Governo do Estado 1

Governo do Estado 1

são gonçalo

são gonçalo

governo do estado 2

governo do estado 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de junho de 2026

MULHERES - Janja participa de ato em Natal pelo fim da violência contra as mulheres . Encontro em Natal reuniu lideranças e movimentos; programação discutiu combate à violência de gênero e políticas públicas

 


A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, participou nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, em uma programação que reuniu lideranças políticas, movimentos sociais, juventudes e militantes em defesa dos direitos das mulheres.

O evento teve como foco o enfrentamento à violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas de proteção, acolhimento e garantia de direitos. Ao longo da atividade, a primeira-dama participou de momentos de diálogo e mobilização ao lado de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil.

Com o tema “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência”, o ato buscou ampliar o debate sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, além de reafirmar compromissos com igualdade, respeito e autonomia feminina. A ideia dos organizadores foi reunir mulheres de diferentes gerações e territórios em um espaço de articulação política e troca de experiências.

Na oportunidade, a presidente estadual do PT, Samanda Alves, destacou a importância da presença de Janja na mobilização e o simbolismo político da agenda para o Estado.

“Janja representa uma voz importante na defesa dos direitos das mulheres brasileiras. Sua presença fortalece uma mobilização ampla, que reúne diferentes gerações e movimentos em torno de uma pauta urgente: enfrentar a violência e construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre de discriminação”, afirmou.

A fala reforçou o tom do evento, que combinou mobilização social com articulação política, em um momento em que o campo progressista busca fortalecer agendas voltadas às mulheres no estado e no país.

Além da participação no ato de ontem, Janja também cumpre agenda no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (27), ao lado da governadora Fátima Bezerra. A programação do segundo dia reforça a aproximação com lideranças locais e a agenda política do campo governista no Estado.

Nos bastidores, a presença da primeira-dama também é vista como um reforço simbólico à pré-campanha de nomes do PT e aliados no RN, incluindo a chapa majoritária formada por Cadu Xavier ao governo e Samanda Alves e Rafael Motta na disputa pelo Senado.

Relação de Janja com o Rio Grande do Norte

A passagem de Janja por Natal também remete a uma relação já construída com o estado ao longo dos últimos anos. Em 2024, ela esteve em um comício na Zona Norte da capital potiguar em apoio à então candidata Natália Bonavides, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, destacou a importância das políticas públicas voltadas às mulheres, especialmente nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Já em 2022, Janja esteve em Timbaúba dos Batistas, onde conheceu artesãs responsáveis pelos bordados de seu vestido de noiva. Na época, o encontro com as bordadeiras chamou atenção para o cooperativismo e para a necessidade de políticas de incentivo ao setor artesanal, incluindo acesso a crédito e participação em feiras.

As bordadeiras potiguares também estiveram presentes em outro momento marcante da trajetória da primeira-dama, na posse presidencial, quando peças confeccionadas no Rio Grande do Norte, usadas por Janja, ganharam destaque nacional.

Madrinha Política de Ivan baron

A presença de Janja no estado também dialoga com novas articulações políticas no campo progressista potiguar. Entre os nomes próximos a essa rede de interlocução está o ativista Ivan Baron, que ganhou projeção nacional após participar da posse presidencial em 2023, quando subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos bastidores políticos, Ivan tem mantido uma relação de proximidade com a primeira-dama Janja da Silva, que, segundo aliados, teria estimulado sua aproximação com o Partido dos Trabalhadores (PT) e incentivado o processo de filiação ao partido, em meio às articulações que envolvem sua atuação no cenário político nacional e local.


Fonte : Jornal Diário do RN

VENEZUELA - TERREMOTO. Sobe para mais de 580 o número de mortos na Venezuela após terremotos . Segundo a presidente interina, Delcy Rodríguez, ao menos 2.980 pessoas ficaram feridas

 


O número de mortos na Venezuela subiu para mais de 580 pessoas nesta sexta-feira (26), segundo a presidente interina, Delcy Rodríguez, outras 2.980 ficaram feridas.

A atualização ocorre enquanto equipes de resgate trabalham para encontrar mais pessoas presas sob os escombros durante a "janela de ouro" crítica de até 72 horas após o terremoto.

Espera-se que o número de mortos aumente significativamente à medida que as equipes de busca localizam mais vítimas.

Ela também disse que o governo decidiu militarizar o estado de La Guaira após os terremotos.

Um site criado para registrar relatos de pessoas ainda não localizadas listava 50 mil nomes na manhã desta sexta-feira.

Os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 — dois dos maiores terremotos da história moderna da América Latina — atingiram uma região a cerca de 160 km a oeste de Caracas, capital do país, na noite de quarta-feira (24), enquanto os venezuelanos aproveitavam um feriado.

O Serviço Geológico dos EUA previu mais de 10 mil mortes.

O governo da presidente interina, que assumiu o poder depois que os Estados Unidos prenderam seu antecessor em uma operação realizada em janeiro, prometeu uma mobilização em massa de assistência.

No entanto, a ajuda foi irregular na quinta-feira (25): autoridades como bombeiros, polícia, defesa civil e militares estavam nas ruas em alguns locais, mas ausentes ou com presença mínima em outros.

La Guaira, uma cidade litorânea nos arredores de Caracas, foi a mais atingida, com pelo menos 100 edifícios — incluindo prédios de apartamentos de vários andares — vindo abaixo.


