apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

domingo, 30 de abril de 2023

PARAGUAI - Santiago Peña é eleito presidente do Paraguai

 


Com quase 93% das urnas apuradas, Peña alcançou 43,04% dos votos; não há segundo turno no país

O candidato governista Santiago Peña, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai. A eleição no país vizinho ocorreu neste domingo (30).

Com quase 93% das urnas apuradas, Peña alcançou 43,04% dos votos, enquanto seu principal adversário, Efraín Alegre, chegou a 27,49%. Diferentemente do que ocorre no Brasil, não há segundo turno no Paraguai.

O cenário mostrou um erro nas pesquisas de intenção de voto. Um levantamento da AtlasIntel realizado neste domingo mostrava um empate técnico, com Efraín Alegre levemente à frente de Peña, com 37,6% a 36% (margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos).

Com o resultado, o Partido Colorado segue sua hegemonia na política paraguaia, com uma breve interrupção entre 2008 e 2012, quando o esquerdista Fernando Lugo ocupou a presidência do país vizinho. Ele deixou o cargo após um processo de impeachment.

Contexto internacional

As eleições no Paraguai são de grande interesse para o governo brasileiro, já que os dois países são proprietários da usina hidrelétrica de Itaipu. Durante a campanha eleitoral, Peña não foi muito explícito sobre qual seria sua postura em relação às negociações do tratado da binacional.

Historicamente, o Paraguai reivindica melhores pagamentos pela energia excedente que for gerada pela usina, mas Peña não foi claro sobre como pretende abordar esta questão neste ano, em que está prevista uma revisão de parte do tratado que calcula o custo da tarifa para ambos os países.

Outro detalhe importante é que o Paraguai é o único país da América do Sul que reconhece Taiwan como um país, e isso pode ser um impasse para os anseios do Mercosul.

Em janeiro, durante reunião bilateral, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, mencionaram a intenção de iniciar negociações entre o Mercosul e a China para o estabelecimento de um tratado de livre comércio.

Porém, com o Paraguai reconhecendo Taiwan como um país, isso impede a negociação. O governo paraguaio, inclusive, sofre pressão de produtores rurais para estabelecer relações com a China. Sem esse tipo de relação, as exportações para China são feitas via Brasil ou via Argentina, o que acaba acarretando em perda de dinheiro.

O agora presidente eleito Santiago Peña já disse que é possível manter um reconhecimento de Taiwan e, ao mesmo tempo, manter relações diplomáticas com a China.

O cientista político Cristiano Noronha, da Arko Advice, reforça que as negociações acerca da hidrelétrica de Itaipu “já resultaram em recente aumento do preço da energia que o Brasil paga para o Paraguai”.

“O presidente Lula tem definido a questão desta negociação envolvendo o Mercosul e a União Europeia como fundamental. Então, a definição do presidente do Paraguai obviamente acaba interferindo nisso, porque eventualmente o Paraguai pode até colocar isso como condição nesta negociação, do preço da energia de Itaipu”, avalia.

Noronha destaca que é preciso também analisar a conjuntura geopolítica, principalmente a questão envolvendo Taiwan. “O Paraguai cobra um investimento mais forte de Taiwan: havia uma promessa no começo do ano de um investimento de US$ 1 bilhão, que acabou não sendo efetivado até o momento.”

Segundo o analista, esse investimento é considerado como fundamental para os paraguaios. “O Paraguai, apesar de ter uma economia relativamente estável, tem uma questão social, com desempenho e pobreza elevados.”

Na opinião de Noronha, a busca pelos investimentos estrangeiros, “acaba colocando uma questão de influência regional importante entre Estados Unidos e China: quem vai manter um controle maior na América Latina?”

Hegemonia do Partido Colorado

Para Noronha, há uma “razão histórica” que justifica a hegemonia do Partido Colorado no Paraguai. “Porque o partido acaba controlando muito toda a máquina federal. Diga-se de passagem, um dos problemas que [o país enfrenta] é a questão da corrupção.”

“[Com] esse problema da corrupção, você acaba estendendo a influência do partido por muitos outros partidos, e essa perpetuação acaba ficando muito forte, muito nítida.”


Fonte: CNN Brasil

FUTEBOL - SÉRIE B. Ceará vence o ABC em jogo eletrizante no Frasqueirão

 


Em partida bastante disputada neste domingo, no Frasqueirão, o Ceará venceu o ABC com o placar de 2 a 1. O primeiro gol foi de Vitor Gabriel, aos 6 minutos do primeiro tempo. Aos 33 minutos, Matheus Anjos empatou para o Alvinegro com gol de pênalti. Ainda no primeiro tempo, o Ceará fez o segundo gol com Vitor Gabriel, aos 41 minutos. O jogo foi válido pela terceira rodada do Brasileirão Série B 2023.

O segundo tempo seguiu movimentado, com jogadas ofensivas de ambos, mas não houve alteração no placar. Houve acréscimo de 7 minutos para finalização da partida.                       

Os dois Alvinegros largaram com duas derrotas na Segunda Divisão. Nos primeiros dois jogos, o ABC perdeu para o Londrina e Vitória. O técnico Fernando Marchiori poupou boa parte do elenco no empate com o Grêmio, em partida ocorrida na última quinta-feira, pela Copa do Brasil. Agora, o ABC amarga a terceira derrota no campeonato.

Veja gols e melhores momentos.

Fonte: Tribuna do Norte




FUTEBOL - De estupro a pedofilia: 8 jogadores que foram acusados de crimes sexuais

 

Jogadores de futebol são idolatrados pelo que fazem dentro de campo. Os gols que marcam, os dribles que aplicam nos adversários e os títulos que conquistam fazem com que eles sejam tratados como super-heróis por muita gente.

Mas, quando estão fora das quatro linhas, eles são pessoas normais. Alguns têm comportamentos exemplares e também merecem ser admirados por isso. Já com outros, a história é bem diferente.

Não é raro ver jogadores de futebol tendo problemas com a Justiça. Prisões por atraso no pagamento de pensão alimentícia, denúncias por sonegação fiscal e até alguns casos extremos, como o do ex-goleiro Bruno, que viveu o auge da carreira no Flamengo antes de ser preso pelo assassinato de Eliza Samudio, são provas disso.

Há ainda aqueles atletas que foram acusados em algum momento da carreira (ou já depois da aposentadoria) de terem praticado algum crime sexual, como pedofilia, estupro ou assédio sexual. Nem todas essas denúncias se confirmam, é verdade, mas mesmo assim ficam como uma mancha na história deles.

Tivemos o caso recente do Cuca.


CUCA


Cuca foi acusado e condenado junto com outros três jogadores do Grêmio por envolvimento no estupro de uma adolescente, em 1987.


O "Blog do Rafael Reis" relembra abaixo mais sete jogadores/ex-jogadores que tiveram problemas judiciais por conta de crimes sexuais que cometeram ou que foram acusados de terem cometido.


DANIEL ALVES

O lateral direito que marcou época com a camisa do Barcelona e que defendeu a seleção brasileira em duas Copas do Mundo (2014 e 2022) . O jogador sofreu  uma acusação feita por uma mulher espanhola de que haveria sido vítima de uma agressão sexual por parte do jogador em uma boate na Catalunha, no fim do ano passado. Em entrevista no começo de janeiro, quando o escândalo veio à tona, Daniel Alves afirmou que não conhece e "nunca viu na vida" sua acusadora. Já no depoimento dado depois que foi preso, segundo o jornal "El Periodico", o lateral direito mudou de ideia e disse que teve uma relação sexual consensual com a suposta vítima.

ROBINHO

O ex-jogador de Santos, Real Madrid, Manchester City e da seleção brasileira não pode deixar o país sob risco de ser preso e extraditado para a Itália, onde o atacante tem uma condenação de nove anos de reclusão por participação de um estupro coletivo de uma jovem de 22 anos. O crime aconteceu em 2013, época em que Robinho defendia o Milan. De acordo com a condenação da Justiça italiana, o atacante e outros cinco homens tiveram relações sexuais sem consentimento com uma mulher alcoolizada dentro de uma boate. A defesa de Robinho já esgotou todas as tentativas de recurso, e a pena ainda só não foi executada porque o jogador agora vive no Brasil.

KARIM BENZEMA

Protagonista do Real Madrid na conquista do título da Liga dos Campeões da Europa na temporada passada e atual vencedor da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, o centroavante francês já havia tido problemas com a Justiça antes mesmo do caso de extorsão contra o meia Mathieu Valbuena, que o deixou afastado da seleção por seis anos. Em 2010, Benzema foi acusado de ter tido relações sexuais com uma então garota de programa chamada Zahia Dehar (hoje atriz, modelo e estilista de roupas íntimas), que tinha apenas 16 anos na época. O jogador negou ter contratado os serviços da acompanhante. E acabou absolvido em 2014 pela Corte Criminal de Paris.

FRANCK RIBÉRY


Ex-companheiro de Benzema na seleção francesa, o jogador que defendeu durante 12 anos o Bayern de Munique e anunciou a aposentadoria em outubro passado também esteve envolvido no caso "Zahia Dehar". Ao contrário do centroavante, porém, Ribéry admitiu ter tido relações com a garota de programa. No entanto, alegou que não sabia que ela era menor de idade e que, portanto, não estava cometendo um crime. A Justiça francesa aceitou sua argumentação de defesa e decidiu por absolvê-lo.


CHRISTOPH METZELDER

O ex-zagueiro do Real Madrid e veterano dos Mundiais de 2002 e 2006 com a seleção alemã foi condenado a dez meses de prisão em liberdade condicional em abril de 2021 pela posse e envio de material pornográfico de conteúdo pedófilo. Segundo a imprensa germânica, o ex-defensor possuía em seu celular apreendido 297 arquivos com fotos e vídeos de crianças e adolescentes nus ou praticando atos sexuais. Durante o julgamento, Metzelder pediu desculpas pelo comportamento, admitiu que possuía material desse tipo e que enviou parte desse arquivo para três mulheres com quem conversava por WhatsApp.


ADAM JOHNSON


O meia, que disputou 12 partidas pela seleção inglesa e defendeu por duas temporadas o Manchester City, ficou preso durante três anos por abuso sexual de menor. O jogador foi condenado a seis anos de prisão por ter praticado sexo virtual e ter um relacionamento físico com uma garota de 15 anos que havia recebido como presente uma camisa autografada do Sunderland, clube que defendia na época. No julgamento, Johnson admitiu ter aliciado e beijado a adolescente. Em 2019, o meia foi liberado para cumprir o restante da pena em liberdade e, desde então, vem tentando encontrar um clube para retomar a carreira.


JOBSON


O atacante que se destacou com a camisa do Botafogo na virada da década de 2000 para os anos 2010 teve problemas com drogas, chegou a passar quatro anos afastado do futebol por ter se recusado a fazer um exame antidoping e foi detido três vezes (duas por descumprir regras da liberdade condicional) devido a um suposto caso de estupro de vulneráveis. Jobson, que hoje defende o Rio Branco no Campeonato Paranaense, foi acusado de ter levado adolescentes de 12 e 13 anos para sua chácara, no interior do Pará, onde as meninas teriam bebido, usado drogas e feito sexo. Em dezembro do ano passado, ele chegou a um acordo com o Ministério Público para a não persecução penal do caso [instrumento em que o réu consegue o encerramento do seu processo criminal em troca de outras formas de reparação dos danos causados pelo delito cometido].


Fontes: UOL, Metrópoles 



FUTEBOL - Cuca: entenda mais sobre o caso do estupro de jovem, em 1987

 


Cuca foi acusado e condenado junto com outros três jogadores do Grêmio por envolvimento no estupro de uma adolescente, em 1987

Assim que o técnico Cuca foi anunciado como novo treinador do Corinthians, o caso de estupro que aconteceu em Berna, em 1987, voltou a ser assunto na mídia.

Na época Cuca foi acusado e condenado junto com outros três jogadores do Grêmio por envolvimento no abuso de uma adolescente. Ele chegou a ficar preso por um mês e ser condenado a 15 meses de prisão, além de pagamento de multa.

A pressão sobre o treinador foi tão grande desde que chegou no clube paulista, que na noite de quarta-feira (26/4), após comandar o Timão por dois jogos, Cuca pediu demissão. Após o anúncio, o meia Roger Guedes, na zona mista, saiu em defesa do técnico.

“O jeito que atacaram o Cuca foi desumano. Isso nenhum ser humano merece, ainda mais sem ter prova alguma. Eu não sei nem como é que está, mas acredito nele e espero que ele possa provar para quem o atacou que ele é inocente”, disse Roger Guedes, sem levar em consideração a condenação recebida por Cuca na Justiça da Suíça.

Vítima sofre até hoje

O advogado Willi Egloff, que representou a vítima de estupro na Suíça em episódio envolvendo o técnico Cuca, em 1987, disse que a vítima sofre até hoje com as consequências do crime.

De acordo com depoimentos das testemunhas – houve uma reconstituição do crime e que, desde o ocorrido (36 anos atrás), a vítima dos jogadores do Grêmio (Cuca entre eles) sofre com transtornos mentais graves, além de já ter tentado suicídio.

O que Cuca disse à época

“A tal menina, a Sandra Pfaffli era do tamanho de um armário e não tinha carinha de menina, não. Ela subiu para fazer sexo com um de nós no apartamento. O nome, reservo-me o direto de omiti-lo. Estavam em pleno ato quando apareceu o pai dela e armou todo aquele escândalo. A partir daí, foram dias e noites infinitas”, disse o técnico.

“Estava há cinco dias no Grêmio e com um contrato de cinco meses a cumprir. Pensei que estivesse tudo acabado para mim, embora tivesse consciência tranquila. Quando soube da repercussão do caso na imprensa brasileira, aí mesmo é que me desesperei”, declarou.

Condenação

Dois anos depois, Cuca, Eduardo Hamester e Henrique Etges foram condenados à revelia a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência. Fernando Castoldi foi absolvido da acusação de atentado ao pudor e condenado por estar envolvido no ato de violência. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, eles não chegaram a cumprir a pena.

Cuca se defende, dizendo que não foi julgado e culpado.

“Fui julgado à revelia, não estava mais no Grêmio quando houve esse julgamento com os outros rapazes. É uma coisa que eu tenho uma lembrança muito vaga, até porque não houve nada. Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso. Não houve abuso sexual, (não houve) tentativa de abuso ou coisa assim”, reiterou o treinador.

Manifestações no Corinthians

Horas antes da apresentação de Cuca, corintianos expressaram por meio de pichações o descontentamento com a escolha da diretoria pelo técnico ex-técnico de Atlético-MG, Palmeiras, Santos e São Paulo. “Fora Cuca” e “diretoria incompetente” são algumas das frases estampadas nos muros do Parque São Jorge.

As jogadoras do time feminino do Corinthians também se manifestaram contra o técnico. Elas se uniram e se manifestaram contra a contratação do treinador para o time principal.

“Estar em um clube democrático significa que podemos usar a nossa voz, por vezes de forma pública, por vezes nos bastidores. “Respeita as Minas” não é uma frase qualquer. É, acima de tudo, um estado de espírito e um compromisso compartilhado. Ser Corinthians significa viver e lutar por direitos todos os dias”, diz a mensagem compartilhada pelas atleta, no último domingo (23/4).

