apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - DECISÕES DE ÁLVARO DIAS E PAULINHO FREIRE SÃO AGUARDADAS.

 


O Cenário das eleições em Natal aguarda duas decisões mais importantes para sabermos os times das eleições em Natal.

PAULINHO FREIRE

As conversas são de que cerca de 18 vereadores defendem uma candidatura própria de Paulinho, mas existem outras conversas de que comporia a chapa encabeçada pelo ex-prefeito e líder absoluto das pesquisas Carlos Eduardo; Paulinho estaria disposto a ser candidato, porém aguarda outras definições como a do atual prefeito Álvaro Dias e a união de um grande grupo em torno do seu nome,  ou comporia indicando o vice pelo União Brasil na chapa de Carlos Eduardo.

ÁLVARO DIAS

Com sua gestão bem avaliada pelas últimas pesquisas, Álvaro Dias ainda não diz qual o caminho deverá seguir, quem apóia e diz ainda ser cedo para definir, muito embora as pesquisas eleitorais apontarem uma manutenção da liderança do ex-prefeito Carlos Eduardo com mais de 30%.

A cada entrevista do atual prefeito, as especulações vão aumentando e vão desde o seu possível apóio à sua secretária Joana Guerra, o secretário Rafael Mota, um apoio à Paulinho Freire e há até a possibilidade de indicar um vice na chapa de Carlos Eduardo.

PAULINHO FREIRE E ÁLVARO DIAS

Segundo alguns observadores da política em Natal, caso Paulinho Freire opte por não ser candidato a prefeitura, indicaria o vice de Carlos Eduardo, mas existe outra situação: caso Paulinho não compor a chapa com Carlos Eduardo, Álvaro Dias poderia indicar o vice,  e aí teríamos outro cenário eleitoral.

Dessa forma, são aguardadas as decisões de Paulinho Freire e Álvaro Dias,  e pelo andamento, quando um ou o outro tomarem a decisão, teremos um quadro real sobre os principais candidatos a Prefeitura de Natal.

Enquanto isso ...

CARLOS EDUARDO  e NATÁLIA BONAVIDES

Carlos Eduardo lidera bem as pesquisas e falta decidir com qual time vai para a eleição; a escolha de seu vice poderá  consolidar uma uma eleição para o ex- prefeito que pontua com cerca de 30% na liderança isolada das pesquisas; já é um forte candidato, favoritíssimo, mas é inegável que um vice indicado por Paulinho ou Álvaro fortalece o seu projeto e até definindo a eleição em 1⁰ turno.

Natália Bonavides é a candidata natural do PT e a pelas últimas pesquisas se encontra com cerca de 10%; Natália tem a seu favor o histórico do PT em Natal de sempre atingir cerca de 20% dos votos  e espera aliar seus votos  somados à imagem do atual presidente Lula; os correligionários de Natália acham que esse é o melhor momento do PT no RN, já que o partido tem a governadora e o presidente.

Os observadores do cenário em Natal, avaliam que tanto Carlos Eduardo como Natalia Bonavides são os candidatos que já tem uma imagem na cabeça do eleitorado natalense e é muito provável serem os principais candidatos. Um terceiro nome sendo lançado, não se sabe se emplacará e vai depender disso, para ter ou não o 2⁰ turno.

Pela análise do Blog A Cidade, o terceiro candidato se não somar mais de 10% dos votos, tendo os primeiros na faixa de 33 a 37%, o segundo atingindo de 20 a 25%, a eleição poderá sim ser dicidida em 1⁰ turno e as decisões de Paulinho Freire e Álvaro Dias poderão decidir a eleição principalmente de Carlos Eduardo, já que o eleitor parece estar encaminhado a votar no ex-prefeito e um desses apoios se somando é a consolidação da vitória, podendo já ser em 1⁰ turno, ou no segundo, já que em Natal, nunca quem ganhou no 1⁰, perdeu no segundo turno.

Janeiro é um mês sem muitos fatos políticos, fevereiro já é Carnaval e de março a outubro são apenas 6 meses e se tanto Paulinho Freire como Álvaro Dias, não se decidirem, terão os seus eleitores se decidindo pelos que já estão postados.

Outra situação que vai ter importância nos apoios vai ser a formação das chapas proporcionais dos vereadores; cerca de 15 vereadores ainda não sabem por qual partido serão candidatos. Alguns  aguardam também as decisões de Álvaro Dias e Paulinho Freire,  terão o mês de março como janela partidária e 6 de abril é o prazo máximo para estar filiado e ser candidato nas eleições de 2024; as chapas proporcionais vão dar muita dor de cabeça e os candidatos estarão preocupados com suas eleições. O candidato a Prefeito poderá também agregar alguns apoios na costura com esses candidatos a vereador, fazendo uma boa costura que agrade-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.