Neste domingo (2), aconteceu a 97ª edição do Oscar, prêmio realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A premiação, que é considerada a principal do cinema mundial, ocasionou um momento histórico: o primeiro Oscar para o Brasil.
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, conquistou a estatueta na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa também concorria como Melhor Filme e Melhor Atriz pela atuação de Torres, mas perdeu as duas para “Anora” e Mickey Madison, respectivamente.
“Ainda Estou Aqui” foi a primeira vitória do Brasil, mas sua quinta indicação na categoria de Melhor Filme Internacional. O Brasil, inclusive, é o terceiro país com mais nomeações nesta categoria na América Latina.
A primeira veio em 1963 por “O Pagador de Promessas“. Dirigido por Anselmo Duarte e lançado em 1962, o filme mostra a tentativa de Zé do Burro (Leonardo Villar) de cumprir uma promessa de carregar uma cruz de madeira por um longo percurso até uma igreja.
" O Pagador de Promessas” ganhou a Palma de Ouro, prêmio principal do Festival de Cannes, e é até hoje o único título brasileiro a conseguir essa honraria. No Oscar, no entanto, perdeu para o francês “Les dimanches de Ville d’Avray”.
A segunda indicação do Brasil em Melhor Filme Internacional do Oscar ocorreu na edição de 1996 para “O Quatrilho“. Retratando imigrantes italianos em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul em 1910, o filme é dirigido por Fábio Barreto e conta com nomes como Patrícia Pillar e Glória Pires no elenco. Nesta edição, a estatueta foi para o holandês “A Excêntrica Família de Antônia”.
Já a terceira ocorreu em 1998 com o longa “O Que É Isso, Companheiro?”. O filme compartilha semelhanças com “Ainda Estou Aqui”, como o momento histórico de se passar durante a Ditadura Militar brasileira e contar com Selton Mello e Fernanda Torres no elenco. Dirigido por Bruno Barreto, o longa perdeu o prêmio para o belga-holandês “Karakter”.
Até então, a última indicação do Brasil havia sido por “Central do Brasil“, também de Walter Salles. O filme lançado em 1998 concorreu na 71ª edição do Oscar, em 1999, mas perdeu para o italiano “A Vida É Bela”.
O longa é estrelado pela mãe de Torres, Fernanda Montenegro. Assim como a filha, Fernanda também foi indicada a Melhor Atriz no mesmo ano da indicação do filme a Melhor Filme Internacional. No entanto, ela perdeu para Gwyneth Paltrow, que esteve em “Shakespeare Apaixonado”.
Confira os vencedores do Oscar 2025
Melhor Ator Coadjuvante
Yura Borisov, por “Anora”
Kieran Culkin, por “A Verdadeira Dor” (VENCEDOR)
Edward Norton, por “Um Completo Desconhecido”
Guy Pearce, por “O Brutalista”
Jeremy Strong, por “O Aprendiz”
Melhor Animação
“Flow” (VENCEDOR)
“Divertida Mente 2“
“Memórias de um Caracol”
“Wallace e Gromit: A Vingança”
“O Robô Selvagem”
Melhor Animação em Curta-Metragem
“Beautiful Men”
“In the Shadow of the Cypress” (VENCEDOR)
“Magic Candies”
“Wander to Wonder”
“Yuck!”
Melhor Figurino
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave“
“Gladiador II”
“Nosferatu”
“Wicked” (VENCEDOR)
Melhor Roteiro Original
“Anora” (VENCEDOR)
“O Brutalista”
“A Verdadeira Dor”
“A Substância”
“Setembro 5"
Melhor Roteiro Adaptado
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave” (VENCEDOR)
“Emilia Pérez”
“Nickel Boys”
“Sing Sing“
Melhor Cabelo e Maquiagem
“Um Homem Diferente”
“Emilia Pérez”
“Nosferatu”
“A Substância” (VENCEDOR)
“Wicked”
Melhor Edição
“Anora” (VENCEDOR)
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
Melhor Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”
Ariana Grande, por “Wicked”
Felicity Jones, por “O Brutalista”
Isabella Rossellini, por “Conclave”
Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez” (VENCEDORA)
Melhor Design de Produção
“O Brutalista”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Nosferatu”
“Wicked” (VENCEDOR)
Melhor Canção Original
“El Mal”, de “Emilia Pérez” (VENCEDOR)
“The Journey”, de “The Six Triple Eight”
“Like a Bird”, de “Sing Sing”
“Mi Camino”, de “Emilia Pérez”
“Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late”
Melhor Documentário de Curta-Metragem
“Death By Numbers”
“I am Ready, Warden”
“Incident”
“Instruments of a Beating Heart”
“The Only Girl in the Orchestra” (VENCEDOR)
Melhor Documentário
“Black Box Diaries”
“No Other Land” (VENCEDOR)
“Porcelain War”
“Soundtrack to A Coup D’Etat”
“Sugarcane”
Melhor Som
“Um Completo Desconhecido”
“Duna: Parte 2” (VENCEDOR)
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“O Robô Selvagem”
Melhores Efeitos Visuais
“Alien: Romulus”
“Better Man”
“Duna: Parte 2” (VENCEDOR)
“O Reino do Planeta dos Macacos”
“Wicked”
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
“A Lien”
“Anuja”
“I’m Not a Robot” (VENCEDOR)
“The Last Ranger”
“The Man Who Could Not Remain Silent”
Melhor Fotografia
" O Brutalista” (VENCEDOR)
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Maria”
“Nosferatu”
Melhor Filme Internacional
“Ainda Estou Aqui” (VENCEDOR)
“A Garota da Agulha”
“Emilia Pérez”
“A Semente do Fruto Sagrado”
“Flow”
Melhor Trilha Sonora Original
“O Brutalista” (VENCEDOR)
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“Robô Selvagem”
Melhor Ator
Adrien Brody, por “O Brutalista” (VENCEDOR)
Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido”
Colman Domingo, por “Sing Sing”
Ralph Fiennes, por “Conclave”
Sebastian Stan, por “O Aprendiz”
Melhor Direção
Sean Baker por “Anora” (VENCEDOR)
Brady Cobert por “O Brutalista”
James Mangold por “Um Completo Desconhecido”
Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
Coralie Fargeat por “A Substância”
Melhor Atriz
Cynthia Erivo, por “Wicked”
Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez
Mikey Madison, por “Anora” (VENCEDORA)
Demi Moore, por “A Substância”
Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”
Melhor Filme
“Anora” (VENCEDOR)
“O Brutalista”
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave“
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Ainda Estou Aqui“
“Nickel Boys”
“A Substância”
“Wicked”
Fonte: CNN Brasil
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