Cuca anuncia que não comandará mais o Corinthians

Na madrugada desta quinta-feira (27/4), Cuca deixou o comando do Corinthians após comandar a equipe paulista em dois jogos. O anúncio foi feito após a vitória do Timão diante do Remo, pela 3ª fase da Copa do Brasil. Mesmo com a classificação, o treinador afirmou que não seguirá no comando da equipe para o resto da temporada.

Durante o anúncio, Cuca revelou o motivo que o levou a tomar a decisão.

“Eu saio nesse momento, é um pedido da minha família”, afirmou o treinador. “Não é pelo o que eu queria. Se espera uma vida inteira para estar aqui. É um pedido da minha família. ‘Pai, vem, estamos precisando’. Amanhã estou em casa, vou cuidar de vocês”, afirmou o técnico.

Sêmen de Cuca

Presença de sêmen do treinador em vítima é confirmada pela Justiça suíça

Afirmação de diretora dos Arquivos do Estado do Cantão de Berna volta a refutar versão do técnico que deixou o Corinthians após dois jogos.

Depois do advogado da vítima, agora a Justiça da Suíça também confirma que havia sêmen de Cuca no corpo da menina de 13 anos que teria sofrido crime sexual por jogadores do Grêmio em 1987.

A informação foi publicada pelo site GE, que entrou em contato com Barbara Studer, diretora dos Arquivos do Estado do Cantão de Berna, na Suíça.

Studer ainda confirmou que uma reportagem publicada em 1989 pelo jornal suíço Der Bund está correta, incluindo a informação expressa de que havia sêmen de Cuca no corpo da jovem vítima.

Fontes: Metropoles e CNN Brasil 

 



sábado, 29 de abril de 2023

RIO GRANDE DO NORTE - CHUVAS. Chuva de 134 mm é registrada em município do Oeste Potiguar. Aviso de perigo para chuvas intensas no RN. Veja as cidades listadas:

 


O Rio Grande do Norte teve o registro de chuvas em todas as regiões do estado nas últimas 24 horas. Das cidades, a que teve maior incidência foi Martins, no Oeste Potiguar, com acumulado de 134 milímetros. Os dados são referentes ao período das 7h dessa sexta-feira (28) e o mesmo horário da manhã deste sábado (29), conforme boletim divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn).

Ainda na região Oeste, o município de Coronel João Pessoa teve a precipitação de 114 mm de água da chuva. Antônio Martins (93,4 mm), Almino Afonso (91,8 mm), São Francisco do Oeste (77,6 m), José da Penha (60,8 mm), Ipanguaçu (57,4 mm) e Porto do Mangue (50 mm) foram outras cidades com registros a partir dos 50 mm. Caiçara do Norte, na região Central, teve chuvas de 62,8 mm.

As chuvas acompanham a previsão da Emparn para o último fim de semana de abril. De acordo com o Sistema de Monitoramento, a previsão é de ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado. “As chuvas do final de semana não devem causar transtornos para população mas são bem-vindas para o sertanejo”, comentou o meteorologista Gilmar Bistrot.

Para o próximo trimestre (maio, junho e julho), no entanto, a tendência de ocorrência de chuvas é de volumes de chuva de normal a abaixo do normal no Rio Grande do Norte. O acumulado máximo no período não deve ultrapassar 283,6mm, segundo resultado da Reunião de Divulgação da Previsão Climática Sazonal, coordenada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, na última terça-feira (25).

Aviso de perigo para chuvas intensas no RN

O Instituto Nacional de Meteorologia publicou neste sábado (29) um aviso de perigo para chuvas intensas destinado a 115 cidades potiguares. A vigência da publicação começa a valer a partir das 22h deste sábado e segue até o mesmo horário do domingo.

O aviso alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet instrui para que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia também é recomendado.

Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja as cidades listadas:

Acari 

Açu 

Afonso Bezerra 

Alto do Rodrigues 

Angicos 

Arês 

Baía Formosa 

Barcelona 

Bento Fernandes

Bodó 

Bom Jesus 

Brejinho 

Caiçara do Norte 

Caiçara do Rio do Vento 

Caicó 

Campo Redondo 

Canguaretama 

Carnaúba dos Dantas 

Carnaubais 

Ceará-Mirim 

Cerro Corá 

Coronel Ezequiel 

Cruzeta 

Currais Novos 

Equador 

Espírito Santo 

Extremoz 

Fernando Pedroza 

Florânia 

Galinhos 

Goianinha 

Guamaré

Ielmo Marinho 

Ipanguaçu

Ipueira 

Itajá 

Jaçanã

Jandaíra 

Januário Cicco 

Japi 

Jardim de Angicos 

Jardim do Seridó 

João Câmara 

Jucurutu 

Jundiá 

Lagoa d'Anta 

Lagoa de Pedras 

Lagoa de Velhos 

Lagoa Nova 

Lagoa Salgada 

Lajes 

Lajes Pintadas 

Macaíba

Macau 

Maxaranguape 

Montanhas 

Monte Alegre 

Monte das Gameleiras 

Natal 

Nísia Floresta 

Nova Cruz 

Ouro Branco 

Paraú 

Parazinho 

Parelhas 

Parnamirim 

Passa e Fica 

Passagem 

Pedra Grande 

Pedra Preta 

Pedro Avelino 

Pedro Velho 

Pendências 

Poço Branco 

Porto do Mangue 

Pureza 

Riachuelo 

Rio do Fogo 

Ruy Barbosa 

Santa Cruz 

Santa Maria 

Santana do Matos 

Santana do Seridó 

Santo Antônio 

São Bento do Norte 

São Bento do Trairí 

São Fernando 

São Gonçalo do Amarante 

São João do Sabugi 

São José de Mipibu 

São José do Campestre 

São José do Seridó 

São Miguel do Gostoso 

São Paulo do Potengi 

São Pedro 

São Rafael 

São Tomé 

São Vicente 

Senador Elói de Souza 

Senador Georgino Avelino 

Serra Caiada 

Serra de São Bento 

Serra do Mel 

Serrinha 

Sítio Novo 

Taipu 

Tangará 

Tenente Laurentino Cruz 

Tibau do Sul 

Touros 

Triunfo Potiguar 

Upanema 

Várzea 

Vera Cruz 

Vila Flor

 

Fonte: Tribuna do Norte


NATAL - VEREADORA MARGARETE RÉGIA É AUTORA DA LEI MUNICIPAL QUE INSTITUIU O DIA MUNICIPAL DA EMPREGADA DOMÉSTICA E INCLUE NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE EVENTOS .

 


  O Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril e carrega um simbolismo importante de reconhecimento para a classe de trabalhadoras.

 O Brasil, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), soma mais de 5,2 milhões de mulheres na profissão. 

A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação, limpeza  e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.

Através de um Projeto de Lei apresentado pela vereadora MARGARETE RÉGIA , AGORA É LEI MUNICIPAL, foi sancionado pelo Prefeito Álvaro Dias, a LEI Nº 7.434 que institui o Dia Municipal da Empregada Doméstica e da Diarista, e inclui no calendário de Eventos do Município de Natal.

A vereadora destacou que " essa é uma das  profissões mais antigas do país e das mais importantes ; essa classe a cada dia tem buscado por mais reconhecimento e o nosso mandato ainda vai fazer mais por essa classe trabalhadora".

O  trabalho  doméstico apenas  atingiu  o patamar equivalente aos das demais categorias de trabalhadores há apenas dez  anos, em abril de 2013, após a promulgação da Emenda Constitucional nº 72, também chamada de PEC das Domésticas. Esse dispositivo, regulamentado em 2015 pela Lei Complementar nº 150, que estendeu aos trabalhadores domésticos direitos como jornada semanal de 44 horas, FGTS, multa por dispensa sem justa causa, adicional por trabalho noturno, salário-família, entre outros.

BRASIL - DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS Lula demarca terras indígenas. Veja quais

 


Presidente assinou a homologação de seis territórios indígenas nos estados Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul

O Presidente Lula participou  do ato de encerramento da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), no final da manhã desta sexta-feira (28/4), na Praça da Cidadania

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (28/4), a homologação de seis territórios indígenas. A solenidade de assinatura aconteceu no Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília, onde milhares de indígenas de diferentes estados se reuniram na última semana.

O governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), era contra a demarcação de terras indígenas e não demarcou nenhuma durante sua gestão. Assim também foi com o ex-presidente Michel Temer (MDB).

A homologação é a última fase para que um território indígena seja reconhecido. As terras homologadas nesta sexta estão nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul. Essas homologações marcam uma retomada do reconhecimento de terras indígenas.

Veja quais são as terras indígenas demarcadas pelo governo Lula:


— Arara do Rio Amazônia (20.534,2 hectares)

Terra indígena ocupada pelo povo de mesmo nome, “Arara do Rio Amazônia”. Segundo artigo do ISA, esse povo sofreu muito com o extrativismo da borracha na região de Marechal Thaumaturgo, no Acre.

Muitos Arara tiveram suas terras invadidas por empresas colonizadoras no chamado Ciclo da Borracha, quando houve uma grande migração para o Norte brasileiro para a extração de látex.


— Uneiuxi (551.983,8 hectares)

Território indígena que ocupa principalmente o município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), no noroeste do Amazonas. Também ocupa uma parcela menor de Japurá (AM). A terra Uneiuxi é habitada pelo povo Nadöb, também chamado de macu-nadebe.

Originalmente, falam uma língua da família Maku, mas como tiveram contato com não indígenas desde o século 18, atualmente muitos falam português e nheengatu, também chamada de língua geral. São conhecidos por fazer um torneio de tiro ao alvo com zarabatana, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

Nessa região também tem um povo conhecido como “Isolados do Igarapé do Natal”.


— Avá-Canoeiro (31.427,3 hectares)

Território indígena nos municípios de Minaçu (GO) e Colinas do Sul (GO) onde vive o povo Avá-Canoeiro. A área já havia sido declarada como de posse permanente pelo Ministério da Justiça em 1996.

No local, vivem os poucos sobreviventes de massacres em aldeias do século passado. Eles sobrevivem com os recursos de um convênio indenizatório entre Funai e Furnas, já que parte do território foi inundado com a construção de hidrelétricas.


— Rio dos Índios (717,7 hectares)

Região onde vive o povo Kaingang, que tem população estimada em 25.875 pessoas vivendo em 32 terras indígenas, segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Três grupos dessa etnia vivem em Porto Alegre (RS).

A falta da demarcação da Terra Indígena Rio dos Índios estava levando a uma situação de conflitos dos Kaingang com os não indígenas, que ocupam a mesma área, segundo artigo da Fiocruz.


— Kariri-Xocó (4.694,9 hectares)

Terra indígena onde vive o povo de mesmo nome, Kariri-Kokó. Essa etnia tem um cotidiano semelhante ao da população rural de baixa renda não indígena, segundo artigo do ISA.

Eles vivem na região conhecida como baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio. Parte da terra indígena também abarca São Braz (AL).


— Tremembé da Barra do Mundaú (3.511,4 hectares)

Região onde vive o povo Tremembé, citado em documentos históricos desde o período colonial. O território fica no município de Itapipoca, no Ceará.

Por muito tempo, foram tratados como “caboclos” ou “remanescentes” de indígenas. São conhecidos pelo ritual do Torém, uma dança de roda em que é consumida uma bebida fermentada de caju, chamada mocororó.


Fonte: Metrópoles


PERIGO GLOBAL - ONDAS DE CALOR . Saiba quais regiões do mundo vão sofrer mais com calor extremo.

 


Novo estudo identificou Afeganistão, Papua Nova Guiné e América Central como principais lugares para ondas de calor de alto risco; outras regiões também apontaram sérios riscos de crise causada pelas mudanças climáticas

Ondas de calor perigosas e recordes devem aumentar à medida que a crise climática se intensifica, e serão particularmente devastadoras em países e regiões menos preparados para elas, de acordo com um novo estudo.

Os cientistas analisaram conjuntos de dados de temperatura abrangendo mais de 60 anos, bem como modelos climáticos, para calcular a probabilidade de ocorrência de extremos de calor sem precedentes – e onde eles podem acontecer.

Eles identificaram o Afeganistão, Papua-Nova Guiné e América Central – incluindo Guatemala, Honduras e Nicarágua – como “pontos quentes” para ondas de calor de alto risco.

Essas regiões são particularmente vulneráveis devido ao rápido crescimento populacional e acesso limitado a cuidados de saúde e suprimentos de energia, que prejudicam sua resiliência a temperaturas extremas, de acordo com o relatório publicado na terça-feira (25) na revista Nature Communications.

“Há evidências de que essas regiões podem enfrentar uma grande onda de calor e não estariam preparadas para isso”, disse Dann Mitchell, professor de ciências atmosféricas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e coautor do estudo.

A ameaça enfrentada pelo Afeganistão é particularmente forte, disse Mitchell à CNN. Não só existe um alto potencial para calor extremo recorde, mas os impactos serão intensificados pelas enormes dificuldades que o país já enfrenta, disse ele.

O Afeganistão está lutando com terríveis problemas sociais e econômicos. Também tem uma população crescente que está cada vez mais exposta aos problemas de recursos limitados, de acordo com o relatório.

“Quando uma onda de calor realmente extrema finalmente chega, instantaneamente surgem muitos problemas”, disse Mitchell.

As ondas de calor têm um amplo impacto negativo. Elas reduzem a qualidade do ar, pioram a seca, aumentam o risco de incêndios florestais e podem levar à deformação da infraestrutura.

Elas também afetam muito a saúde humana, e o calor extremo é um dos desastres naturais mais mortais. A insolação ou a exaustão pelo calor podem desencadear uma ampla gama de sintomas perigosos, incluindo dores de cabeça, tonturas, náuseas e perda de consciência, entre outros.

A insolação é a doença mais grave relacionada ao calor, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, fazendo com que a temperatura do corpo dispare em questão de minutos e pode levar à incapacidade permanente ou morte.

Várias regiões já registraram temperaturas sem precedentes este ano. Em março, partes da Argentina enfrentaram temperaturas de até 10 graus Celsius acima do normal, enquanto recordes de alta temperatura foram quebrados em grandes partes da Ásia em abril.

“Ondas de calor e outros eventos climáticos extremos só se tornarão mais intensos à medida que o mundo continuar a queimar combustíveis fósseis”, disse Friederike Otto, cientista do clima do Grantham Institute for Climate Change, no Imperial College London, que não participou do estudo.

Nenhum lugar é seguro, observou o relatório, que constatou que ondas de calor “estatisticamente implausíveis” – aquelas que ficaram bem fora da norma histórica – ocorreram entre 1959 e 2021 em cerca de 30% das regiões avaliadas.

Isso inclui a onda de calor do noroeste do Pacífico em 2021, onde os recordes de alta temperatura não foram apenas quebrados, mas completamente destruídos, matando centenas de pessoas.

Em Lytton, British Columbia, as temperaturas atingiram um pico de pouco menos de 50 graus Celsius em junho de 2021, quebrando o recorde anterior em quase 5 graus. A vila foi quase completamente destruída por um incêndio poucos dias depois.

Os cientistas determinaram que o evento teria sido quase impossível sem a mudança climática.

Partes da China, incluindo Pequim, e países europeus, como Alemanha e Bélgica, também enfrentam um alto risco, de acordo com o relatório.

Milhões de pessoas que vivem nessas regiões densamente povoadas podem ser gravemente afetadas pelas ondas de calor, mesmo que esses países tenham mais recursos para mitigar alguns dos piores impactos.

O relatório pede aos governos de todo o mundo que se preparem para eventos de calor que vão muito além das temperaturas recordes atuais, como a criação de centros de resfriamento e a redução de horas para quem trabalha ao ar livre.

Existem muitas políticas que os governos podem implementar para salvar vidas, disse Otto, incluindo “preparar planos de gerenciamento de ondas de calor, garantir e testar sua implementação, informar o público sobre ondas de calor iminentes e proteger as pessoas vulneráveis aos impactos delas”.

Eventos de calor sem precedentes estão se tornando mais prováveis à medida que o mundo continua a queimar combustíveis fósseis, disse Lucas Vargas Zeppetello, pesquisador da Universidade de Harvard, cuja pesquisa de 2022 descobriu que níveis perigosos de altas temperaturas devem pelo menos triplicar em todo o mundo até o final de o século.

“Por definição, não sabemos o que poderia acontecer se grandes populações fossem expostas a um estresse sem precedentes de calor e umidade”, disse Vargas Zeppetello à CNN, “mas as ondas de calor nas últimas décadas já foram extremamente mortais e há sérios motivos para preocupação no futuro”.


Fonte: CNN Brasil


PARAÍBA - CONSÓRCIO DO NORDESTE . Na Paraíba, governadores do NE debatem a reforma tributária

 


A Paraíba  sediou  mais uma reunião de governadores pelo Consórcio Nordeste e na pauta  um debate sobre a Reforma Tributária. A reunião teve por objetivo discutir temas como  os investimentos em energias renováveis, abastecimento de água, políticas públicas de assistência social e participação dos estados na construção do Plano Plurianual (PPA) do governo federal.

A Assembleia Geral do Consórcio Nordeste abordou o  Projeto de Lei 365/2022 que trata sobre as energias renováveis; e criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Também foram discutidas  a reorganização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e das Câmaras Temáticas; parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a construção de cisternas na região; Termo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); além de apresentação do Banco do Brasil para a propositura de parcerias com o Consórcio.

O evento também contou com presença de ministros, deputados e senadoras. Os governadores João Azevêdo (Paraíba), Paulo Dantas (Alagoas), Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Rafael Fonteles (Piauí), Fábio Mitidieri (Sergipe), as governadoras Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.  O evento ocorreu nesta sexta-feira (28), às 12h, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron; o gerente-geral da Unidade de Negócios do Setor Público do Banco do Brasil, Márcio Chiumento; e as senadoras Daniella Ribeiro (Paraíba) e Augusta Brito (Ceará) também estavam presentes ao encontro de trabalho.

Reforma Tributária –  no Centro de Convenções de João Pessoa, também aconteceu um debate com membros do Congresso Nacional e gestores estaduais sobre a reforma tributária. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Alagoas); além dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (Paraíba), relator do projeto; Reginaldo Lopes (Minas Gerais); Sidney Leite (Amazonas); Mauro Benevides Filho (Ceará); Danilo Forte (Ceará); e Bernard Appy (secretário extraordinário da Reforma Tributária) estiveram presentes.

Fonte: com algumas informações da Tribuna do Norte.


BRASÍLIA - MARCHA DOS VEREADORES. Marcha dos vereadores promove interação com bancada federal

 


O presidente eleito da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), vereador Wolney França, acompanhou os vereadores do Estado na 22ª Marcha dos Legislativos Municipais. 

Wolney França, que também preside a Câmara Municipal de Parnamirim, enfatizou a importância do momento para o desenvolvimento dos municípios. “Este é mais um momento de fazer esse alinhamento entre a vereança e os parlamentares da Bancada Federal. Isso já acontece no Rio Grande do Norte, mas é importante de ser feito aqui em Brasília também”. 

França aproveitou para fazer contatos políticos para “tratar de assuntos importantes para Parnamirim”, como o andamento na liberação de recursos para investimentos. “Tratamos acerca da implantação de uma biblioteca na Câmara Municipal”, disse ele, que de pronto foi acolhida pelo senador Rogério Marinho (PL), que também recebeu o primeiro suplente de senador Igor Targino (SDD), que é vereador em Macaíba.

“Solicitamos parcerias e recursos em diversas áreas, sobretudo para custeio da saúde em Parnamirim”, acrescentou França, depois de se encontrar com o deputado Robinson Faria (PL).

Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire (União), Sargento Gonçalves e General Girão e Robinson Faria (PL), Fernando Mineiro e Natália Bonavides (PT) receberam pleitos dos vereadores, principalmente com relação ao encaminhamento de emendas ao orçamento da União, a fim de destinar recursos  para os municípios.

Benes Leocádio afirmou que foi “um momento de diálogo e busca por melhorias para o legislativo municipal”, vez que o vereador “é a voz e o contato mais direto com a população”.

Já o deputado federal Paulinho Freire relembrou que “por muitos anos participei desse evento esperançoso, buscando melhorias para Natal”. Assim, reconhecia “o quanto é desafiador o trabalho dos representantes municipais”.

“Discutimos ações dos nossos mandatos em prol do apoio permanente aos municípios, somos cientes que há muito para se fazer em todas as cidades potiguares”, reforçou Girão.

França afirmou, ainda, que a marcha é uma ferramenta agregadora aos estados e aos municípios. “A Marcha dos Vereadores significa um momento de união, com essa relação entre as Câmaras Municipais e a capital federal só fortalece o desenvolvimento dos municípios do RN”.

A delegação do Rio Grande do Norte contará com 408 vereadores de 87 municípios, sendo a Federação das Câmaras do RN também representada por sua diretora executiva Erineide Sá, vez que o novo presidente eleito Wolney França da instituição será empossado em maio.


Fonte: Tribuna do Norte



SAÚDE - ALIMENTOS. Cuidado com a saúde, alimentos menos industrializados e cozinha caseira: as tendências gastronômicas para 2023, segundo o DeliRec

 


*Por DeliRec

Pesquisa da Global Industry Analysts mostra que o mercado mundial de alimentos e bebidas naturais deve atingir US$ 496 bilhões até 2027. O dado reforça informações da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), que indicou que o setor deve render R$ 7 bilhões em 2023 apenas no Brasil. Sendo assim, a busca por alimentos naturais e menos processados, além de uma variedade de opções de pratos, deve aumentar nos próximos meses. 

A preocupação com a saúde e o bem-estar tem sido uma crescente nos últimos anos. Em 2021 o relatório da Euromonitor International mostrou que o interesse por alimentos saudáveis está aumentando pelo mundo todo e a tendência é de que essa busca se intensifique. Os consumidores estão cada vez mais interessados em ingredientes naturais e menos industrializados, e valorizam alimentos livres de conservantes e aditivos químicos. Essa mudança de hábitos alimentares traz uma nova perspectiva de alimentação, que busca unir o prazer de comer com a saúde e o cuidado com o corpo. 

O DeliRec traz como tendência para 2023 a procura de um cardápio equilibrado, com diversificação de alimentos como frutas e legumes. Os consumidores devem ir em busca de refeições com mais nutrientes, resultando em refeições caseiras e evitando os alimentos industrializados, com foco na saúde e bem-estar. 

O hábito de cozinhar em casa, adquirido por boa parte dos brasileiros durante a pandemia, segue crescendo. Uma pesquisa realizada pela Fispal Food Service em dezembro de 2021, em parceria com a FGV Júnior, mostrou que mais de 40% dos entrevistados têm o interesse de continuar preparando as suas próprias refeições. 

As bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool também estão se tornando cada vez mais populares e devem ser tendência para 2023. Coquetéis elaborados em versões não alcoólicas de bebidas tradicionais como gin, vinho e cerveja podem ser uma resposta a esse crescente movimento de consumidores. Como resultado, bares, restaurantes e lojas especializadas devem oferecer cada vez mais opções de drinks sem álcool. No DeliRec, já há opções: Drink Kombucha, hibisco e frutas e morango e manga. 

Em resumo, as tendências gastronômicas apontam para uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada, sem abrir mão do sabor e da diversidade culinária. Com clientes mais preocupados com a sustentabilidade e em busca de uma experiência culinária confortável, o setor de gastronomia deve se inovar, mais uma vez, neste ano.

Sobre o DeliRec 

O DeliRec é uma rede social para os apaixonados por gastronomia. Gratuito, o aplicativo é perfeito para quem gosta de cozinhar, comer, compartilhar suas receitas e ainda aprender com a experiência dos cozinheiros da plataforma. Além disso, no DeliRec é possível encontrar três opções de cardápios semanais elaborados por nutricionistas, sendo a versão Prática, Econômica e Saudável, todas com opção vegetariana. O público que utiliza a plataforma se divide em dois: os criadores de conteúdo, que armazenam as próprias receitas, com descrição passo a passo, fotos e vídeos com qualidade e podem ser remunerados por isso e o usuário que gosta de comer bem, salvar receitas, seguir seus cozinheiros preferidos e conhecer novos pratos todos os dias. Criado em 2021, o DeliRec já conta com mais de 1,6 milhão de usuários mensais que consomem diariamente receitas, mais de 8 mil criadores de conteúdo e mais de 60 mil receitas na plataforma. 

Para mais informações, acesse: https://www.delirec.com/ e acompanhe na rede social.

Acompanhe as redes sociais do DeliRec para saber das novidades:  

https://www.instagram.com/delirec.br/  

SAÚDE - Bruxismo: confira opções de tratamento

 


Cirurgião-dentista esclarece as consequências sobre o ranger dos dentes, impactos na mandíbula e formas de amenizar desgastes

O bruxismo consiste no movimento involuntário de apertar os dentes de maneira excessiva e constante, o que pode levar a uma pressão nos dentes e a uma tensão maior nos músculos responsáveis pelo processo de mastigação, provocando desgastes da mandíbula.

“O bruxismo afeta adultos e crianças e pode estar associado à ansiedade e/ou estresse. Dessa forma, é necessário procurar um dentista para o correto diagnóstico e indicação da da placa mais adequada, pois, se não houver acompanhamento, o paciente pode apresentar Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM)”, explica o Dr. Paulo Zahr, CEO e fundador da OdontoCompany.

Normalmente, os sintomas do bruxismo são percebidos durante a noite, com a  insônia, ou ao acordar, uma vez que o ranger os dentes ocorre durante o sono e pode ocasionar desconfortos e atrapalhar a qualidade de vida do paciente. “Há outras formas de perceber também a doença, como dores de cabeça, face e pescoço, além de incômodo na região da mandíbula. As pessoas podem apresentar desgaste da superfície e amolecimento dos dentes”, comenta Zahr.

Para o tratamento, o profissional, geralmente, avalia individualmente o caso de cada paciente e indica a utilização de uma placa de proteção dentária para uso durante a noite, evitando assim o desgaste e o atrito entre os dentes e problemas nas articulações, reduzindo, por consequência, a tensão e as dores na região da mandíbula. “Outra forma de deixar os músculos relaxados e diminuir os sintomas é por meio da aplicação de água morna na região antes de dormir”, diz o dentista.

A placa de silicone, uma das medidas de tratamento adotadas pelos profissionais, é a opção mais macia, sendo capaz de se adequar com facilidade à arcada dentária do paciente. Entretanto, a recomendação é restrita, sendo usada em pessoas com bruxismo cêntrico (apertamento dos dentes). Isso porque o material aumenta a pressão nos músculos que ajudam na mastigação e diminui os sintomas.

Já a placa de acrílico é recomendada para a maioria dos pacientes com bruxismo. O material é capaz de proteger e controlar o ranger deles. Ela é feita para que, quem usa, realize os movimentos de abertura e fechamento da boca normalmente. “O uso diário da placa pode ocasionar diversos benefícios para o bem-estar dos indivíduos. Mas é preciso ter cuidados de higiene básicos, como o armazenamento em local adequado para que não fique exposta aos microrganismos que, por sua vez, podem afetar a qualidade e reduzir a durabilidade”, finaliza Zahr.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos no mercado e mais de 10 no franchising, a rede agora forma um grupo que integra em seu portfólio as marcas Oral Sin e Orthodontic e juntas possuem mais de 2800 clínicas odontológicas, além de também integrar a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos.  Em 2019 recebeu significativo investimento da L Catterton, a maior gestora americana de private equity voltada para negócios de consumo do mundo. A franquia é reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia

SÃO PAULO - APLICATIVO DA PREFEITURA MOBIZAP SP. Motoristas afirmam: taxa de manutenção fixa de 10,95% e segurança são os diferenciais do mobizapSP

 


Parceiros que utilizam o app falam sobre suas experiências e potencial do aplicativo

O mobizapSP, aplicativo de mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, tem como objetivo oferecer preços mais justos aos passageiros e maior remuneração aos motoristas. O app, atualmente, conta com mais de 55 mil motoristas e mais de 154 mil passageiros cadastrados. Pensando nisso, três motoristas, Erison Nunes, Alexandre Gonçalves e Lilian Cristina Moreira foram convidados para contar como se sentem trabalhando com a plataforma. 

Um levantamento do mobizapSP indica que, em 80% das viagens, o preço no app é o mais em conta do mercado, sendo um benefício para os passageiros. No entanto, motoristas também ganham com o aplicativo. Eles afirmam que a taxa de administração fixa de 10,95% contribui para uma maior remuneração, sendo um diferencial no setor. “Acho o mobizapSP excelente. Por ter uma taxa fixa e pequena, é possível ter um retorno financeiro melhor e mais alto. Além disso, tem toda a questão da segurança que faz com que eu me sinta confiante para atuar com a plataforma”, ressalta Lilian Cristina Moreira, motorista de aplicativo há seis anos. Sem a tarifa dinâmica, os motoristas parceiros recebem 89% do valor de uma corrida. 

No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de motoristas de apps no final de 2021 era de 1,5 milhão. A quantidade saltou para 1,7 milhão no terceiro trimestre de 2022. Com essa crescente, o mobizapSP sabe da importância de aprimorar seus recursos e segurança e ao longo de todo o projeto e execução vários temas nesse sentido foram e ainda são discutidos. 

Segundo Erison Nunes, motorista de apps de transporte individual de passageiros há mais de quatro anos, o diferencial do mobizapSP é a selfie obrigatória para os passageiros, de maneira a garantir a segurança dos envolvidos. “A selfie nos dá mais segurança, pois nos ajuda na identificação do usuário, o que nos deixa mais tranquilos durante toda a viagem”, explica. 

Alexandre Gonçalves, motorista desse tipo de serviço há mais de seis anos, também reforça que os recursos de segurança da plataforma são os que mais chamam a atenção: “Um dos motivos que me faz atuar por meio do mobizapSP é a segurança. Além disso, o app busca ajudar tanto os motoristas como os passageiros, o que é um super diferencial. Sentimos que todos os lados ganham e isso é extremamente importante para democratização desse serviço”, comenta. 

Para se tornar um parceiro do mobizapSP, é preciso instalar a versão “mobizapSP Motorista” em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, e enviar as informações pessoais para a validação dos dados. O retorno sobre o cadastro pode levar até 10 dias úteis. Já para os usuários que desejam se cadastrar, é necessário baixar o aplicativo “mobizapSP Passageiro”, que está disponível também para Android e iOS. Após essa etapa, será preciso preencher algumas informações, como nome completo, número de telefone, e-mail e enviar uma selfie. 

Sobre o mobizapSP

O mobizapSP é um aplicativo de mobilidade urbana, que oferece benefícios para a população. Com o objetivo de garantir mais segurança e preços justos a motoristas e passageiros, é a única plataforma administrada pela gestão pública (Prefeitura de São Paulo). O mobizapSP conta com taxa fixa de administração de 10,95% para o motorista, monitoramento de todos os veículos em tempo real, e não tem a tarifa dinâmica para o passageiro.  O mobizapSP pode ser acessado via aplicativo disponível para Android e iOS.


ARTIGO - Combate ao bullying e à violência na escola

 


*Carla Lyra Jubilut

Recentemente, os episódios de ataques e agressividade em colégios vêm alertando a urgência em se debater sobre bullying e violência na comunidade escolar. É considerado bullying qualquer perseguição, agressão e/ou violência, seja física, verbal ou psicológica, realizada com frequência. Casos pontuais, ou seja, que foram realizados apenas uma vez, apesar de graves, não são classificados como bullying por não apresentarem uma recorrência.

No final de março, um relatório da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) apontou que 48% dos estudantes e 19% dos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo afirmam ter sofrido algum tipo de violência. Um número muito alto como este reforça a necessidade de se tratar e combater as causas para que o ambiente escolar consiga inibir a prática. 

Quando acontece uma situação de bullying na escola, é preciso reconhecer a raiz da situação. Aproximar as famílias dos envolvidos e dialogar com os alunos contribui para criação de um espaço aberto e acolhedor. Os estudantes se sentem confortáveis e protegidos ao buscarem ajuda, criando por sua vez uma relação de confiança e acolhimento, algo que é fundamental para atender estudantes que precisam de um espaço de escuta atenta e ativa.

Com a intenção de prevenir o bullying no ambiente escolar, a conduta é trazer esse assunto e notícias relacionadas em todos os ciclos de ensino. Nos anos iniciais do Fundamental, por exemplo, pode-se debater sobre o que é; já nos anos finais, deixar os estudantes terem acesso a notícias ligadas ao tema e promover rodas de conversas entre eles. No Ensino Médio, a sugestão é estimular debates nas aulas e compartilhar com os adolescentes todas as consequências, tanto para quem causa, quanto para a vítima. Para além dos muros da escola, convidar e aproximar as famílias e os responsáveis por meio de debates e esclarecimento de situações também é válido. Vale lembrar que, para muitas pessoas, ainda é preciso ensinar o que é e como configura o bullying. 

Portanto, se alguma prática for identificada dentro da escola, a conversa tem que ser aberta imediatamente às famílias dos envolvidos para que o gatilho e os motivos que levaram o estudante a tomar determinada atitude seja revelada e logo tratada. Há situações em que se pode consultar especialistas, se for preciso, para solucionar os casos mais complexos. A correção do agressor deve ser feita com educação e as medidas de prevenção passam por ações que buscam manter um ambiente respeitoso, que começam por sua vez com a criação de uma cultura de comunicação não-violenta. O caminho para isso é ensinar sobre diversidade, respeito e principalmente ser uma comunidade escolar inclusiva.

*Carla Lyra Jubilut é Arte-educadora, Comunicadora Social e Pedagoga.

Especialista em Metodologias Ativas e Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades, Coordenadora Pedagógica na Escola Luminova Vila Prudente,  no Ensino Fundamental I, 6ºs e 7ºs anos, e  Advocate e Mentora do Global Schools Program - First Cohort - um programa da Unesco que defende a implementação dos ODS na comunidade escolar.



PESQUISA - EMPREGADAS DOMÉSTICAS - No mês em que se comemora o Dia da Empregada Doméstica, Maria Brasileira divulga pesquisa com colaboradoras da rede

 


Maior franquia de limpeza residencial e empresarial do país conta com 9 mil cadastros ativos de profissionais em sua base

Comemorado em 27 de abril, o Dia da Empregada Doméstica carrega um simbolismo importante de reconhecimento para a classe de trabalhadoras. O Brasil, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), soma mais de 5,2 milhões de mulheres na profissão. Na Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, atualmente são 9 mil profissionais de limpeza parceiras ativas na base da marca. A franquia lançou recentemente uma pesquisa interna que aponta dados importantes sobre as profissionais, como a faixa etária, objetivos de vida e realizações conquistadas por meio do trabalho doméstico.

O estudo foi realizado com profissionais parceiras da rede com idade média entre 37 e 56 anos, e apontou que 60% já  trabalhou em outra função, principalmente como cozinheira (9,7%), atendente (8,2%) e vendedora (8,2%). “A pesquisa é uma importante ferramenta para nos nortear sobre como nossas facilitadoras enxergam a profissão e o que almejam realizar. O dado de que 48,1% delas já alcançou algum sonho ou conquistou algo que desejava muito é a prova de que estamos no caminho certo em pensar ações que beneficiem cada vez mais as profissionais”, afirma o CEO e cofundador da rede, Felipe Buranello.

A pesquisa também indica os objetivos de vida das entrevistadas. Pagar as contas lidera o ranking com 15,9%, seguido da aquisição de meio de transporte (14,6%) e reformas em imóveis (13,4%). Ao todo, cerca de 72% possuem dependentes e 53,5% têm automóvel. 

Presente em todos os estados brasileiros e prestes a celebrar uma década no franchising, a Maria Brasileira ganhou destaque no mercado em 2013, junto com a PEC das domésticas (PEC 66/2012), momento no qual as trabalhadoras passaram a ter seus direitos trabalhistas reconhecidos e o boom no setor trouxe destaque para elas, alavancando empresas especializadas no segmento. "A Maria Brasileira tem muito orgulho de cada uma de suas trabalhadoras, fazendo questão de nomeá-las como profissionais de limpeza, título que enaltece a real importância do trabalho delas para a sociedade e por tudo que representam. Como empresa, proporcionamos a elas todo cuidado, orientação, treinamento e acompanhamento para essa evolução pessoal e profissional", conclui o CEO.

Atualmente a Maria Brasileira conta com 458 operações e a pesquisa foi realizada com as 341 profissionais de limpeza parceiras da marca.

Sobre a Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 80 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 450 unidades,  oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização. 

sexta-feira, 28 de abril de 2023

AS ALERGIAS - VEJA OS TIPOS - ALIMENTOS - REMÉDIOS -TRATAMENTO A alergia a camarão está entre as mais comuns no Brasil. A intolerância do organismo à ingestão do alimento pode causar reações violentas no corpo e até levar à morte.

 


Foi o que aconteceu com Yan Brendo da Redinha que morreu aos 27  anos na quarta-feira (26) após ter uma reação alérgica ao comer um bolinho de camarão.

Em Goiás, uma jovem de 25 anos ainda se recupera após ficar internada em estado grave depois de cheirar pimenta.

Mas o que é a alergia alimentar? É uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo a alguma substância. O sistema imunológico confunde um alimento específico com invasores e produz anticorpos contra ele. Essa resposta do organismo pode desencadear uma série de reações.

Abaixo, saiba mais sobre as causas, reações e tratamentos indicados

 O que provoca a alergia?

A alergia surge quando há intolerância do organismo a alguma substância, como um alimento específico, pólen, medicamento ou veneno de insetos, entre outros.

