apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - CENÁRIO PREFEITURA A ÚLTIMA CARTA, O ÚLTIMO TIRO DE PAULINHO FREIRE - O HORÁRIO ELEITORAL

 

Paulinho Freire com muitos apoios, mas pouco reflexo no aumento das intenções de votos segundo pesquisas. Foto: Anderson Régis.

Faltando cerca de 40 dias para as eleições em 6 de outubro, Paulinho Freire, detentor do maior tempo de TV e Rádio deve jogar a última carta para tentar mudar o resultado da eleição em Natal. O  tempo da propaganda eleitoral foi distribuído de acordo com a distribuição numérica das bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados, eleita em 2022.

A coligação “Bora Natal “ é integrada por Republicanos, Progressistas, Podemos, PL, União Brasil e Federação PSDB/Cidadania, que juntos somam 281 parlamentares, o que também permitiu ao candidato Paulinho Freire contar com o maior número de inserções – 1.609, no horário eleitoral gratuito até às vésperas das eleições de 6 de outubro.

Os tempos de propaganda dos candidatos a prefeito de Natal na TV e rádio ficaram assim distribuídos, depois de reunião ocorrida na quarta-feira (21), na 2ª Zona Eleitoral de Natal, que funciona na sede do TRE, no Tirol: Paulinho Freire (União), 5m28s; Natália Bonavides (PT), 3m06s; Carlos Eduardo Alves (PSD), 1m01s; Rafael Motta (Avante), 22 segundos.

Os candidatos Nando Cordel (PSTU) e Heró Bezerra (PRTB) não participam do horário eleitoral gratuito, 

 porque os partidos não alcançaram a cláusula da representação partidária na Câmara Federal.

TEMPO DE TV e RÁDIO É IMPORTANTE, MAS NÃO ELEGE CANDIDATO.

Diante dessa distribuição, Paulinho Freire leva boa vantagem no tempo de TV e Rádio, seguido de Natália, e bem distante, Carlos Eduardo.

Citando um, entre muitos exemplos pelo Brasil, temos as eleições presidenciais de 2018: enquanto Bolsonaro tinha 8 segundos, o candidato de maior tempo à época foi Geraldo Alckmin com cerca de 5 minutos; venceu Bolsonaro e Alckmin não foi nem ao segundo turno.

PAULINHO FREIRE: MUITOS APOIOS, MAS NÃO REFLETE COM CRESCIMENTO NAS INTENÇÕES DE VOTOS.

Sem nenhuma dúvida, tem muitos apoios como o de 20 vereadores,  prefeito de Natal, 02 senadores, vários deputados federais e estaduais. No entanto, esses tantos apoios não refletem num aumento das intenções de votos, já que Paulinho patina entre 15 e 20% dos votos , e esse patamar, está estacionado há mais de 2 meses e todo mundo já tendo anunciado o apoio a sua candidatura, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro que veio a Natal pedir voto para ele.

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO - A ÚLTIMA CARTA DE PAULINHO, O ÚLTIMO TIRO 

Já se tentou de tudo para tentar diminuir a diferença para Carlos Eduardo, que vem mantendo o dobro das intenções de votos contra ele e, no momento, Paulinho disputa mesmo com Natália, pelo menos, chegar em segundo  e ter chance de disputar um segundo turno, se tiver. Paulinho hoje torce para crescer e ter mais votos que Natália; a situação não é fácil: crescer e torcer por Natália, Rafael Motta e os outros candidatos; Paulinho hoje torce pelo crescimento de todos os candidatos que disputam contra Carlos Eduardo, por um eventual segundo turno.

Enquanto Carlos Eduardo dispara próximo de vencer em primeiro turno, Paulinho Freire espera desesperadamente que todos os candidatos cresçam,  e a sua última cartada ou tiro , será o horário eleitoral, onde tanto ele como Natália irão atacar Carlos Eduardo. Até o momento, tudo se tentou contra Carlos Eduardo, mas pelo contrário, nas  últimas pesquisas de intenções de votos, o que se viu foi o crescimento de Carlos Eduardo, mostrando que os  apoios, a imprensa  e o apelo financeiro  da campanha de Paulinho, até agora não representam  crescimento.

Carlos Eduardo está nesse momento, com cerca de 54% das intenções dos votos válidos e se eleição fosse hoje, 24 de agosto, vence no primeiro turno.

Carlos Eduardo vem liderando as pesquisas de intenções de votos e faltando 40 dias, os seus 54 % dos votos válidos poderá decretar sua vitória em 1⁰ turno .

Os próximos dias, serão de desespero ou esperança para Paulinho, já que com o horário eleitoral,  que se inicia em 30 de agosto, restará a oportunidade de se apresentar mais ao eleitor; se vai funcionar, só saberemos lá para o dia 10 de setembro.

 Comparada às outras eleições, nunca em Natal ocorreu um fenômeno desse. A eleição mais arrochada das últimas eleições em Natal, foi Carlos Eduardo X Luiz Almir; Carlos Eduardo terminou o primeiro turno com cerca de 37% dos votos contra 31% de Luiz Almir e a disputa foi ao segundo turno, com Carlos  Eduardo vencendo com maioria de 3% dos votos.

O Blog A Cidade procura mostrar aos seus leitores, uma análise técnica baseada em números e históricos de eleições, daí colocamos um ponto de vista, independente de qualquer preferência política ou vícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.