apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2022

ELEIÇÕES 2022. - União quer lançar ex-bolsonarista ao Planalto e debate tom da campanha

 


Senadora Soraya Thronicke, do Mato Grosso do Sul, pode ser oficializada na próxima terça-feira (2/8)

Luciano Bivar comunicou a aliados que desistiu de disputar a presidência da República, conforme havia adiantado a rádio CBN. E mais: anunciou que planeja lançar a senadora Soraya Thronicke, ex-bolsonarista, ao Planalto, como informou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha. O partido também está discutindo como seria o discurso adotado pela senadora em relação a Lula e Bolsonaro.

Uma coletiva de imprensa está sendo organizada para a próxima terça-feira (2/8). Se confirmado esse cenário, Bivar, que praticamente nunca pontuou nas pesquisas de intenção de voto, tentará novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados por Pernambuco.

Assim, o União continuaria com uma candidatura própria e destinaria o latifúndio de tempo de televisão a um nome do partido.

Diante do desafio de nacionalizar o nome da senadora, e da provável derrota na disputa, Thronicke poderá retomar a cadeira no Senado em 2023. Eleita em 2018, na esteira do antipetismo, ela ainda tem mais quatro anos de mandato.

Thronicke tem dito a aliados que pretende fazer uma campanha crítica a Lula e também a Bolsonaro, que, em sua visão, teria se perdido e se afastado de promessas de campanha ao longo do mandato presidencial.

No partido, correligionários simpáticos a Lula ou a Bolsonaro têm insistido para que as críticas feitas por ela sigam o tom ameno adotado por Bivar, de maneira que não os atrapalhe em suas campanhas regionais a deputado.

A senadora era cotada para vice, numa chapa puro-sangue, encabeçada por Bivar. Nos últimos dias, o deputado flertou com o PT, mas uma aliança no primeiro turno entre os partidos, pelo menos da maneira como estão hoje as negociações, não deverá prosperar.


 Fonte : Metrópoles

FUTEBOL - Prejudicado pela arbitragem, ABC consegue trazer o empate contra o Vitória, no Barradão

 


O ABC foi prejudicado pela arbitragem, mas conseguiu reagir e trazer um resultado positivo do confronto contra o Vitória, no Barradão. O empate por 2 a 2, levou o time potiguar aos 28 pontos, o que para alguns integrantes da comissão técnica, já são suficientes para garantir o clube na segunda fase. Embora os matemáticos apontem que estão seguros apenas os clubes que bateram a marca dia 30 pontos. Tréllez marcou os dois gols para os donos da casa, enquanto Fábio Lima e Erick Varão descontaram  para os potiguares.

Com um bom público no estádio Barradão, o Vitória entrou em campo para encarar o ABC numa partida que tinha um caráter decisivo para os baianos, que hoje terá o poder de definir se continua na luta por uma vaga no G-8 ou se vai brigar apenas para se manter na Série C do próximo ano.

Fernando Marchiori optou por iniciar a partida deixando Wallyson como opção no banco de reservas, armando o ataque com Matheus Rocha e Wesley Pionteck atuando ao lado de Henan.

A pressão Rubro-Negro começou assim que a bola rolou, o ABC não conseguiu segurar o ímpeto do adversário e em cinco minutos, o Vitória abriu o placar com um gol de Tréllez, que marcou o seu segundo gol em 16 jogos pela equipe baiana. Ele aproveitou bem um cruzamento da esquerda do lateral Lazaroni, subiu livre, e mandou a bola no canto direito do goleiro Pedro Paulo.

O time potiguar reagiu rápido e na primeira vez que conseguiu tramar uma boa jogada, aos dez minutos, Varão descolou um belo passe para Fábio Lima aparecer livre na área, por trás dos zagueiros, na cara do gol, apenas desviou a bola do goleiro Dalton, para deixar tudo igual no placar, 1 a 1.

Depois do empate, o ABC conseguiu encaixar melhor a marcação, criando dificuldade para o adversário entrar na área alvinegra. Isso obrigou o Leão a buscar o ataque na base de lançamento, que não eram feitos com precisão e com isso, cadência do o jogo, o time natalense quase virou o jogo, numa bola desviada por Wesley Pionteck, que o goleiro, bem colocado, conseguiu defender.

Mas o árbitro, Paulo Henrique Schleich (MS), tratou de complicar a vida alvinegra marcando um pênalti de Pedro Paulo, num choque entre o goleiro e Alan Pedro, do Vitória. Numa jogada em que o atleta rubro-negro ainda ergueu o pé para tentar desviar a bola. O lance provocou muitos protestos por parte dos potiguares. Como não existe o advento do VAR na Série B, valeu a decisão do  árbitro, Tréllez bateu a penalidade e converteu aos 34 minutos.

A marcação que favoreceu os donos da casa, esquentou de vez o clima do jogo no Barradão. Tudo passou a ser motivo de forte reclamação contra a arbitragem, que também pendurou alguns atletas potiguares com cartões amarelos. 

Obrigados a refazerem o plano de jogo, os comandados de Fernando Marchiori abusavam dos cruzamentos na área em busca de Henan, que às vezes levava vantagem e outras via apenas a bola passar sobre a sua cabeça. E assim a partida se arrastou até o final da etapa.

Wallyson foi a novidade abecedista para o segundo tempo, na vaga de Wesley Pionteck. A novidade é que o ídolo da Frasqueira entrou com a camisa de número 31. Em cinco minutos, o atacante bateu da entrada da área e acertou o travessão do clube baiano. Depois ele bateu um escanteio, colocou a bola na cabeça de Varão, que não conseguiu dar a direção certa à bola.

Atuando com as linhas adiantadas, os potiguares buscavam uma nova igualdade e mandavam nas ações dentro das quatro linhas. Até que aos 10 minutos, Varão marcou um golaço, acertando uma pancada de fora da área para fazer 2 a 2. Dois minutos após, Varão perdeu boa oportunidade para virar o placar, depois que dominou mal uma bola erguida na área baiana, e concluiu fraco para defesa do goleiro. Aos 29, com cãibras, ele deixou o campo para a entrada de Guilherme Nunes.

O time baiano perdeu força ofensiva e só voltou a chegar com perigo no gol abecedista a partir dos 39, quando Allan Santos desviou uma bola que assustou o goleiro abecedista. Na cobrança do escanteio, gerada pelo primeiro lance, Pedro Paulo salvou a cabeça de Pedro Paulo, depois pegou também outra boa cabeçada de Dinei.

Os donos da casa se lançaram à frente atrás dos três pontos, o ABC resistia afastando o perigo, mas os atacantes não conseguiam prender a bola no setor ofensivo, o que fez a bola ficar rondando com alguma frequência na frente do goleiro abecedista. Mas a defesa conseguiu se impor e segurar o bom resultado para o Alvinegro no Barradão.


Fonte: Tribuna do Norte.


Veja gols e melhores momentos.




FUTEBOL - Série D: América empata com o Jacuipense e avança na competição

 


A Arena das Dunas recebeu 24.466 torcedores que sofreram, mas voltaram para casa felizes com a classificação do América para a terceira fase da Série D. A vaga veio com um empate em 0 a 0 contra a Jacuipense, na tarde/noite deste domingo (31). O Alvirrubro venceu o jogo de ida por 1 a 0. 

O Alvirrubro não teve o ala esquerda Rafael Carioca. No último treinamento antes do jogo o jogador sentiu uma contusão muscular e deve passar ao menos 20 dias fora de jogo para tratamento.

Diante da situação, o técnico Leandro Sena optou por escalar um trio de zagueiros com Éverton, Jean Pierre e Rômulo, dando mais consistência defensiva, uma vez que o América jogava pelo empate.

A primeira chance do jogo foi do time visitante. Aos 8 minutos, Raillan avançou pela direita na falha de marcação e cruzou. Thiaguinho chegou por trás da zaga e bateu de primeira, dando um susto no torcedor americano.

O América só conseguiu dar a resposta aos 31 minutos e quase a bola vai para as redes do rival. Everton fez uma grande jogada pelo lado direito com Elvinho e a bola chegou até Wallace Pernambucano. O atacante dominou na marca do pênalti e bateu firme. A bola explodiu na zaga. 

Num primeiro tempo em que se esperava mais do América, o Jacuipense conseguiu se segurar e até ameaçar em alguns momentos. Final da etapa inicial: América 0 x 0 Jacuipense.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem mudanças, mas o time do América voltou tentando pressionar mais o Jacuipense.

No entanto, em um ato impensado, no meio de campo, Mayco Lucas agrediu o jogador rival na frente do árbitro Maguielson Barbosa. O juiz não titubeou e expulsou o volante americano.

Com um a menos o América recuou e passou a apostar no empate para passar de fase, tanto que Leandro Sena tirou Wallace Pernambucano e colocou Juninho para fechar de vez o meio de campo.

O Jacuipense foi pra cima, pressionou, mas quem criou as melhores chances para abrir o marcador foi o América, que acabou desperdiçando e se classificou com o empate.


 Fonte: Tribuna do Norte.

FORMULA 1 - Verstappen vence corrida agitada na Hungria. Hamilton é 2º.

 

Max Verstappen larga em 10º, supera carros à frente e vence GP da Hungria. Hamilton também faz bela corrida e é 2º. Ferrari erra estratégia

Não para ninguém na Fórmula 1 em 2022. Em uma corrida que parecia comprometida para a Red Bull e favorável à Ferrari, Max Verstappen deu show e venceu pela oitava vez no ano. O holandês da Red Bull largou em 10º, superou um a um os carros à sua frente e conquistou o GP da Hungria por boa margem. A vitória o levou a 258 pontos, estendendo a vantagem no campeonato para 80 pontos sobre Charles Leclerc, da Ferrari.

Ferrari, que, por sua vez, teve (mais um) dia para esquecer. A Scuderia largou com seus carros em 2º e 3º, atrás de George Russell, da Mercedes, e teve em suas mãos uma dobradinha. Mas estratégias questionáveis em seus dois carros relegaram Carlos Sainz ao 4º lugar e Leclerc apenas ao 6º posto.

O pódio foi completado pelos dois pilotos da Mercedes. Lewis Hamilton, que largou em 8º, apresentou ritmo forte com pneus macios e escalou o pelotão na parte final, chegando ao seu quinto pódio seguido, pela segunda vez em 2º. O heptacampeão foi eleito pelo público o piloto do dia. Russell, o pole, terminou no 3º posto.

A Fórmula 1 entra em suas férias de verão europeu e tem uma folga de três semanas. A próxima etapa será na Bélgica, em 28 de agosto.

Confira abaixo como foi o GP da Hungria no detalhe:

PRÉ-CORRIDA – A Red Bull trocou os motores a combustão de Max Verstappen e de Sergio Perez. Como ainda não estavam no limite de componentes, nenhum dos dois sofreu punição. Pierre Gasly trocou tudo de seu AlphaTauri e largou de último. Para quem largaria em 19º, o prejuízo era mínimo.

Quanto aos pneus, duas estratégias diferentes de mesclavam entre os pilotos. Alguns, como o pole George Russell, Lando Norris, e os dois da Red Bull, optaram por largar de macios. Já as Ferraris, as Alpines e Hamilton escolheram os médios.

LARGADA – Russell tracionou bem e se manteve à ponta, mas precisou lutar para se defender de Carlos Sainz nas curvas 1 e 2. Hamilton, vindo de 7º, também saiu bem e ultrapassou os dois carros da Alpine logo de cara. Verstappen e Perez também ganharam posições, pulando para 8º e 9º, respectivamente.

VOLTA 1/70 – Um toque envolvendo Alex Albon deixou detritos na pista, provocando um safety car virtual. A bandeira verde veio uma volta depois.

3/70 – Russell já abria 2 segundos sobre a dupla da Ferrari. Verstappen pressionanva Alonso, que se defendia bem.

5/70 – Alonso balança na saída da curva 3 e perde a posição para Verstappen.

7/70 – Verstappen ultrapassa o Alpine de Esteban Ocon. Perez, logo atrás, despacha Alonso. Os carros da Red Bull andavam em 6º e 8º.

8/70 – Perez passa Ocon e coloca a dupla da Red Bull à frente da dupla da Alpine.

10/70 – Os 10 primeiros da corrida eram: Russell, Sainz, Leclerc, Norris, Hamilton, Verstappen, Perez, Ocon, Alonso e Ricciardo.

11/70 – Hamilton chega em Norris e Verstappen chega nos dois. Menos de meio segundo separa cada um dos três carros.

12/70 – Hamilton passa Norris. Verstappen aproveita que Norris saiu do traçado ideal e também consegue ultrapassá-lo na curva seguinte. Agora seria Hamilton x Verstappen.

13/70 – Enquanto Hamilton saía da zona de abertura de DRS de Verstappen, Perez despachava Norris logo atrás.

15/70 – Os pneus macios começam a apresentar desgaste. A dupla da Ferrari tira a vantagem de Russell na liderança. Verstappen, também com compostos de banda vermelha, vai perdendo contato com Hamilton. Norris, outro de compostos macios, é chamado para os boxes e abre a rodada de pit stops. Ele volta à pista em 16º.

16/70 – A Ferrari chama Sainz para os boxes, mas não o para. Quem entre é Russell, trocando os macios pelos médios. Ele volta junto de Ocon, e se mantém à frente do francês. Verstappen para na mesma volta e regressa à pista de médios, 8 segundos atrás do piloto da Alpine.

17/70 – É a vez de Sainz fazer sua parada, voltando atrás de Ocon. O espanhol coloca outro jogo de médios, indo para duas paradas.

18/70 – Perez faz entra para os boxes e volta atrás de Mick Schumacher enquanto Sainz despacha Ocon.

19/70 – A Mercedes chama Hamilton aos boxes. Pneus médios por pneus médios. Duas paradas para ele.

21/70 – Leclerc entre põe novos pneus médios, voltando à frente de Sainz. Ele passa a ser 2º na corrida. Alonso entra nos pits na mesma volta. Ele é o primeiro dos ponteiros a colocar pneus duros.

24/70 – Esteban Ocon finalmente faz sua troca e também põe duros. Em sua volta à pista, ele se defender com firmeza de Alonso e acaba por permitir que Ricciardo passe ambos. Bela manobra do australiano.

25/70 – O top 10 tinha: Russell, Leclerc, Sainz, Verstappen, Hamilton, Perez, Norris, Bottas, Zhou e Ricciardo. Desses, apenas os dois carros da Alfa Romeo ainda não haviam feito suas paradas.

28/70 – Leclerc ataca Russell. Ele tenta a ultrapassagem por fora na curva 2, mas Russell se defende bem e mantém a ponta.

30/70 – Leclerc joga por fora na curva 1 e faz belíssima ultrapassagem para assumir a liderança do GP da Hungria.

32/70 – Em briga de veteranos, Vettel passa Alonso para ser 11º.

34/70 – Sainz inicia caçada a Russell.

35/70 – Tsunoda, que havia acabado de fazer sua segunda parada, erra e roda na curva 7, mas volta à pista sem maiores consequências.

38/70 – Sem que Sainz pudesse passar Russell, Verstappen os alcança e passa a representar uma ameaça ao espanhol da Ferrari. Enquanto isso, pingos de chuva começavam a cair no Hungaroring.

39/70 – Verstappen arrisca um undercut e para nos boxes. Vettel passa Ocon e vira 10º, após largar em 18º.

40/70 – Leclerc e Russell vão aos boxes. A Ferrari põe compostos duros, enquanto a Mercedes escolhe os médios. Leclerc volta logo à frente das Red Bulls. Perez dá espaço para Vestsappen atacar o monegasco.

41/70 – Verstappen coloca por dentro na reta principal e despacha Leclerc. Ele passa a ser 3º, mas os dois carros à frente (Sainz e Hamilton) ainda deveriam parar...

Sem muito tempo para comemorar, Verstappen erra e roda sozinho ainda na mesma volta. Leclerc retoma a posição perdida. Perez protege o companheiro de um ataque de Russell, que também poderia ganhar a posição do holandês. Ao fim da volta, o mexicano para nos boxes.

45/70 – Verstappen sai à caça de Leclerc novamente. Ele tangencia por fora na curva, traciona melhor e completa a ultrapassagem por dentro.

47/70 – A Ferrari para Carlos Sainz para colocar pneus macios. A dúvida era: essa borracha aguentaria 23 voltas: Hamilton seguia na pista como líder provisório

49/70 – Os pneus duros não funcionam bem no carro de Leclerc, e Russell partia para o ataque sobre o ferrarista.

51/70 – Hamilton faz sua segunda parada e coloca macios. Ele volta à pista em 5º. A ordem após a segunda rodada de paradas era: Verstappen (M), Leclerc (H), Russell (M), Sainz (S), Hamilton (S), Perez (M), Norris (H), Alonso (H), Ocon (H) e Bottas (H).

54/70 – Russell consegue ultrapassar Leclerc por fora e assume o 2º lugar.

55/70 – Sem que os pneus de Leclerc funcionassem, a Ferrari chama o monegasco aos boxes para uma terceira parada a fim de colocar compostos macios. Ele volta em 6º.

58/70 – Hamilton imprime ritmo forte, faz sequência de voltas mais rápidas e começa a alcançar Sainz.

61/70 – Uma fila de forma entre Russell, Sainz e Hamilton, com cada carro separado por cerca de 1 segundo. A chuva seguia sendo uma ameaça.

63/70 – Hamilton despacha Sainz ainda antes do freada na curva 1 e assume o 3º lugar. Duas Mercedes no pódio.

65/70 – Briga liberada na Mercedes. Hamilton faz bela manobra para cima de Russell e assume o 2º lugar.

68/70 – A Alfa Romeo de Bottas quebra e o finlandês encosta na curva 11. Safety car virtual.

69/70 – A chuva chega enquanto a bandeira verde é apresentada.

70/70 – Verstappen cruza a linha 8 segundos à frente de Hamilton. Russell fecha o pódio. Em seguida, o top 10 teve Sainz, Perez, Leclerc, Norris, Alonso, Ocon e Vettel.


Fonte: Terra.

