Mesmo a pesquisa mostrando Carlos Eduardo estando bem à frente e Natália Bonavides mantendo a segunda posição, alguns dados da recente pesquisa Seta desta terça-feira, animaram os torcedores de diversas candidaturas como a do deputado Girão, do deputado Paulinho Freire e do comunicador Bruno Giovani.
O deputado Girão pontuou num cenário com 7,7%, Bruno Giovani com 7% e o deputado Paulinho Freire com 6,2% ; Nessa pesquisa, os três já pontuam mais que Rafael Mota com 5,8%; em outro cenário, colocando quatro candidatos em disputa, Carlos Eduardo, Natália, Paulinho Freire e Bruno Giovanni, mantém-se Carlos na dianteira, mas Paulinho Freire chega a atingir 10,7% , se aproximando já de Natália Bonavides, neste cenário com 14%.
Com esses dados, se viu uma animação das candidaturas contra Carlos Eduardo e Natália Bonavides. Como em Natal a eleição poderá ter segundo turno, é muito aguardada algumas definições e a principal é a de quem será o candidato apoiado pelo prefeito Álvaro Dias. Nessa pesquisa, mesmo sem uma definição dele, mas por sempre ventilar o nome de Joana Guerra, ela pontuou com 3,2%; segundo fontes, o prefeito não diz o caminho a seguir e existe várias possibilidades, de lançar um nome novo ou até apoiar os nomes já lançados; Álvaro tem se movimentado inclusive para montar no seu partido, o Republicanos, uma chapa com um número expressivo de vereadores, que alguns dizem ter 9 vereadores, outros dizem ter 4 e tenta segurar esses vereadores para que se decidam somente quando ele decidir qual prefeito irá apoiar.
O deputado Paulinho Freire com crescimento nas últimas pesquisas e com muitos apoios no legislativo municipal, parece estar também bem animado em enfrentar o páreo; Outro muito animado é o comunicador Bruno Giovani que recentemente filiou-se ao PSDB.
Com a possibilidade da eleição em Natal ser disputada em dois turnos, os partidos analisam as possibilidades de saírem com candidaturas próprias no 1⁰ turno, se coligarem, ou aguardarem o 2⁰ turno e decidirem a quem apoiar.
Por enquanto, faltando um ano para as eleições, outubro entra num cenário de Carlos Eduardo liderando bem a frente, Natália Bonavides segurando a segunda posição, mas já no retrovisor um embolado de candidatos como Girão, Paulinho Freire e Bruno Giovani, que pela pesquisa Seta, estão na disputa pelo 3⁰ colocado e suas torcidas se animaram com a possibilidade de um crescimento maior ainda nos próximos meses.
Um fator que poderá ajudar ou prejudicar algumas candidaturas será a aprovação ou reprovação dos principais apoiadores. A pesquisa Seta mostrou esses números de aprovação e rejeição em Natal de Álvaro Dias, Fátima Bezerra e Lula; um candidato apoiado por Álvaro ou Fátima e Lula poderá ser beneficiado ou não por esse espelhamento?
A expectativa vai aumentando sobre as candidaturas, deverá ter uma pausa entre as festividades de final de ano e carnaval e após isso, como de costume, entre março e abril, haverá a correria de montagem das chapas de vereadores e nesse mesmo momento, as pesquisas também dirão como estarão os pré-candidatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário