Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

TRÁFICO DE DROGAS - Operação conjunta apreende 1,2 tonelada de cocaína avaliada em mais de R$ 150 milhões na Praia da Redinha, em Natal

 


A Receita Federal, em operação conjunta com policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), realizou entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (29), na Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, a apreensão de aproximadamente 1,2 tonelada de cocaína. O entorpecente está avaliado em mais de R$ 150 milhões. Três pessoas foram presas durante a operação.

Na primeira fase da operação, ainda na madrugada, as equipes localizaram cerca de 600 kg da droga que estavam sendo transportados em um veículo, com indícios de que seriam encaminhados para uma embarcação no Porto de Natal. Além do entorpecente, dois carros também foram apreendidos.

Já pela manhã, na continuidade das diligências, as equipes da Receita Federal e Polícia Civil, localizaram outros 600kg de cocaína em uma área de prainha, próxima a um manguezal, também na Redinha. A suspeita é de que o material tenha sido abandonado pelos investigados ao perceberem a aproximação das autoridades. O apoio de embarcações foi fundamental para o êxito da ação.

A ação é uma das maiores apreensões de cocaína já registradas no Rio Grande do Norte.

Após os procedimentos legais, a droga foi encaminhada aos órgãos competentes, que darão continuidade às investigações com o objetivo de identificar outros envolvidos.


Fonte: O Diário do RN

STF - Fachin toma posse hoje como presidente e Moraes como vice no STF

 

Foto: Fellipe Sampaio

Cerimônia deve ter presença do presidente da República, Lula (PT), e do vice, Geraldo Alckmin (PSB)

O ministro Edson Fachin toma posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (29). O ministro Alexandre de Moraes será empossado como vice-presidente.

A cerimônia de solenidade está prevista para começar às 16h e terá a presença de autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice, Geraldo Alckmin (PSB).

A solenidade terá um rito marcado por discursos, assinatura de posse e troca de cadeiras. Fachin e Moraes estarão no comando do STF durante o biênio 2025-2027.

Além de assumir o comando do Supremo, Fachin presidirá o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no mesmo período.

Rito de cerimônia

A solenidade de posse está prevista para começar às 16h. A sessão será aberta pelo atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e em seguida será executado o hino nacional. Depois será lido o termo de compromisso e o termo de posse para o cargo de presidente da Corte.

Na sequência, haverá a assinatura do termo de posse do novo presidente e a declaração de empossado ao cargo. A solenidade ainda prevê um cumprimento entre Barroso e Fachin e depois há a troca de lugares das cadeiras que compõem a Corte. O lugar do presidente fica no centro do plenário.

Sequencialmente, o novo presidente conduzirá a sessão e dará posse ao vice-presidente, Alexandre de Moraes, e deve se repetir os procedimentos de leituras, assinaturas e cumprimentos.

Já nas etapas finais, serão feitos pronunciamentos de Barroso, o PGR (Procurador-Geral da República) Paulo Gonet, o representante da OAB e novo presidente Edson Fachin, que encerrará a sessão solene.

Perfil discreto e institucional

Conhecido pelo perfil técnico e discreto, Fachin terá como missão conduzir o Supremo em meio a um cenário de forte tensão entre a política e o Judiciário.

Existe a expectativa de que o novo presidente imprima um estilo mais discreto e evite os holofotes midiáticos, diferente da gestão do ministro Luís Roberto Barroso. Fachin evita entrevistas, declarações à imprensa e participações em eventos de caráter político.

Pessoas próximas ao ministro acreditam que Fachin tende a seguir os passos da ex-presidente Rosa Weber, adotando uma conduta pautada pela discrição, pelo espírito colegiado e pelo respeito às normas institucionais.

No entanto, o ministro deve ser firme em pautar temas sociais e que avalia relevantes para o país. Em agosto, durante um seminário, Fachin afirmou que assumirá uma “responsabilidade institucional imensa” e disse que buscará o “equilíbrio” em sua gestão.

Já para esta semana, o ministro pautou para julgamento um recurso da Uber em que o Supremo vai analisar a relação de trabalho entre motoristas e a plataforma digital. O caso tem repercussão geral.

Fachin também marcou o caso do processo envolvendo o projeto da Ferrogrão, ferrovia que ligará o Pará ao Mato Grosso. Na ação, o PSOL questiona a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA), com a destinação da área suprimida pelo projeto ferroviário para escoar produtos agrícolas.



SÃO GONÇALO - São Gonçalo vai celebrar o Mês da Criança com programação em diversos polos

 


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários, a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio das demais secretarias, preparou uma grande programação especial para comemorar o Mês da Criança.

Serão diversos polos espalhados pela cidade, sempre a partir das 16h, com atividades recreativas, culturais e educativas para garantir a felicidade da criançada.

E tem mais: a festa contará com show infantil, pipoca, picolé, algodão doce, fut-sabão, tobogãs infláveis, pula-pula e cinema itinerante. Tudo gratuito para as famílias aproveitarem!

Confira a programação completa:

📍 Polo Golandim

Data: 03/10

Local: Praça da Saúde (Rua São Francisco)

Horário: 16h

Comunidades participantes: Golandim, Novo Amarante e adjacências.


📍 Polo Amarante

Data: 04/10

Local: Em frente ao Ginásio

Horário: 16h

Comunidades participantes: Olho D’Água do Carrilho, Nova Zelândia, Guajiru, Maçaranduba, Serrinha, Barreiros, Regomoleiro, Marbela, Serrada, Ruy Pereira e Conjunto de Todos.

📍 Polo Centro

Data: 05/10

Local: Parque das Fontes

Horário: 16h

Comunidades participantes: Cidade Arvoredo, Barro Duro, Alagadiço, Igreja Nova, Olho D’Água do Chapéu, Poço de Pedra, Campinas, Bela Vista, Belo Horizonte, Genipapo, Tapará, Ladeira Grande, Rio da Prata, Padre João Maria, Santa Terezinha, Samburá e Guanduba

📍 Polo Uruaçu

Data: 17/10

Local: Praça Central

Horário: 16h

Comunidades participantes: Pajuçara, Coqueiros e Jacaraú.

📍 Polo Jardins

Data: 18/10

Local: Praça Rústica – Av. Cidade das Rosas II

Horário: 16h

Comunidades participantes:  Cidade das Flores, Cidade das Rosas, Plaza Garden, Jardim Petrópolis, Flores do Campo e demais conjuntos dos Jardins. 

📍 Polo Jardim Lola

Data: 19/10

Local: Ao lado da Creche Municipal 

Horário: 16h

Comunidades participantes: Jardim Lola

📍 Polo Santo Antônio

Data: 26/10

Local: Em torno do Ginásio

Horário: 16h

Comunidades participantes: Santo Antônio, Novo Santo Antônio, Parque Amarante, Parque dos Ipês e demais localidades da região. 

A festa está garantida em todos os polos, com diversão, brincadeiras, shows e muitas guloseimas preparadas especialmente para as crianças de São Gonçalo do Amarante.

sábado, 27 de setembro de 2025

Morre Aluízio Alves Filho

 


Morreu neste sábado, aos 80 anos, Aluízio Alves Filho.

"Aluizinho", como era conhecido", era filho do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves.

Na madrugada deste sábado (27), faleceu Aluizio Alves Filho, Aluizinho, em casa. Aluizinho deixa o filho Aluízio Neto, a nora Clarissa, dois netos, e os irmãos Ana Catarina, Henrique Eduardo Alves – ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo – e Henrique José Alves.

