Os atos convocados pelos partidos de esquerda e centrais sindicais neste domingo(21) levaram multidões às ruas de cidades por todo o país, numa demonstração de que a população, que parecia adormecida, não aprovou as últimas votações e posicionamentos dos congressistas a favor da anistia e da blindagem deles mesmo. Ficou bem feio para os deputados que votaram nessas pautas e reacendeu a chama de muitos candidatos novos que pregam mudanças na Câmara Federal.
As multidões que foram as ruas levaram um recado duro para o Congresso Nacional e transmitiram aos políticos que a população poderá virar as costas àqueles que sem responsabilidade votam pautas contrárias aos interesses da sociedade.
Em Natal, a avenida Roberto Freire, neste domingo de muito sol, virou um mar de gente que levou a mensagem contra a anistia, blindagem e políticos que votaram nessas pautas.
O Ato, pode ser um divisor de águas, já que a maioria da população não apoia essas pautas, e na contramão, a maioria dos congressistas do RN votaram contra a vontade desse povo.
Os deputados Girão(PL), Gonçalves (PL), Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson(União Brasil) , Robinson Faria(PP) e João Maia(PP), além do Senador Rogério Marinho(PL) e Styvenson Valentim( PSDB), terão muito trabalho para reverterem o desgaste pelas pautas que apoiam. Antes da votação dessas e outras pautas que prejudicam ao Brasil, o engajamento em movimentos e redes sociais dos militantes da extrema direita dominavam e dava a sensação que o político estando nesse lado teria maior apoio; no entanto, pesquisas, levantamentos, engajamento nas redes sociais e os atos, vão mostrando que bem mais que a metade da população ficou contra os últimos movimentos da extrema direita.
Dito isto, as campanhas que pregam a mudança nos representantes do Congresso tendem a crescer e deverão surgir nomes novos e fortalecer principalmente novas candidaturas mais ligadas à esquerda e de olho no descontentamento da população.
Dos 8 votos de deputados, apenas Natália (PT) e Mineiro(PT) votaram junto com o sentimento do povo, e esses deputados agora, devem se somar a outros da esquerda, devendo ampliar os eleitos nas eleições de 2026. A direita, terá um grande prejuízo, só elegendo os mais identificados, enquanto novos nomes surpreenderão.
No âmbito nacional, cresceu o interesse no voto para o Legislativo e essa discussão da importância do Congresso Nacional, faz com que o povo reflita mais em quem vai votar, aumentando em muito a possibilidade de muitas mudanças.
Se a esquerda, conseguir manter aquecidos os movimentos de rua e seguir defendendo pautas boas para a sociedade, há grande tendência de ampliar sua representação.
No RN, as duas vagas a mais para deputados federais e seis para deputados estaduais, deverão trazer nomes novos para a Assembléia e Câmara Federal, e o saber se posicionar vai ser importante para os novatos, porque a sociedade acordou e está de olho naqueles que devem representar a maioria do povo.
Pegou muito mal para esses congressistas que votaram a favor dessa anistia e blindagem, que no final, não devem avançar, nem serem aprovadas no Senado Federal, e ainda, representará um grande prejuízo eleitoral pela péssima imagem que ficou em cada um que votou nessas pautas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário