Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (26) com as intenções de voto para prefeito de Natal mostra o candidato Carlos Eduardo (PSD) com 44%. Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) estão tecnicamente empatados em segundo lugar com 15% e 14% respectivamente.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Inter TV Cabugi. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Veja os números completos da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes e o partido dos candidatos são apresentados aos eleitores:
• Carlos Eduardo (PSD): 44%
• Paulinho Freire (União): 15%
• Natália Bonavides (PT): 14%
• Rafael Motta (Avante): 4%
• Nando Poeta (PSTU): 1%
• Hero (PRTB): 0%
• Indecisos: 5%
• Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Natal, entre os dias 23 e 25 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-07606/2024.
Fonte: Inter TV
Análise da pesquisa
A pesquisa mostra um quadro de números parecidos com a do instituto AgoraSei, divulgada semana passada, onde Carlos Eduardo segue com larga vantagem, com o triplo dos votos do segundo colocado; Paulinho e Natália disputam o segundo lugar e estão empatados na margem de erro.
Levando em conta, outros dados que foram perguntados nessa pesquisa, Carlos Eduardo tem muita vantagem, com o triplo das intenções de votos do segundo colocado, Carlos ainda é o menos rejeitado entre os principais postulantes, e nas entrevistas, o eleitor de Lula e Bolsonaro, na sua maioria, opta por Carlos Eduardo; quem se declara independente , a maioria também opta por Carlos Eduardo.
O Blog A Cidade, avalia que o quadro eleitoral em Natal, no momento, segue para uma decisão em 1⁰ turno com a eleição de Carlos Eduardo, que vem mantendo uma larga vantagem e crescimento; Carlos Eduardo com 44%, tem 10 pontos a mais que todos os candidatos.
Mesmo com o horário eleitoral a se inciar no próximo dia 30 de agosto, pelos dados da pesquisa, o alto percentual de eleitores que dizem já conhecer os candidatos, sugere que poucas alterações acontecerão no cenário para prefeito de Natal .
O Blog destaca que, faltando cerca de 30 dias de campanha, dificilmente haverá alguma mudança no quadro para prefeito de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário