Pesquisar este blog

sábado, 24 de janeiro de 2026

EMENDAS FEDERAIS. Investigação da PF identifica novos deputados envolvidos em corrupção com emendas O inquérito da Operação Overclean é relatado pelo ministro Nunes Marques no STF

 


A Operação Overclean, investigação da Polícia Federal sobre corrupção em emendas parlamentares, descobriu a existência de uma verdadeira “bancada” de deputados metidos em desvios.

O caso, sigiloso, conduzido pelo ministro Nunes Marques no Supremo, avançou neste início de ano sobre os negócios de pelo menos mais dois deputados — os nomes estão em sigilo — que ainda não foram visitados pela Polícia Federal. 

Nessa conta, o ano começa com pelo menos seis deputados na mira do STF. Até aqui, as investigações iniciadas em dezembro de 2024 atingiram prefeitos, quatro deputados e servidores públicos.

Nas operações deflagradas para obter provas da roubalheira, os investigadores encontraram muito dinheiro vivo escondido em variados lugares: dentro de gavetas, em calçados e até jogado pela janela por investigados. 

O esquema, até onde a PF desvendou, envolve verbas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, especialmente na Bahia, mas não só. 

Os esquemas de superfaturamento e de fraudes em contratos já superam, segundo a PF, a casa de 1 bilhão de reais.

Além de focar em novos parlamentares, a investigação chegará a outros estados brasileiros.

O método de desvios foi replicado país afora..


Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.