apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Pitada de História: O Repórter Esso

 Pitada de História: O Repórter Esso



O Seu Repórter Esso, foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira e seguia a versão americana do programa chamada de "Your Esso Repórter". Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos. O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil.

O programa inicialmente foi criado para fazer a propaganda da guerra americana direcionada ao povo brasileiro.

Iniciou sua atividade em 1941 apoiado pelo presidente Getúlio Vargas e sob a orientação do Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP. Foi um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía em suas várias edições diárias, uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.. As famílias se reuniam no entorno do rádio para ouvirem as noticias do Repórter Esso.

Noticiou com exclusividade o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 pelo fato de a empresa patrocinadora ter amplo trânsito no Palácio do Catete. Em 1957, cobriu a explosão da Bomba de Hidrogênio. Em 1959 informou que Fidel Castro venceu a  Revolução Cubana. Foi nesse programa que o deputado Rubens Paiva fez o famoso discurso contra o golpe, no dia 1º de abril de 1964.

Na televisão, o noticiário foi apresentado pela última vez em 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi e na TV Record .


Fonte: Enviado por Ricardo Tersuliano (Cobra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.