apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2024

FAMILIA JÁCOME EM DOIS PALANQUES. SE FOR CARLOS OU PAULINHO, JÁCOMES GANHAM.

 

Um novo acontecimento vai sacudir a política em Natal.  O líder político e médico Antônio Jácome junto com seu filho e ex -deputado Jacó Jácome deverão fechar apoio ao pré-candidato Carlos Eduardo e Jacó está cotadísimo para ser o vice-prefeito na chapa encabeçada por Carlos.

Setores evangélicos vêem com bons olhos essa composição e  o PSD pode ter acenado positivamente, já que para   essa  composição foram consultadas algumas  bases carlistas que aprovaram o nome de Jacó Jácome como vice.

Interlocutores informaram que uma composição dessas pode ser  um "racha " ou representaria que os Jácomes, estariam em dois palanques e que quem ganhasse, Carlos ou Paulinho, estariam tudo em casa. 

Na Câmara Municipal de Natal, dias atrás , o estresse de alguns vereadores era grande e dão conta que o motivo teria sido que o presidente Ériko Jácome, teria ficado de despachar demandas dos vereadores e no entanto, só teria resolvido as suas próprias pautas; tal acontecimento, foi um mal estar geral na casa legislativa.

Também já noticiado em outros blogs essa composição, aliado à problemática gerada por Ériko, ao não resolver demandas dos vereadores, muitos  ficaram desconfiados com essas movimentações de Ériko Jácome.

A FAMILIA JÁCOME NA POLÍTICA 

Sem mandato hoje, o líder da família Antônio Jácome foi vereador (1989–1991), deputado estadual (1991–1994, 1999–2003, 2006-2014) e vice-governador do Rio Grande do Norte (2003–2007) e deputado federal. Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado estadual e não obteve êxito.

 Jacó Jácome foi vereador com apenas 20 nos, depois deputado estadual e atualmente sem mandato e filado ao PSD.

Outro Jácome  que também já foi vereador foi Osório Jácome.

Em  2016 , o sobrinho Ériko Jácome  se elegeu vereador de Natal, tendo sido reeleito em 2020 e escolhido presidente da Câmara Municipal de Natal desde 2022. Ériko, já chegou inclusive a assumir a Prefeitura de Natal,  em viagens  do atual Prefeito Álvaro Dias e a Vice Aíla.

Com Jacó Jácome  vice de Carlos,  e Ériko Jácome apoiando Paulinho, esse capítulo da política de Natal,  comenta-se que Ériko está igual àquela  parte  da  música que diz " gosto de Juazeiro(Paulinho Freire)  e adoro Petrolina(Carlos Eduardo).

quarta-feira, 26 de junho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA CARLOS EDUARDO SEGUE LIDERANDO FOLGADO PESQUISA PARA PREFEITURA DE NATAL.

 


O Instituto Datavero através da rádio 98 FM, acaba de divulgar mais uma pesquisa para a Prefeitura Municipal de Natal.

O Ex-prefeito Carlos Eduardo lidera na estimulada  com bastante folga  e  tem 36,4%, Paulinho Freire vem em 2⁰  com  20,30%, em 3⁰  Natália Bonavides 12,50%, 4⁰ Rafael Motta 4%,  5⁰ Camila Barbosa 2,4%, 6⁰ Nando Poeta 0,4%; não sabem e não responderam somam 5% e não votam em nenhum dos pré-candidatos teve 19%.

O levantamento DataVero/98FM ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-07262/2024.

Já chegando em julho, O pré-candidato Carlos Eduardo vem mantendo a liderança que ostenta desde o início de 2023 e tem quase o dobro dos votos  do 2⁰ colocado Paulinho Freire,  que recebeu o apoio do atual prefeito Álvaro Dias em 2 de maio. 

A pré-candidata Natália Bonavides  é a mais rejeitada.

Os números da mais recente pesquisa da Datavero consolidam a forte liderança do ex-prefeito Carlos Eduardo,  que ainda é pouco rejeitado: apenas 8,6% , enquanto Natália é rejeitada por 24,9% e Paulinho Freire por  11,4%. Considerando que Carlos Eduardo já foi prefeito de Natal por 4 vezes, a sua baixa rejeição chama a atenção, por ser bem avaliado pela população.

A margem de erro da pesquisa é de 3%, não estando assim, descartada uma possível vitória do ex-prefeito ainda em 1⁰ turno e caso mais algum pré-candidato desista de concorrer, essa possibilidade também existe;  5%  dos entrevistados ,  estão indecisos.

A pré-campanha já chega a um momento com algumas composições já definidas como a chapa Paulinho Freire e Joana Guerra com apoio de Álvaro Dias, lançada há quase   2 meses; Tanto Carlos Eduardo como Natália Bonavides ainda não definiram seus vices que deverão ser oficializados até o prazo final para a realização das convenções partidárias em 5 de agosto.

terça-feira, 18 de junho de 2024

NATAL - VEREADORA MARGARETE RÉGIA PEDE MAIS ATENÇÃO DOS GOVERNOS E DOS POLÍTICOS PARA OS BAIRROS DAS QUINTAS, BOM PASTOR, KM - 6 E COMUNIDADES DO MOSQUITO, SALGADO, BARREIROS E GUARITA.

 


Em recente fala em Sessão Ordinária no plenário da Câmara Municipal de Natal e transmitida ao vivo pela TV Câmara Canal 50.2 ,  a VEREADORA MARGARETE RÉGIA,  chamou a atenção dos Governos Municipal, Estadual, Federal e políticos com mandato, para que olhem com mais atenção para o Bairro das Quintas, Bom Pastor, Km-6 e comunidades do Mosquito, Guarita, Barreiros e Salgado. 

