento às pessoas atingidas.

Caminhada rumo a Brasília

Nikolas Ferreira saiu na segunda-feira (19)  do município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. O gesto do parlamentar, após grande repercussão nas redes sociais, ganhou a adesão de outros membros do Congresso, apoiadores de Bolsonaro e também de eleitores do deputado federal.

A manifestação, que seguiu pela BR-040, seria encerrada no domingo (25), às 12h, na Praça do Cruzeiro, em Brasília, após 240 quilômetros percorridos. Por conta das fortes chuvas no Distrito Federal, o ato encerrou mais tarde.

Segundo o deputado, o objetivo é protestar contra decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

O ato também reúne diversos nomes políticos, como Carlos Bolsonaro, ex-vereador, Padre Kelmon, o senador Marcos do Val (Podemos-ES), os deputados Zé Trovão (PL-SC), Filipe Barros (PL-PR), Carlos Jordy (PL-RJ).

Antes de começar a última fase da caminhada, Nikolas disse que a manifestação cumpriu seu objetivo de "despertar as pessoas e abrir seus olhos para o que está acontecendo" no país.


Fonte: CNN Brasil

sábado, 24 de janeiro de 2026

BR-304 - Após 60 anos, RN inicia duplicação da BR-304 em obra histórica . Primeiro lote entre Mossoró e Assu tem 57,6 km e investimento de R$ 376 mi; edital para segundo lote foi lançado, prioridade do Governo

 

Além da ordem de serviço do primeiro lote e da publicação do edital do segundo, o evento também foi marcado pelo anúncio de um conjunto de ações estruturantes para a malha viária potiguar. - Foto: Carlos Costa

“A gente esperou a vida inteira por essa duplicação. Para o comércio e para a nossa segurança, será ótima.” A fala da comerciante Joelma Maria de Sousa, 53 anos, do Vale do Açu, que cruza a BR-304 diariamente, traduz o sentimento que marcou a solenidade realizada nesta quinta-feira (22), no entroncamento com a RN-233, em Assu. Após seis décadas de espera, o Rio Grande do Norte deu início à maior intervenção já realizada na principal rodovia federal do estado, com a assinatura da ordem de serviço para a duplicação do primeiro trecho, entre Mossoró e Assu, e o lançamento do edital do segundo lote, que ligará Macaíba a Riachuelo, no Agreste.







O Lote 1 compreende 57,6 quilômetros de extensão e receberá investimento de R$ 376 milhões. A obra será executada em pavimento rígido pela Construtora Luiz Costa (CLC), com sede em Mossoró. Já o Lote 2 terá 38,1 quilômetros e ampliará a integração da BR-304 a partir do final da Reta Tabajara, consolidando o eixo rodoviário que conecta o litoral, o Agreste, a região Central e o Oeste potiguar.

Ao anunciar o início das obras, a governadora Fátima Bezerra destacou que a duplicação da BR-304 é resultado de uma decisão política de priorização da infraestrutura no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Quando o presidente Lula pediu que cada governador indicasse três prioridades para o Novo PAC, eu não titubeei: a duplicação da BR-304 foi a primeira delas”, afirmou.

Segundo a governadora, a obra responde a uma demanda histórica da população e cumpre papel estratégico para o desenvolvimento e para a segurança viária.  “Esta é uma conquista esperada há 60 anos pelo povo do Rio Grande do Norte. A duplicação da BR-304 simboliza a presença do Estado brasileiro, o planejamento e o compromisso com a vida, com a segurança e com o desenvolvimento. Foi com o Novo PAC e com a decisão política de priorizar a infraestrutura que conseguimos tirar essa obra do papel e transformá-la em realidade”, declarou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou o protagonismo do Governo do Estado na inclusão do empreendimento no PAC e na viabilização do projeto executivo. “A duplicação da BR-304 foi indicada pelo Governo do Rio Grande do Norte como prioridade no âmbito do Novo PAC, a partir de articulação da governadora Fátima Bezerra junto ao presidente Lula. A obra integra o conjunto de investimentos estratégicos definidos em diálogo federativo”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho”.

Anúncio de ações estruturantes

Além da ordem de serviço do primeiro lote e da publicação do edital do segundo, o evento também foi marcado pelo anúncio de um conjunto de ações estruturantes para a malha viária potiguar. “Estamos entregando ao ministro a licença do IDEMA para o início das obras, e anunciando aqui mais outros importantes investimentos como a federalização da 104, uma obra emblemática pelo quanto vai contribuir para a conexão viária de todo o Nordeste, e o Rio Grande do Norte vai ser muito beneficiado com isso, bem como as obras remanescentes de Macaíba”.

A chefe do executivo estadual fez, ainda, a solicitação de ampliação do trecho de 7 quilômetros, compreendendo o bairro Redenção em Mossoró e o contorno que dá acesso aos municípios de Tibau e Aracati. “E fechamos com a boa notícia que há muito tempo a gente vem lutando, que é a estrada do Cajueiro”.

O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, ressaltou que a obra é fruto de articulação contínua do Governo do RN junto ao governo federal desde 2023. “A inclusão da duplicação da BR-304 no Novo PAC e a alocação dos recursos no orçamento federal resultam de articulação contínua do Governo do Estado com a União, assegurando as condições técnicas e financeiras para o início das obras”, afirmou.

Construída na década de 1960, a BR-304 é a principal artéria logística do estado, responsável pelo escoamento da produção agrícola, mineral e industrial, além de corredor estratégico para o turismo e a circulação de pessoas. Esta é a primeira grande obra estrutural de duplicação ao longo de seus mais de 400 quilômetros em território potiguar.

O prefeito de Assu, Lula Soares, destacou a importância da obra para a segurança e para a economia regional. “A duplicação da BR-304 representa uma mudança histórica para o Vale do Açu. É uma rodovia por onde escoam a produção, circulam trabalhadores e estudantes, e que por décadas concentrou altos índices de acidentes. Essa obra traz mais segurança, desenvolvimento e integração para toda a região”, afirmou.

No trecho entre Mossoró e Assu, a intervenção terá impacto direto no escoamento da produção de frutas e do sal marinho, dois dos principais itens da pauta de exportações do Rio Grande do Norte, além de contribuir para a redução de acidentes e a melhoria das condições de tráfego em uma das rodovias mais movimentadas do estado.

Também compareceram a solenidade o vice-governador, Walter Alves, o secretário da Fazenda, Cadu Xvier, representando todos os demais titulares das pastas do executivo estadual, o prefeito, Lula Soares, e a vice-prefeita de Assu, Izabela Morais, o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, o diretor geral do DNIT, Fabrício Galvão, o superintendente geral do DNIT, Getúlio Batista, o ex-senador, Jean Paul, o ex-prefeito de Assú, Gustavo Soares, os parlamentares: deputado federal, Fernando Mineiro, a deputada estadual, Isolda Dantas, o deputado estadual, Francisco do PT, o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Oliveira.

Os prefeitos: Acácio Brito (Serra Negra), Junior Evaristo (Paraú), Pinheiro Neto (Angicos), Francisco Antônio Faustino (Porto do Mangue), Canindé dos Santos (São Rafael), João Eudes (Itajá), Renan Mendonça (Upanema), Divanise Oliveira (Baraúna), Elvecio Gurgel (Janduís), João Maria (Fernando Pedrosa), Jairo Mafaldo (José da Penha) e Dra Laís (Pendências).

Os vereadores de Assú: Júnior do Trapiá (presidente da câmara), Clebson Corcino, Gigi Lopes (vice-presidente da câmara), João Walace,José Valterlanio, Letícia de João Paulo, Odelmo Rodrigues, Paulinho de Marlene, Pedro Filho, Priscila de Terceiro, Wedson Nazareno, e vereador Tê.


Fonte: Governo do Estado

EMENDAS FEDERAIS. Investigação da PF identifica novos deputados envolvidos em corrupção com emendas O inquérito da Operação Overclean é relatado pelo ministro Nunes Marques no STF

 


A Operação Overclean, investigação da Polícia Federal sobre corrupção em emendas parlamentares, descobriu a existência de uma verdadeira “bancada” de deputados metidos em desvios.

O caso, sigiloso, conduzido pelo ministro Nunes Marques no Supremo, avançou neste início de ano sobre os negócios de pelo menos mais dois deputados — os nomes estão em sigilo — que ainda não foram visitados pela Polícia Federal. 