Fonte: CNN Brasil

quinta-feira, 25 de junho de 2026

TERREMOTO - VENEZUELA. Novo terremoto atinge Venezuela após tremores que mataram ao menos 188. De acordo com o serviço geológico da Venezuela, tremor de magnitude 4,0 atingiu o país nesta quinta-feira

 


247 - Um novo terremoto voltou a atingir a Venezuela após tremores que deixam milhares de mortos e desaparecidos no país. Segundo informações da Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (FUNVISIS), o abalo sísmico, de magnitude 4,0, atingiu o território venezuelano na tarde desta quinta-feira (25/6).

Em um informe, a fundação afirmou que o tremor aconteceu por volta das 15h14 (cerca de 14h14 pelo horário de Brasília). Com base na Escala Richter, o sismo é considerado de intensidade leve.

A FUNVISIS afirmou que o evento foi registrado na cidade de Bachaquero, no estado de Zulia. O local está a aproximadamente 300 km de Yumare, onde aconteceu o epicentro dos terremotos de 7,2 e 7,5 na Venezuela.

De acordo com o órgão, o abalo desta tarde é uma réplica dos terremotos do dia anterior e são tremores secundários, de menor intensidade, que acontecem logo após um abalo forte.

Até o momento, autoridades venezuelanas já contabilizam 188 mortes em decorrência dos abalos sísmicos que atingiram a costa norte do país.

O número de desaparecidos é incerto até o momento. Plataformas criadas por civis venezuelanos, contudo, contabilizam entre 30 mil e 40 mil pessoas sumidas. O governo da Venezuela ainda não divulgou um balanço oficial.

Por causa da situação, a presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência na Venezuela.

COPA DO MUNDO - Equador vira sobre a Alemanha e avança na Copa com gol de Plata . Atacante do Flamengo decide duelo no MetLife Stadium, e seleção equatoriana garante vaga após vitória por 2 a 1 no Grupo E

 

Foto: atacante Gonzalo Plata comemora gol sobre a Alemanha na Copa do Mundo (Foto: Reuters)

247 - O Equador venceu a Alemanha por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (25), no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, e garantiu vaga na Copa do Mundo em um confronto decidido por Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, já na etapa final.

A partida, válida pela terceira rodada do Grupo E, começou com susto para os equatorianos, que sofreram um gol logo no primeiro minuto, mas reagiram rapidamente e construíram uma vitória de forte impacto diante de uma das seleções mais tradicionais do futebol mundial.

A Alemanha abriu o placar com Leroy Sané, aos 1 minuto do primeiro tempo, aproveitando o início acelerado da equipe comandada por Julian Nagelsmann. A resposta equatoriana, no entanto, veio pouco depois. Aos 8 minutos, Ângulo deixou tudo igual e recolocou a seleção sul-americana no jogo.

O duelo ganhou contornos dramáticos no segundo tempo. A Alemanha chegou a ter um pênalti marcado após falta em Kai Havertz, mas a árbitra Tori Penso foi chamada pelo VAR e revisou o lance.

 A penalidade acabou anulada por uma infração anterior no início da jogada, com Vite novamente envolvido no lance e Sané apontado como responsável pela irregularidade.

A virada equatoriana saiu aos 32 minutos da etapa final, em jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio pelo lado direito, Kevin Rodríguez desviou na primeira trave, e a sobra ficou para Gonzalo Plata. Dentro da pequena área, o atacante finalizou para marcar o gol que decidiu a partida.

O resultado confirmou a força de reação do Equador, comandado por Sebastián Beccacece, em uma partida marcada por intensidade, revisão decisiva do VAR e eficiência nos momentos mais importantes. Para a Alemanha, o revés aumentou a pressão sobre a equipe de Nagelsmann em um jogo no qual a vantagem inicial não foi suficiente para controlar o adversário.



SÃO GONÇALO - Prefeitura de São Gonçalo renova parceria com Neoenergia Cosern para reforçar iluminação pública

 


Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Jaime Calado e a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, assinaram a renovação do termo de cooperação técnica entre o município e a concessionária. O ato ocorreu na sede da empresa e dá sequência às ações de modernização do sistema de iluminação pública de São Gonçalo do Amarante.



Nesta nova etapa, a Neoenergia Cosern realizará um aporte de R$ 900 mil para a substituição de 1.000 lâmpadas convencionais por tecnologia LED.

O convênio faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e dá continuidade às ações iniciadas na primeira fase, quando foi aplicado R$ 1,1 milhão na modernização do sistema.

Ao todo, a parceria já soma R$ 2 milhões destinados à melhoria do serviço, com foco em eficiência, economia e sustentabilidade.

Durante o ato, a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, afirmou: _“A Neoenergia Cosern reafirma a parceria com a Prefeitura e o compromisso com o desenvolvimento do estado, com atenção especial aos municípios em expansão, como São Gonçalo do Amarante”.

O prefeito Jaime Calado destacou a importância da renovação e ressaltou o impacto dos investimentos. “Estamos aqui para agradecer a parceria que vem desde o ano passado e agora se reafirma e se amplia. Nós tivemos duas notícias ainda. A Neoenergia Cosern vai investir R$ 4,1 bilhões no estado até 2030, incluindo São Gonçalo e em outubro lançará mais uma Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética”,  disse.

Também foi destacado, durante a reunião, o crescimento exponencial do município, com a expansão de novas áreas urbanas, a exemplo dos bairros Jardins e Cidade Arvoredo, além do aumento na emissão de alvarás para novos empreendimentos.

Segundo a gestão municipal, o investimento chega em um momento estratégico de desenvolvimento, acompanhando o processo de expansão urbana e contribuindo para uma infraestrutura mais moderna e preparada para o futuro.

Também participaram do ato os secretários Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Mário David (Chefe de Gabinete), Hélio Duarte (Meio Ambiente) e Ledson França (Comunicação).

compartilhe nas redes sociais.