Governo do Estado 1

Governo do Estado 1

são gonçalo

são gonçalo

governo do estado 2

governo do estado 2

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2026

SÃO GONÇALO - Prefeitura de São Gonçalo renova parceria com Neoenergia Cosern para reforçar iluminação pública

 


Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Jaime Calado e a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, assinaram a renovação do termo de cooperação técnica entre o município e a concessionária. O ato ocorreu na sede da empresa e dá sequência às ações de modernização do sistema de iluminação pública de São Gonçalo do Amarante.



Nesta nova etapa, a Neoenergia Cosern realizará um aporte de R$ 900 mil para a substituição de 1.000 lâmpadas convencionais por tecnologia LED.

O convênio faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e dá continuidade às ações iniciadas na primeira fase, quando foi aplicado R$ 1,1 milhão na modernização do sistema.

Ao todo, a parceria já soma R$ 2 milhões destinados à melhoria do serviço, com foco em eficiência, economia e sustentabilidade.

Durante o ato, a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, afirmou: _“A Neoenergia Cosern reafirma a parceria com a Prefeitura e o compromisso com o desenvolvimento do estado, com atenção especial aos municípios em expansão, como São Gonçalo do Amarante”.

O prefeito Jaime Calado destacou a importância da renovação e ressaltou o impacto dos investimentos. “Estamos aqui para agradecer a parceria que vem desde o ano passado e agora se reafirma e se amplia. Nós tivemos duas notícias ainda. A Neoenergia Cosern vai investir R$ 4,1 bilhões no estado até 2030, incluindo São Gonçalo e em outubro lançará mais uma Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética”,  disse.

Também foi destacado, durante a reunião, o crescimento exponencial do município, com a expansão de novas áreas urbanas, a exemplo dos bairros Jardins e Cidade Arvoredo, além do aumento na emissão de alvarás para novos empreendimentos.

Segundo a gestão municipal, o investimento chega em um momento estratégico de desenvolvimento, acompanhando o processo de expansão urbana e contribuindo para uma infraestrutura mais moderna e preparada para o futuro.

Também participaram do ato os secretários Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Mário David (Chefe de Gabinete), Hélio Duarte (Meio Ambiente) e Ledson França (Comunicação).

VENEZUELA - TRAGÉDIA - Duplo terremoto na Venezuela deixa 32 mortos e 700 feridos, diz governo. Tremores de magnitude elevada provocaram colapsos de edifícios em Caracas e cidades próximas; autoridades estimam que número de vítimas pode aumentar

 


Dois fortes terremotos atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24), deixando pelo menos 32 mortos e 700 feridos após o desabamento de edifícios em Caracas e arredores, informou a presidente interina Delcy Rodríguez.

Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O USGS, com base em modelos preditivos para estimar o número de vítimas, afirmou que o total de mortos pode chegar à casa dos milhares, com probabilidade significativa de ultrapassar 10 mil.

Rodríguez disse que os números iniciais não incluem vítimas do estado de La Guaira, próximo a Caracas e onde está localizado o principal aeroporto da capital, considerado a área mais afetada.

“Dezenas de edifícios desabaram e estamos realizando operações de resgate muito intensas para salvar o maior número possível de vidas”, afirmou em pronunciamento na televisão estatal pouco antes da 1h da manhã desta quinta-feira (25).

“Também quero dizer que esta é uma verdadeira tragédia. Enviamos nossa solidariedade e, às famílias que perderam entes queridos, reafirmamos nossas condolências e nosso apoio neste momento difícil”, acrescentou.

Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, incluindo a chegada de equipes internacionais nas próximas horas. 

Três pessoas morreram no distrito de Baruta, em Caracas, após o desabamento de dois prédios, informou o prefeito local. No distrito de Chacao, uma pessoa morreu e quatro edifícios ruíram completamente, segundo o prefeito Gustavo Duque.

“Temos prédios, residências e casas que desabaram e estamos atuando com todos os recursos de segurança e assistência civil disponíveis”, declarou o ministro do Interior, Diosdado Cabello.

Imagens mostraram equipes de emergência vasculhando os escombros de um edifício que desabou na capital, enquanto familiares buscavam informações sobre pessoas que poderiam estar presas sob os destroços.

Moradores relataram momentos de pânico durante os tremores. “Quando descemos, a cena parecia um filme de terror”, disse Maria Alejandra, moradora de um prédio vizinho.

Alerta de tsunami foi cancelado

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas foi rapidamente cancelado após o risco ser descartado.

Muitos venezuelanos estavam em casa no momento dos terremotos, já que o país vivia um feriado nacional.

“Ouvi um estrondo muito forte. Objetos caíram dentro de casa. Nunca vivi nada parecido”, contou Coro Martínez, moradora do leste de Caracas.

A capital venezuelana também foi atingida por um terremoto mortal de magnitude 6,3 em 1967.

Aeroporto fechado e aulas suspensas

O principal aeroporto do país, em Maiquetía, ao norte de Caracas, foi fechado devido aos danos causados pelos tremores, informou Rodríguez.

As aulas foram suspensas até o fim da semana para que as autoridades avaliem a extensão dos prejuízos.

Hospitais da capital reforçaram equipes para atender os feridos. No Hospital de Clínicas de Caracas, funcionários foram convocados para ampliar os plantões noturnos.

Infraestrutura petrolífera não sofreu danos imediatos

A infraestrutura petrolífera da Venezuela não apresentou danos imediatos. Autoridades de proteção civil em Maracaibo, próxima ao Lago de Maracaibo, informaram que não houve registro de feridos.

Funcionários da refinaria de El Palito, próxima ao epicentro do terremoto, também disseram que a unidade não sofreu danos.

A petroleira britânica Shell informou que todos os seus funcionários no país foram localizados e não há registros de feridos.

A Venezuela está situada em uma zona de intensa atividade sísmica, onde a Placa do Caribe encontra a Placa Sul-Americana. Em 1812, um forte terremoto matou cerca de 30 mil pessoas nas cidades de Mérida e Caracas, segundo o USGS.


Fonte: CNN Brasil.

BRIGAS - Michelle diz ter sido 'humilhada' e 'maltratada' por Flávio Bolsonaro. Aumentam rumores que Michele e Bolsonaro vão se separar. Confusões e problemas vão destruindo a campanha de Flávio Bolsonaro.

 


Não bastasse ser pego na mentira várias vezes e ter feito acordos de milhões de reais com o criminoso Daniel Vorcaro, agora Michele Bolsonaro, detona Flávio Bolsonaro que a humilha e maltrata, bem ao estilo do Bolsonaro e seus filhos,  que como sempre, diminuem as mulheres.

Além do filme investigado por receber dinheiro ilícito, a familia Bolsonaro agora protagoniza nova polêmica que explodiu nas redes sociais em dia de jogo da seleção Brasileira. Michele abriu o verbo e detonou Flávio.

Agora, o que se vê são os filhos de Bolsonaro de um lado e e mulher do outro, parecendo também uma briga pelo poder, já que haviam rumores que Michele trabalhava para ser a vice de Tarcisio na campanha  à Presidência da República. Bolsonaro optou por lançar o filho Flávio, ao invés de seguir o plano de Michele.

Os rumores são fortíssimos que Bolsonaro e Michele já estão separados e aguardam apenas o passar das eleições. Michele ,  vai apenas aproveitar o nome de Bolsonaro, para ser senadora pelo Distrito Federal; após as eleições, Michele de um lado, Bolsonaro do outro. Com mais essa polêmica, Bolsonaro deverá apoiar o filho ao invés da mulher.

Também, os outros filhos de Bolsonaro saem candidatos por outros estados passando por cima de todo mundo, incluindo os próprios apoiadores.

Os videos de Michele tem potencial de diminuir mais ainda Flavio Bolsonaro, que despenca nas pesquisas, estando segundo alguns institutos, abaixo dos 30 pontos e aumentando as chances de Lula vencer a eleição ainda em primeiro turno.

O Que Michele diz nos vídeos?

Em video longo, ela explica em parte do video  que é a presidente do PL mulher, o quanto vem contribuindo para o partido e sobre suas discordâncias com decisões e o tratamento a ela.

Em trecho, ela afirma: " Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço”, emendou.

A briga dentro da familia Bolsonaro sempre foi e será só pelo poder, mas fica bem evidente como Bolsonaro e seus filhos destratam as mulheres em geral. E será bem catastrófico para Flávio Bolsonaro, sofrendo uma queda grande no eleitorado feminino que é a maioria da população brasileira.

COPA DO MUNDO -.BRASIL . Brasil domina Escócia, vence e avança na Copa do Mundo como líder do grupo. Vini Jr. voltou a ser protagonista da Seleção Brasileira, com mais dois gols; Neymar fez sua estreia

 

Vini Jr. comemora gol do Brasil sobre a Escócia • Image Photo Agency/Getty Images/Via Fifa


Comandado por Vini Jr., o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), em Miami, e avançou ao mata-mata da Copa do Mundo como líder do grupo C. 

Vini marcou os dois primeiros gols, ambos no primeiro tempo, chegando a quatro nesta edição do Mundial. No segundo tempo, Matheus Cunha fechou o placar, aproveitando uma das duas assistências de Bruno Guimarães na partida.

O jogo no Hard Rock Stadium marcou ainda a estreia de Neymar Jr. na Copa do Mundo de 2026, a quarta de sua carreira. Ele jogou por cerca de 20 minutos no segundo tempo, quando o 3 a 0 já estava construído.

Agora, a Seleção Brasileira aguarda o segundo colocado do grupo F para conhecer seu adversário na segunda fase (ou 16-avos de final), podendo ser Holanda, Japão ou Suécia. O jogo do mata-mata será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston.

Brasil pressiona Escócia e é premiado

Parecia que os times ainda se estudavam no Hard Rock Stadium, mas, aos 7 minutos, Rayan subiu a marcação, pressionou McKenna, desarmou e a bola sobrou para Vini Jr.

O atacante do Real Madrid, que a cada jogo se mostra mais disposto a fazer história na Copa, ficou com a bola na área, fintou o goleiro Gunn e empurrou para o gol vazio.

A Seleção Brasileira voltaria a se aproveitar da pressão alta aos 21 minutos. Vini Jr. desarmou Hendry e tocou entre as pernas de Gunn. O VAR, porém, chamou o árbitro mexicano César Ramos, que indicou falta polêmica de Vini e anulou o gol.

O imparável Vini Jr. aparece de novo

O camisa 7 brasileiro ficou revoltado com a anulação, mas não o suficiente para se desligar do jogo. Com a pausa para hidratação, a Escócia chegou a se recuperar e ameaçou rondar a área brasileira, mas sem finalizar.

Já nos acréscimos, o Brasil voltou à carga. Após tentativa de Rayan, Matheus Cunha mostrou disposição para interceptar um passe escocês de carrinho e Danilo venceu a dividida com McGinn.


Vini Jr. e Lucas Paquetá comemoram o segundo gol do Brasil sobre a Escócia • Carmen Mandato - FIFA


No bico direito da área, Bruno Guimarães cruzou com capricho, Gunn não conseguiu cortar, e Vini Jr., atento, cabeceou para o gol vazio, marcando seu quarto gol nesta Copa do Mundo, aos 47 minutos.

Antes do intervalo, Rayan quase ampliou com um golaço. Lucas Paquetá deu lançamento caprichado, o camisa 26 fintou Robertson com o biquinho e finalizou de pé direito para a primeira boa defesa de Gunn.

Bruno Guimarães, maestro, serve mais um gol

A Seleção Brasileira voltou para a etapa final sem querer dar espaço para zebra. Em duas finalizações, Vini Jr. e Lucas Paquetá assustaram a Escócia e mostraram que o Brasil queria mais. 

Aos 15 minutos da etapa final, Casemiro deu bela enfiada para Bruno Guimarães. O camisa 8, em noite inspirada, fintou o zagueiro e trocou o gol por mais uma assistência, agora para Matheus Cunha, que só empurrou para o gol vazio.

As únicas oportunidades escocesas vinham na bola aérea, com cabeçadas de McTominay e Henry, mas Alisson trabalhou bem e evitou.

Ancelotti, então, começou a olhar para o banco, pensando em rodar o time, descansar jogadores e poupar os pendurados. Além, claro, de fazer a festa da torcida com um certo camisa 10.

Neymar faz sua estreia na Copa

Primeiro, entraram Gabriel Martinelli e Fabinho nas vagas de Lucas Paquetá e Casemiro. Mas, após a pausa para hidratação, veio o momento que grande parte da torcida tão esperava: a estreia de Neymar na Copa do Mundo.

Recuperado de lesão na panturrilha e sem jogar há mais de um mês, o camisa 10 entrou para participar de seu quarto Mundial.


Neymar em seu primeiro jogo na Copa do Mundo 2026 • FIFA via Getty Images

Nos poucos minutos que teve, Neymar mais tentou recuperar o ritmo de jogo do que efetivamente conseguiu fazer grandes chances. Mas chegou a assustar Gunn, com uma finalização aos 44 minutos da etapa final, que o goleiro defendeu.

Situação final do grupo C da Copa do Mundo

A vitória sobre a Escócia fez a Seleção Brasileira somar 7 pontos e garantir a liderança do grupo C. O Marrocos, que venceu o Haiti por 4 a 2, passa na segunda posição por ter menos saldo de gols que o Brasil, enquanto a Escócia precisa esperar a sequência da rodada para saber se entra como um dos melhores terceiros.

Para conhecer o adversário da segunda fase (ou 16-avos de final), o Brasil precisar esperar os jogos do grupo F, nesta quinta-feira (25) — Japão x Suécia e Tunísia x Holanda, ambas às 20h (de Brasília).

A Seleção Brasileira vai encarar o segundo colocado, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia, já que a Tunísia já está eliminada. A partida pelo mata-mata será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston. O Marrocos pega o líder deste grupo.


Fonte: CNN Brasil

quarta-feira, 24 de junho de 2026

APOSTAS - Kylian Mbappé recusa e questiona o uso de sua imagem em campanhas publicitárias de empresas de apostas esportivas e fast-food.

 


Ele justifica o posicionamento afirmando que muitos atletas vieram de bairros vulneráveis onde o vício em jogos e jogos de azar destruiu vidas. 

O craque francês cresceu nos subúrbios de Paris e defende que os jogadores possuem uma enorme influência sobre milhões de pessoas. Por isso, ele prefere não associar sua imagem a produtos que considera nocivos, como apostas e fast-food. Ele entende que a promoção dessas marcas pode incentivar hábitos prejudiciais e causar impactos diretos e negativos, principalmente em comunidades mais vulneráveis. 

Conflitos com Patrocinadores e Federação

O posicionamento firme do jogador já gerou atritos com a Federação Francesa de Futebol (FFF), já que a entidade possui patrocínios coletivos com empresas de apostas. 

Copa do Catar: Mbappé chegou a boicotar sessões de fotos da seleção francesa na época do mundial para não ter seu rosto veiculado a marcas de apostas. 

Caso Recente: Houve episódios onde a imagem de Mbappé e de outros companheiros de seleção francesa foi utilizada em comerciais da Federação sem o seu consentimento prévio, o que gerou forte insatisfação por parte do atacante e de outros jogadores.

compartilhe nas redes sociais.