Nessa conta, o ano começa com pelo menos seis deputados na mira do STF. Até aqui, as investigações iniciadas em dezembro de 2024 atingiram prefeitos, quatro deputados e servidores públicos.

Nas operações deflagradas para obter provas da roubalheira, os investigadores encontraram muito dinheiro vivo escondido em variados lugares: dentro de gavetas, em calçados e até jogado pela janela por investigados. 

O esquema, até onde a PF desvendou, envolve verbas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, especialmente na Bahia, mas não só. 

Os esquemas de superfaturamento e de fraudes em contratos já superam, segundo a PF, a casa de 1 bilhão de reais.

Além de focar em novos parlamentares, a investigação chegará a outros estados brasileiros.

O método de desvios foi replicado país afora..


Fonte: Revista Veja

PARNAMIRIM - Prefeitura leva Caminhão da Mamografia a Bela Parnamirim e Cidade Verde

 


A Prefeitura de Parnamirim segue ampliando o cuidado com a saúde da mulher e, a partir da próxima segunda-feira (26), levará o Caminhão da Mamografia para novos locais do município. Desta vez, a unidade móvel atenderá moradoras de Bela Parnamirim e Cidade Verde.

A iniciativa, executada através da Secretaria de Saúde (SESAD) busca aproximar o serviço da população feminina e incentivar a realização da mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, a mamografia permite identificar alterações ainda no início, aumentando as chances de tratamento e recuperação.

O serviço, ofertado durante todo o ano de 2025 em pontos estratégicos da cidade, e terá continuidade 2026, reforçando o compromisso da gestão com a prevenção e o bem-estar das mulheres.

Para ter acesso ao exame, é preciso levar RG e CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência. O encaminhamento médico também é necessário, se a paciente não tiver pode solicitar na UBS.

Locais e datas:

- 26 a 28 de janeiro – UBS de Bela Parnamirim

- 29 e 30 de janeiro – UBS Cidade Verde


Fonte: Prefeitura de Parnamirim

PARNAMIRIM - Pioneirismo em Saúde Mental: Parnamirim é primeira no RN a propor plano voltado ao público infantojuvenil

 

Foto : Caroline Torres

Parnamirim saiu na frente mais uma vez. A Prefeitura apresentou à população um conjunto robusto de ações e compromissos para a saúde mental e qualidade de vida voltados especificamente à população infantojuvenil. O plano representa um marco na história da cidade, para pais de alunos, famílias e para a própria rede de serviço público. A prefeita Nilda Cruz se mostrou muito satisfeita em finalmente poder abordar esse tema tão importante e trabalhar políticas públicas para resolver as demandas da população.

O pioneirismo de Parnamirim vai beneficiar milhares de crianças e adolescentes, promovendo acolhimento humanizado e tratamento adequado de transtornos mentais em um contexto nacional de crescente preocupação com o tema.

Resultado do 1º Fórum Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil, realizado em 2025, a iniciativa uniu poder público e sociedade civil organizada, todos em prol do bem-estar coletivo. Os professores, Marcos Torres e Lúcia França, do Núcleo Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação, participaram do processo e apontam que as ações surgiram de demandas reais vivenciadas nas próprias escolas.

Para Marcos, o Plano reflete um sério compromisso da gestão em priorizar o bem-estar emocional da juventude local. “Os debates no Fórum foram bastante intensos. Conseguimos identificar lacunas em atendimentos e propor ações integradas para o plano, que vai refletir verdadeiramente a realidade da cidade”, disse.

A secretária de Educação, Eliza Toscano, celebrou o pioneirismo e a sensibilidade parnamirinenses em dialogar educação, saúde e assistência social, assumindo responsabilidade compartilhada com a população jovem e suas famílias. A partir de agora, Parnamirim amplia sua responsabilidade, apresentando ações que unem gestão, pais de alunos e estudantes da rede pública em prol do bem-estar infantojuvenil e do desenvolvimento sustentável do município.

O Plano Municipal de Saúde Mental voltado à população Infantojuvenil posiciona Parnamirim como referência no estado e em toda a região nordeste, além de trazer à tona a importante missão de implantar as ações propostas e inspirar outras prefeituras e órgãos públicos a tomarem o mesmo caminho.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim


PARNAMIRIM - PRAIA DE PIRANGI. Programação de Verão segue em Pirangi neste final de semana, 24 e 25

 


A Prefeitura de Parnamirim segue com a programação de verão em Pirangi, pensado para garantir mais lazer, saúde e qualidade de vida para moradores e turistas. Nos dias 24 e 25 de janeiro, a programação acontece principalmente na praia de Pirangi, reunindo esporte, música, bem-estar e atividades para toda a família.

As ações contam com uma agenda diversificada, gratuita e aberta ao público. Ao longo de todo o dia, quem passar pela orla vai encontrar ativações simultâneas, como yoga, hitbox, aulas de dança, shows, além de futmesa, esportes de praia, massagem, jogos recreativos e distribuição de drinks não alcoólicos, criando um ambiente de convivência, diversão e cuidado com a saúde.

Voltada para o povo, a programação de verão reforça o compromisso da gestão municipal em garantir mais esporte, lazer, cultura e bem-estar, transformando o litoral em um espaço de encontro, diversão e qualidade de vida.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO (24/01)

Projeto Se Cuida Parnamirim:

Das 9h às 13h - Com atividades integradas.

Local: Praia de Pirangi.

TV Ponta Negra:

A partir das 15h30 - Show de Priscila Senna

Local: Em frente ao Bar do Suvaco em Pirangi.

Verão PAN - 98 FM:

16h30 - Show da banda Soanata

A partir das 17h - Yoga, hitbox e aula de dança

Local: Próximo ao letreiro I Love Parnamirim em Pirangi.

96 FM - Estação Verão 96:

10h às 12h - Em frente aos Corais de Cotovelo

Band TV:

8h às 17h - Beach Tênis

Local: Próximo ao posto da CAERN em Pirangi.

DOMINGO (25/01)

Band TV:

8h às 17h - Beach Tênis

Local: Próximo ao posto da CAERN em Pirangi.


Fonte: Prefeitura de Parnamirim

PARNAMIRIM - Mutirão do Cadastro Único acontece neste sábado (24)

 

Fotografia de: Caroline Torres

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realiza neste sábado, 24, um mutirão do Cadastro Único, com o objetivo de atualizar e regularizar os dados das famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal. A ação vai acontecer das 7h às 12h, na Central de Atendimento Social (CAS), localizada na Rua Pedro Bezerra Filho, nº 55, bairro Santos Reis.

O Cadastro Único é a principal porta de entrada para diversos benefícios sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Manter os dados atualizados é fundamental para garantir a continuidade desses auxílios e evitar bloqueios ou cancelamentos.

Durante o mutirão, a população poderá realizar atualização cadastral, inclusão de novos cadastros e regularização de pendências. A orientação é que os moradores verifiquem se o cadastro está em dia e, caso não esteja, aproveitem a oportunidade para regularizar a situação.

Documentos necessários:

Certidão de nascimento;

Certidão de casamento;

CPF e RG;

Carteira de trabalho;

Título de eleitor;

Comprovante de residência.

Em alguns casos, também poderá ser solicitado comprovante de endereço ou declaração escolar.

A Prefeitura reforça que manter o Cadastro Único atualizado é uma responsabilidade do cidadão e garante o acesso contínuo aos benefícios sociais. A participação da população é essencial para que os programas cheguem a quem realmente precisa.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim


quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

SÃO GONÇALO - Saúde em São Gonçalo avança com mais restaurações nas UBSs

 


O ano de 2026 começou com trabalho intenso na Saúde de São Gonçalo do Amarante. Os serviços de recuperação estão avançando para mais unidades básicas.

No bairro Jardim Petrópolis, a mudança chegou e transformou o cenário em que se encontrava a unidade de saúde. Consultórios revitalizados, novas pinturas e acabamentos já fazem parte da nova realidade do local. 

A gestora Francileide Oliveira comemorou a ação. “Aqui temos uma grande demanda por atendimentos médicos. Sem dúvidas, essa ação vai proporcionar melhores condições aos profissionais e aos pacientes”, disse.

Esse mesmo cuidado, visto na zona urbana, também acontece nas comunidades da zona rural. Na localidade de Poço Pedra, a unidade de saúde está em processo de revitalização geral do prédio, que carecia de medidas de intervenção urgente. “Aqui estávamos precisando dessa atenção, e nosso prefeito nos trouxe esse cuidado com a população de Poço Pedra em forma de ação concreta na nossa UBS”, afirmou Alana Thamires, gestora da unidade de saúde.

Além dessas duas unidades, somente em 2025 a Prefeitura realizou a restauração de outras 24 Unidades Básicas de Saúde no município. Ao longo de 2026, a gestão municipal dará continuidade às melhorias, fortalecendo uma saúde com mais dignidade e cuidado com a nossa gente.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Tela Brasil | Governo lança streaming com centenas de filmes nacionais para serem vistos gratuitos

 


O Governo Federal colocou no ar a plataforma de streaming Tela Brasil, um serviço gratuito voltado exclusivamente para a exibição de produções nacionais. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), busca ampliar o acesso da população ao audiovisual brasileiro.

No lançamento, o catálogo reúne cerca de 550 títulos, entre filmes clássicos e obras recentes premiadas. Por enquanto, o aplicativo pode ser baixado apenas em celulares com sistema Android, mas a expectativa é que chegue a outras plataformas nos próximos meses.

Além de oferecer entretenimento, a proposta é criar o maior acervo digital de produções brasileiras, funcionando também como ferramenta de preservação cultural e apoio à educação.

O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para viabilizar a plataforma, o governo investiu R$ 4,4 milhões, valor destinado à infraestrutura tecnológica e à aquisição dos direitos das obras exibidas.

SÃO GONÇALO - Prefeitura de São Gonçalo lança campanha do IPTU 2026 com desconto de até 20% para pagamento em cota única

 


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Tributação, lançou a campanha do IPTU 2026, oferecendo descontos de até 20% para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, além de facilidades e incentivos à regularização de imóveis no município.

De acordo com a SEMUT, quem pagar o imposto à vista poderá obter até 20% de desconto. Também estão previstos benefícios conforme a situação do imóvel e a regularidade do contribuinte: 20% de desconto para quem está em dia com seus impostos; 10% de desconto para imóveis parcelados que estejam rigorosamente em dia com todas as parcelas quitadas até 11 de novembro de 2025; e 5% de desconto para as demais unidades imobiliárias.

Outro ponto de destaque da política tributária municipal é o incentivo à regularização imobiliária. No Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV), o desconto pode chegar a até 60%, incluindo a redução das taxas de cartório, beneficiando quem deseja transferir o imóvel para o próprio nome e garantir segurança jurídica.

A Secretaria Municipal de Tributação também divulgou o cronograma de vencimento do IPTU 2026, organizado por grupos e regiões da cidade, facilitando o planejamento dos contribuintes:


* Vencimento em 09 de fevereiro de 2026: bairros Jardins, Guajiru e Maçaranduba;

* Vencimento em 09 de março de 2026: Regomoleiro, Golandim, Jardim Lola, Amarante, Novo Amarante, Jardins, Olho D’Água do Carrilho e Parque dos Ipês;

* Vencimento em 10 de abril de 2026: Centro, Santa Terezinha, Santo Antônio e demais localidades.


Para facilitar o acesso às informações, os contribuintes podem tirar dúvidas sobre valores, prazos, descontos e formas de pagamento por meio da Central de WhatsApp da Secretaria Municipal de Tributação, no número (84) 9 9621-7374.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

NATAL - LAGOA DE CAPTAÇÃO TRANSBORDA COM APENAS UMA CHUVA.

 


Como já esperado, a Prefeitura de Natal, mesmo sabendo que a Lagoa de Captação do Jardim Primavera iria transbordar, não fez nada,  desde que um duto de drenagem se rompeu há bastante tempo e chegou janeiro, na primeira chuva com a lagoa de captação transbordando e várias familias em estado de alerta máximo.

Chega a ser vergonhosa a inoperância da Prefeitura, que simplesmente não está nem aí para problemas em comunidades periféricas de Natal.

Os vereadores que custam caro ao natalense  estão de férias e aproveitando a chuva para dormir, enquanto esses moradores do entorno da lagoa estao sem dormir e ameaçados de perderem tudo nas suas casas.

Enquanto isso, a Prefeitura vai dizer que a culpa é da chuva, do povo ou de outros, quando a gestão Paulinho Freire é inoperante e não ta nem aí para nada, pois só pensam em festas e mais festas.

Para o Carnaval vão gastar uns 15 milhões para artistas sem licitação e estruturas caríssimas, mas para obras como a que evitaria o transbordamento dessa e outras lagoas, zero custeio ou  investimento.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Anexação da Groenlândia - Países europeus fazem reunião de emergência após Trump ameaçar com tarifas por oposição à anexação da Groenlândia

 


Foto:Crédito,Reuters

Legenda da foto,Em Nuuk, na Groenlândia, pessoas participam de um protesto contra a exigência do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a ilha ártica seja cedida aos EUA.


Embaixadores europeus realizaram uma reunião de emergência neste domingo (18/1), após Donald Trump ameaçar impor tarifas a aliados que se opõem à proposta de anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos.

O presidente americano anunciou no sábado (17/1) que planeja aumentar os impostos de importação sobre produtos de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.

Uma tarifa de 10% seria aplicada a partir de 1º de fevereiro e poderia subir para 25% posteriormente, segundo Trump (entenda mais abaixo).

Atualmente, a Groenlândia é um território autônomo que faz parte do reino da Dinamarca.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que a ameaça de Trump é "completamente equivocada", enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, a considerou "inaceitável".

O presidente dos EUA insiste que os EUA precisam da Groenlândia para garantir a segurança interna. Ele não descartou a possibilidade de tomar o território à força.

Trump deve se encontrar com líderes europeus ainda nesta semana, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Nos últimos dias, foram registrados protestos contra os movimentos e as declarações de Trump tanto na Dinamarca quanto na Groenlândia.

O anúncio de Trump sobre novas tarifas contra europeus acontece dias depois de uma reunião na Casa Branca entre representantes da Dinamarca e dos Estados Unidos e do envio de tropas militares europeias para missões de reconhecimento na Groenlândia.

Reunião de emergência e protestos na Europa

Embaixadores da União Europeia (UE) devem realizar uma reunião de emergência nas próximas horas, após Donald Trump ameaçar impor tarifas a oito aliados — Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia — que se opõem à sua proposta de anexação da Groenlândia.

Como mencionado anteriormente, uma taxa de 10% entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro. Elas poderão subir para 25% em 1º de junho.

Trump afirma que as tarifas de importação permanecerão em vigor até que "um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia" pelos EUA.

Manifestações que reuniram milhares de pessoas contra os planos de anexação de Trump foram realizadas em Copenhague e em outras cidades dinamarquesas, bem como em Nuuk, a capital da Groenlândia, no sábado (17/1).

Trump está transformando amigos em inimigos': a reação dos líderes europeus

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que o futuro da Groenlândia "é uma questão entre os groenlandeses e os dinamarqueses" e que "impor tarifas a aliados por defenderem a segurança coletiva dos membros da Otan é completamente errado".

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma aliança político-militar em voga há mais de sete décadas entre países da América do Norte e da Europa.

Starmer acrescentou que o Reino Unido "tratará essa questão diretamente com o governo dos EUA".

Para o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen. a declaração do presidente dos EUA "é uma surpresa" após uma "reunião construtiva" realizada na semana passada.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que "nenhuma intimidação ou ameaça nos influenciará".

Ele também descreveu a imposição de tarifas como "inaceitável".

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, afirmou que os líderes europeus "não permitirão chantagens" e descreveu a ameaça de Trump como uma "questão da UE".

O ministro das Relações Exteriores holandês, David van Weel, divulgou que seu país "tomou nota" das novas tarifas e considerará uma resposta unificada.

O presidente finlandês, Alexander Stubb, afirmou: "Entre aliados, as questões são melhor resolvidas por meio do diálogo, não pela pressão".

Já o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, ponderou que "ameaças não têm lugar entre aliados".

O vice-presidente do Parlamento dinamarquês, Lars-Christian Brask, disse à BBC que a ameaça de Trump de impor tarifas a vários países europeus está "transformando amigos em inimigos"

Segundo ele, Trump "não está agindo no melhor interesse de seu próprio país".

Brask acrescentou que a relação entre os EUA e a UE está "cada vez mais tensa" e que os planos mais recentes do presidente americano "parecem chantagem econômica"."E ninguém quer isso", concluiu ele.

Análise: ameaças de Trump aos aliados em relação à Groenlândia não têm paralelo

Para Faisal Islam, editor de Economia da BBC, a ameaça aparentemente coercitiva de Trump, de forçar os aliados ocidentais a não se oporem à proposta de anexação da Groenlândia, sob pena de sofrerem maiores prejuízos comerciais com os EUA, não tem paralelo nem precedentes.

"Tivemos algumas ameaças econômicas incomuns e inesperadas do presidente Trump ao longo do último ano, mas creio que podemos afirmar com segurança que esta supera todas elas e nos leva a um território surreal e extremamente perigoso", escreve ele.

Islam explica que, se levada ao pé da letra, as novas tarifas são uma forma de guerra econômica travada pela Casa Branca contra seus aliados mais próximos.

Isso porque elas atingem aliados com um aviso incrivelmente curto e por uma causa que, essencialmente, poderia desmantelar a Otan e a aliança ocidental. "Isso deixará as autoridades desses países absolutamente perplexas. Aliás, é tão absurdo que elas podem estar mais perplexas do que irritadas."

" Será que Trump realmente tem o apoio necessário nos EUA, no Congresso, e até mesmo em sua própria administração, para fazer isso? Será este, como alguns especialistas em comércio presumem, o maior covarde de todos os tempos? Se, no entanto, levarmos a sério as últimas ameaças de Trump, elas são extremamente preocupantes", avalia Islam.

Trump participará de encontro com líderes europeus esta semana

Trump participará do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, ainda esta semana, assim como os líderes de França, Alemanha, Holanda e Finlândia.

Eles se juntarão a outros membros da Otan, como Canadá, Espanha e Bélgica.

O encontro acontecerá logo depois de Trump ameaçar alguns países europeus com tarifas sobre a Groenlândia.

O fórum em Davos é um evento anual onde políticos de alto escalão se encontram com chefes de diversos setores da indústria para discutir "questões globais".

Trump fará um discurso na quarta-feira (21/1) durante o evento, cujo tema principal deste ano é: "Como podemos cooperar em um mundo mais disputado?".

O que é o 'Domo Dourado' de Trump?

O presidente Trump e outros membros do governo afirmaram que uma Groenlândia administrada pelos EUA é vital para o sucesso do "Domo Dourado" — um escudo antimíssil de última geração projetado para defender o país de adversários cada vez mais poderosos.

A ideia foi anunciada inicialmente por meio de uma ordem executiva no ano passado, que previa um "Domo de Ferro para a América" diante de ameaças potencialmente "catastróficas" que se tornaram "mais intensas e complexas" ao longo do tempo.

Em um discurso ao lado de Trump no Salão Oval, em 20/5, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse que o sistema terá múltiplas camadas "em terra, mar e espaço, incluindo sensores e interceptores espaciais".

Trump acrescentou que o sistema será capaz de interceptar mísseis "mesmo que sejam lançados de outras partes do mundo, e mesmo que sejam lançados do espaço", com vários componentes do programa baseados em locais tão distantes quanto Flórida, Indiana e Alasca.

Embora o governo não tenha fornecido detalhes específicos sobre o papel que a Groenlândia desempenharia no sistema, presume-se que ela poderia servir como parte de um sistema de alerta antecipado.

A Base Espacial Pituffik, administrada pelos EUA na Groenlândia, já abriga sensores originalmente instalados para detectar mísseis balísticos que os americanos temiam que pudessem sobrevoar o Ártico caso a Guerra Fria com a União Soviética se tornasse um conflito armado.

Especialistas alertaram que os sistemas de defesa existentes seriam lamentavelmente inadequados caso os EUA fossem atacados pela China e pela Rússia, ambas com arsenais de centenas de mísseis.

O novo sistema, no entanto, será extremamente caro.

O Escritório de Orçamento do Congresso estimou seu custo potencial em US$ 542 bilhões (R$ 2,0 trilhões) ao longo de 20 anos, e isso leva em conta apenas a parte espacial do projeto.

O que torna a Groenlândia economicamente atrativa?

A pesca é a espinha dorsal da economia da Groenlândia, e os frutos do mar representam mais de 90% do total de suas exportações. O país também recebe grandes subsídios do governo dinamarquês.

Mas o que torna esse território tão atraente, do ponto de vista econômico?

Nos últimos anos, há um interesse crescente nos recursos naturais da Groenlândia, o que inclui minerais de terras raras, urânio e ferro.

O país também pode ter reservas significativas de petróleo e gás.

Esses recursos permaneceram inacessíveis por causa do rigoroso clima ártico, mas o derretimento do gelo abriu novas rotas de navegação, o que pode facilitar a mineração e a pesca.

Recursos minerais valiosos têm sido um foco importante de Trump em outras ocasiões, inclusive em suas interações com a Ucrânia.

No entanto, o presidente dos EUA reiterou o desejo de adquirir a Groenlândia para a segurança nacional americana.

Mais de uma vez, ele descreveu a ameaça que percebe por parte de potências rivais. Segundo Trump, se os EUA "não tomarem a Groenlândia, a Rússia ou a China o farão".

Precisamos de amigos, de aliados'

Uma delegação do Congresso dos EUA visitou a Groenlândia na sexta-feira (16/1), dias depois de conversas em Washington entre representantes da ilha e da Dinamarca e membros do governo Trump não terem conseguido dissuadir o presidente de seus planos.

A delegação incluía senadores e membros da Câmara dos Representantes dos EUA, todos defensores da Otan.

Embora Coons e a maioria do grupo sejam democratas e opositores declarados de Trump, a delegação também incluía os senadores republicanos moderados Thom Tillis e Lisa Murkowski.

A deputada groenlandesa Aaja Chemnitz disse que o encontro com os parlamentares americanos lhe deu esperança.

Ela declarou à BBC: "Precisamos de amigos. Precisamos de aliados."

Questionada sobre a grande diferença entre a visão da Casa Branca e a posição da Groenlândia e da Dinamarca, ela respondeu: "É uma maratona, não uma corrida de curta distância."

"A pressão do lado americano é algo que vemos desde 2019. Seria ingenuidade pensar que tudo acabou", disse Chemnitz.

"A situação está mudando quase a cada hora. Portanto, quanto mais apoio conseguirmos, melhor", acrescentou ela.

Murkowski é uma das patrocinadoras de um projeto de lei bipartidário que visa bloquear qualquer tentativa de anexação da Groenlândia.

Um congressista republicano também apresentou um projeto de lei concorrente que apoia a anexação da ilha.

O presidente está falando sério'

O enviado de Trump à Groenlândia, Jeff Landry, disse à Fox News na sexta-feira (16/1) que os Estados Unidos deveriam conversar com os líderes da Groenlândia, e não com os da Dinamarca.

"Acredito firmemente que um acordo será alcançado assim que essa situação for resolvida", afirmou.

"O presidente está falando sério. Acredito que ele preparou o terreno", disse Landry.

"Ele disse à Dinamarca o que quer, e agora cabe ao Secretário de Estado Marco Rubio e ao Vice-Presidente J.D. Vance chegarem a um acordo."

"Os Estados Unidos sempre foram receptivos. Não entramos lá tentando conquistar ninguém ou tomar o controle de nenhum país."

"Dizemos: 'Escutem. Defendemos a liberdade. Defendemos a força econômica. Defendemos a proteção'", disse Landry.

Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram com Vance e Rubio na Casa Branca na quarta-feira (14/1).

Segundo um funcionário dinamarquês que falou à BBC sob condição de anonimato sobre a reunião, o vice-presidente dos EUA propôs encontrar um meio-termo que satisfizesse Trump, a Dinamarca e a Groenlândia.

O funcionário afirmou que a possibilidade de uma anexação da Groenlândia pelos EUA não foi levantada na reunião na Casa Branca.

"Nunca tivemos discussões com nenhum alto funcionário ou ministro sobre a possibilidade de os Estados Unidos enviarem tropas para a Groenlândia", disse o funcionário.

Mesmo assim, ele afirmou que a Dinamarca leva a sério o objetivo declarado de Trump de anexar a Groenlândia.

"Nossa premissa é que, neste assunto, o que ele diz é o que ele pensa", concluiu o funcionário.


Fonte : BBC News.



compartilhe nas redes sociais.