apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA .CARLOS EDUARDO LIDERA FOLGADO, SEGUIDO DE PAULINHO E NATÁLIA, AMBOS MUITO ATRÁS. CARLOS EDUARDO SEGUE FAVORITO E VENCERIA HOJE COM MAIORIA SUPERIOR A 70 MIL VOTOS .

 


A pesquisa O Potengi/Ranking para a prefeitura de Natal confirmou a liderança do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), que aparece com 35,2% na estimulada. 

O deputado federal Paulinho Freire (União) ocupa a segunda colocação, com 19,6% das intenções de voto. Nas terceira e quarta posições, encontram-se Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante), com 14,1% e 7,1%, respectivamente.

Camila Barbosa, do PSOL, pontuou com 0,6%, enquanto Nando Poeta, do PSTU, obteve 0,2% das intenções de voto.

Os votos brancos, nulos e aqueles que não quiseram ou não souberam responder somaram 23,2% na pesquisa.

Realizada entre os dias 24 e 28 de junho de 2024, a pesquisa O Potengi/Ranking entrevistou 1.000 eleitores em todas as quatro zonas da cidade. O estudo está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-07902/2024.

ANÁLISE 

Considerados os números dessa pesquisa, o ex-prefeito Carlos Eduardo continua liderando com bastante folga, já que impõe ao 2⁰ colocado uma diferença de 15,6 %.

Paulinho Freire, com 2 meses do anúncio do  apoio do prefeito Álvaro Dias e que já contava com cerca de 20 vereadores, além de deputados e senadores, chega próximo da casa dos 20%, pela intensificação da pré-campanha desses vereadores e pelo forte apelo do Prefeito Álvaro Dias. Os próximos dias dirão se esse é o teto de Paulinho, já que segundo analistas, todos os vereadores já anunciaram o apoio, reuniram equipes ,  além do prefeito, e desta forma,  pode ter chegado a um teto.

Natália Bonavides, se mantém desde o início de 2023 no mesmo patamar, levando-se em conta a margem de erro.

Rafael Motta, também vem mantendo-se na mesma faixa, levando-se em conta a margem de erro.

Quantificando em votos, a maioria do pré -candidato Carlos Eduardo sobre o segundo colocado é de aproximadamente 70 mil votos.

O Ex-prefeito Carlos Eduardo, segundo analistas, obteve em 2004 cerca de 37% dos votos no 1⁰ turno e essa foi a eleição mais apertada de Carlos. Já com esses 35% em umas pesquisas e 40% em outras, ele parte, mesmo sem grandes apoios, para ultrapassar a faixa dos 40%,  já em 1⁰ turno; a cada nova pesquisa, ele se mantém bem à frente e não se descarta vitória até em 1⁰ turno; ultimamente a população se define por 3 candidatos e o restante pontuam pouco e haverá a definição pelo voto útil,  onde o eleitor vai pra quem tem mais chance.

Sem os votos de Carlos Eduardo, a pesquisa aponta  uma soma dos pré-candidatos em cerca de 41%,   que daria um segundo turno, mas como  23% que se  dizem indecisos, brancos e nulos, não há como cravar que haverá o 2⁰ turno, já que principalmente esses indecisos, podem decidir a eleição.

Se a eleição for para o 2⁰ turno, Carlos já com grande vantagem no 1⁰ turno, dificilmente será alcançado pelo segundo colocado . Carlos Eduardo é o favorito a vencer as eleições de 2024, independente de apoios, já que os principais palanques já estão definidos, o povo já sabe quem são os candidatos e seus apoiadores e nesse momento, o povo já tem na cabeça em quem votará  para Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.