Max Verstappen larga em 10º, supera carros à frente e vence GP da Hungria. Hamilton também faz bela corrida e é 2º. Ferrari erra estratégia
Não para ninguém na Fórmula 1 em 2022. Em uma corrida que parecia comprometida para a Red Bull e favorável à Ferrari, Max Verstappen deu show e venceu pela oitava vez no ano. O holandês da Red Bull largou em 10º, superou um a um os carros à sua frente e conquistou o GP da Hungria por boa margem. A vitória o levou a 258 pontos, estendendo a vantagem no campeonato para 80 pontos sobre Charles Leclerc, da Ferrari.
Ferrari, que, por sua vez, teve (mais um) dia para esquecer. A Scuderia largou com seus carros em 2º e 3º, atrás de George Russell, da Mercedes, e teve em suas mãos uma dobradinha. Mas estratégias questionáveis em seus dois carros relegaram Carlos Sainz ao 4º lugar e Leclerc apenas ao 6º posto.
O pódio foi completado pelos dois pilotos da Mercedes. Lewis Hamilton, que largou em 8º, apresentou ritmo forte com pneus macios e escalou o pelotão na parte final, chegando ao seu quinto pódio seguido, pela segunda vez em 2º. O heptacampeão foi eleito pelo público o piloto do dia. Russell, o pole, terminou no 3º posto.
A Fórmula 1 entra em suas férias de verão europeu e tem uma folga de três semanas. A próxima etapa será na Bélgica, em 28 de agosto.
Confira abaixo como foi o GP da Hungria no detalhe:
PRÉ-CORRIDA – A Red Bull trocou os motores a combustão de Max Verstappen e de Sergio Perez. Como ainda não estavam no limite de componentes, nenhum dos dois sofreu punição. Pierre Gasly trocou tudo de seu AlphaTauri e largou de último. Para quem largaria em 19º, o prejuízo era mínimo.
Quanto aos pneus, duas estratégias diferentes de mesclavam entre os pilotos. Alguns, como o pole George Russell, Lando Norris, e os dois da Red Bull, optaram por largar de macios. Já as Ferraris, as Alpines e Hamilton escolheram os médios.
LARGADA – Russell tracionou bem e se manteve à ponta, mas precisou lutar para se defender de Carlos Sainz nas curvas 1 e 2. Hamilton, vindo de 7º, também saiu bem e ultrapassou os dois carros da Alpine logo de cara. Verstappen e Perez também ganharam posições, pulando para 8º e 9º, respectivamente.
VOLTA 1/70 – Um toque envolvendo Alex Albon deixou detritos na pista, provocando um safety car virtual. A bandeira verde veio uma volta depois.
3/70 – Russell já abria 2 segundos sobre a dupla da Ferrari. Verstappen pressionanva Alonso, que se defendia bem.
5/70 – Alonso balança na saída da curva 3 e perde a posição para Verstappen.
7/70 – Verstappen ultrapassa o Alpine de Esteban Ocon. Perez, logo atrás, despacha Alonso. Os carros da Red Bull andavam em 6º e 8º.
8/70 – Perez passa Ocon e coloca a dupla da Red Bull à frente da dupla da Alpine.
10/70 – Os 10 primeiros da corrida eram: Russell, Sainz, Leclerc, Norris, Hamilton, Verstappen, Perez, Ocon, Alonso e Ricciardo.
11/70 – Hamilton chega em Norris e Verstappen chega nos dois. Menos de meio segundo separa cada um dos três carros.
12/70 – Hamilton passa Norris. Verstappen aproveita que Norris saiu do traçado ideal e também consegue ultrapassá-lo na curva seguinte. Agora seria Hamilton x Verstappen.
13/70 – Enquanto Hamilton saía da zona de abertura de DRS de Verstappen, Perez despachava Norris logo atrás.
15/70 – Os pneus macios começam a apresentar desgaste. A dupla da Ferrari tira a vantagem de Russell na liderança. Verstappen, também com compostos de banda vermelha, vai perdendo contato com Hamilton. Norris, outro de compostos macios, é chamado para os boxes e abre a rodada de pit stops. Ele volta à pista em 16º.
16/70 – A Ferrari chama Sainz para os boxes, mas não o para. Quem entre é Russell, trocando os macios pelos médios. Ele volta junto de Ocon, e se mantém à frente do francês. Verstappen para na mesma volta e regressa à pista de médios, 8 segundos atrás do piloto da Alpine.
17/70 – É a vez de Sainz fazer sua parada, voltando atrás de Ocon. O espanhol coloca outro jogo de médios, indo para duas paradas.
18/70 – Perez faz entra para os boxes e volta atrás de Mick Schumacher enquanto Sainz despacha Ocon.
19/70 – A Mercedes chama Hamilton aos boxes. Pneus médios por pneus médios. Duas paradas para ele.
21/70 – Leclerc entre põe novos pneus médios, voltando à frente de Sainz. Ele passa a ser 2º na corrida. Alonso entra nos pits na mesma volta. Ele é o primeiro dos ponteiros a colocar pneus duros.
24/70 – Esteban Ocon finalmente faz sua troca e também põe duros. Em sua volta à pista, ele se defender com firmeza de Alonso e acaba por permitir que Ricciardo passe ambos. Bela manobra do australiano.
25/70 – O top 10 tinha: Russell, Leclerc, Sainz, Verstappen, Hamilton, Perez, Norris, Bottas, Zhou e Ricciardo. Desses, apenas os dois carros da Alfa Romeo ainda não haviam feito suas paradas.
28/70 – Leclerc ataca Russell. Ele tenta a ultrapassagem por fora na curva 2, mas Russell se defende bem e mantém a ponta.
30/70 – Leclerc joga por fora na curva 1 e faz belíssima ultrapassagem para assumir a liderança do GP da Hungria.
32/70 – Em briga de veteranos, Vettel passa Alonso para ser 11º.
34/70 – Sainz inicia caçada a Russell.
35/70 – Tsunoda, que havia acabado de fazer sua segunda parada, erra e roda na curva 7, mas volta à pista sem maiores consequências.
38/70 – Sem que Sainz pudesse passar Russell, Verstappen os alcança e passa a representar uma ameaça ao espanhol da Ferrari. Enquanto isso, pingos de chuva começavam a cair no Hungaroring.
39/70 – Verstappen arrisca um undercut e para nos boxes. Vettel passa Ocon e vira 10º, após largar em 18º.
40/70 – Leclerc e Russell vão aos boxes. A Ferrari põe compostos duros, enquanto a Mercedes escolhe os médios. Leclerc volta logo à frente das Red Bulls. Perez dá espaço para Vestsappen atacar o monegasco.
41/70 – Verstappen coloca por dentro na reta principal e despacha Leclerc. Ele passa a ser 3º, mas os dois carros à frente (Sainz e Hamilton) ainda deveriam parar...
Sem muito tempo para comemorar, Verstappen erra e roda sozinho ainda na mesma volta. Leclerc retoma a posição perdida. Perez protege o companheiro de um ataque de Russell, que também poderia ganhar a posição do holandês. Ao fim da volta, o mexicano para nos boxes.
45/70 – Verstappen sai à caça de Leclerc novamente. Ele tangencia por fora na curva, traciona melhor e completa a ultrapassagem por dentro.
47/70 – A Ferrari para Carlos Sainz para colocar pneus macios. A dúvida era: essa borracha aguentaria 23 voltas: Hamilton seguia na pista como líder provisório
49/70 – Os pneus duros não funcionam bem no carro de Leclerc, e Russell partia para o ataque sobre o ferrarista.
51/70 – Hamilton faz sua segunda parada e coloca macios. Ele volta à pista em 5º. A ordem após a segunda rodada de paradas era: Verstappen (M), Leclerc (H), Russell (M), Sainz (S), Hamilton (S), Perez (M), Norris (H), Alonso (H), Ocon (H) e Bottas (H).
54/70 – Russell consegue ultrapassar Leclerc por fora e assume o 2º lugar.
55/70 – Sem que os pneus de Leclerc funcionassem, a Ferrari chama o monegasco aos boxes para uma terceira parada a fim de colocar compostos macios. Ele volta em 6º.
58/70 – Hamilton imprime ritmo forte, faz sequência de voltas mais rápidas e começa a alcançar Sainz.
61/70 – Uma fila de forma entre Russell, Sainz e Hamilton, com cada carro separado por cerca de 1 segundo. A chuva seguia sendo uma ameaça.
63/70 – Hamilton despacha Sainz ainda antes do freada na curva 1 e assume o 3º lugar. Duas Mercedes no pódio.
65/70 – Briga liberada na Mercedes. Hamilton faz bela manobra para cima de Russell e assume o 2º lugar.
68/70 – A Alfa Romeo de Bottas quebra e o finlandês encosta na curva 11. Safety car virtual.
69/70 – A chuva chega enquanto a bandeira verde é apresentada.
70/70 – Verstappen cruza a linha 8 segundos à frente de Hamilton. Russell fecha o pódio. Em seguida, o top 10 teve Sainz, Perez, Leclerc, Norris, Alonso, Ocon e Vettel.
Fonte: Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário