apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Natal - Internet gratuita está disponível em 36 espaços públicos de Natal

 


Praças, ruas e espaços de convivência de Natal já podem acessar internet gratuita por meio do programa Wifi-Natal, parceria da Prefeitura do Natal com o projeto Internet Brasil, do  Governo Federal.

 Até agora, já são 36 pontos instalados e a expectativa é que outros 11 pontos estejam disponibilizados até o final do mês de agosto, compreendendo a primeira etapa do programa, totalizando 47 pontos ativos em todas as regiões da capital.

Placas identificando espaços para utilização da internet gratuita foram instaladas nos locais alcançados pelo programa

Placas identificando espaços para utilização da internet gratuita foram instaladas nos locais alcançados pelo programa

A TRIBUNA DO NORTE visitou pontos com Wi-Fi gratuito e constatou o funcionamento da internet, que em alguns casos, pode chegar a 200 MBs. Em algumas praças, já há a identificação com as placas informando a funcionalidade do WiFi, em ação desde o último dia 17 de junho. Para o motoboy Lucas da Costa, 22 anos, a internet no seu bairro o ajuda a mantê-lo ativo nos aplicativos de carona compartilhada, facilitando seu trabalho. 

“Frequento essa praça sempre, todos os dias venho para cá. Fico nesse ponto por conta do Wi-Fi gratuito, fico usando. À noite tem muita gente conectada aqui. Fico recebendo minhas solicitações e não gasta meus dados móveis”, explica. Na praça Pureza Moura, em Lagoa Nova, onde Lucas frequenta todos os dias, há outros motoboys que utilizam da internet para o mesmo fim, segundo ele.

Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), a implantação do programa possibilita que a população de Natal tenha facilidade no acesso à informação. 

“Estamos efetivando a maior ação de integração digital da história da nossa cidade, gerando com isso desenvolvimento, democratizando o acesso à informação, promovendo conhecimento e preparando Natal para o futuro, em que a exigência por espaços tecnológicos será cada vez maior. Já contamos com 36 pontos de internet livre, grátis e de alta velocidade para a população. Vamos alcançar 47 pontos até o final do ano e vamos ampliar essa iniciativa ainda mais, pois ela possui uma importância social enorme”, disse Álvaro. 

De acordo com a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, o critério estabelecido pelo Governo Federal para este primeiro momento foi que as praças tivessem Academias da Terceira Idade (ATIs) em sua estrutura.

“Já existia um desejo grande no conjunto de ações voltadas para ciência, tecnologia e inovação, dentro da gestão, de se implantar um programa para levar inclusão digital para pontos da cidade. Surgiu a parceria com o Governo Federal de trazer Wifi-Brasil para Natal. Conseguimos compatibilizar o desejo através do Wifi-Natal. São 47 pontos espalhados pelas quatro regiões da cidade. Já instalamos 36 desses pontos”, cita.  

Espaços

Na zona Norte, os pontos que contam com o programa Wi-Fi Natal são: Praça São Vicente de Paula (Igapó); Avenida Guararapes (Lagoa Azul); ATI do Ginásio Nélio Dias, Lagoa Azul; Praça Além Potengi (Pajuçara); Praça Tucuruí (Potengi); Praça Nossa Senhora dos Navegantes (Redinha); Praça Guarujá (Lagoa Azul); Praça Vovó Gurgelita (Lagoa Azul); Rua Manoel Leopoldo (Lagoa Azul); Praça da Bíblia (Potengi); Praça Hélia Barros Galvão (Igapó) e ATI da rua Planalto Meridional (Potengi).

O programa também alcançou a zona Oeste com equipamentos instalados na Praça Marcílio Dias (Bairro Nordeste); Largo Santa Paula Frassinete (Felipe Camarão); Rua Aristófanes Fernandes (Bom Pastor); Rua Coemaçu (Quintas); Praça Francisco Roberto de Oliveira (Felipe Camarão); Praça dos Beijoqueiros (Bom Pastor) e ATI da Praça dos Mártires (Dix-Sept Rosado). Na região Leste, a internet livre pode ser acessada no Parque Ney Aranha Marinho (Tirol); Praça Engenheiro Wilson Miranda (Santos Reis); Praça Mestre Francisco Valentim (Rocas) e Praça Miguel Carrilho (Praia do Meio).

Quem passou a utilizar a internet grátis foi o operador de sonda aposentado, Francisco de Assis, 59 anos, morador do bairro das Rocas. “Aqui está funcionando, sempre que venho aqui e utilizo. Me disseram que estava funcionando e vim. Uso para ver as notícias do mundo, porque às vezes a internet na minha casa não funciona”, avalia. 

A população da zona Sul também foi beneficiada, com pontos na Praça Mãe Peregrina (Pitimbu); Praça Pureza Moura (Lagoa Nova); Praça Des. Norton Chaves (Nova Descoberta); Praça Padre Vilela (Candelária); Praça Raimunda Teixeira (Lagoa Nova); Quadra de Esportes do Conjunto Pirangi (Neópolis); Praça das Mangueiras (Lagoa Nova); Praça do Cruzeiro (Ponta Negra); Praça Tomaz Toscano da Mata (Candelária); Praça Joaquim Eufrásio (Neópolis); Praça São Francisco de Assis (Pitimbu); Praça Henrique Carlone (Ponta Negra); Praça Tarcísio Maia (Neópolis) e ATI da rua Arenópolis.

“É um combo: requalificação do espaço público, com entregas de várias praças requalificadas, com passeios, bancos, mobiliário adequado, quadras e campos de areia, e diagnosticamos esses espaços e atendemos o requisito do Governo Federal, que era a academia da terceira idade. Esse wi-fi é livre, através de fibra óptica, de alta velocidade e qualidade, e disponível para o acesso da população”, acrescenta Joanna Guerra. 

Pontos serão ampliados 

Ainda de acordo com o planejamento da Prefeitura do Natal, há uma perspectiva de se ampliar ainda mais esses pontos de Wi-Fi em lugares estratégicos da capital, como praias e pontos de interesse turístico.

“Dentro desse conjunto de primeira etapa, esperamos ampliar, até o fim do ano, para pontos turísticos ou outras praças. Queremos chegar a lugares na avenida Praia de Ponta Negra, Beco da Lama, orla da praia, escadaria de Mãe Luiza, Bosque das Mangueiras, para outras áreas”, cita. 

Ainda não há uma definição na pasta de quantos serão esses espaços ampliados e quanto será o investimento da Prefeitura do Natal nesta área. A licitação já está sendo preparada e deve ser lançada nos próximos meses.

“O nosso objetivo, além da inclusão digital, é promover o resgate do uso e da ocupação dos espaços públicos para que as pessoas usufruam desses ambientes, convivam e ocupem as praças, tendo acesso à informação”, finaliza  a secretária Joanna Guerra. 

Confira os espaços públicos que terão internet gratuita instalada até 31/08:

Praça Augusto Leite, Tirol; 

Praça Gentil Ferreira, Alecrim; 

Praça Muriaé, Potengi; 

Praça São Camilo de Lelis, Lagoa Nova; 

Parque da Cidade, Pitimbú; 

Área de Lazer do Panatis, Potengi; 

ATI da Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, Nova Descoberta; 

Praça José Raimundo da Silva, Redinha; 

Praça São Simão, Pajuçara; 

Rua dos Canários, Pitimbu; 

Rua Pedra do Sino, Potengi;

Espaço de Lazer Marinho Chagas, Nossa Sra. da Apresentação.


Fonte: Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.