A VEREADORA que viveu sua infância no BAIRRO DAS QUINTAS, externou a sua tristeza pelo esquecimento dessas áreas, cobrando parcerias dos GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL e FEDERAL, como também dos políticos de mandato.

" O BAIRRO DAS QUINTAS é o terceiro ou quarto BAIRRO mais antigo de Natal. Os três  poderes FEDERAL, ESTADUAL e MUNICIPAL não chegam com mais força para ajudar essas comunidades; a gente sempre está observando, acompanhando;  costumo passar também nessa avenida ( av. Industrial  João Francisco da Motta) que está esquecida e  desde o período da copa que foi prometida essa reforma, começou, parou e a obra nunca é concluída. reclama. Além das Quintas, as comunidade do salgado, km 6, Barreiros, Bom Pastor também precisam dessa atenção especial e reclamamos  não só à Prefeitura de Natal, como também ao Governo do Estado para que  possa fazer parceria para ajudar as comunidades". Lembro da épocas boas, a avenida Mário Negocio, uma das mais tradicionais  da nossa  cidade, mas ela é totalmente esquecida e já fizemos um apelo ao Prefeito Álvaro Dias para que ele possa dar uma atenção melhor, melhorando não só  a questão da iluminação, da acessibilidade; as pessoas que chegam pela rua Rio Potengi, rua Campos Limpos,  Mário Lira e outras ruas não tem condições de entrar uma ambulância, para atender aquela população,  que segue para o Mosquito;  e  a gente fica observando cada vez mais,  a indignação da população,  dos moradores daquela região, e sinceramente fico muito triste , nós éramos criança, naquela época que passavam ali pela Mário Negócio, as CARAVANAS e PASSEATAS maravilhosas ,  com calçadas disputadas para receber Aluízio Alves e já nos anos 80 José Agripino,  entrando pela  madrugada, arrastando multidões . Também as pessoas tinham ali suas calçadas altas transformadas em arquibancadas ao ar livre,  começando da Guarita ; na  época de 60 até 86, aqueles trajetos maravilhosos  das campanhas políticas; vemos hoje totalmente esquecida; a gente clama mais uma vez, mostrando a nossa indignação ! .  Próximo ao Hospital Giselda Trigueiro tem uma pracinha, os moradores já nos solicitaram por várias vezes, que a Semsur possa fazer a reforma, é uma pracinha pequena e que precisa do olhar da Prefeitura".

A vereadora MARGARETE RÉGIA enfatizou que o apoio a Natal não é obrigação exclusiva da Prefeitura de Natal, conclamando o apoio do Governo do Estado e dos políticos de mandato, como senadores e deputados federais  " que muitas vezes só olham Natal para pedirem votos, mas, ao passar da campanha, destinam emendas para outros municípios e estados.  Enfatizando sempre, Natal é a Capital do RN e precisa de mais atenção da Governadora Fátima Bezerra , dos senadores , Deputados federais e estaduais.

Na mesma sessão, a vereadora afirmou confiar no prefeito ÁLVARO DIAS para a realização do São João de Natal, mesmo diante das dificuldades financeiras, ele nao esquecerá da nossa cultura regional e   tradição festiva.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

NATAL - CULTURA, ARTES, HISTÓRIA E ESPORTES . Com presença de ministras, Natal recebe Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura. No total, serão três dias de debates, mesas temáticas, oficinas e apresentações culturais

 


A governadora Fátima Bezerra e as ministras Cida Gonçalves (Ministério das Mulheres) e Margareth Menezes (Ministério da Cultura) participam, nesta terça-feira (18), às 10:30, da cerimônia de abertura do I Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, que será realizado no Complexo Cultural Rampa, em Natal.

 O evento pretende promover a troca de experiência entre mulheres fazedoras de cultura, fortalecer organizações e estimular a participação delas na construção de políticas públicas. A programação segue nos dias 19 e 20 de junho. no Complexo Cultural Rampa.

Nos três dias de debates, os inscritos poderão participar de mesas temáticas, oficinas e apresentações culturais. Ao final de cada dia de atividades, estão previstas exibições e performances protagonizadas por mulheres, representantes de diferentes segmentos culturais do Brasil. Além da confraternização, as apresentações são uma forma de valorizar as diversas expressões artísticas realizadas por mulheres em todo o país.

Ao final do seminário, será produzido um caderno temático, com a relatoria do evento e também com a memória dos processos para que o material possa ser usado como apoio em experiências similares que forem realizadas em outras regiões e territórios.

O evento é promovido pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Governo do Rio Grande do Norte, a Secretaria Extraordinária de Cultura e Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte, e apoio do Sebrae-RN e Fundação José Augusto.

*Com informações do Ministério das Mulheres

SERVIÇO:

Confira a programação aqui:

18 de junho (Terça-feira)

Local: Complexo Cultural Rampa

8h30 – Recepção e Credenciamento

9h30 às 10h30 – Apresentações Culturais

10h30 – Cerimônia de AberturaMinistério das Mulheres – Cida Gonçalves; Ministério da Cultura – Margareth Menezes; Governadora do Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra; Parlamentares e Secretárias nacionais e estaduais; Representantes do Sebrae e da sociedade civil.