**Quais são as reações alérgicas?

O contato pode causar, em minutos, reações violentas no corpo, como:

edema de glote (inchaço repentino na garganta, impedindo a passagem de ar para os pulmões);

choque anafilático (reação alérgica

grave que surge em poucos segundos, causando sintomas como coceira, inchaço da boca, língua e rosto);

vômitos;

diarreias;

convulsões; e

Morte

Por que temos reações?

As reações ocorrem porque o sistema imunológico confunde substâncias inofensivas, como alimentos, picadas ou até mesmo o látex da borracha, com invasores.

Assim, anticorpos tentam destruí-los e, quando a pessoa alérgica faz novos contatos com esses agentes, os anticorpos reconhecem a substância e a atacam.

Uma pesquisa mostrou que 92% das pessoas que morreram por alergia (anafilaxia) tinham conhecimento do problema, mas achavam que um pouco de contato não faria mal.

A morte nestes casos ocorre por falta de tratamento adequado e imediato. A gravidade de uma futura reação alérgica é imprevisível.

Diagnóstico e tratamento

Para cada tipo de alergia há um tipo de tratamento.

Expor o alérgico à substância que causa alergia pode funcionar em alguns casos com acompanhamento médico e tratamento correto.

O diagnóstico correto é o melhor caminho para evitar as reações, pois conhecendo o "inimigo" fica mais fácil combatê-lo ou evitá-lo.

O diagnóstico pode ser dado por um médico alergista, que vai investigar o histórico e fazer um exame na pele ou de sangue para confirmar a presença de anticorpos que provocam a reação alérgica.

Alergia a alimentos

Na alergia alimentar, o sistema imunológico produz anticorpos e libera histamina em resposta a um alimento específico.

Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas os principais vilões são: ovos, leite, amendoim, frutos do mar, soja e gergelim.

No Brasil, os dois alimentos que mais causam alergia são o leite e o camarão.

Animais como o camarão, a lula e o mexilhão têm um antígeno na formação do tecido que dispara essa reação. O mesmo antígeno está presente nos ácaros, então quem tem alergia respiratória a poeira fica mais predisposto à reação alimentar também, segundo a especialista.

A alergia alimentar começa, geralmente, na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda

O único tratamento comprovadamente eficaz para alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador.

No caso de uma crise alérgica, uma das possibilidades, a depender de cada situação, é a aplicação de uma injeção de adrenalina em um músculo, geralmente no músculo lateral da coxa, para conter as reações.



Alergia a medicamentos

A alergia a medicamentos é uma manifestação de hipersensibilidade do sistema imunológico, o corpo reage a componentes que não deveriam ser nocivos ao organismo.

O primeiro passo é interromper o uso do remédio suspeito de causar a reação, daí, o alergista pode prescrever um substituto de princípio ativo diferente.

Os sintomas da alergia aos medicamentos podem variar de urticária (irritação que causa coceira na pele) a choque anafilático (reação alérgica grave). Diarreia, vômitos, dores em locais diversos e edema (inchaço) nos lábios e nos olhos também podem ocorrer.

Antibióticos e anti-inflamatórios são os remédios que mais causam alergias.

Alergia a abelha, vespa e formiga

A reação alérgica grave à picadas de abelhas ou vespas pode surgir rapidamente após a primeira ferroada, geralmente em apenas 5 minutos.

Os sintomas de reação alérgica são: urticárias, inchaço nos lábios e olhos, hipotensão (queda de pressão), vômitos, rouquidão, dificuldade respiratória, desorientação e perda da consciência.

A anafilaxia ( reação alérgica aguda) pode ocorrer após uma única picada de abelha (e pode matar). Cerca de 3% da população é alérgica ao veneno da abelha e pode desenvolver reações anafiláticas após ferroadas.

O que é o choque anafilático

O choque anafilático é uma reação alérgica extrema que surge poucos segundos, ou minutos, após o contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos.

Além dos sintomas da reação anafilática, no choque, a pessoa também tem queda de pressão arterial significativa.

Sintomas do choque:

Dificuldade para respirar com chiado;

Coceira e vermelhidão na pele; Inchaço na boca, olhos e nariz; Sensação de uma bola na garganta;

Dor abdominal, náuseas e vômitos;

Tontura e sensação de desmaio;

Suores intensos;

Confusão ou desmaio.

Devido à gravidade dos sintomas e ao risco aumentado de ficar sem conseguir respirar, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível.


Fonte: G1 

NATAL- REAÇÃO ALÉRGICA - Morador da Redinha, influencer e produtor cultural, de 27 anos morre após comer camarão.

 


Com reação alérgica, Brendo Yan estava internado desde o último sábado, 22, mas teve a morte encefálica confirmada nessa quarta-feira, 26.

 O influenciador digital e produtor Cultural Brendo Yan da Silva, de 27 anos, morreu após uma grave reação alérgica ao comer um bolinho de camarão.

Yan chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu e teve a morte encefálica confirmada nessa quarta-feira (26/4).

Trabalhava como assistente administrativo, era casado com Victória Figueiredo, há um ano. 

De acordo com Victória, Brendo comeu bolinhos de mandioca, que foram dados por um vizinho, que não sabia da alergia. Segundo ela, o homem não contou sobre o recheio de camarão e nem o casal perguntou o que havia na comida.

“Saímos pela manhã e à noite, quando chegamos em casa, tomamos banho, estávamos em uma chamada de vídeo com minha mãe e ele deu tchau e saiu da ligação. Quando desliguei, ele já tinha começado a comer o bolinho. Ai perguntei: ‘é o que tem dentro?’ e ele disse que era frango. Eu falei que tinha cheiro de peixe, mas realmente não tinha gosto e nem cheiro de camarão, estava bem desfiado”, relatou a mulher.

Antialérgico

Ainda segundo Victória, Yan começou a se sentir mal e, por isso, tomou um antialérgico em casa. A esposa correu para pedir ajuda aos vizinhos e o jovem colocado em um carro e levado a um pronto-socorro. Já na unidade, teve uma parada e precisou ser reanimado.

Desde sábado (22/4), Brendo Yan ficou intubado e encaminhado à uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No domingo, (23/4), ele foi transferido para o Hospital Memorial, no entanto, a morte cerebral foi confirmada por meio de exames, conforme determina o protocolo.

Inicialmente, Yan  foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento do Pajuçara. Desde o sábado (22), ele ficou intubado em uma UTI. No domingo (23), foi transferido para o Hospital Memorial. No entanto, tomografias confirmaram a morte encefálica do jovem. A repetição dos exames, como determina o protocolo, confirmou o óbito.

O velório de Yan aconteceu  na tarde desta quinta-feira (27/4) no espaço de eventos Nana Banana, na Redinha, com o sepultamento às 16:30h; durante o velório,  amigos, familiares e produtores culturais deram o último adeus ao jovem Yan que desde a sua infância participava dos eventos culturais e posteriormente passou a produzí-los; Yan participou ativamente dos blocos carnavalescos  Vice-versa, A Cobra Coral, quadrilha Cômica Vice-versa e agora em 2023 criou o bloco do Anjinho; realizava festas diversas e também fazia a divulgação de produtos e lojas,  como influencer digital; era filho da liderança comunitária e também produtora cultural Zeza.

O Blog A Cidade através dos seus editores se enluta também como tantos amigos, familiares e produtores culturais; " há 16 anos, quando Yan tinha apenas 11 anos de idade já participava dos blocos que tiveram a participação e apoio dos editores do Blog;   Yan representava um novo nome na defesa do carnaval e dos festejos juninos, um sangue novo na luta pela tradição do nosso carnaval e festejos populares", destacam os nossos editores.


compartilhe nas redes sociais.