É o primeiro filho do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves e de Ivone Lyra. Comandou o Sistema Cabugi, que reuniu TV Cabugi (InterTV), a Tribuna do Norte e a rádio Cabugi. Empresas fundadas pelo pai Aluízio Alves.

Aluizinho escreveu dois livros. O primeiro em homenagem ao pai “As Lições que Aprendi com Ele”, onde ele relata a saudade pela perda de Aluizio Alves. No segundo, “Repensando o tempo, enfrentando a saudade e a vida”, a mãe Ivone é a principal personagem.

SÃO GONÇALO - Prefeito Jaime Calado assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva na comunidade de Belo Horizonte.

 


O prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado,  assinou a ordem de serviço nesta sexta-feira ( 26),  para a construção de quadra poliesportiva na comunidade rural de Belo Horizonte que representa um investimento de 442 mil reais  e  terá 642 m² construídos, contando   com alambrado, arquibancada, iluminação em led e uma área de convivência, tornando-se um ponto de encontro para a comunidade. A quadra poliesportiva será construída vizinho a uma escola, ajudando também na integração da escola com os esportes e outras atividades a serem realizadas nesse equipamento.

A moradora Emanuela da Silva declarou que "faz 24 anos que eu mora aqui e a gente sempre via  a juventude e as crianças jogando na rua, machucando os dedos, os pés. Nós estamos muito felizes, isso é um sonho".

A senadora Zenaide Maia esteve presente e destacou : " uma quadra é onde as famílias se reúnem pra comemorar São João, padroeira, Natal, Ano Novo, não é só para praticar esportes, e se fosse só para praticar esportes já era fundamental pra vida de crianças e adolescentes ".


A obra representa um novo capítulo para a comunidade rural de Belo Horizonte trazendo esportes, lazer e integração social.

Estiveram também presentes,  a senadora Zenaide Maia, vereadores, secretários, assessores, moradores e lideranças comunitárias




NATAL - Antigo lixão é transformado em Complexo Esportivo, no Jardim das Flores

 


O conjunto Jardim das Flores, na Zona Norte de Natal, acaba de ganhar um novo espaço de convivência, esporte e lazer: o Complexo Esportivo Jardim das Flores, entregue nesta quinta-feira (25) pela Prefeitura do Natal.

O local, que antes abrigava um lixão, foi totalmente revitalizado e agora se tornou um ambiente dedicado ao esporte, ao lazer, à convivência comunitária e à promoção da saúde.

Com investimento de aproximadamente R$ 600 mil, a obra oferece mais qualidade de vida à população e resgata a autoestima dos moradores. A área ganhou novos equipamentos, pavimentação e iluminação, garantindo segurança e bem-estar. Entre as melhorias, destacam-se a recuperação e cobertura da quadra poliesportiva e a construção da Praça Subtenente Roberto Alves da Silva, que dispõe de 396 m² com parquinho infantil, bancos, lixeiras e área de convivência.

O projeto foi viabilizado graças à atuação integrada de várias secretarias municipais. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) coordenou a iniciativa; a STTU garantiu a construção de calçadas acessíveis; a Seinfra executou serviços de manutenção nas vias próximas; e a Semsur construiu a praça no entorno da quadra. A obra contou ainda com destinação de emendas parlamentares do vereador Aldo Clemente e do deputado Ezequiel Ferreira, além do apoio do líder comunitário Samuel Lins.

Durante a solenidade, o prefeito Paulinho Freire comemorou a transformação do espaço. “É de imensa alegria transformar o que era um lixão em uma área de convivência. Agora as crianças vão poder brincar, a quadra garante abrigo aos esportistas e a iluminação faz com que todos se sintam mais seguros. Isso é mais um feito da nossa gestão, minha e de Joanna, do nosso compromisso de trabalhar intensamente para garantir mais obras como esta em Natal.”

O secretário de Esporte e Lazer, Hermes Câmara, reforçou o caráter social do equipamento. “Esse Complexo Esportivo é uma conquista para toda a comunidade do Jardim das Flores. A união das secretarias demonstra o compromisso da gestão do prefeito Paulinho Freire em promover o esporte e o lazer, oferecendo mais qualidade de vida e oportunidades aos natalenses. É um espaço que vai beneficiar crianças, jovens, adultos e idosos, fortalecendo a convivência e a prática esportiva na região.”

Os moradores também demonstraram satisfação com as novas instalações. Laura Daniele, mãe de Bernardo (5) e Miguel (4), comemorou ao lado dos filhos. “Quando eles souberam do parquinho, já pediram para vir brincar. Antes era escuro, tinha buraco e era fedido por causa do lixão. Agora vamos poder aproveitar em segurança.”

Já Cristina Freire, moradora do bairro há mais de 15 anos, falou emocionada: “Antes eu tinha vergonha de dizer que morava perto do lixão. Agora vou ter orgulho de dizer que moro em frente a essa praça tão linda.”

Também participaram da cerimônia de inauguração a vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Fonte: Tribuna do Norte

SAÚDE EM GAZA - Médicos Sem Fronteiras é forçada a suspender atividades em meio à intensificação dos ataques israelenses na Cidade de Gaza

 


Clínicas de saúde de MSF estão cercadas pelas forças israelenses, o que forçou a interrupção e limitou ainda mais o acesso à saúde na região

A implacável ofensiva israelense na Cidade de Gaza forçou a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) a suspender suas atividades médicas vitais na região devido à rápida deterioração da situação de segurança, incluindo ataques aéreos contínuos e tanques avançando a menos de um quilômetro de nossas instalações de saúde. Os ataques crescentes das forças israelenses criaram um nível inaceitável de risco para nossa equipe, resultando na interrupção de serviços médicos vitais.

"Não tivemos escolha a não ser interromper nossas atividades, pois nossas clínicas estão cercadas pelas forças israelenses. Essa é a última coisa que queríamos, já que as necessidades na Cidade de Gaza são enormes, com as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como bebês em cuidados neonatais; pessoas com ferimentos graves e doenças fatais, incapazes de se mover e em grave perigo", relata Jacob Granger, coordenador de emergência de MSF em Gaza.

Embora um grande número de pessoas tenha fugido para o sul devido às ordens de evacuação, ainda há centenas de milhares de palestinos na Cidade de Gaza. São pessoas que não conseguem sair e que não têm outra opção senão ficar.

Aqueles que podem sair enfrentam uma escolha impossível: permanecer na Cidade de Gaza, sob intensas operações militares e o colapso da lei e da ordem, ou abandonar o que restou de suas casas, de seus pertences e de suas memórias para se mudar para áreas onde as condições humanitárias estão se deteriorando rapidamente.

Ao mesmo tempo, hospitais parcialmente operacionais em todo o território estão sobrecarregados devido à grave escassez de profissionais de saúde, suprimentos e combustível. Os pacientes enfrentam enormes dificuldades para acessar as unidades de atendimento, muitas vezes chegando em estado crítico.

Somente na semana passada, apesar da intensificação da ofensiva, nossas clínicas na Cidade de Gaza realizaram mais de 3.640 consultas e trataram 1.655 pacientes com quadros de desnutrição. Também atendemos pessoas com lesões traumáticas graves, queimaduras, gestantes e pacientes que necessitam de cuidados médicos contínuos, mas que não têm condições de deixar a cidade.

Esses números evidenciam a dimensão das necessidades médicas enfrentadas atualmente. Embora MSF tenha sido forçada a suspender suas atividades na Cidade de Gaza, nosso objetivo é continuar apoiando os principais serviços nas instalações do Ministério da Saúde local, incluindo os hospitais Al Helou e Al Shifa.

O acesso e o fornecimento de água potável, alimentos, abrigo e cuidados são cada vez mais restritos. Os palestinos na Cidade de Gaza estão sendo alvo de bombardeios implacáveis. Eles estão exaustos e estão sendo deliberadamente privados de itens básicos de sobrevivência.

Apelamos pelo fim imediato da violência e por medidas concretas para proteger os civis. As autoridades israelenses devem garantir imediatamente a segurança e o acesso irrestrito para que as organizações humanitárias continuem realizando seu trabalho na Cidade de Gaza. É igualmente essencial que sejam garantidas condições adequadas para a prestação segura e contínua de cuidados médicos e de assistência humanitária — condições essas que, evidentemente, não estão em vigor neste momento.

------------- 

Nota do editor:

No sul de Gaza, as equipes de MSF continuam a oferecer cuidados intensivos. Em Khan Younis, a organização apoia o Hospital Nasser e administra três centros de saúde primária. Na região Central do território, MSF apoia o departamento de emergência e a clínica de tratamento de traumas do Hospital Al-Aqsa, e opera dois hospitais de campanha em Deir Al-Balah.


Fonte : Médico sem fronteiras

ELEIÇÕES 2026 - POR MEDO DE LULA, TARCISIO DESISTE DE CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA.

 


A animação do governador Tarcísio de Freitas em disputar a presidência, mudou; alguns meses atrás, a desaprovação de Lula e as pesquisas o encorajaram .  Alguns bolsonaristas apostaram que uma interferência dos Estados Unidos,   atolaria Lula num patamar que perderia as eleições em 2026. A aposta trouxe efeitos contrários elevando a aprovação de Lula e no favoritismo para as eleições,  contra qualquer adversário. Outro erro grande dos bolsonaristas,  a PEC da blindagem e ainda vem a tal anistia, que vão trazer, mais desgastes  ainda.

Tarcísio de Freitas, ao estudar os números e novos cenários,  praticamente desistiu de disputar a presidência, já que teria de ir para uma eleição incerta e renunciar ao governo de São Paulo;  ou seja "melhor um passarinho na mão, do  que dois voando". 

O crescimento de Lula nos últimos dias, desencoraja qualquer candidato que  queira ser e renunciar ao mandato atual, quando no seu estado a reeleição é quase certa.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

SÃO GONÇALO - Prefeitura de São Gonçalo inicia ciclo de revisões dos aulões preparatórios para o ENEM e IFRN

 


Com a proximidade das provas do ENEM e do processo seletivo do IFRN, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, inicia um ciclo estratégico de revisões, que acontecerá de 27 de setembro a 2 de novembro, sempre aos sábados (aulão do IFRN) e domingos (aulão do ENEM), às 8h.

As revisões para o IFRN terão início neste sábado, 27 de setembro, com aulas de Português e Matemática voltadas para ambas as provas, ministradas pelos professores Márcio Flávio e Isaque Tertuliano, seguindo até o dia 19 de outubro, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Já os aulões do ENEM começam no domingo, 28 de setembro, com aulas de Português e Redação, conduzidas pelos professores Márcio Flávio e Marco Aurélio, e prosseguem até 2 de novembro, no Teatro Municipal.

A prova do processo seletivo do IFRN será aplicada no dia 20 de outubro, enquanto o ENEM ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro

DESAPROVAÇÃO DA CÂMARA FEDERAL - Cresce a desaprovação da Câmara e melhora percepção sobre o governo Lula, diz pesquisa Pulso Brasil Ipespe

 


Episódios como o motim no plenário e a PEC das Prerrogativas explicam o desgaste na imagem, avalia especialista

No holofote do noticiário político com a chamada PEC da Blindagem (ou PEC das Prerrogativas), a Câmara dos Deputados atingiu em setembro 70% de desaprovação, segundo a mais recente pesquisa Pulso Brasil Ipespe. O resultado representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (63%), realizado em julho.

“O descontamento reflete atitudes dos deputados amplamente repercutidas pela mídia, como o motim no plenário e a PEC das Prerrogativas.

Certamente esses episódios contribuíram para o desgaste na imagem da Câmara”, comentou o cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, do Ipespe.

Governo Lula – segundo a pesquisa, o Executivo foi na contramão da avaliação negativa da Câmara nos últimos dois meses: metade (50%) dos entrevistados apontou que aprova o governo do presidente Lula, um avanço de sete pontos percentuais em relação à aprovação apurada no levantamento anterior (43%).

A pesquisa estratifica a percepção do governo entre diferentes orientações políticas, mostrando que a aprovação é superlativa entre eleitores de esquerda (95%), mas também supera a desaprovação entre eleitores de centro (49% de avaliação positiva contra 45% de avaliação negativa). No recorte social, destaque para a aprovação do governo entre a classe média (51% de avaliação positiva contra 46% de avaliação negativa).

Senado – sem uma agenda que o colocasse sob o foco da atenção pública, o Senado, por sua vez, viu sua imagem oscilar positivamente na mesma pesquisa. Ainda assim, a maioria dos entrevistados (59%) disse que desaprova a atuação dos senadores (eram 61% na pesquisa anterior). Em julho, uma a cada quatro pessoas (25%) aprovavam a atuação da Casa, índice que chega agora a 26%, no levantamento que acaba de ser divulgado.

Judiciário – a grande exposição do STF no julgamento da “trama golpista” influenciou a pesquisa e levou ao aumento de três pontos na aprovação da Corte (de 43% para 46% no período); a desaprovação caiu de 49% para 44%, invertendo assim as posições de cada uma das avaliações na pesquisa (a aprovação do STF passou a superar, em dois pontos percentuais, a desaprovação no atual levantamento).

A Pesquisa Pulso Brasil Ipespe foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, tendo como objetivo identificar a aprovação dos Poderes e a percepção dos noticiários entre os brasileiros. O levantamento ouviu em todo o país 2.500 pessoas, com idade a partir de 16 anos.

Fonte : Em Foco

Andrezza Oliveira - 11 9 9599 4955

Áurea Figueira -  11 98579-2035

PAULINHO FREIRE CASSADO ? TRE JÁ CASSOU DEZENAS DE PREFEITOS E POR SITUAÇÕES BEM MENORES QUE O EXEMPLO DE NATAL.

 


A semana termina indicando que jajá sairá a decisão de primeira instância da cassação de Paulinho Freire e Joana Guerra por abuso do poder político e econômico, além de assédio a trabalhadores.

Uma dezena de  prefeitos estão sendo cassados por crimes que comparados ao processo de Natal, foram menores.

Pela quantidade de provas, testemunhos, prints, evidências em geral reunidos pelos ministérios públicos do RN, Federal e do Trabalho contra a chapa de Paulinho em 2024, devemos por esses dias, ter mais uma cassação no RN, desta vez em Natal.

Em Natal, o Código eleitoral foi infringido de uma forma jamais vista, mas alguns políticos ainda acham que podem fazer de qualquer jeito e que não iria dar em nada. Os vícios antigos, onde eram mais difíceis as provas,  hoje são completamente diferentes porque as tecnologias e o judiciário mais equipado,  conseguem reunir vastas provas. A frase " A justiça é cega, mas não é tola", ficou bem famosa e pode ser aplicada muito bem nesse caso em Natal.

Esse processo de Paulinho vem atrasado pelos vários embargos de declaração impetrados, que atrasam o andamento, mas está nas últimas diligências e devemos ter mais essa cassação.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

ACIDENTE AÉREO - KONGJIAN YU . Criador das 'cidades-esponja': quem era o arquiteto que morreu em acidente de avião em MS

 

arquiteto paisagista e urbanista chinês Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim — Foto: Kongjian Yu/Turenscape/Agência Fapesp

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo. O conceito criado por ele previa cidades desenhadas para absorver grande volumes de água.