12h30 às 13h30 – Almoço

13h40 às 15h40 – Mesa 1 – “Mulheres nas políticas públicas culturais”Mediação: Luci Souza – MinCParticipam: Carmen Foro, Brisa Bracchi, Verônica Lima, Marcia Rollemberg, Roberta Martins, Cida Pedrosa

15h30 – Coffee Break

16h10 às 18h10 – Mesa 2: “Ancestralidade, identidade, diversidade e acessibilidade nas práticas culturais brasileiras femininas”Mediação: Mukaíla Manika – MinCParticipam: Ester Corrêa, Isa Meirelles, Jeruse Maria Romão, Keke Bandeira, Maria das Dores do Rosário Almeida (Durica), Mãe Luciene de Oyá, Moara Saboia, Yná Kabe e Wilkflane Fernandes

18h10 às 18h20 – Apresentação Cultural

20h10 – Encerramento

 

19 de junho (Quarta-feira)

Local: Complexo Cultural Rampa

8h30 – Abertura do espaço

9h30 às 10h30 – Mesa 3: “Um Brasil sem misoginia por meio da Cultura”Mediação: Lucimara Cardozo – Ministério das MulheresParticipam: Desiree Tozi, Isolda Dantas, Mary Land Brito (Sec. Extraordinária de Cultura do RN), Olga Aguiar de Melo (Sec. de Estado da Mulher, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMJIDH) e ViViane Martins (Sec. Nacional de Cultura do PT)

10h45 às 12h45 – Mesa 4: “Comunicação para Diversidade Cultural – um Instrumento para um Brasil sem Misoginia”Mediação: Karina Gama – MinCParticipam: Cynara Menezes, Ceci Oliveira, Maíra Bitencourt, Claúdia Maciel e Raquel Eshilley, Emanuely Potiguara

12h45 às 13h45 – Almoço

14h às 16h – Mesa 5: “Economia Criativa como ferramenta de capacitação e emancipação das mulheres”Mediação: Lu Carvalho – MMulheresParticipam: Carol Carvalho, Divaneide Basílio, Lucilene Kalunga, Samela Gomes, Sara Loiola e Verônica Melo (Sebrae)

16h às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h30 – Grupos de Reflexão:1) Mulheres nas políticas públicas culturais e a política cultural para mulheres ( mediação:Luci Souza )2) Ancestralidade, identidade, diversidade e acessibilidade nas práticas culturais brasileiras femininas e ( mediação: Mukaila3) Um Brasil sem misoginia por meio da Política Nacional das Artes ( mediação: Lucimara )4) Mulheres e Cultura: Processos Comunicacionais ( mediação: Karina Gama)5) Economia Criativa 5: ( mediação: Lu Carvalho)

17h30 às 18h30 – Apresentação da Relatoria e dos Grupos de Reflexão

20h30 – Encerramento do evento

NATAL - Prefeitura anuncia programação do São João de Natal 2024

 

Crédito: Foto: Alex Régis

O prefeito Álvaro Dias anunciou na manhã desta segunda-feira (17), no Palácio Felipe Camarão, a programação do São João de Natal 2024. Os festejos ocorrerão em dois fins de semana, na praça Pedro Velho, em Petrópolis, reunindo atrações locais, regionais e nacionais em um grande caldeirão de cultura popular junina. O investimento total é da ordem de R$ 3 milhões. Estiveram junto com o prefeito no anúncio, o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, o secretário de Governo, Johan Xavier e o cantor Rodrigo Alves (ex-bonde do Forró). 

A programação envolve shows musicais gratuitos, Festival de Quadrilhas e incentivos a Arraiás de Rua. Promovido pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), o São João de Natal começa já na quinta-feira (20) sempre a partir das 18h com os shows de Melissa Farias, Arnaldinho Neto, Edyr Vaqueiro e Circuito Musical. Na sexta-feira (21), sobem ao palco Yury Misael, Waldonys, Giannini Alencar e a dupla Mari e Rayane. No sábado (22), é a vez da dupla Pedro & Erick, banda Grafith, cantor Rodrigo Alves e a cantora Aline Reis, encerrando a noitada. Além dos shows e concursos, haverá também diversas opções gastronômicas juninas. A Praça Pedro Velho receberá, ainda, o tradicional Festival Forraço, no sábado, a partir das 16h30, também com entrada gratuita e apoio da Prefeitura.  

“É um momento muito importante para todos nós a realização do São João de Natal. É um festejo que mantém viva a cultura, a tradição e as nossas raízes culturais. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela Prefeitura, como a queda na arrecadação, estou bastante otimista quanto ao sucesso do São João, que também aquecerá a economia do município”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

A expectativa do prefeito é que Natal tenha um grande São João com a participação popular, fazendo valer a história, a cultura e a tradição do povo nordestino, mantendo todas as modalidades as quais a Prefeitura está apoiando: “Nós estamos apoiando as quadrilhas e os arraiás, além dos shows em uma parceria público-privada, mesmo a despeito de todas as dificuldades e obstáculos que tivemos de superar. Realço também a parceria da Prefeitura com a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte e também dos arraiais de rua do município, que somam 40 englobando as quatro regiões administrativas da cidade”. 

O secretário de Cultura do município, Dácio Galvão, também entende que o investimento da Prefeitura no São João fortalece as tradições juninas e a cultura popular. Ele enfatizou a aposta na regionalização dos festejos. “As quadrilhas juninas, por exemplo, viraram um grande espetáculo visual com enredo. Por trás das apresentações tem um trabalho de pesquisa criterioso, além das coreografias, figurinos e adereços. E o prefeito Álvaro Dias resolveu apoiar essa tradição popular já há vários anos. É uma satisfação estar aqui celebrando o lançamento da programação”, ressaltou Galvão.  

Festival de quadrilhas

O São João de Natal 2024 continua na quinta-feira (27) com o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas até o domingo, dia 30, no Palácio dos Esportes. Serão até 25 grupos Juninos, entre Tradicionais, Estilizados e Cômicos. 

No Festival de Quadrilhas Juninas poderão participar grupos de qualquer município do Rio Grande do Norte, sendo convidadas pelo Natal Cultural (projeto incentivado pela Lei Djalma Maranhão). As quadrilhas receberão apoio financeiro para participar do Festival (num total de R$ 373.940,00 de investimento), além das premiações que totalizam R$ 187.000,00. 

As inscrições regulamentos e documentos estarão disponíveis nos próximos dias no www.natal.rn.gov.br e www.blogdafuncarte.com.br. 

ARRAIÁS DE RUA

A Prefeitura do Natal vai selecionar e incentivar 40 arraiás de rua em todas as regiões administrativas da cidade. Cada arraiá irá receber R$5 mil para ajudar no custeio da realização. As inscrições regulamentos e documentos também estarão disponíveis nos próximos dias no www.natal.rn.gov.br.

Programação São João de Natal 

Quinta (20/06)

Melissa Farias

Arnaldinho Neto 

Edyr Vaqueiro

Circuito Musical 

Sexta (21/06)

Yury Misael

Waldonys 

Giannini Alencar 

Mari e Rayane

Sábado (22/06)

Pedro & Erick

Grafith 

Rodrigo Alves

Aline Reis


Fonte: Prefeitura Municipal de Natal



quarta-feira, 12 de junho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 . O MELHOR VICE PARA CARLOS EDUARDO . RAFAEL, NO MOMENTO É O MELHOR.

 


Com a pré-campanha avançando e estando às vésperas da campanha, algumas novas alianças vão se construindo.

A pré -candidata  Natália Bonavides(PT), deverá vir com um nome do MDB para vice. Já Paulinho Freire vem com Joana Guerra.

Carlos Eduardo, ao que parece, tem duas boas opções para a sua vice: Kelps Lima(Solidariedade) e Rafael Motta(Avante). Diante da lógica que cada eleição é uma eleição diferente, no momento,  pelo que escutamos nos quatro cantos da cidade e analisando os números aferidos em pesquisas recentes, não há dúvida que o nome de Rafael Motta (Avante) seria o melhor para compor a chapa.

 Rafael, na última eleição foi candidato majoritário, o que  lhe deu maior visibilidade e pontua hoje na faixa dos 5%. Detalhe seja dito: esses 5% de Rafael  não vence uma eleição, mas a migração desse percentual para Carlos Eduardo pode representar muito.  Sabe-se claramente,  olhando para os números e para as ruas, que a eleição caminha para ser decidida em Natal no 1⁰ turno e uma aliança dessa, de Carlos Eduardo com Rafael Motta,  amplia mais ainda essa tendência apresentada pelas pesquisas e por muitos analistas. 

Algumas lideranças comunitárias,  em contato com o nosso Blog também defendem que essa seria uma aliança para vencer a eleição logo no 1⁰ turno e até nos mostraram isso em números e vamos a esses dados: calcula-se que Carlos Eduardo tem na faixa de uns 40% a 42% e agregando mais uns 3%, dos que dizem hoje optar por Rafael, essa aliança chegaria na faixa dos 45%,  fazendo com que a soma de Paulinho e Natália fiquem abaixo disso.

Todos sabem que só há uma vaga de vice, mas para se vencer eleições, essas alianças são imprescindíveis. com Rafael Motta e Kelps Lima juntos a Carlos Eduardo, o palanque cresce consideravelmente com os nomes e o fato político.

Sem dúvida,  acreditamos que seria importante para Carlos Eduardo, essa aliança com Rafael de vice e Kelps Lima também apoiando,  ajudando na organização da campanha, que faz muito bem.

Essa será uma campanha de poucos candidatos a prefeito e a visão dos partidos está diferente. Se em 2020, todo partido queria lançar um candidato a Prefeito e não funcionou, em 2022 as alianças estão sendo diferentes, com os partidos apoiando um só candidato e formando um grande bloco de apoio.

Não será surpresa, partindo desse desenho, se Carlos Eduardo vier Com Rafael Motta de Vice e Kelps Lima também junto, e dessa forma seria a formação da chapa PSD, AVANTE, SOLIDARIEDADE E DC. Hoje seria a composição ideal. Vamos aguardar, falta muito pouco para essas ou outras definições.

terça-feira, 11 de junho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA. PESQUISA CONSULT/98 FM , TROUXE NÚMEROS PARA VEREADOR EM NATAL; CONFIRA . VEJA TAMBÉM AS AVALIAÇÕES DE ÁLVARO, FÁTIMA E LULA EM NATAL.

 

Vereador de Natal – Intenção de votos – Espontânea - confira abaixo os citados.