ELEIÇÕES 2022 - PL faz convenção para oficializar Rogério Marinho ao Senado e alianças

 


O Partido Liberal (PL) realizará sua convenção partidária no Rio Grande do Norte a partir das 9 horas deste domingo,  no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, na rua Trairi (Petrópolis), em Natal, para homologar a candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho a senador às eleições de 02 de outubro. 

Na ocasião, o PL também confirma o fechamento da coligação “Muda RN”, que já oficializou as candidaturas a governador e vice-governador de Fábio Dantas (Solidariedade) e Ivan Lopes Júnior (União Brasil), chapa que conta, ainda, com apoios formais do PP e PSD, que integram a chapa majoritária, mas só disputarão o pleito proporcional para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

"A convenção mostrará a nova cara do PL no Estado, que sob a liderança do deputado João Maia caminha para sair das urnas como um dos maiores partidos do Rio Grande do Norte”, disse Rogério Marinho, que completou: “Estaremos juntos para oficializar nosso projeto ao Senado nesta grande festa da democracia".

Rogério Marinho chega à convenção já com os dois companheiros de chapas conhecidos. O primeiro suplente é o empresário Flávio Azevedo (PL) e o segundo suplente é o vereador Igor Targino (Macaíba),  indicado pelo partido Solidariedade. Ex-deputado federal e ex-vereador em Natal, o economista e administrador Rogério Marinho, 59 anos, disputará sua segunda eleição majoritária de sua vida pública. Em 2012 concoreu à prefeitura de Natal pelo PSDB, partido ao qual na época estava filiado. 

Com 17.352 filiações, o PL é o quinto partido do Rio Grande do Norte em número de filiados, atrás de MDB (36.160), União Brasil (23.831), PSDB (21.666) e PP (19.043), segundo dados de julho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas duas últimas eleições para o governo do Estado, o partido indicou os candidatos a vice-governador quando ainda se chamava PR (Partido da República). 

Mas, o PL chega às eleições deste ano fortalecido pela candidatura de reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro, além de ter entre suas fileiras para a disputa proporcional nomes como o do ex-governador Robinson Faria, que tenta voltar à vida pública depois de ter perdido a reeleição em 2018, e ainda dos deputados federais João Maia e General Girão, que buscam a reeleição.

Para deputado estadual, os destaques são o deputado Coronel Azevedo, que tenta a reeleição e Terezinha Maia, viúva do falecido prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, apesar de que na acomodação ocorrida na Assembleia Legislativa, no começo de abril, quando os deputados procuraram legendas que permitissem disputar a reeleição com mais competitividade eleitoral, o PL acabou perdendo três parlamentares – George Soares e Vivaldo Costa (PV) e Kleber Rodrigues (PSDB), que continuaram integrando a base de apoio ao governo Fátima Bezerra (PT) no Legislativo estadual.

A convenção nacional do Partido Liberal foi no domingo, 24. Na ocasião, o  PL confirmou, por unanimidade, o presidente Jair Bolsonaro como candidato à reeleição. Com o ginásio do Maracanãzinho lotado, o nome do general Waltter Braga Neto, que também é filiado ao PL foi homologado como o vice na chapa presidencial. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro discursou, na ocasião, e relembrou o episódio da facada em 2018 e destacou que a “nação é rica e próspera”. Bolsonaro falou logo após a primeira-dama e ressaltou a importância da liberdade individual e de imprensa. “Jamais defenderei o fechamento da mídia no Brasil”, disse o presidente. “Hoje vocês têm um presidente que acredita em Deus, que deve lealdade à família, e que respeita seu povo. Vou continuar no meio do povo, aconteça o que acontecer, esse povo recarrega as minhas baterias”, acrescentou.

A convenção contou com a presença de diversos políticos, como o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), o presidente do PP, Ciro Nogueira, governador do Distrito Federal, Ibanês Rocha (MDB), entre outros.


Fonte: Tribuna do Norte

ELEIÇÕES 2022 - PSB homologa candidaturas de Rafael Motta e de Henrique Alves

O deputado federal Rafael Motta (PSB) oficializou a candidatura ao Senado durante convenção do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro, na tarde de sábado (30). 

No evento de homologação do pleito, que ocorreu no ginásio do Colégio Hipócrates, na zona Norte de Natal, Motta disse que vem sendo subestimado e que desde o lançamento da pré-candidatura se mantém firme como postulante ao Senado. A cerimônia também foi marcada pelo anúncio do acordo com o Avante-RN para integrar a coligação de Motta.

O deputado federal também aproveitou para reiterar o apoio à chapa formada entre Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) à Presidência da República, além de reafirmar apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Ele disse que é o único representante da candidatura de Lula no Rio Grande do Norte. “Rafael Motta vai ser o senador para ajudar Lula em Brasília. Bolsonaro é de um partido e esse partido tem um candidato no Rio Grande do Norte. O outro é o candidato é o candidato de Ciro, mas esse jovem aqui de 35 anos é do PSB de Alckmin, que é o vice de Lula”, afirmou Rafael Motta.

Marcado para começar às 13h, Rafael só subiu ao palco para falar aos apoiadores por volta das 16h30. Motta se dirigiu aos militantes após a oficialização de todos os candidatos da legenda e aproveitou para alfinetar seus dois principais concorrentes ao Senado: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) e o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho. O candidato disse que os dois “não representavam o desejo do povo” e que eram “dois bolsonaristas”.

No entanto, durante a maior parte de sua fala, o candidato se mostrou incomodado por ter, segundo ele, a pré-candidatura desacreditada. “Rafael Motta foi muito subestimado, mas estamos aqui firmes na luta”, pontuou. Ele ainda falou para os militantes que está confiante na vitória, apesar da “falta de apoio político”. “Eu esperava, como eu vi em alguns blogs, que eu poderia ser o mico das eleições. Que Rafael Motta viria para a sua convenção para anunciar que voltaria a ser candidato a deputado federal, que Rafael Motta não tinha grandes alianças, não tinha partidos políticos”, disparou.

Nos últimos meses, Rafael Motta foi alvo de declarações de opositores a sua candidatura e da própria governadora Fátima Bezerra, a qual Motta anunciou “apoio irrevogável”. Em encontro do Partido dos Trabalhadores no fim de maio, a chefe do Executivo estadual classificou a decisão de Motta em concorrer ao Senado como “extemporânea”, alegando que a candidatura poderia beneficiar Rogério Marinho. Fátima fechou aliança com o também candidato ao Senado Carlos Eduardo, na chapa majoritária do PT.

Mais recentemente, Motta e o atual senador Jean-Paul Prates (PT) trocaram farpas nas redes sociais após o petista também criticar a posição de Motta. Em determinado momento da convenção, Motta disse que usaria o microfone para desabafar. “Não tenho a totalidade de prefeitos do Rio Grande do Norte, não tenho a totalidade de vereadores, mas Rafael Motta tem algo que eles não têm: o povo do meu Rio Grande do Norte. Assim como em 2018, falaram que esse jovem aqui só ia ter um mandato e eu calei a boca de um monte de gente”, disse.

“Largaram minha mão, algumas pessoas largaram minha mão, mas todos vocês que aqui estão não largaram. Aqui nesse palanque, nesse ginásio, que eu escolhi a dedo. Quero que a nossa vitória comece aqui pela zona Norte, que foi esquecida por alguns que querem ser senador da República. É um dia de muita alegria, de felicidade, um dia que eu esperei muito tempo. Sonhei em ser vereador de Natal e fui, sonhei em ser deputado federal, não pelo status porque isso não muda em nada, e fui deputado defender o povo do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Motta também comemorou o apoio do Avante-RN. O anúncio foi feito pelo deputado Souza Neto (PSB). “Trouxe à convenção a mensagem do presidente estadual do Avante  decisão em se coligar com Rafael ”, disse o deputado Souza.

Além de Motta, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) homologou as candidaturas de Henrique Eduardo Alves, Fernando Lucena, Thabatta Pimenta, Isabel Medeiros, Tatiana Pires, Dra. Tássia, Netinho França, Rafaela Lourenço, Dr. Natanion, Dr. César Maia, Janeayre Souto, Jacson Damasceno, Pablo Aires, Diego Américo, Lenilson, Lucas Tour, Berg Varela, Vilma Batista, Wellington Bernardo e Luiz Carlos Almeida.

Após 52 anos de MDB, Henrique Alves oficializa candidatura pelo PSB

O ex-deputado federal e ex-ministro de Turismo Henrique Eduardo Alves (PSB) confirmou a candidatura para tentar voltar à Câmara Federal. O ex-presidente da Casa vai tentar o 12º mandato, agora por um partido diferente. Em março deste ano, Henrique anunciou o desligamento do MDB, sigla pela qual militou por 52 anos. Na convenção que homologou a candidatura, Henrique disse estar emocionado por participar de mais uma campanha política por uma nova casa.

“É a primeira vez em 52 anos de vida pública que eu participo de uma convenção por um novo partido, não foi fácil chegar até aqui como cheguei, cabeça erguida, com sonhos e esperanças no futuro do Rio Grande do Norte. A vida tem suas circunstâncias, a vida não muda, o que muda nela é o nosso caminhar ao longo dos dias que clareiam e das noites que escurecem”, afirmou o candidato.

Sem abandonar a característica camisa verde, Henrique agradeceu Rafael Motta pelo convite para se juntar a nova legenda e declarou ter gratidão pelo passado. “Chegar aqui agora, se passa um filme diante dos meus olhos, de um lado, o ontem, o anteontem, aquela bandeira verde com as letras do partido e do outro essas bandeiras com as cores lindas, amarelas e vermelhas do PSB. No primeiro cenário vejo aquelas primeiras cenas de luta pela liberdade, democracia, contra a ditadura militar, por uma nova Constituinte. Deixo minha gratidão aos queridos bacuraus do Rio Grande do Norte”, disse.

Ao lado do candidato a senador Rafael Motta, Alves disse que encontrou o PSB “de portas abertas” e que está comprometido “de corpo e alma” com a nova legenda. “A palavra que eu quero deixar agora é respeito. Respeito pela minha nova casa, pelo meu novo chão. Eu encontrei a porta aberta do meu novo partido de corpo e alma, o PSB. Aprendi com meu pai uma velha lição para a minhas vida, certamente foi ela que me fez chegar até aqui: faça da política a sua vida, segure a minha bandeira, mas não se esqueça, faça sem ódio e sem medo porque o ódio escraviza e o medo acovarda”, concluiu Henrique.  


Fonte: Tribuna do Norte.

EMENDAS FEDERAIS - Bloqueio de emendas de relator foi motivado por limitações de legislação eleitoral.

 


Código eleitoral não permite o empenho ou gasto do chamado orçamento secreto durante a disputa deste ano, mas expectativa, tanto no Executivo como no Legislativo, é de que recursos sejam desbloqueados em novembro

O bloqueio anunciado pelo governo federal sobre as emendas de relator ocorre devido às limitações da legislação eleitoral, que não permite o empenho ou pagamento dos recursos orçamentárias durante a disputa deste ano.

Segundo apurou a CNN, ao todo estão bloqueados R$ 5,8 bilhões das emendas chamadas RP9, conhecidas como “orçamento secreto”. Como os recursos não foram empenhados a tempo, só podem ser utilizados a partir de novembro.

A expectativa, tanto no Judiciário como no Executivo é de que, com a previsão de aumento da arrecadação no segundo semestre, o montante seja liberado no fim deste ano.

Por isso, lideranças partidárias ouvidas pela CNN minimizaram a decisão do Ministério da Economia e refutaram a possibilidade de uma crise política por causa do bloqueio orçamentário.

As emendas do relator são ferramentas criadas pelo orçamento impositivo que dão ao relator da Lei Orçamentária Anual o direito de encaminhar emendas que precisam ser priorizadas pelo Executivo.

Como não são claramente discriminadas nos sistemas nos quais é feito o controle da execução orçamentária, também são chamadas de “orçamento secreto”.

O mecanismo é criticado por permitir que o governo federal distribua dinheiro público a seus aliados conforme entender, permitindo, assim, que o Palácio do Planalto utilize essas emendas nas negociações pela tramitação de propostas de seu interesse no Legislativo.

No total, a rubrica orçamentária divulgada pelo Ministério da Economia aponta que o bloqueio de emendas parlamentares foi de R$ 8 bilhões, o que inclui também as emendas de bancada.

Ainda segundo o detalhamento, o total bloqueado representa 46% da totalidade dos recursos destinados a esses dois tipos de emenda.


Fonte: CNN Brasil

sábado, 30 de julho de 2022

ELEIÇÕES 2022 - Solidariedade confirma chapa majoritária e indica segundo suplente ao Senado

 


O partido Solidariedade oficializou a candidatura do advogado e empresário do agronegócio Fábio Dantas a governador do Rio Grande do Norte no começo desta tarde de sexta-feira (29), na convenção que ocorreu na sede da rua São Tomé, Cidade Alta. O SD ratificou a aliança com o União Brasil, que indicou, na quinta-feira (28), o nome do ex-prefeito do Assu Ivan Lopes Júnior como candidato a vice-governador do Estado.

Para fechar a chapa majoritária, o SD escolheu, pouco antes da convenção e a portas fechadas, o nome do segundo suplente de senador, que vai compor a chapa do pré-candidato do Partido Liberal ao Senado Federal, ex-ministro Rogério Marinho. O deputado estadual e candidato a deputado federal Kelps Lima disse que não poderia antecipar o nome do segundo suplente porque nem o ex-ministro tinha tomado conhecimento, oficialmente, e de quem dependia a aprovação. 

A reportagem da Tribuna do Norte apurou que o indicado é o vereador de Macaíba Igor Targino.

Este ano é a quarta eleição que o Solidariedade disputa pleito majoritário. Em 2018, Breno Queiroga foi candidato a governador e Kelps Lima concorreu duas vezes a prefeito de Natal.


Fonte: Tribuna do Norte.

ELEIÇÕES 2022 - Carlos Eduardo amplia vantagem na média das pesquisas

 


Carlos Eduardo cresce, Rogério cai e ex-prefeito do Natal abre 6,4 pontos de vantagem na média das pesquisas de Senado em julho.

A distância entre o ex-prefeito do Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) e o ex-ministro Rogério Marinho (PL) voltou a crescer na média das pesquisas.

A diferença que era de 3,7 pontos percentuais na média do ano passado agora é de 6,4.

O deputado federal Rafael Motta (PSB) segue em terceiro, oscilando um ponto percentual para baixo.

Carlos Eduardo liderou todas as seis pesquisas realizadas em julho sendo a maior diferença na Data Vero (11 pontos) e a mais próxima próximas Consult e Seta com 4,1 e 4 pontos de diferença.

Os números mostram que Carlos Eduardo e Rogério Marinho não estão tecnicamente empatados.

A média das pesquisas  indicavam em junho uma aproximação entre Carlos e Rogério com o pedetista oscilando para baixo e o representante do bolsonarismo subindo três pontos percentuais em relação a maio. Mas em julho a tendência se inverteu com Rogério caindo e Carlos subindo.

Fonte: Blog do Barreto.



POLICIA PRENDE O SUSPEITO DE SER O TARADO DO SHOPPING

 



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte(PCRN), por meio da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal(DPCA), com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) da zona sul, prendeu, na noite desta sexta-feira (29), Luiz Augusto Cavalcante Vale, 42 anos, suspeito de ter praticado o crime de estupro de vulnerável num shopping da zona sul da capital.

A ação criminosa aconteceu em um sábado, dia 09 deste mês, por volta das 18h30min, consistindo no ato do suspeito obrigar um menino de 10 anos a praticar atos sexuais com ele no interior de um banheiro do shopping.

Em menos de 24 horas após a divulgação dasimagens do suspeito pela imprensa, a Polícia Civild Ientificou e representou pela prisão preventiva de Luiz Augusto, que foi deferida pelo juízo plantonista.

De posse do mandado judicial, os policiais civis localizaram o suspeito adentrando um  estabelecimento bancário, no bairro de Lagoa Nova, momento em que lhe foi dada voz de prisão.

O suspeito foi conduzido à delegacia especializada, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil orienta as pessoas que foram vítimasdo suspeito e o reconhecerem, a comparecerem na DPCA, para as providências cabíveis.


Fonte: Rocas Divulgações

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Natal - Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos de formação profissional em Natal

 


A Fundação Bradesco está com as inscrições abertas para os cursos livres e gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Em Natal, estão disponíveis vagas para o curso de Práticas Administrativas na área de Negócios e Empreendedorismo. Os candidatos devem fazer a inscrição diretamente no site da Fundação. 

As aulas são presenciais, no período noturno e com carga horária variada. A unidade da Fundação Bradesco fica na Rua Prof. Antonio Trigueiro, 500, no bairro de Felipe Camarão, em Natal. A idade mínima é a partir dos 16 anos e é preciso ter o Ensino Médio completo ou estar cursando. Ao término, todos recebem um certificado de conclusão ou de qualificação profissional.   

Vagas em todo o Brasil

Das 40 unidades da Fundação Bradesco distribuídas pelo Brasil, 37 estão com oportunidades para cursos da FIC. São 91 opções em oito áreas diferentes de atuação, tais como: Agronegócio, Arte & Design, Comunicação Visual e Artes, Elétrica e Eletrônica, Gastronomia e Alimentação, Inclusão e Diversidade, Negócios e Empreendedorismo e Tecnologia da Informação. Os cursos são desenvolvidos de acordo com as principais atividades econômicas do estado no qual a escola está localizada e levam em conta a necessidade de formação profissional da comunidade e as tendências locais.

Inserção no mundo do trabalho

Os conteúdos foram elaborados para contribuir com a capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional e tem sido uma ferramenta de inserção no mercado de trabalho. Com a formação inicial as chances já são ainda maiores e o aluno pode continuar estudando para se especializar e construir a sua carreira ou incrementar a sua atuação empreendedora e autônoma. 

Serviço:

Cursos FIC na área de Negócios & Empreendedorismo

End: Rua Prof. Antonio Trigueiro, 500 - Felipe Camarão - Natal

Inscrições: site da Fundação Bradesco (https://fundacao.bradesco/FIC/aspx/Localizacao.aspx)


Fonte: Tribuna.do Norte.

Natal - Internet gratuita está disponível em 36 espaços públicos de Natal

 


Praças, ruas e espaços de convivência de Natal já podem acessar internet gratuita por meio do programa Wifi-Natal, parceria da Prefeitura do Natal com o projeto Internet Brasil, do  Governo Federal.

 Até agora, já são 36 pontos instalados e a expectativa é que outros 11 pontos estejam disponibilizados até o final do mês de agosto, compreendendo a primeira etapa do programa, totalizando 47 pontos ativos em todas as regiões da capital.

Placas identificando espaços para utilização da internet gratuita foram instaladas nos locais alcançados pelo programa

Placas identificando espaços para utilização da internet gratuita foram instaladas nos locais alcançados pelo programa

A TRIBUNA DO NORTE visitou pontos com Wi-Fi gratuito e constatou o funcionamento da internet, que em alguns casos, pode chegar a 200 MBs. Em algumas praças, já há a identificação com as placas informando a funcionalidade do WiFi, em ação desde o último dia 17 de junho. Para o motoboy Lucas da Costa, 22 anos, a internet no seu bairro o ajuda a mantê-lo ativo nos aplicativos de carona compartilhada, facilitando seu trabalho. 

“Frequento essa praça sempre, todos os dias venho para cá. Fico nesse ponto por conta do Wi-Fi gratuito, fico usando. À noite tem muita gente conectada aqui. Fico recebendo minhas solicitações e não gasta meus dados móveis”, explica. Na praça Pureza Moura, em Lagoa Nova, onde Lucas frequenta todos os dias, há outros motoboys que utilizam da internet para o mesmo fim, segundo ele.

Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), a implantação do programa possibilita que a população de Natal tenha facilidade no acesso à informação. 

“Estamos efetivando a maior ação de integração digital da história da nossa cidade, gerando com isso desenvolvimento, democratizando o acesso à informação, promovendo conhecimento e preparando Natal para o futuro, em que a exigência por espaços tecnológicos será cada vez maior. Já contamos com 36 pontos de internet livre, grátis e de alta velocidade para a população. Vamos alcançar 47 pontos até o final do ano e vamos ampliar essa iniciativa ainda mais, pois ela possui uma importância social enorme”, disse Álvaro. 

De acordo com a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, o critério estabelecido pelo Governo Federal para este primeiro momento foi que as praças tivessem Academias da Terceira Idade (ATIs) em sua estrutura.

“Já existia um desejo grande no conjunto de ações voltadas para ciência, tecnologia e inovação, dentro da gestão, de se implantar um programa para levar inclusão digital para pontos da cidade. Surgiu a parceria com o Governo Federal de trazer Wifi-Brasil para Natal. Conseguimos compatibilizar o desejo através do Wifi-Natal. São 47 pontos espalhados pelas quatro regiões da cidade. Já instalamos 36 desses pontos”, cita.  

Espaços

Na zona Norte, os pontos que contam com o programa Wi-Fi Natal são: Praça São Vicente de Paula (Igapó); Avenida Guararapes (Lagoa Azul); ATI do Ginásio Nélio Dias, Lagoa Azul; Praça Além Potengi (Pajuçara); Praça Tucuruí (Potengi); Praça Nossa Senhora dos Navegantes (Redinha); Praça Guarujá (Lagoa Azul); Praça Vovó Gurgelita (Lagoa Azul); Rua Manoel Leopoldo (Lagoa Azul); Praça da Bíblia (Potengi); Praça Hélia Barros Galvão (Igapó) e ATI da rua Planalto Meridional (Potengi).

O programa também alcançou a zona Oeste com equipamentos instalados na Praça Marcílio Dias (Bairro Nordeste); Largo Santa Paula Frassinete (Felipe Camarão); Rua Aristófanes Fernandes (Bom Pastor); Rua Coemaçu (Quintas); Praça Francisco Roberto de Oliveira (Felipe Camarão); Praça dos Beijoqueiros (Bom Pastor) e ATI da Praça dos Mártires (Dix-Sept Rosado). Na região Leste, a internet livre pode ser acessada no Parque Ney Aranha Marinho (Tirol); Praça Engenheiro Wilson Miranda (Santos Reis); Praça Mestre Francisco Valentim (Rocas) e Praça Miguel Carrilho (Praia do Meio).

Quem passou a utilizar a internet grátis foi o operador de sonda aposentado, Francisco de Assis, 59 anos, morador do bairro das Rocas. “Aqui está funcionando, sempre que venho aqui e utilizo. Me disseram que estava funcionando e vim. Uso para ver as notícias do mundo, porque às vezes a internet na minha casa não funciona”, avalia. 

A população da zona Sul também foi beneficiada, com pontos na Praça Mãe Peregrina (Pitimbu); Praça Pureza Moura (Lagoa Nova); Praça Des. Norton Chaves (Nova Descoberta); Praça Padre Vilela (Candelária); Praça Raimunda Teixeira (Lagoa Nova); Quadra de Esportes do Conjunto Pirangi (Neópolis); Praça das Mangueiras (Lagoa Nova); Praça do Cruzeiro (Ponta Negra); Praça Tomaz Toscano da Mata (Candelária); Praça Joaquim Eufrásio (Neópolis); Praça São Francisco de Assis (Pitimbu); Praça Henrique Carlone (Ponta Negra); Praça Tarcísio Maia (Neópolis) e ATI da rua Arenópolis.

“É um combo: requalificação do espaço público, com entregas de várias praças requalificadas, com passeios, bancos, mobiliário adequado, quadras e campos de areia, e diagnosticamos esses espaços e atendemos o requisito do Governo Federal, que era a academia da terceira idade. Esse wi-fi é livre, através de fibra óptica, de alta velocidade e qualidade, e disponível para o acesso da população”, acrescenta Joanna Guerra. 

Pontos serão ampliados 

Ainda de acordo com o planejamento da Prefeitura do Natal, há uma perspectiva de se ampliar ainda mais esses pontos de Wi-Fi em lugares estratégicos da capital, como praias e pontos de interesse turístico.

“Dentro desse conjunto de primeira etapa, esperamos ampliar, até o fim do ano, para pontos turísticos ou outras praças. Queremos chegar a lugares na avenida Praia de Ponta Negra, Beco da Lama, orla da praia, escadaria de Mãe Luiza, Bosque das Mangueiras, para outras áreas”, cita. 

Ainda não há uma definição na pasta de quantos serão esses espaços ampliados e quanto será o investimento da Prefeitura do Natal nesta área. A licitação já está sendo preparada e deve ser lançada nos próximos meses.

“O nosso objetivo, além da inclusão digital, é promover o resgate do uso e da ocupação dos espaços públicos para que as pessoas usufruam desses ambientes, convivam e ocupem as praças, tendo acesso à informação”, finaliza  a secretária Joanna Guerra. 

Confira os espaços públicos que terão internet gratuita instalada até 31/08:

Praça Augusto Leite, Tirol; 

Praça Gentil Ferreira, Alecrim; 

Praça Muriaé, Potengi; 

Praça São Camilo de Lelis, Lagoa Nova; 

Parque da Cidade, Pitimbú; 

Área de Lazer do Panatis, Potengi; 

ATI da Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, Nova Descoberta; 

Praça José Raimundo da Silva, Redinha; 

Praça São Simão, Pajuçara; 

Rua dos Canários, Pitimbu; 

Rua Pedra do Sino, Potengi;

Espaço de Lazer Marinho Chagas, Nossa Sra. da Apresentação.


Fonte: Tribuna do Norte 

quinta-feira, 28 de julho de 2022

ELEIÇÕES - PESQUISA DATAFOLHA Lula tem 47% no primeiro turno, contra 29% de Bolsonaro.

 


A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) pelo jornal "Folha de S.Paulo" revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Lula cresce entre homens; Bolsonaro, entre mulheres

Rejeição: 53% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 36% de Lula

Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno

Lula (PT): 47% (47% na pesquisa anterior, em junho)

Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)

Ciro Gomes (PDT): 8% (8% na pesquisa anterior)

Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)

André Janones (Avante): 1% (2% na pesquisa anterior)

Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)

Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)

Em branco/nulo/nenhum: 6% (7% na pesquisa anterior)

Não sabe: 3% (4% na pesquisa anterior)

Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Foi a primeira pesquisa Datafolha feita desde a promulgação da PEC Kamikaze, em 14 de julho, que permitiu ao governo Bolsonaro turbinar benefícios sociais na eleição. A proposta dribla a lei e cria estado de emergência, com previsão de gastar R$ 41 bilhões para aumentar o Auxílio Brasil e o vale-gás e pagar ajuda a caminhoneiros e taxistas até o fim do ano.

Pesquisa espontânea

Lula: 38%

Bolsonaro: 26%

Ciro: 3%

Não sabe: 25%

Em branco/nulo/nenhum: 6%

Votos válidos

Lula ganharia no primeiro turno, pelos números de votos válidos do Datafolha divulgados nesta quinta:


Lula: 52%

Bolsonaro: 32%

Ciro: 9%


Simulação de segundo turno

Veja o resultado do Datafolha com a intenção de voto em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro:

Lula: 55% (57% no levantamento anterior)

Bolsonaro: 35% (34% no levantamento anterior)

Destaques da pesquisa

Até dois salários mínimos: segundo o Datafolha, Bolsonaro ganhou três pontos percentuais entre os que ganham até dois salários mínimos. Lula tem 54% nesse estrato, contra 23% de Bolsonaro.

Entre as mulheres: elevou também seis pontos percentuais entre as mulheres: ele agora tem 27%, contra 46% de Lula.

Entre os homens: Lula subiu quatro pontos entre os homens, e lidera por 48% a 32%.

Regiões do país: Lula lidera no Nordeste (59%), contra 24% de Bolsonaro e no Sudeste (43% a 28%). No Norte, há empate técnico (41% para Lula e 39% para Bolsonaro). Ainda não foi divulgado o desempenho dos candidatos nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Evangélicos: Bolsonaro tem 43%, contra 33% de Lula.

53% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 36% de Lula


Fonte: G1.

Prefeitura inicia projeto "Vacinando com Natal" em agosto

Foto: Joana Lima.


A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), inicia em agosto a campanha 'Vacinando com Natal'. O projeto é uma iniciativa permanente do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Natal, que visa trabalhar mensalmente um imunobiológico de rotina, para aumentar a adesão da população à vacinação com esse imunizante. A primeira vacina será a de Febre Amarela, sendo o tipo vacinal de escolha nos meses subsequentes de acordo com os índices de cobertura mais baixos, que apresenta adesão mais preocupante.

A partir de 01 de agosto todas as unidades básicas de saúde do município, bem como os pontos extras, estarão abastecidos com o imunobiológico contra a Febre Amarela, disponível para: crianças que completaram 09 meses e ainda não tomaram a primeira dose; crianças que completaram 04 anos e não tomaram a dose de reforço; e pessoas de 05 a 59 anos não vacinadas, com apenas uma dose ou nenhuma dose registrada. A previsão do Dia D é 06 de agosto (sábado), tendo a participação de todas as unidades de saúde das 08h às 12h, e pontos extras de vacinação conforme horário de costume.

Ainda entre os públicos, não podem se vacinar: crianças com menos de 09 meses, mulheres amamentando crianças menores de 06 meses de idade, pessoas com alergia grave a ovo, pessoas que convivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350, usuários em tratamento de quimioterapia/radioterapia, portadores de doenças autoimunes e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem as defesas do corpo). Quem já concluiu o esquema vacinal, não precisa tomar a vacina novamente, pois ela é válida por toda a vida.

"Diante das baixas coberturas nas vacinas de rotina e o risco de retorno de doenças que são imunopreveníveis, criamos esse o projeto chamado "Vacinando com Natal", onde todo mês uma doença será elencada para esclarecer riscos e formas de prevenção através da vacina. A primeira semana do mês sempre terá um Dia D como forma de abertura sobre o assunto e também uma estratégia de ampliar a cobertura vacinal", indica Vaneska Gadelha, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

Sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

 Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos , está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).



ELEIÇÕES 2022 - PESQUISA SETA/BANDRN Pesquisa no cenário estimulada aponta vitória de Fátima Bezerra para o governo em 1⁰ turno, Carlos Eduardo liderando para o senado. Veja os mais lembrados para deputado federal e deputado estadual e a listagem completa dos citados. Veja também a aprovação e reprovação do governo e rejeição dos candidatos.

 



Pesquisa SETA/BandRN mostra intenção de voto para o Governo do Estado; confira o resultado

No cenário da pesquisa espontânea.


Fátima Bezerra: 28,1%

Fábio Dantas: 7,1%

Styvenson Valentim: 5,4%

Clorisa Linhares: 2,4%

Daniel Morais: 0,6%

Rosália Fernandes: 0,4%

Carlos Eduardo: 0,2%

Rodrigo Vieira: 0,1%

Renato Dantas: 0,1%

Robinson Faria: 0,1%

Rogerio Marinho: 0,1%

Walter Alves: 0,1%

Não sabe/Não respondeu: 50,3%

Branco/Nulo/Nenhum: 5,1%


No cenário da pesquisa estimulada. Confira os cenários!


Cenário 1:

Fátima Bezerra: 38,1%

Styvenson Valentim: 11,7%

Fabio Dantas: 11,3%

Clorisa Linhares: 2,7%

Rosália Fernandes: 2,5%

Daniel Morais: 1,3%

Rodrigo Vieira: 0,9%

Não sabe/Não respondeu: 10,7%

Branco/Nulo/Nenhum: 20,9%


Cenário 2:

Fátima Bezerra: 39,0%

Fabio Dantas: 14,9%

Clorisa Linhares: 2,9%

Rosália Fernandes: 2,3%

Daniel Morais: 1,5%

Rodrigo Vieira: 1,0%

Não sabe/Não respondeu: 11,9%

Branco/Nulo/Nenhum: 26,5%


Cenário 3:

Fátima Bezerra: 39,5%

Styvenson Valentim: 24,5%

Não sabe/Não respondeu: 9,9%

Branco/Nulo/Nenhum: 26,1%


Cenário 4:

Fátima Bezerra: 42,1%

Fabio Dantas: 19,1%

Não sabe/Não respondeu: 10,5%

Branco/Nulo/Nenhum: 28,3%


Confira os números da aprovação da atual gestão estadual:

Aprova: 45,5%

Desaprova: 42,0%

Não sabe/Não respondeu: 12,5%


Confira os números da rejeição entre os candidatos:


Fátima Bezerra: 25,1%

Styvenson Valentim: 11,7%

Fabio Dantas: 9,3%

Daniel Morais: 3,5%

Rosália Fernandes: 3,4%

Clorisa Linhares: 1,8%

Rodrigo Vieira: 1,3%

Não sabe/Não respondeu: 22,0%

Branco/Nulo/Nenhum: 21,8


 Senado Federal.




De forma espontânea, esses foram os nomes mais citados:


Rogério Marinho: 9,3%

Carlos Eduardo: 8,4%

Rafael Motta: 3,0%

Dário Barbosa: 0,5%

Garibaldi: 0,5%

Veterinária Shirley: 0,2%

Styvenson: 0,2%

Freitas: 0,1%

Shirley: 0,1%

Zenaide: 0,1%

Não sabe/Não respondeu: 70,0%

Branco/Nulo/Nenhum: 7,6%


No cenário da pesquisa estimulada. Confira os cenários!


Cenário 1:

Carlos Eduardo: 20,9%

Rogério Marinho: 16,9%

Rafael Motta: 8,6%

Dario Barbosa: 2,2%

Freitas Junior: 1,8%

Veterinária Shirley Medeiros: 1,5%

Não sabe/Não respondeu: 18,0%

Branco/Nulo/Nenhum: 30,1%


Cenário 2:

Carlos Eduardo: 21,4%

Rogério Marinho: 18,3%

Rafael Motta: 9,9%

Não sabe/Não respondeu: 18,1%

Branco/Nulo/Nenhum: 32,4%

Confira os cenários de rejeição entre os candidatos:

Rogério Marinho: 13,9%

Carlos Eduardo: 10,5%

Rafael Motta: 6,3%

Freitas Junior: 5,3%


 Deputado Federal


De forma espontânea, esses foram os nomes mais citados:


Natália Bonavides: 2,3%

Beto Rosado: 0,9%

Brilhante: 0,9%

Jaime Calado: 0,9%

Laurance: 0,9%

João Maia: 0,8%

General Girão: 0,7%

Benes Leocadio: 0,6%

Garibaldi Filho: 0,6%

Diogo Silva: 0,5%

Kelps Lima: 0,5%

Dra Vanessa: 0,5%

Fabio Faria: 0,4%

Robinson Faria: 0,3%

Tomba: 0,3%

Doutor Piu: 0,3%

Fernando Mineiro: 0,3%

Terezinha Maia: 0,3%

Não sabe/Não respondeu: 78,9%

Branco/Nulo/Nenhum: 4,5%




Deputado estadual - veja listagem.







Dados:


Entre os dias 22 a 24 de julho, a pesquisa, que possui margem de erro de 2,7% pontos percentuais para mais ou para menos, ouviu 1500 pessoas de municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Norte e possui taxa de confiança de 95%. A pesquisa tem Registro RN-03014/2022, BR-04886/2022.


Fonte: Band RN.


Parque da Cidade recebe escolas para atividades de educação ambiental

 

Crédito: divulgação Semurb

Marcando a volta do projeto “Conhecer e Preservar”, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), alunos da rede municipal de ensino realizaram na manhã de terça (26) e quarta (27), um tour pelas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) e conheceram a história do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado em Candelária. A ação foi realizada em parceria com o Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação (SME), que trouxe alunos das escolas municipais Professor Ulisses de Góis e Professor Herly Parente para vivenciar a experiência. As turmas foram as primeiras a visitar o parque por meio do projeto, após dois anos de pandemia.

Os alunos fizeram uma visita guiada pelo setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia da Semurb SEAB), nas 10 Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), para saber a importância de cada uma delas para a cidade. Ao todo foram cerca de 60 alunos do 5° ano, das respectivas escolas, que também puderam conhecer um pouco da história do Parque da Cidade desde a sua origem e sua importância para a manutenção do meio ambiente local.

“A retomada dos projetos como o 'Conhecer e Preservar' é importante para ensinar os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância do meio ambiente, de respeitar as Zonas de Proteção (ZPAs) da nossa cidade, além de mostrar técnicas de preservação e manutenção dessas áreas. Essa iniciativa ensina as próximas gerações a cuidar do meio ambiente”, ressalta o chefe do setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia da Semurb (SEAB), Otávio Escócia.

O Parque da Cidade encontra-se aberto para visitação, com funcionamento das 5h da manhã às 17h da tarde. As visitas podem ser agendadas por meio do e-mail agendamentoparquedacidade@gmail.com. 



Prefeitura de Natal paga folha de julho antecipadamente

 

Crédito: Foto: Rennê Carvalho

O pagamento de 100% da folha vai colocar R$ 74,6 milhões em circulação na economia

A Prefeitura de Natal paga, antecipadamente, os salários de todas as categorias do funcionalismo público municipal referentes ao mês de julho nesta quinta-feira (28). Ao longo do dia, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) está transferindo os arquivos bancários à instituição financeira responsável pelo crédito nas contas e os servidores poderão movimentar o dinheiro até o final da manhã desta sexta-feira (29). O pagamento de 100% da folha vai colocar R$ 74,6 milhões em circulação na economia do Município.

“Seguimos cumprindo o nosso compromisso de manter em dia as nossas responsabilidades com todos os servidores do Munícipio. O salário é sagrado e não mediremos esforços para manter essa linha que é até de reconhecimento à contribuição decisiva que o funcionalismo dá à gestão”, destaca o prefeito Álvaro Dias.



quarta-feira, 27 de julho de 2022

Marcilio Ribeiro é citado em pesquisa da Consult/Sinduscon/98 FM.

 


Nesta terça-feira (26), foi divulgada mais uma pesquisa do Instituto Consult/Sinduscon/98 FM e Marcílio Ribeiro, famoso pelo slogan " as Quintas tem jeito"  apareceu como o segundo colocado na nominata do PSD.

Na campanha passada, foi o candidato a vereador mais votado nas Quintas e de lá para cá continuou fazendo o trabalho de resolver muitas reivindicações do bairro onde mora.

Topou o desafio e é pré-candidato a deputado estadual na nominata que tem vários líderes de comunidades de Natal; Vários partidos lançaram candidatos de comunidades.

Vários partidos tem usado a  estratégia de montarem  suas chapas de candidatos para elegerem  mais de um candidato e o PSD espera nessas eleições fazer dois deputados.

Marcilio Ribeiro espera ter boa votação como  representante das Quintas e da Zona Oeste e apareceu bem na pesquisa.

Prefeitura dá ordem de serviço para construção do Residencial Mãe Luíza

Foto: Alex Régis 

As famílias do bairro de Mãe Luíza que perderam suas casas em virtude do desastre ocorrido na rua Guanabara, em 2014, quando várias casas desabaram com a força das chuvas que atingiram Natal naquele período, estão próximas de poder ter novamente uma moradia própria. O prefeito Álvaro Dias assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para o início das obras do Residencial Mãe Luíza, que será erguido no final da rua João XXIII, no próprio bairro. Ao todo, serão 29 unidades habitacionais de interesse social, beneficiando todos os afetados pela tragédia. A gestão municipal vai investir R$ 4,5 milhões em recursos próprios. O cronograma prevê a execução da obra em 12 meses.

“Essa era uma grande prioridade da nossa gestão. O nosso planejamento foi afetado pela pandemia, e também enfrentamos as dificuldades financeiras para viabilizar o projeto. Felizmente, com muito esforço e zelo pelos recursos públicos, estamos garantindo com dinheiro do próprio Tesouro Municipal a execução dessa obra que tem uma importância social enorme”, relatou o prefeito Álvaro Dias, durante a solenidade em que deu a ordem de serviço.

As unidades habitacionais terão 49,89m² e contarão com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o residencial Mãe Luíza será entregue com toda a estrutura de área comum, academia da terceira idade e diversos outros equipamentos de lazer, esporte e convivência.

“Esse é um avanço muito significativo. Estamos concretizando um sonho para todas essas famílias. Elas terão à disposição uma habitação digna, bem estruturada, com equipamentos de alta qualidade para seguirem com suas vidas. Infelizmente, a pandemia impossibilitou que a gestão municipal implementasse essa medida há mais tempo, mas agora vamos agilizar todos os procedimentos para que logo, logo os moradores recebam as chaves dos seus imóveis”, disse a secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Shirley Cavalcanti.

Alguns dos futuros beneficiados com a obra estiveram presentes na Prefeitura. Marcos Barbosa Correia, representante dos moradores, agradeceu à Prefeitura por tirar o projeto do papel. “Quero agradecer em nome de todos. Ficamos numa situação muito difícil naquele período e agora todos passamos a ter esperança de viver melhor com nossas famílias”, disse ele.

Déficit habitacional 

Pesquisa recente apontou o déficit habitacional como um dos graves problemas urbanos do Brasil. Diante disso, por determinação do prefeito Álvaro Dias, Natal passou a investir forte em programas de habitação popular. Somente no Complexo Habitacional Village de Prata, no Planalto, Zona Oeste da capital potiguar foram construídos oito blocos de apartamentos, com 1.792 unidades, numa parceria com o Governo Federal, investindo cerca de R$ 110 milhões.

A obra permitiu morada digna aos cidadãos de assentamentos como Camboim (Bom Pastor), antigos moradores das favelas do Fio e Alemão, ocupantes da área de risco da Chesf (Bom Pastor), Assentamento 8 de março (Planalto) e famílias que ocupavam o terreno da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no Guarapes. Ainda foram beneficiadas pessoas do Maruim, Jacó e área na ZPA-4 (Guarapes).

A Prefeitura também regularizou uma série de propriedades na cidade. De 2018 até este ano, foram entregues cerca de 5.000 títulos de propriedades de imóveis a população de bairros como Passo da Pátria, Nossa Senhora da Apresentação, Conjunto Pirangi, Comunidade da África, Guarapes, Planalto, Leningrado, Comunidade Aliança e Alto da Torre.

Em breve, numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, serão realizadas melhorias habitacionais para 2.763 imóveis, nos bairros de Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara, além de permitir a regularização fundiária nesses locais, através do Programa Casa Verde e Amarela.



ELEIÇÕES 2022 - Em mais uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26), faltando 70 dias para as eleições, a chapa homologada na convenção no último sábado (23), tendo para o governo, a atual.governadora Fátima Bezerra e para o senado, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, caminham para a vitória no RN.

 

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo vão ampliando vantagem na disputa pelo governo e senado; Lula também lidera com ampla vantagem no RN.

Fátima Bezerra vence em primeiro turno e ampliou vantagem.

Carlos Eduardo também amplia vantagem e vence.

Para Presidente, Lula vence Bolsonaro com ampla maioria.

Pelos números da pesquisa Consult/98 FM/Sinduscon, vai dando vitória tripla no RN.

Para a corrida rumo à Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, tendo cerca de 70% do eleitorado indeciso, a disputa está aberta.

Os números da pesquisa sugerem que o eleitorado já está mais decidido principalmente no voto para presidência, definindo Lula como vencedor no RN; Governo e senado, vem em seguida, diminuindo os indecisos.

Veja no Blog A Cidade, a pesquisa divulgada nesta terça-feira (26).      acidadern.blogspot.com

Semsur entrega materiais para atuação de ambulantes na orla de Ponta Negra

 

Crédito: Foto: Roberto Galhardo/Semsur

De um total de 204 kits, 180 trabalhadores receberam o material hoje

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura do Natal prosseguiu, na manhã desta terça-feira (26), com a segunda entrega dos kits de crachá e colete, destinados aos comerciantes informais da Praia de Ponta Negra. A distribuição ocorre dentro do projeto de ordenamento da orla de Natal que autoriza os trabalhadores informais que atuam no calçadão e na faixa de areia da praia. De um total de 204 kits, 180 trabalhadores receberam o material hoje, enquanto os demais já haviam sido contemplados no último dia 5.

A entrega ocorre durante todo o dia na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), contando com a presença da Comissão de Vendedores Ambulantes e de representantes da empresa Ferreira Costa, parceira do ordenamento.

A ação da Prefeitura do Natal contempla trabalhadores das áreas de alimentos, artesanato, moda praia, venda de bebidas e água de coco, dentre outros. Para quem trabalha com alimentos, foi necessária a apresentação do registro do MEI (Micro Empreendedor Individual), devido à exigência dos órgãos de Vigilância Sanitária.   

O primeiro a receber o kit de crachá e colete das mãos do secretário adjunto da Semsur, Daniel Marinho, foi o trabalhador Antônio Venâncio Sobrinho que trabalha com o moda-praia “Esse é um momento muito importante na minha vida profissional. Isso representa respeito ao meu ganha-pão. Hoje me sinto um trabalhador devidamente autorizado a trabalhar. É motivo de muita satisfação”, afirmou. 

De acordo com o secretário Irapoã Nóbrega, o ordenamento do comércio informou da orla é uma necessidade que aos poucos vai tomando forma devido à sensibilidade do prefeito Álvaro Dias, uma vez que o chefe do executivo municipal reconhece a importância dos ambulantes trabalharem de forma organizada. “Todos os comerciantes concordam que é preciso ter mais segurança. Querendo ou não, é preciso ser cadastrado, ser capacitado. Pelo visto, o prefeito Álvaro estava certo", destacou.



Eleições 2022 - PESQUISA - Fátima vai a 36% e amplia vantagem sobre Fábio Dantas e Styvenson; Senado: Carlos Eduardo tem 28,06%; Rogério Marinho, 23%; e Rafael, 6,82%; estabilidade na disputa presidencial no RN: Lula tem 46%, contra 29% de Bolsonaro; Confira os nomes citados para deputado federal no RN ; Veja a lista dos citados para deputado estadual no RN

 

GOVERNO

Fátima vai a 36% e amplia vantagem sobre Fábio Dantas e Styvenson, aponta pesquisa Consult/Sinduscon/98FM

Se as eleições fossem hoje, a petista venceria no 1º turno, segundo números de uma nova pesquisa Consult.

A governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) ampliou sua vantagem na liderança da corrida eleitoral no Rio Grande do Norte. Se as eleições fossem hoje, a petista venceria no 1º turno, segundo números de uma nova pesquisa Consult divulgada nesta terça-feira (26).

Veja os números:

Governo do RN – Estimulada


Fátima Bezerra (PT): 36,53%

Fábio Dantas (Solidariedade): 13%

Styvenson Valentim (Podemos): 12,88%

Clorisa Linhares (PMB): 0,82%

Rosália Fernandes (PSTU): 0,47%

Danniel Morais (PSOL): 0,24%

Rodrigo Vieira (DC): 0,24%

Nenhum: 15,29%

Não sabe dizer: 20,24%

Outro: 0,29%

Entre os três primeiros colocados, em relação à última pesquisa, divulgada em 28 de junho, Fátima foi a única que oscilou fora da margem de erro. Ela subiu 3,29 pontos percentuais. Já Fábio Dantas caiu 2,12, e Styvenson desceu 1,24 pontos – as duas oscilações dentro da margem de erro. Os demais nomes se mantiveram abaixo de 1%.

Com os novos números, a distância de Fátima para Fábio Dantas subiu de 18,12 pontos para 23,53 pontos percentuais, fora da margem de erro.

Segundo turno

A pesquisa também simulou um cenário de segundo turno entre Fátima e Fábio Dantas. Segundo a Consult/Sinduscon/98FM, a governadora venceria o ex-vice-governador.

Confira os números:

Governo do RN – Estimulada – Segundo turno


Fátima Bezerra (PT): 41,18%

Fábio Dantas (Solidariedade): 27,47%

Nenhum: 17,18%

Não sabe dizer: 14,18%

Em relação à última pesquisa, Fátima subiu 4,71 pontos percentuais e Fábio oscilou 0,88 ponto para cima. Com isso, a distância entre eles saiu de 9,88 para 13,71 pontos percentuais.


Governo do RN – Espontânea

A liderança da governadora também ocorre na pesquisa espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome.


Fátima Bezerra (PT): 17,18%

Fábio Dantas (Solidariedade): 6,53%

Styvenson Valentim (Podemos): 3,35%

Clorisa Linhares (PMB): 0,29%

Danniel Morais (PSOL): 0,06%

Nenhum: 9,18%

Não sabe dizer: 62,94%

Outro: 0,47%


SENADO

Senado: Carlos Eduardo tem 28,06%; Rogério Marinho, 23%; e Rafael, 6,82%, aponta Consult/Sinduscon/98FM

Pesquisa Consult contratada pelo Sinduscon e divulgada nesta terça-feira (26) pela 98 FM aponta que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) ampliou sua vantagem na liderança da corrida para o Senado no Rio Grande do Norte.

O levantamento aponta que Carlos Eduardo chegou a 28,06%, elevando para 5,06 pontos a diferença para o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL), que tem 23%.


Veja os números:

Senado no RN – Estimulada – Cenário 1


Carlos Eduardo Alves (PDT): 28,06%

Rogério Marinho (PL): 23%

Rafael Motta (PSB): 6,82%

Veterinária Shirley Medeiros (DC): 1,94%

Freitas Júnior (PSOL): 0,47%

Nenhum: 17,65%

Não sabe dizer: 21,82%

Outro: 0,24%


Em relação à pesquisa anterior, Carlos Eduardo subiu 4,35 pontos percentuais, Rogério Marinho subiu 1,41 ponto e Rafael Motta oscilou 0,36 ponto para baixo.

A soma de “Nenhum” com “Não sabe dizer” caiu de 43,41% para 39,47%.

Senado no RN – Estimulada – Cenário 2


Carlos Eduardo Alves (PDT): 28,88%

Rogério Marinho (PL): 23,41%

Rafael Motta (PSB): 7,65%

Nenhum: 18,12%

Não sabe dizer: 21,65%

Outro: 0,29%


Senado no RN – Espontânea

Rogério Marinho (PL): 9,18%

Carlos Eduardo Alves (PDT): 7,65%

Rafael Motta (PSB): 1,29%

Veterinária Shirley Medeiros (DC): 0,18%

Nenhum: 9,88%

Não sabe dizer: 71,41%

Outro: 0,41%


DEPUTADO FEDERAL

Confira os nomes citados para deputado federal no RN em nova pesquisa Consult/Sinduscon/98FM

Pesquisa Consult/Sinduscon/98FM divulgada nesta terça-feira (26) mediu a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte para deputado federal.

Na disputa pelas oito cadeiras que o RN tem na Câmara dos Deputados, a deputada Natália Bonavides (PT) lidera, com 1,76% das intenções de voto. Ela é seguida por General Girão (PL), com 1,47%; Major Brilhante (PP), com 1,35%; Garibaldi Filho (MDB), com 1,29%; e Betinho Rosado, com 1,24%. Os demais tiveram menos de 1%.



O que chama a atenção, contudo, é o número de eleitores que ainda não sabem em quem votar. 72,18% responderam à pesquisa dizendo “não saber” citar um nome para deputado federal. Outros 9,71% responderam que não pretendem votar em ninguém.


DEPUTADO ESTADUAL

Consult/Sinduscon/98FM: Veja a lista dos citados para deputado estadual no RN.

Dr. Bernardo (PSDB), Tomba Farias (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PSDB). Foto: ALRN

Pesquisa Consult/Sinduscon/98FM divulgada nesta terça-feira (26) mediu a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte para deputado estadual.

Na disputa pelas 24 cadeiras que o RN tem na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) lidera, com 1,53% das intenções de voto. Ele é seguido por Tomba Farias (PSDB), com 1,06%; Ubaldo Fernandes (PSDB), com 1,06%; Getúlio Rêgo (PSDB), com 1,06%; Taveira Júnior (União Brasil), com 0,82%; Francisco do PT, com 0,76%; Gustavo Carvalho (PSDB), com 0,71%; Kléber Rodrigues (PSDB), com 0,71%; Ezequiel Ferreira (PSDB), com 0,71%; e George Soares (PV), com 0,71%.

O que chama a atenção, contudo, é o número de eleitores que ainda não sabem em quem votar. 69,18% responderam à pesquisa dizendo “não saber” citar um nome para deputado estadual. Outros 9,06% responderam que não pretendem votar em ninguém.

Veja a lista dos nomes citados.



PRESIDENTE

Pesquisa Consult/Sinduscon/98FM aponta estabilidade na disputa presidencial no RN: Lula tem 46%, contra 29% de Bolsonaro


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida presidencial, considerando apenas as intenções de voto no Rio Grande do Norte, segundo nova pesquisa Consult divulgada nesta terça-feira (26). O levantamento foi contratado pelo Sinduscon RN e divulgado pela 98 FM.


Em relação à última pesquisa, divulgada em 28 de junho, a distância de Lula para o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve-se estável em 17 pontos percentuais. Lula caiu 1,05 ponto e Bolsonaro desceu 0,65 ponto – as duas oscilações dentro da margem de erro.


Veja os números:


Presidência no RN – Estimulada – 1º turno


Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 46,71%

Jair Bolsonaro (PL): 29,41%

Ciro Gomes (PDT): 6,18%

Simone Tebet (MDB): 0,71%

José Maria Eymael (DC): 0,06%

Nenhum: 9,59%

Não sabe dizer: 7,24%

Outro: 0,12%


Presidência no RN – Estimulada – 2º turno


Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 50,47%

Jair Bolsonaro (PL): 32,24%

Nenhum: 12,65%

Não sabe dizer: 4,65%


No 2º turno, em relação à pesquisa anterior, a diferença também se manteve estável, com oscilações inferiores a 1 ponto percentual.


Presidência no RN – Espontânea

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39,76%

Jair Bolsonaro (PL): 25,82%

Ciro Gomes (PDT): 2,47%

Simone Tebet (MDB): 0,24%

Luiz Felipe D’Ávila (Novo): 0,06%

Nenhum: 9,06%

Não sabe dizer: 22,24%

Outro: 0,35%


Dados


A pesquisa Consult/Sinduscon/98FM aplicou 1.700 entrevistas entre os dias 20 e 24 de julho, em 48 municípios potiguares. A margem de erro da pesquisa é de 2,37 pontos percentuais para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-05213/2022 e BR-02769/2022.


Fonte: Portal da 98  FM.

compartilhe nas redes sociais.