A pesquisa Consult/98 FM divulgada hoje(10), trouxe números da corrida eleitoral de Natal, no cenário estimulado , com a liderança do Ex-prefeito Carlos Eduardo com 38,1%, Paulinho Freire 18, Natália Bonavides 13,5%, Rafael Motta 4,9%, 11,1% Não sabem em quem vai votar e 14% não votará em nenhum.
A pesquisa Consult/98 FM, também aferiu a aprovação dos governos Lula, Fátima e Álvaro Dias. Também aferiu os números para vereador.
REJEIÇÃO PARA PREFEITO.
A pesquisa também aferiu a rejeição dos pré-candidatos, com Natália Bonavides sendo a líder de rejeição e Carlos Eduardo, o menos rejeitado. Vamos aos números:
Natália Bonavides : 34,1%
Paulinho Freire: 17,4%
Rafael Motta : 15,6%
Carlos Eduardo: 13,2%
Não sabe dizer : 19,1%
Nenhum: 7,7%
Todos: 10,6%
O levantamento Consult/98FM ouviu 1.000 eleitores entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-04182/2024.
Fonte: Consult/98 FM
ANÁLISE DA PESQUISA
Com o percentual de 38,1% dos votos, Carlos Eduardo lidera com bastante folga e faltando apenas 3 meses e 26 dias para as eleições, venceria no 1⁰ turno, já que a soma de todos os outros pré -candidatos fica abaixo do percentual do ex-prefeito; 11,1% não sabe ainda em quem vai votar e se migrar para Carlos Eduardo, aumenta mais ainda a chance de vencer em 1⁰ turno, levando-se em conta que o candidato que ultrapassar os 40% dos votos, dificilmente não vencerá em 1⁰ turno. Outro fator que ajuda a Carlos Eduardo é o fato de ser o menos rejeitado entre todos os pré- candidatos.
A desaprovação de Fátima Bezerra, os índices baixos de Lula e Álvaro Dias em Natal, também são fatores que podem dificultar o crescimento das candidaturas que ambos apóiam; ao que parece, o ex-prefeito Carlos Eduardo flutua sem receber essas rejeições dos governos atuais e possui um recall, trazendo uma tendência de obter o voto da maioria da população, independente do viés ideológico; esse viés ideológico pode ser menor que a preocupação nas questões locais, onde a população se preocupa muito em quem vai estar à frente da prefeitura; o fato de Carlos Eduardo ter sido prefeito e bem aprovado, dê mais segurança ao eleitorado, que se preocupa em não eleger alguém que não administrou a cidade.
O que as pesquisas ainda não perguntaram a população é o porque opta por candidato A ou B. Essa pergunta poderia nortear melhor as opções por cada pré-candidato e aqui procuramos entender os números e as opções da população, de acordo com o que ouvimos do povo no dia-a-dia. Muitas vezes, os jornalistas e até apresentadores de TV e rádio, pela falta de tempo, não escutam as comunidades e ficam restritos à opinião de um grupo de pessoas que não representam o povo em geral; Identificar a preferência e o querer da maioria do povo é ser imparcial e analisar tudo de uma forma real, excetuando a sua preferência pessoal.
De acordo com esse e outros institutos, o Blog analisa que Carlos Eduardo varia num percentual muito alto, e vem se mantendo sem nenhuma queda, mesmo com anúncios de apoios a outros candidatos, e isso o coloca como favorito absoluto
Nenhum comentário:
Postar um comentário