A morte do arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores arquitetos do mundo e pai do conceito de "cidades-esponja", foi confirmada nesta quarta-feira (24). Ele e mais três pessoas estavam a bordo de uma aeronave que caiu na zona rural de Aquidauana, Pantanal de Mato Grosso do Sul. Não há sobreviventes.

Yu foi recentemente uma das principais atrações da Bienal de Arquitetura, que acontece em São Paulo. Ele palestrou na abertura do evento, que ocorreu no último dia 19. Depois, seguiu em missão ao Pantanal sul-mato-grossense para conhecer a região.

Segundo amigos do cineasta Luiz Ferraz, outra vítima do acidente, ele e Kongjian Yu gravavam também um documentário sobre as "cidades-esponja".

O arquiteto nasceu em 1963 na vila Dongyu, Jinhua, província de Zhejiang, China, em uma família de agricultores. 

Ele falou sobre o conceito em entrevista ao Fantástico no ano passado. "Eu sou de uma pequena vila que tem um rio. Vivi 17 anos como agricultor, isso me ensinou como trabalhar com a natureza", contou.

O arquiteto era também consultor do governo chinês. Projetou obras em mais de 70 cidades, que hoje são capazes de receber mais chuva do que caiu ano passado no Rio Grande do Sul.

A noção de cidade-esponja ganhou força após uma tragédia em Pequim em 2012, quando chuvas intensas provocaram a morte de quase 80 pessoas.

Na ocasião, a Cidade Proibida — construída séculos antes com um sofisticado sistema de drenagem — permaneceu seca.

O episódio reforçou a crítica de Yu: cidades modernas dependem demais de infraestrutura de concreto, canos e bombas, mas negligenciam soluções naturais que permitem à água infiltrar no solo. A partir daí, a China passou a investir fortemente em projetos de cidade-esponja.

Yu era graduado na Universidade Florestal de Beijing e doutor pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Segundo a revista Fapesp, em seus premiados projetos em cidades chinesas, Yu adotou a natureza e a metodologia conhecida como soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e usar as águas fluviais e pluviais – em vez de expulsá-las com pressa das áreas urbanas com canalizações.

Acidente

O avião de pequeno porte caiu na noite de terça-feira (23). A queda aconteceu ao lado da pista de pouso da Fazenda Barra Mansa, uma área turística do Pantanal conhecida por receber visitantes do Brasil e do exterior.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião arremeteu durante a manobra de pouso.

Funcionários que trabalham no local presenciaram o acidente e utilizaram um trator e caminhão-pipa para chegar à aeronave, que explodiu ao atingir o solo, e combater o fogo.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), as vítimas são, além de Kongjian Yu: Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta; Rubens Crispim Jr., diretor de cinema.

A aeronave era um modelo Cessna, prefixo PT-BAN, de pequeno porte. De acordo com a delegada, o avião explodiu após atingir o solo e os corpos foram carbonizados.

Presidente Lula

O presidente Lula afirmou que recebeu a informação do desastre com tristeza, consternação e lamentou as quatro mortes. Lula disse ainda que em tempos de mudança climática, Kongjian Yu se tornou uma referência mundial com as cidades esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: “algo que queremos – e precisamos – para o futuro”.


Fonte: G1 MS

PERDA DE MANDATO - Eduardo Bolsonaro enfrenta riscos de perder o mandato por faltas injustificadas, com possíveis impactos na Lei da Ficha Limpa, enquanto bolsonaristas buscam alternativas para salvá-lo e o Conselho de Ética analisa representações contra o deputado.

 

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO


Após o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitar a indicação do PL para tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) líder da Minoria na Casa, a situação do parlamentar volta à estaca zero enquanto o partido ainda planeja uma nova alternativa para salvar o mandato do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar de uma contestação à Mesa Diretora ou ao plenário sobre a decisão de Motta ser cogitada por bolsonaristas, técnicos da Câmara veem um recuo da Casa como pouco provável. Segundo a assessoria, o Regimento Interno não prevê recurso nesse caso.

O líder da Oposição, deputado Zucco (PL-RS), atribuiu a posição de Motta a "forças externas". "Você acredita que a oposição iria indicar o Eduardo Bolsonaro a líder da Minoria sem uma construção com a Câmara? Mais uma vez forças externas influenciam decisões da Casa", disse nesta terça-feira, 23.

Em autoexílio nos Estados Unidos, Eduardo alega problemas técnicos para registrar presença nas sessões e, se assim continuar, deverá perder o mandato por faltas não justificadas - até o momento, ele tem 23.

Bolsonaristas calculam que, neste momento, o mais importante é contornar a possibilidade de cassação via Conselho de Ética.

Há duas variáveis em jogo que justificam essa intenção. Primeiro, um eventual decreto por perda de mandato apenas poderia ocorrer em março de 2026. Enquanto, isso, eles poderiam ganhar tempo para encontrar uma nova alternativa para salvar o mandato de Eduardo.

Para se decretar a perda do mandato por faltas é necessária uma contagem do total de sessões realizadas em 2025 para saber se Eduardo faltou mais de um terço do total das reuniões, motivo pelo qual a Mesa Diretora poderia agir. Dentro do PL, a estimativa é que Eduardo deverá alcançar esse patamar caso acumule entre 40 e 44 faltas.

Caso as faltas correspondam a um terço do total das sessões, a Mesa pode ser provocada por um parlamentar ou por um partido político com representação na Câmara para decretar a perda do mandato. Essa contagem só é definida na retomada do ano legislativo seguinte.

Segundo, para Eduardo seria melhor, no pior dos cenários, perder o mandato por um decreto da Mesa do que ter o mandato cassado. A diferença está na Lei da Ficha Limpa. Caso perca o mandato por falta (e se não for condenado), Eduardo continua podendo disputar a eleição de 2026 - se o mandato dele for cassado por quebra de decoro parlamentar, o deputado do PL ficará inelegível até 2035.

Neste momento, há quatro representações contra Eduardo no Conselho de Ética. Uma delas começará a tramitar no colegiado nesta terça-feira, 23. Trata-se de uma representação do PT, que diz que Eduardo atentou contra a soberania nacional e as instituições democráticas ao partir para os Estados Unidos durante licença parlamentar.

Nesta terça-feira, esse colegiado fará a instauração do processo e definirá, por sorteio, a lista tríplice do relator do caso. Segundo as regras do Conselho de Ética, só poderá fazer parte desse processo parlamentares que não são do mesmo partido ou do mesmo Estado de Eduardo.

Depois dessa parte, caberá ao presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União-SC), escolher um deputado para ser o relator entre os três sorteados.

Mesmo nos Estados Unidos, Eduardo continua recebendo salário de deputado. Em julho, ele ganhou R$ 17 mil - a Câmara faz descontos do salário bruto de R$ 46.366,19 em caso de falta em sessão plenária.

O gabinete do parlamentar do PL já custou R$ 662 mil do orçamento da Câmara desde quando ele solicitou licença parlamentar para ir aos Estados Unidos, no final de março.


Fonte:  Portal Terra



NATAL - SAÚDE. Justiça determina que Justiz e Proseg parem de fazer quarteirização de médicos na saúde de Natal

 


O Sindicato dos Médicos do Estado do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) obteve uma importante vitória judicial em defesa da categoria médica e da qualidade dos serviços públicos de saúde prestados à população natalense. Em decisão proferida nesta segunda-feira (22), a Justiça do Trabalho concedeu tutela de urgência em ação civil coletiva ajuizada pelo Sinmed RN, determinando que o Município de Natal e empresas contratadas se abstenham de promover a quarteirização na contratação de médicos.

A ação movida pelo sindicato teve como foco denunciar a prática ilegal de subcontratação irregular, conhecida como quarteirização, por parte das empresas Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda e Proseg Consultoria e Serviços Especializados Ltda, contratadas pela Prefeitura de Natal. A prática, segundo o Sinmed RN, mascara vínculos trabalhistas legítimos, precariza as condições de trabalho dos médicos e compromete gravemente a continuidade e qualidade da assistência à saúde da população.

Na decisão, o juiz do trabalho José Maurício Pontes Júnior reconheceu, com base nos documentos apresentados e na manifestação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que há fortes indícios de fraude trabalhista, configurando a utilização indevida de sociedades em conta de participação (SCP) para intermediar irregularmente a mão de obra médica.

“A presente ação versa sobre direitos coletivos trabalhistas da categoria médica, cuja tutela jurisdicional é da competência da Justiça do Trabalho”, afirmou o magistrado na decisão.

Com a liminar, foi proibida a prática de quarteirização e estabelecida multa diária de R$ 5.000,00 por contratação irregular, até o limite de R$ 1.000.000,00, em caso de descumprimento. A decisão faculta, de forma subsidiária, a contratação de médicos por meio de cooperativas regularmente constituídas, desde que não haja nova subcontratação em cadeia.

O juiz também rejeitou o pedido das empresas e do Município de suspender o processo, bem como a alegação de que o caso seria de competência da Justiça Comum, reforçando que a discussão central trata-se de violação a direitos trabalhistas fundamentais e precarização da atividade médica, e não da validade de contratos administrativos.

Vitória da categoria médica e da população

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a decisão representa um marco importante na luta pela valorização do trabalho médico e pela moralidade na gestão da saúde pública.

“Essa decisão é uma vitória não apenas da categoria médica, mas de toda a sociedade que depende do SUS. A precarização das relações de trabalho via quarteirização compromete a dignidade dos profissionais e a própria continuidade do atendimento. Essa prática precisa ser enfrentada com firmeza, e é isso que o Sinmed RN está fazendo”, destacou.

O sindicato seguirá acompanhando a execução da decisão e atuando judicial e politicamente para garantir que as contratações de profissionais médicos no estado do Rio Grande do Norte respeitem a legislação trabalhista, a ética profissional e o direito da população a um atendimento digno e seguro.

                                               

FONTE: opotiguar.com.br

PEC DA BLINDAGEM - SENADO CCJ do Senado enterrou por unanimidade a proposta, sinalizando posição contrária à decisão dos deputados

 


A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal rejeitou por unanimidade a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem nesta quarta-feira (24), marcando um claro distanciamento em relação à posição adotada pela Câmara dos Deputados. A decisão representa uma resposta às manifestações populares contra a proposta e estabelece uma distinção entre as duas Casas Legislativas. 


A rejeição da PEC, que na Câmara era chamada de PEC das Prerrogativas, já vinha sendo sinalizada pelo Senado desde o início de sua tramitação, quando optou por não votar o regime de urgência e manter o rito normal de análise, encaminhando primeiro para avaliação na CCJ.

A proposta estava relacionada as tentativas de parlamentares de se protegerem de investigações em andamento no STF (Supremo Tribunal Federal), como inquéritos dos atos antidemocráticos e das milícias digitais.


Um levantamento realizado pela CNN Brasil demonstrou que praticamente todos os parlamentares que são alvos de investigações no STF votaram favoravelmente à PEC na Câmara dos Deputados. A decisão do Senado surge como resposta não apenas às manifestações de rua ocorridas no último domingo (21), mas também como um posicionamento institucional distinto.



A decisão de Davi Alcolumbre (União-AP) de levar a proposta ao plenário para sua rejeição fortalece a relação do Senado com o STF. Anteriormente, havia expectativas sobre o posicionamento do presidente da Casa em relação à proposta, mas o placar unânime na CCJ demonstrou um alinhamento claro com a posição contrária à PEC.


Fonte: CNN Brasil

ASSEMBLÉIA DA ONU - ONU divulga foto de Trump assistindo Lula discursar na Assembleia Geral. Presidente dos Estados Unidos falou logo após declarações de líder brasileiro

 

Foto: Donald Trump assiste Lula discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York nos Estados Unidos  • Reprodução/Organização das Nações Unidas

A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou na terça-feira (23) uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistindo ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursando na abertura da Assembleia Geral da ONU.

Seguindo tradição do evento, Lula foi o primeiro chefe de estado a discursa na abertura da assembleia, sendo seguido por Trump.

O líder brasileiro teceu críticas à política tarifária dos EUA e a rejeição ao multilateralismo, uma crítica indireta ao presidente americano.

Por sua vez, ao subir ao púlpito Trump destacou ainda que “no passado”, o Brasil impôs tarifas “injustas à nação” e, por causa disso, Washington aplicou o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.

Apesar da troca de críticas, o republicano, afirmou que ele e Lula tiveram uma “química excelente”.

O mandatário dos EUA destacou ainda que abraçou o brasileiro nos bastidores e que eles devem se encontrar na próxima semana.

Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo, 20 segundos, mas conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto”, afirmou Trump.

Fonte: CNN Brasil 



LULA NA ONU . Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da Assembleia da ONU. Presidente falou sobre Gaza, crise climática e defendeu soberania.

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Por tradição, o Brasil é o primeiro país a ocupar a tribuna do evento, que acontece anualmente e em 2025 completa 80 edições.

Em sua fala, o presidente do Brasil falou de questões internas e externas, como as sanções dos Estados Unidos à economia e ao judiciário brasileiros, o genocídio em Gaza, as mudanças climáticas, regulação das big techs, democracia e América Latina. 

Leia a íntegra do discurso 

Senhora Presidenta da Assembleia Geral, Annalena Baerbock, Senhor Secretário-Geral, António Guterres, Caros chefes de Estado e de Governo e representantes dos Estados-Membros aqui reunidos.

Este deveria ser um momento de celebração das Nações Unidas.

Criada no fim da Guerra, a ONU simboliza a expressão mais elevada da aspiração pela paz e pela prosperidade.

Hoje, contudo, os ideais que inspiraram seus fundadores em São Francisco estão ameaçados, como nunca estiveram em toda a sua história.

O multilateralismo está diante de nova encruzilhada.

A autoridade desta Organização está em xeque.

Assistimos à consolidação de uma desordem internacional marcada por seguidas concessões à política do poder.

Atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando a regra.

Existe um evidente paralelo entre a crise do multilateralismo e o enfraquecimento da democracia.

O autoritarismo se fortalece quando nos omitimos frente a arbitrariedades.

Quando a sociedade internacional vacila na defesa da paz, da soberania e do direito, as consequências são trágicas.

Em todo o mundo, forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições e sufocar as liberdades.

Cultuam a violência, exaltam a ignorância, atuam como milícias físicas e digitais, e cerceiam a imprensa.

Mesmo sob ataque sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia, reconquistada há quarenta anos pelo seu povo, depois de duas décadas de governos ditatoriais.

Não há justificativa para as medidas unilaterais e arbitrárias contra nossas instituições e nossa economia. 

A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável.

Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias.

Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil.

Não há pacificação com impunidade.

Há poucos dias, e pela primeira vez em 525 anos de nossa história, um ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito.

Foi investigado, indiciado, julgado e responsabilizado pelos seus atos em um processo minucioso.

Teve amplo direito de defesa, prerrogativa que as ditaduras negam às suas vítimas.

Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis.

Seguiremos como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela.

Democracias sólidas vão além do ritual eleitoral.

Seu vigor pressupõe a redução das desigualdades e a garantia dos direitos mais elementares: a alimentação, a segurança, o trabalho, a moradia, a educação e a saúde.

A democracia falha quando as mulheres ganham menos que os homens ou morrem pelas mãos de parceiros e familiares.

Ela perde quando fecha suas portas e culpa migrantes pelas mazelas do mundo.

A pobreza é tão inimiga da democracia quanto o extremismo.

Por isso, foi com orgulho que recebemos da FAO a confirmação de que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome neste ano de 2025. 

Mas no mundo, ainda há 670 milhões de pessoas famintas. Cerca de 2,3 bilhões enfrentam insegurança alimentar.

A única guerra de que todos podem sair vencedores é a que travamos contra a fome e a pobreza.

Esse é o objetivo da Aliança Global que lançamos no G20, que já conta com o apoio de 103 países.

A comunidade internacional precisar rever as suas prioridades: 

- Reduzir os gastos com guerras e aumentar a ajuda ao desenvolvimento;

- Aliviar o serviço da dívida externa dos países mais pobres, sobretudo os africanos; e

- Definir padrões mínimos de tributação global, para que os super-ricos paguem mais impostos que os trabalhadores.

A democracia também se mede pela capacidade de proteger as famílias e a infância.

As plataformas digitais trazem possibilidades de nos aproximar como jamais havíamos imaginado.  

Mas têm sido usadas para semear intolerância, misoginia, xenofobia e desinformação.

A internet não pode ser uma “terra sem lei”. Cabe ao poder público proteger os mais vulneráveis.

Regular não é restringir a liberdade de expressão. É garantir que o que já é ilegal no mundo real seja tratado assim no ambiente virtual.

Ataques à regulação servem para encobrir interesses escusos e dar guarida a crimes, como fraudes, tráfico de pessoas, pedofilia e investidas contra a democracia.

O Parlamento brasileiro corretamente apressou-se em abordar esse problema.

Com orgulho, promulguei na última semana uma das leis mais avançadas do mundo para a proteção de crianças e adolescentes na esfera digital.

Também enviamos ao Congresso Nacional projetos de lei para fomentar a concorrência nos mercados digitais e para incentivar a instalação de datacenters sustentáveis.

Para mitigar os riscos da inteligência artificial, apostamos na construção de uma governança multilateral em linha com o Pacto Digital Global aprovado neste plenário no ano passado. 

Senhoras e senhores,

Na América Latina e Caribe, vivemos um momento de crescente polarização e instabilidade.

Manter a região como zona de paz é nossa prioridade.

Somos um continente livre de armas de destruição em massa, sem conflitos étnicos ou religiosos.

É preocupante a equiparação entre a criminalidade e o terrorismo.

A forma mais eficaz de combater o tráfico de drogas é a cooperação para reprimir a lavagem de dinheiro e limitar o comércio de armas.

Usar força letal em situações que não constituem conflitos armados equivale a executar pessoas sem julgamento.

Outras partes do planeta já testemunharam intervenções que causaram danos maiores do que se pretendia evitar, com graves consequências humanitárias. 

A via do diálogo não deve estar fechada na Venezuela.

O Haiti tem direito a um futuro livre de violência.

E é inadmissível que Cuba seja listada como país que patrocina o terrorismo.

No conflito na Ucrânia, todos já sabemos que não haverá solução militar. 

O recente encontro no Alaska despertou a esperança de uma saída negociada.

É preciso pavimentar caminhos para uma solução realista.

Isso implica levar em conta as legítimas preocupações de segurança de todas as partes.

A Iniciativa Africana e o Grupo de Amigos da Paz, criado por China e Brasil, podem contribuir para promover o diálogo.

Nenhuma situação é mais emblemática do uso desproporcional e ilegal da força do que a da Palestina.

Os atentados terroristas perpetrados pelo Hamas são indefensáveis sob qualquer ângulo.

Mas nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza.

Ali, sob toneladas de escombros, estão enterradas dezenas de milhares de mulheres e crianças inocentes.

Ali também estão sepultados o Direito Internacional Humanitário e o mito da superioridade ética do Ocidente.

Esse massacre não aconteceria sem a cumplicidade dos que poderiam evitá-lo.

Em Gaza a fome é usada como arma de guerra e o deslocamento forçado de populações é praticado impunemente.

Expresso minha admiração aos judeus que, dentro e fora de Israel, se opõem a essa punição coletiva.

O povo palestino corre o risco de desaparecer.

Só sobreviverá com um Estado independente e integrado à comunidade internacional.

Esta é a solução defendida por mais de 150 membros da ONU, reafirmada ontem, aqui neste mesmo plenário, mas obstruída por um único veto.

É lamentável que o presidente Mahmoud Abbas tenha sido impedido pelo país anfitrião de ocupar a bancada da Palestina nesse momento histórico. 

O alastramento desse conflito para o Líbano, a Síria, o Irã e o Catar fomenta escalada armamentista sem precedentes.

Senhora presidenta,

Bombas e armas nucleares não vão nos proteger da crise climática.

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado.

A COP30, em Belém, será a COP da verdade.

Será o momento de os líderes mundiais provarem a seriedade de seu compromisso com o planeta.

Sem ter o quadro completo das Contribuições Nacionalmente Determinadas (as NDCs), caminharemos de olhos vendados para o abismo.

O Brasil se comprometeu a reduzir entre 59 e 67% suas emissões, abrangendo todos os gases de efeito estufa e todos os setores da economia.

Nações em desenvolvimento enfrentam a mudança do clima ao mesmo tempo em que lutam contra outros desafios.

Enquanto isso, países ricos usufruem de padrão de vida obtido às custas de duzentos anos de emissões.

Exigir maior ambição e maior acesso a recursos e tecnologias não é uma questão de caridade, mas de justiça.

A corrida por minerais críticos, essenciais para a transição energética, não pode reproduzir a lógica predatória que marcou os últimos séculos.

Em Belém, o mundo vai conhecer a realidade da Amazônia.

O Brasil já reduziu pela metade o desmatamento na região nos dois últimos anos.

Erradicá-lo requer garantir condições dignas de vida para seus milhões de habitantes.

Fomentar o desenvolvimento sustentável é o objetivo do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que o Brasil pretende lançar para remunerar os países que mantêm suas florestas em pé.  

É chegado o momento de passar da fase de negociação para a etapa de implementação.

O mundo deve muito ao regime criado pela Convenção do Clima.

Mas é necessário trazer o combate à mudança do clima para o coração da ONU, para que ela tenha a atenção que merece.

Um Conselho vinculado à Assembleia Geral com força e legitimidade para monitorar compromissos dará coerência à ação climática.

Trata-se de um passo fundamental na direção de uma reforma mais abrangente da Organização, que contemple também um Conselho de Segurança ampliado nas duas categorias de membros.

Poucas áreas retrocederam tanto como o sistema multilateral de comércio.

Medidas unilaterais transformam em letra morta princípios basilares como a cláusula de Nação Mais Favorecida.

Desorganizam cadeias de valor e lançam a economia mundial em uma espiral perniciosa de preços altos e estagnação.

É urgente refundar a OMC em bases modernas e flexíveis.

Senhoras e senhores,

Este ano, o mundo perdeu duas personalidades excepcionais: o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e o Papa Francisco.

Ambos encarnaram como ninguém os melhores valores humanistas.

Suas vidas se entrelaçaram com as oito décadas de existência da ONU.

Se ainda estivessem entre nós, provavelmente usariam esta tribuna para lembrar:

- Que o autoritarismo, a degradação ambiental e a desigualdade não são inexoráveis;

- Que os únicos derrotados são os que cruzam os braços, resignados;

- Que podemos vencer os falsos profetas e oligarcas que exploram o medo e monetizam o ódio; e

- Que o amanhã é feito de escolhas diárias e é preciso coragem de agir para transformá-lo.

No futuro que o Brasil vislumbra não há espaço para a reedição de rivalidades ideológicas ou esferas de influência.

A confrontação não é inevitável.

Precisamos de lideranças com clareza de visão, que entendam que a ordem internacional não é um “jogo de soma zero”.

O século 21 será cada vez mais multipolar. Para se manter pacífico, não pode deixar de ser multilateral.

O Brasil confere crescente importância à União Europeia, à União Africana, à ASEAN, à CELAC, aos BRICS e ao G20.

A voz do Sul Global deve ser ouvida.

A ONU tem hoje quase quatro vezes mais membros do que os 51 que estiveram na sua fundação.

Nossa missão histórica é a de torná-la novamente portadora de esperança e promotora da igualdade, da paz, do desenvolvimento sustentável, da diversidade e da tolerância.

Que Deus nos abençoe a todos.

Muito obrigado.


Fonte: Agência Brasil



PEC DA BLINDAGEM - SENADO A SENADORA ZENAIDE MAIA É CURTA E DIRETA CONTRA A PEC DA BLINDAGEM . ZENAIDE MAIA JÁ VEM HÁ ANOS SE DESTACANDO COMO A MELHOR SENADORA DO RN

 



A cada votação no Senado Federal, suas proposições e posicionamentos sempre em favor da defesa dos direitos dos que  mais precisam, mostram que Zenaide independente de filiação partidária é a melhor senadora do RN.

Um levantamento do jornal Agora RN, que mapeou a atuação dos parlamentares potiguares em Brasília no período de 2019 a 1º de setembro de 2025, mostrou que Zenaide  é a parlamentar com o maior número de proposições no total, com 758, e 56 projetos de lei. O levantamento também ressaltou sua atuação em comissões, liderando a participação como titular em comissões temáticas, conselhos, procuradorias, frentes e grupos parlamentares, com um total de 17 atuações.

Zenaide, não é uma senadora que faz muita zuada nas redes sociais e nem busca aparecer tanto, ao contrário dos dois outros senadores que buscam ideologizar ou se utilizar de argumentos fajutos ou discursos populares; Zenaide sempre defende e vota a favor de quem mais precisa, a maioria da população.

Agora, antes mesmo dos atos populares contra a  chamada PEC da Blindagem e   ser ou não aceita pelo Senado Federal, a senadora se posicionou firme contra essa PEC, enquanto, o senador Styvenson Valentim, só se posicionar após a grande revolta popular que levou multidões por todo o Brasil e Rogério Marinho,  já faz tempo que abandonou causas que ajudam o Brasil e ao povo, com posicionamentos só em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Infelizmente, muita gente não analisa o trabalho dos parlamentares e temos um Styvenson populista  e um Rogério Golpista,  que são vergonhosos, enquanto a senadora Zenaide, essa sim , uma senadora que realmente trabalha pelo nosso estado e Brasil, porque acima de Bolsonaro,  Lula e  partidos políticos, os parlamentares tem que trabalhar na busca de uma vida melhor para o povo.

SÃO GONÇALO - Demutran de São Gonçalo intensifica fiscalização e ações educativas sobre transporte clandestino no Aeroporto

 


O Demutran de São Gonçalo do Amarante está intensificando a fiscalização e orientação aos passageiros para combater o transporte clandestino no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves.


Na manhã desta terça-feira (23), a ação contou com o apoio da Polícia Militar, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Zurich Airport. Os agentes abordaram passageiros desembarcando, distribuindo folhetos informativos e contando com a animação do grupo “Teatro de Trânsito” para recepcioná-los.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Edmilson Gomes, "o DEMUTRAN de São Gonçalo realiza fiscalizações contínuas para garantir a segurança no transporte de passageiros. Além de educativa, a fiscalização atua de forma constante no aeroporto."

A Coopcon, cooperativa responsável pelos taxistas da cidade, conta atualmente com 120 profissionais recém-habilitados pelo curso de taxista promovido pela gestão do prefeito Jaime Calado, requisito do Demutran para emissão da licença de atuação.

O secretário da Coopcon, Rogério Azevedo, afirmou: "só temos a agradecer ao prefeito Jaime Calado e ao Demutran por esta ação, que valoriza nosso serviço e toda a categoria de taxistas em São Gonçalo."

Além do serviço de táxis, estão autorizados a operar no aeroporto as linhas da Cooptagran e Trampolim, o transporte de agências de viagens regulamentadas pelo DER e carros por aplicativo acionados pelo usuário.

Jorge Luis, chefe de fiscalização do DER, disse "estamos há meses em parceria com o Demutran de São Gonçalo para fiscalizar e combater o transporte ilegal de passageiros, considerado infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro."

A congressista de Cascavel (PR), Michelle, comenta, "acho de suma importância esta ação. Optei por usar o transporte credenciado da agência de viagem com minhas amigas, garantindo mais segurança e confiabilidade."

ESTRADAS - Governadora entrega rodovia restaurada no Agreste e anuncia investimentos em novos trechos

 

Foto: A RN-023 foi implantada na década de 1980 como uma via de integração do Litoral Norte com a microrregião da Borborema - Foto: Raiane Miranda

A rodovia estadual RN-023 aproxima Coronel Ezequiel e Jaçanã de outras regiões do Rio Grande do Norte e do Agreste Paraibano.

A governadora Fátima Bezerra entregou oficialmente ao tráfego de veículos, nesta segunda-feira (22), as obras de restauração da RN-023, rodovia estadual que aproxima Coronel Ezequiel e Jaçanã dos demais municípios do Agreste Potiguar, de outras regiões do Rio Grande do Norte e do Agreste Paraibano.

Foto: A RN-023 foi implantada na década de 1980 como uma via de integração do Litoral Norte com a microrregião da Borborema - Foto: Raiane Miranda

Foto: A RN-023 foi implantada na década de 1980 como uma via de integração do Litoral Norte com a microrregião da Borborema - Foto: Raiane Miranda

Foto: A RN-023 foi implantada na década de 1980 como uma via de integração do Litoral Norte com a microrregião da Borborema - Foto: Raiane Miranda

Foto: A RN-023 foi implantada na década de 1980 como uma via de integração do Litoral Norte com a microrregião da Borborema - Foto: Raiane Miranda


O investimento na recuperação dos 38 quilômetros foi de R$ 16,3 milhões. O serviço de restauração consiste na reconstrução dos pontos degradados pelo uso ao longo do tempo; na retirada do asfalto antigo e aplicação de nova pavimentação em todo o percurso, e na sinalização horizontal e vertical.

A RN-023 foi implantada na década de 1980 como uma via de integração do Litoral Norte com a microrregião da Borborema, cortando quatro rodovias federais: BRs 101, 406, 304 e 226 e possibilitando o acesso a dezenas de comunidades rurais.

O trecho de Santa Cruz até a divisa com a Paraíba, passando por Coronel Ezequiel e Jaçanã, é importante para impulsionar o turismo religioso e de aventura. Na região também há uma forte atividade da Agricultura Familiar.

“Essa rodovia é importante pela conexão que faz com a Paraíba, pelo fomento à agricultura e ao turismo. Esse foi um compromisso que assumi com o município, com o prefeito Uady. Na primeira fase do programa restauramos 800 quilômetros. E amanhã estaremos assinando as ordens de serviço da segunda fase”, disse a governadora Fátima Bezerra, prevendo que até dezembro de 2026, serão restaurados 2 mil quilômetros de estradas.

Fátima listou outras obras e ações para Jaçanã e Coronel Ezequiel nas áreas da saúde, educação e habitação popular, inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) desenvolvidos pelo governo federal em parceria com estados e municípios.

A recuperação da RN-023 até a divisa com a Paraíba traz benefícios diretos para a população. A grande maioria das aposentadorias previdenciárias e da folha salarial do município é paga na cidade paraibana de Cuité, a nove quilômetros de distância. O prefeito Uady Farias, destacou outro benefício das obras realizadas pelo governo do Estado. “Nós somos o maior produtor de maracujá do Rio Grande do Norte. Quando a estrada estava ruim de trafegar, os nossos produtores mandavam a produção para Campina Grande, João Pessoa e Recife, deixando de levar para Natal. Mas isso mudou com a recuperação da estrada. E nós agradecemos à governadora.”

Na segunda etapa do Programa de Restauração o Agreste foi contemplado com nove trechos, 180 quilômetros no total, entre eles o da RN-269, Canguaretama/Pedro Velho/Montanhas/Nova Cruz, que tem 39 quilômetros.

Depois da solenidade em Jaçanã, a governadora participou de uma agenda da prefeita de Santa Cruz, Ana Fabrícia de Souza, no Hospital Municipal Aluízio Bezerra: a inauguração do Pronto Atendimento Pediátrico Pequeno Gabriel.

À tarde, Fátima entrega mais um trecho de rodovia restaurada, o da RN-092, em Japi.

Participaram da solenidade, realizada no centro da cidade, os deputados estaduais Hermano Morais, Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio, representando a Assembleia Legislativa; o deputado federal Fernando Mineiro; os secretários de Estado, Gustavo Coelho (SIN), Carlos Eduardo Xavier (Sefaz) e Ivanilson Maia (adjunto da Gabinete Civil); diretora geral do DER, Natécia Nunes; prefeito de Coronel Ezequiel Thales Farias, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias.


Fonte: Governo do RN

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

O BOLSONARISMO BURRO ESTÁ ENTERRANDO A DIREITA PARA AS ELEIÇÕES DE 2026.

 


Defendendo o nome de Bolsonaro, um candidato inelegível, sanções comerciais contra o próprio Brasil,  pautas impopulares como anistia e blindagem dos próprios parlamentares, o movimento BOLSONARISMO vai se suicidando e enterrando a direita para as eleições de 2026.

Alguns meses atrás, poderia se falar que o Brasil estava num chamado pau a pau para a disputa presidencial de 2026, onde Lula poderia disputar uma eleição apertada, igual a disputa contra Bolsonaro em 2022.

Eis que, após a derrota apertada em 2022, Bolsonaro e seus seguidores, tentaram dar um golpe, que logicamente foi facilmente provado pelo judiciário e pelo amplo material fornecido pelos próprios bolsonaristas suicidas.

As sucessões de, podemos chamar de "burrices", está enterrado a direita para as eleições presidenciais de 2026. 

Ao trabalhar para que os Estados Unidos sancione o Brasil comercialmente  e votassem por anistia e blindagem, os bolsonaristas que tanto se diziam patriotas, mostraram à sociedade brasileira que a máscara caiu e que para a maioria do povo, agora são traidores da pátria e do povo brasileiro.

O BOLSONARISMO não aproveitou a metade do povo que simpatizava com as ideias e preparado um candidato mais moderado e que não seguisse por completo as burrices e loucuras da família bolsonaro e do religioso Silas Malafaia.

Tarcísio, Ratinho, Zema e outros, caíram na cilada de apoiar os planos bolsonaristas, que terminaram se transformando num suicídio político para a direita em 2026, enquanto Lula segue crescendo e ampliando a vantagem no momento certo: um ano antes das eleições.

Lula agora, vence qualquer candidato com sobra, porque para o povo brasileiro, a direita se apegou a pautas antipáticas que defendem a elite da classe política e a diminuição do Brasil frente aos Estados Unidos.

O BOLSONARISMO enterrou a direita.

ATOS PELO PAÍS CONTRA A ANISTIA E BLINDAGEM MANDAM RECADO AO CONGRESSO. AQUI EM NATAL, ATO REUNIU 10 MIL PESSOAS E CONGRESSISTAS QUE VOTARAM NESSAS PAUTAS VÃO SOFRER.


Os atos convocados pelos partidos de esquerda e centrais sindicais neste domingo(21) levaram multidões às ruas de cidades por todo o país, numa demonstração de que a população, que parecia adormecida, não aprovou as últimas votações e posicionamentos dos congressistas a favor da anistia e da blindagem deles mesmo. Ficou bem feio para os deputados que votaram nessas pautas e reacendeu a chama de muitos candidatos novos que pregam mudanças na Câmara Federal.

As multidões que foram as ruas levaram um recado duro para o Congresso Nacional e transmitiram aos políticos que a população poderá virar as costas  àqueles que sem responsabilidade votam pautas contrárias aos interesses da sociedade.

Em Natal, a avenida  Roberto Freire, neste domingo de muito sol, virou um mar de gente que levou a mensagem contra a anistia, blindagem e políticos que votaram nessas pautas.


O Ato,  pode ser um divisor de águas, já que a maioria da população não apoia essas pautas, e na contramão, a maioria dos congressistas do RN votaram contra a vontade desse povo.

Os deputados Girão(PL), Gonçalves (PL), Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson(União Brasil) , Robinson Faria(PP) e João Maia(PP), além do Senador Rogério Marinho(PL) e Styvenson Valentim( PSDB), terão muito trabalho para reverterem o desgaste pelas pautas que apoiam. Antes da votação dessas e outras  pautas que prejudicam ao Brasil, o engajamento em movimentos e redes sociais dos militantes da extrema direita dominavam e dava a sensação que o político estando nesse lado teria maior apoio; no entanto, pesquisas, levantamentos, engajamento nas redes sociais e os atos, vão mostrando que bem mais que a metade da população ficou contra os últimos movimentos da extrema direita.

Dito isto, as campanhas que pregam a mudança nos representantes do Congresso tendem a crescer e deverão surgir nomes novos e fortalecer principalmente novas candidaturas mais ligadas à esquerda e de olho no descontentamento da população.

Dos 8 votos de deputados, apenas Natália (PT) e Mineiro(PT) votaram junto com o sentimento do povo, e esses deputados agora, devem se somar a outros da esquerda, devendo ampliar os eleitos nas eleições de 2026. A direita, terá um grande prejuízo, só elegendo os mais identificados, enquanto novos nomes surpreenderão.

No âmbito nacional, cresceu o interesse no voto para o Legislativo e essa discussão da importância do Congresso Nacional, faz com que o povo reflita mais em quem vai votar, aumentando em muito a possibilidade de muitas mudanças.

Se a esquerda, conseguir manter aquecidos os movimentos de rua e seguir defendendo pautas boas para a sociedade, há grande tendência de ampliar sua representação.

No RN, as duas vagas a mais para deputados federais e seis para deputados estaduais, deverão trazer nomes novos para a Assembléia e Câmara Federal, e o saber se posicionar vai ser importante para os novatos, porque a sociedade acordou e está de olho naqueles  que devem representar a maioria do povo.


Pegou muito mal para esses congressistas que votaram a favor dessa anistia e blindagem, que no final, não devem avançar, nem  serem aprovadas no Senado Federal,  e ainda, representará um grande  prejuízo eleitoral pela péssima imagem  que ficou em cada um que votou nessas pautas.

compartilhe nas redes sociais.