Avaliação da gestão de Álvaro Dias

Ótima: 2%

Boa: 24,9%

Regular: 38,7%

Ruim: 15,3%

Péssima: 17,1%

Não sabe: 2%


Aprova: 44%

Desaprova: 43,4%

Não sabe dizer: 12,6%


Avaliação da gestão de Fátima Bezerra

Desaprova: 70,1%

Aprova: 21,9%

Não sabe dizer: 8%


Avaliação da gestão de Lula

Desaprova: 51,2%

Aprova: 42,2%

Não sabe dizer: 6,6%


Maior liderança política de Natal

Álvaro Dias: 15,6%

Carlos Eduardo: 8,8%

Fátima Bezerra: 5,2%

Styvenson Valentim: 2,5%

Wendel Lagartixa: 1,3%

Paulinho Freire: 1%

Rogério Marinho: 0,8%

Demais nomes somados: 5,5%

Não sabe: 45,6%

Nenhum: 13,7%



Fonte: Portal 98 FM

segunda-feira, 10 de junho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA. O EX-PREFEITO CARLOS EDUARDO VENCE NO 1⁰ TURNO E TEM 20% A MAIS QUE O SEGUNDO COLOCADO. ALÉM DE SER LÍDER, CARLOS EDUARDO É O MENOS REJEITADO. VEJA A ANÁLISE DO BLOG BASEADA NOS.NÚMEROS ATUAIS, NAS OPINIÕES DE ALGUNS ANALISTAS E NAS CONVERSAS COM ALGUNS POPULARES.

 

A pesquisa Consult/98 FM divulgada hoje(10), trouxe números da corrida eleitoral de Natal, no cenário estimulado , com a liderança do Ex-prefeito Carlos Eduardo com 38,1%, Paulinho Freire 18, Natália Bonavides 13,5%, Rafael Motta 4,9%, 11,1% Não sabem em quem vai votar e 14% não votará em nenhum.

A pesquisa Consult/98 FM, também aferiu a aprovação dos governos Lula, Fátima e Álvaro Dias. Também aferiu os números para vereador. 

REJEIÇÃO  PARA PREFEITO.

A pesquisa também aferiu a rejeição dos pré-candidatos, com Natália Bonavides sendo a líder de rejeição e Carlos Eduardo, o menos rejeitado. Vamos aos números:

Natália Bonavides :  34,1%

Paulinho Freire: 17,4%

Rafael Motta : 15,6%

Carlos Eduardo: 13,2%

Não sabe dizer : 19,1%

Nenhum: 7,7%

Todos:  10,6%

O levantamento Consult/98FM ouviu 1.000 eleitores entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-04182/2024.

Fonte: Consult/98 FM


ANÁLISE DA PESQUISA


Com o percentual de 38,1% dos votos, Carlos Eduardo lidera com bastante folga e faltando apenas 3 meses e 26 dias para as eleições, venceria no 1⁰ turno, já que a soma de todos os outros pré -candidatos  fica abaixo do percentual do ex-prefeito;  11,1%  não sabe ainda em quem vai votar e se migrar para Carlos Eduardo, aumenta mais ainda a chance de vencer em 1⁰ turno, levando-se em conta que o candidato que ultrapassar os 40% dos votos, dificilmente não vencerá em 1⁰ turno. Outro fator que ajuda a Carlos Eduardo é o fato de ser o menos rejeitado entre todos os pré- candidatos.

A desaprovação de Fátima Bezerra, os índices baixos de Lula e Álvaro Dias em Natal, também são fatores que podem dificultar o crescimento das candidaturas que ambos apóiam; ao que parece, o ex-prefeito Carlos Eduardo flutua sem receber essas rejeições dos governos atuais e possui um recall,  trazendo uma tendência de obter o voto da maioria da população,  independente do viés ideológico; esse viés ideológico pode ser menor que a preocupação nas questões locais, onde a população se preocupa muito em quem vai estar à frente da prefeitura; o fato de Carlos Eduardo ter sido prefeito e bem aprovado, dê mais segurança ao eleitorado, que se preocupa em não eleger alguém que não administrou a cidade. 

O que as pesquisas ainda não perguntaram a população é o porque opta por candidato A ou B. Essa pergunta poderia nortear melhor as opções por cada pré-candidato e aqui procuramos entender os números e as opções da população, de acordo com o que ouvimos do povo  no dia-a-dia. Muitas vezes, os jornalistas e até apresentadores de TV e rádio, pela falta de tempo, não escutam as  comunidades e ficam restritos à opinião de um grupo de pessoas que não representam o povo em geral; Identificar a preferência e o querer da maioria do povo é ser imparcial e analisar tudo de uma forma real, excetuando a sua preferência pessoal.

De acordo com esse e outros institutos,  o Blog analisa que Carlos Eduardo varia num percentual  muito alto, e vem se mantendo sem nenhuma queda, mesmo com anúncios de apoios a outros candidatos,  e isso  o coloca  como favorito absoluto

domingo, 9 de junho de 2024

RN - Quadrilhas juninas do RN resistem às dificuldades e mantêm tradição

 

Apesar de se destacar pelos festivais Nordeste afora, nos últimos anos o Rio Grande do Norte está perdendo força no meio com o fim de grupos juninos. Quadrilheiros cobram incentivos financeiros - Foto: Caio Vini

Falar em São João do Nordeste é remeter ao ritmo, brilho e alegria das quadrilhas juninas. Contudo, mesmo com a sua relevância cultural e econômica, esses grupos têm passado por dificuldades para manter a tradição. No Rio Grande do Norte, se um dia a quantidade chegou a 200 quadrilhas juninas, hoje são apenas 70 em atividade. A redução é um alerta para a falta de incentivos que o segmento necessita. As que se mantém, contam, principalmente com o esforço e dedicação de seus integrantes para manter viva a tradição de um dos maiores festejos do povo nordestino.

O Diretor da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern), Alex Melo, destaca que o Rio Grande do Norte foi pioneiro nos festivais de quadrilhas, mais especificamente no bairro das Quintas, onde surgiu o primeiro grupo estilizado do estado. “A partir daquele início, o Rio Grande do Norte se tornou destaque nas quadrilhas juninas, sendo até hoje um dos estados mais temidos dentro das competições regionais e nacionais”, conta.

Apesar de se destacar no segmento, o estado vem perdendo força nos últimos anos, com o fim de grupos, que levam consigo a tradição junina. “Éramos mais de 200 grupos aqui no estado, hoje restam apenas 70, sendo destes 16 grupos na capital. Sabemos que num amanhã cada vez mais próximo nós poderemos não ter mais nenhum, se continuar assim”, prevê o Alex.

Os quadrilheiros se queixam da falta de investimentos da parte do poder público nos festivais e de incentivos aos grupos. O diretor da Liquajutern destaca que isso também é uma perda econômica, visto que os eventos culturais movimentam a economia do país. “Nós temos dados oficiais do Ministério do Turismo e da Cultura que no ano passado os eventos de quadrilha junina movimentaram 3,3% do PIB do Brasil, enquanto no RN, apenas os seis maiores grupos do estado movimentaram R$1,25 milhão. Vendo números tão significativos nos faz questionar a razão para não haver investimento público no setor, enquanto os estados vizinhos estão investindo de 2 a 3 milhões nos eventos”, enfatiza Alex.

Ele também aponta dados da própria Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Norte, de que no período de abril a julho a violência entre jovens e adultos despenca. Para ele, as atividades dos grupos juninos contribui com o bom índice. “O jovem e o adulto quando estão dentro das quadras ensaiando, estão ocupados em fazer cultura popular e participar da tradição do estado” diz ele.


Esse efeito social dos grupos de quadrilhas também é defendido por Marco Aurélio, que presidente a Quadrilha Junina Rei Do Baião. Ele diz que as quadrilhas organizadas se preocupam além da dança, em oferecer aos jovens quadrilheiros outras atividades que os afastam da violência. “Sempre fico percebendo os jovens pelo bairro e escola onde trabalho e convido eles a participarem da quadrilha. Por nem todos terem interesse, iniciei também escolinhas de vôlei e futebol masculino e feminino, pois o que me interessa mesmo é conseguir tirar os jovens das ruas, para que não entrem para a criminalidade ou atividades ilícitas”, conta o quadrilheiro.

O irresistível chamado para a dança

Foi a felicidade destacada nos semblantes dos apaixonados pelas quadrilhas que atraiu Felipe Pereira a entrar para o grupo de quadrilhas. Após anos vendo a satisfação de amigos e familiares com a entrega à dança junina, o jovem decidiu que 2024 seria o seu ano de entrar para o mundo das quadrilhas. “Tinha muito receio com os passos de dança, achei que nunca conseguiria, mas resolvi tentar mesmo assim, pois sentia a necessidade de pertencer a um grupo como vi as pessoas ao meu redor pertencendo”, conta Felipe, que estreará na Quadrilha Junina Rei Do Baião.

Felipe conheceu o grupo ainda criança, quando via as primas mais velhas ensaiando e viajando pelo estado para participar dos festivais. “Hoje estou completamente satisfeito com a minha decisão, e agora com a aproximação do início das apresentações, eu só quero sentir a emoção que todos falam que sentem quando entram nas quadras”, destaca o jovem.

A atração que o movimento e alegria gerava nos participantes também foi o que levou Eugênio Igor a embarcar na vida de quadrilheiro. “Eu via meus amigos participando dos eventos, desmarcando compromissos para estarem em ensaios, ficando curioso para saber como seria participar também. Desde o dia em que iniciei eu nunca mais parei, há 10 anos está fixada na minha rotina”, relata.

Ele também acredita que as quadrilhas são importantes para as comunidades pois tiram os jovens das ruas, diminuem as chances de entrarem para a criminalidade. “Por isso acredito ser tão importante o fortalecimento da tradição, o fomento à essa forma de representação cultural dentro do estado”, destaca Eugênio.

E uma vez quadrilheiro, sempre quadrilheiro. Foi assim que, entendendo a importância do resgate da cultura nordestina que as quadrilhas representam, Jéssica Beatriz retornou para a dança após passar anos afastada. O período em que se distanciou foi para cuidar da família, mas diz que o amor pela dança a fez querer voltar. “O momento que eu encontro meus amigos é nos ensaios da quadrilha. Passamos tanto tempo juntos, tantos encontros para ensaios e alinhamentos, que já tenho todos como uma família mesmo”, comenta.

Jéssica Beatriz e Eugênio Igor são a rainha e o rei da quadrilha que dançam e dizem que o amor pela tradição é o que os motiva – Foto: Amanda Vieira

Para ela, quem não vivencia o universo das quadrilhas juninas pode não entender o apego que os integrantes demonstram. “Só vivendo para saber a sensação mesmo”, frisa Jéssica. Ela e Eugênio representam o Rei e Rainha (do milho) no Grupo Junino Coração Matuto.

Mais um grupo está encerrando atividades

A dificuldade de manter viva a tradição, narrada pelo presidente da Liga das Quadrilhas Juninas no Estado fica evidente na Quadrilha Junina Balão Dourado. Neste ano de 2024, o grupo encerrará suas atividades.

“Nós costumamos levar as apresentações do grupo para além do RN, então o que já não é barato encarece ainda mais”, destaca Thaísa Lira, que está na quadrilha há 20 anos. Ela diz que o grupo precisa de quase R$ 500 mil para manter as atividades, com uma estrutura de três ônibus, dois caminhões e três bandas para as apresentações.

A Balão Dourado foi fundada em Março de 1997 e registrada seis anos depois. Thaisa conta que o seu chamado para o grupo veio ainda criança, quando via as pessoas com os vestidos esvoaçantes e se imaginava um dia poder usar eles. Foi lá que ela formou seu ciclo de amigos que considera como uma família. “Depois de muito sonhar eu entrei na quadrilha aos 17 anos e desde então nunca parei, mesmo com as dificuldades que foram surgindo.

Nunca cogitei abandonar. A quadrilha me ajudou e me amparou em momentos difíceis da minha vida, por isso me doi tanto imaginar a minha vida sem o meu grupo”, destaca a quadrilheira que pretende parar com a dança junto com o grupo.

Terapia

A dança também funciona como terapia, como ocorreu com Karoline Oliveira, que encontrou nas quadrilhas a ajuda que necessitava para restaurar sua saúde mental. “Tenho certeza que foi a dança que me salvou. Além de ter vivido fortes episódios de ansiedade, eu estava entrando num quadro depressivo quando a dança me resgatou. Sei que é na dança que eu extravaso toda a minha energia”, conta Karoline, que está na quadrilha Junina São João desde 2017.

“Como quadrilheira, nós buscamos recuperar essa tradição junina que nós vemos como de extrema importância para a cultura não só do Nordeste como também do Brasil, já que é uma atividade que, além do impacto social e cultural, também tem grande impacto econômico para costureiras, músicos, e até mesmo os vendedores ambulantes dos locais dos eventos”, frisa Karoline.


Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 5 de junho de 2024

NATAL - PASTOR RUBENS É PRÉ -CANDIDATO A VEREADOR EM NATAL PELO UNIÃO BRASIL. CONHECIDO INTERNACIONALMENTE PELO PROJETO SENTINELAS DE CRISTO, BUSCARÁ NA CÂMARA MUNICIPAL AJUDAR AS PESSOAS A TER UMA VIDA MELHOR NAS COMUNIDADES.

 


Pastor Rubens, muito conhecido pelo projeto Sentinelas de Cristo, que salvou milhares de vidas ao evitar suicídios na Ponte Newton Navarro, buscará uma vaga na Câmara Municipal de Natal agora em 2024.



O seu trabalho com o projeto Sentinelas de Cristo, em parceria com a iniciativa privada,  instalou uma rede de proteção na ponte, evitando milhares de suicídios, reduzindo em 90%. Já   o projeto Transformando Vidas,  ajuda dependentes químicos a se socializarem voltando ao convívio normal com a sociedade. 

Além desses dois projetos,  fundou igrejas, é presidente da Assembleia de Deus Milagres e prega os ensinamentos da Bíblia como regra de fé e para atitudes corretas das pessoas.um ser humano. 

" Um bom político de centro direita, acredita que a Bíblia é a base de regra e fé que todos devem seguir para poderem viver uma vida digna , e  a política precisa de pessoas que estejam bem preparadas e bem intencionadas no intuito de ajudar realmente o povo a ter uma vida melhor em suas respectivas comunidades " destaca o Pastor Rubens.

Rubens é  é natalense, morou  em Petrópolis,  Candelária, Potilândia, Ponta Negra, Santa Catarina e na Redinha;   É filho do ex-jogador do América/RN,  Washington Xavier Amâncio, que em 1975, marcou o gol da vitória em cima do Vasco da Gama, no São Januário, e que foi considerada uma das maiores zebras do futebol, deixando um apostador milionário à epoca.


Pastor Rubens é filho do ex jogador Washington (América)

Pastor Rubens,  conhece bem Natal, é um grande empreendedor, tem grandes projetos que funcionam e tem a vontade de fazer e trazer novas idéias  para Natal .



segunda-feira, 3 de junho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA. O EX-PREFEITO CARLOS EDUARDO SEGUE LIDERANDO COM VITÓRIA FOLGADA EM PRIMEIRO TURNO.

 


 O Instituto Agorasei estimulou para os entrevistados quatro nomes de possíveis candidatos a prefeito de Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo aparece na primeira colocação, com 43,9% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem juntos Paulinho Freire, com 12,4%, e Natália Bonavides, com 12,3% de citações. Rafael Motta é o último, com 4,8% da preferência dos entrevistados.

As pessoas ouvidas que afirmam votar branco ou nulo são 17,9%, enquanto aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 8,7%.

Sobre a pesquisa 

A pesquisa foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de maio passado e ouviu 800 eleitores de 16 anos de idade e acima, em todas as zonas do município do Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Está registrada no TSE com a identificação RN-06252/2024.

Fonte: Blog do FM


ANÁLISE DA PESQUISA

Pelos números da pesquisa, Carlos Eduardo projeta,  no momento,  uma maioria de 134 mil votos sobre  o segundo colocado, o deputado Paulinho Freire. Carlos Eduardo tem 59,80% dos votos válidos e vence no primeiro turno. A soma de todos os outros candidatos atinge 29,5%; Carlos Eduardo com 43,9%, impõe uma maioria sobre a soma de  todos os pré-candidatos de 14,4% .

Faltando 4 meses para a eleição, está desenhada que a eleição em Natal será definida em 1⁰ turno .



CASO SINHAZINHA DO BOI - POLÍCIA . Caso sinhazinha do Boi já tem 5 presos e 11 crimes investigados; entenda

 


Pelo menos três delegacias estão envolvidas na investigação que passa pela morte da mulher que foi personagem importante do festival de Parintins

O inquérito sobre a morte da ex-sinhazinha do Boi Garantido investiga dez crimes envolvendo familiares de Djidja Cardoso e funcionários de um salão de beleza e de uma clínica veterinária.

Além do homicídio com dolo eventual da influenciadora, há ainda a apuração de crimes relacionados ao tráfico de drogas, cárcere privado e aborto.

Na tarde dessa sexta-feira (31/5) a polícia prendeu a quinta pessoa apontada como participante de um esquema ilegal que envolvia uma seita religiosa e o uso de anestésico de cavalos para fins alucinógenos.

A CNN obteve acesso ao inquérito de 238 páginas sobre a morte da antiga personagem do festival de Parintins. Ele traz uma série de depoimentos de pessoas relacionadas com o grupo, além de fotos e vídeos que mostram a ketamina, ou cetamina, substância usada como anestésico para animais de grande porte.

Os investigadores já recolheram provas que apontam para um esquema ilegal que envolvia uma seita familiar, um salão de beleza e uma clínica veterinária.

Os indícios apontam para que a ex-sinhazinha era membro de uma espécie de grupo religioso que a intitulava “Maria Madalena”. O irmão dela seria “Jesus” e a mãe dos dois, a figura de “Maria”.

O irmão e a mãe de Djidja foram presos, assim como outros três funcionários — uma gerente, um maquiador e uma maquiadora — do salão de beleza da família. Ao todo, cinco pessoas estão detidas pela participação no esquema.

Contra o irmão de Djidja, Ademar Farias Cardoso Neto, há várias acusações. Ele teria sido responsável pelo estupro, cárcere privado, sequestro e aborto de uma namorada, que também foi envolvida nas ações da seita “Pai, Mãe e Vida”. A CNN tenta contato com a defesa de Ademar.

Como a ketamina é uma substância de uso restrito para veterinários, a clínica que supostamente fornecia o item para a seita também está sendo investigada.

Neste caso, há o crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Os policiais incluíram também no inquérito os crimes de tráfico e associação ao tráfico.

Contra os supostos líderes da seita, mãe e irmão de Djidja, há ainda acusações de charlatanismo e curandeirismo. Basicamente, o inquérito estava avançado pois o tráfico do anestésico de cavalos já estava sendo investigado. A morte de Djidja só teria acelerado esse processo.

Veja abaixo a lista de crimes investigados:

homicídio com dolo eventual

tráfico de drogas

associação para o tráfico

perigo para a vida ou saúde de outrem

falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais

aborto provocado sem consentimento da gestante

estupro de vulnerável

charlatanismo

curandeirismo

sequestro e cárcere privado

constrangimento ilegal


Fonte: CNN Noticias

domingo, 2 de junho de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 . KELPS LIMA DIZ QUE GESTÃO APROVADA DE CARLOS EDUARDO O FEZ MUDAR DE OPINIÃO E QUE TODOS OS PALANQUES HOJE, TEM PESSOAS QUE JÁ SE CRITICARAM. O PALANQUE DE CARLOS EDUARDO DEVERÁ SER O CAMINHO DE LIDERANÇAS POPULARES.

  


O ex-deputado Kelps Lima durante uma entrevista a rádio 98 FM,  afirmou que mudou de opinião com relação à gestão Carlos Eduardo, a partir do momento da  aprovação de grande parte da população.

Kelps Lima foi candidato à prefeito de Natal contra Carlos Eduardo e Álvaro Dias, perdendo as duas eleições em primeiro turno para ambos.

Kelps também emendou que os palanques das eleições em Natal, em todos, tem pessoas que já se criticaram no passado.




As eleições de Natal, no momento, estão nas últimas definições de seus palanques e mostram que as alianças desse pleito  não obedecerão os palanques de 2022. Uma realidade bem nítida: cada eleição é um novo momento, e em cada palanque, não há quem não tenha criticado um ao outro.

Kelps Lima tem conversado bastante com o ex-prefeito Carlos Eduardo, e tudo indica, deverá fechar aliança. Há muitos rumores de outros apoios de peso à pré -campanha de Carlos Eduardo que deverão ser anunciados.

No momento, o palanque de Paulinho Freire tem os apoios mais expressivos, no entanto, liderando as pesquisas com larga vantagem e apoio popular, o palanque de Carlos Eduardo deverá ser o caminho de outras fortes lideranças e com bastante apoio popular. Buscam assim, apostar no histórico que quem vencerá é o que está na cabeça do povo .


Fonte: vídeo da 98 FM .

MOSSORÓ - FESTEJOS JUNINOS . O Pingo da Mei Dia”, que abriu os festejos do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2024, reuniu mais de 230 mil pessoas neste sábado (1), no Corredor Cultural. As informações são da Prefeitura de Mossoró.

 


Segundo o poder público, as equipes de engenharia da Prefeitura trabalharam em conjunto com a comunicação para chegarem ao resultado. Foram utilizados drones simultaneamenteao longo do percurso e os dados fotográficos aéreos foram analisados por engenheiros que chegaram ao total de público.

Na segurança, não houve nenhum registro grave de violência. O “Pingo da Mei Dia” contou com 1.420 agentes de segurança, incluindo a Polícia Militar, Civil, Polícia Penal, Bombeiros Militares e Civis, brigadistas, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, agentes de trânsito, ITEP, Guarda Civil Municipal e segurança privada.

Atrações musicais

O Pingo da Mei Dia contou com seis trios elétricos que percorreram o Corredor Cultural. Esse ano, o percurso foi ampliado, chegando até a Praça de Esportes.

Além de Bell Marques, Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon, também se apresentaram ao longo da festa Guto Fortunatto, Nataly Vox, Caroline Melo, Darlan Dias, André Luvi, Aline Reis, Forró dos 3, Nilson Viana, Banda Inala e Dan Ventura.


Fonte: Tribuna Do Norte.

compartilhe nas redes sociais.