apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

NATAL- FESTIVAL E CAMINHADA HISTÓRICA Caminhada Histórica de Natal se transforma em Festival e celebra a cultura e a história da capital

 


Ao longo de seus 11 anos, a Caminhada Histórica de Natal tornou-se um projeto que foi crescendo gradativamente e apontando para diversos outros caminhos. Após agregar variadas ações em torno de si, a Caminhada chega a 2022 como o Festival Histórico de Natal, uma série de eventos que continua com a proposta de celebrar a cultura e a história da capital potiguar - além de integrar oficialmente a programação do Natal em Natal.

A Caminhada Histórica, programada será realizada neste sábado  m17 de dezembro, continua sendo a ação principal, mas várias outras já começaram e estão orbitando ao redor dela. São o 5º concurso de fotografia, o 4º de redação (voltado para a criançada estudante), e o 4º de música – cuja final será dia 16/12, no Centro Cultura Ruy Pereira. E a novidade para 2022, que é o lançamento do 1º Concurso de Jornalismo voltado para a temática histórica.

Segundo Jarbas Filho, idealizador do projeto, o nome “festival” se tornou o mais adequado para representar a quantidade de iniciativas que a caminhada foi ganhando ao longo de sua trajetória. “A caminhada foi ao poucos se tornando um conglomerado de eventos, portanto, virou algo maior, além de si mesma. E tudo na mesma proposta, de resgatar a cultura e a educação, de mostrar que Natal não vive só de duna, sol e mar”, afirma.

O 4º Concurso de Músicas de Natal faz parte do projeto “Cantando histórias”, e já escolheu os 12 finalistas que vão defender suas canções no dia 16, no espaço onde fica o bar de Zé Reeira, às 18h, no centro histórico. Serão premiados os três melhores. “Tivemos excelentes composições inscritas esse ano, o que demonstra a riqueza artística e cultural da nossa cidade. Parabenizamos todos os participantes, em especial os finalistas, pelo talento e dedicação nas composições”, disse Marcelo Veni, produtor musical e coordenador artístico do concurso.

As músicas finalistas são as seguintes: “A Canção de Natal” (Diógenes da Cunha Lima e Tico da Costa); “Amor à Primeira Vista/Meu Lar” (Manul Lira); “Em Ponta Negra” (Iván Quirino); “Esquina América tLatina” (Felipe Borges); “Falo de Ti Natal” (Dalton Sávio e Evaristo Neto);  “Incendiar” (Shel Oliver, Tales Santana); “Na Tal Cidade” (Yrahn Barreto e Roberto Homem); “Natal Vibez” (Bob Marlon); “Pôr do Sol do Potengi” (Itanildo Medeiros); “Suave Potengi” (Antonio Ronaldo); “Terra Tropical” (Leticia Beatriz, Victor Morato), e “Uma criança que vive em mim” (Ivando Monte). Todas as canções estão disponíveis nas plataformas digitais.

O concurso “Natal sem igual” é a grande novidade em torno da caminhada/festival deste ano, com o objetivo de incentivar a produção jornalística local sobre a valorização e a conservação da memória e do patrimônio de Natal. Com o tema “Uma cidade com história pra contar”, o concurso tem como foco conteúdos sobre o patrimônio arquitetônico da capital potiguar, de forma ampla ou sobre um imóvel ou espaço específico da cidade.

São elegíveis a participar profissionais que tenham publicado conteúdos nos formatos de áudio, vídeo ou texto em plataformas streamings, veículos de comunicação e outros meios entre os dias 25 de outubro e 25 de dezembro de 2022. O concurso vai premiar os melhores conteúdos sobre a pauta, com R$ 15 mil, divididos em três categorias.

Os prêmios em dinheiro serão entregues aos primeiros colocados em cada formato e àqueles que receberem “Menção Honrosa”, concedida aos conteúdos não classificados na primeira posição, mas que se destacaram pela abordagem criativa e diferenciada da pauta. O edital do concurso pode ser obtido pelo 99601-9329 (Whatsapp) , por meio do qual também serão recebidas e validadas as inscrições até o dia 25 de dezembro.

Já a Caminhada seguirá o formato tradicional, com seu trajeto que passeia pelos 400 anos da história de Natal, entre monumentos construídos nos séculos 17 e começo do 20,  passando pela Cidade Alta e Ribeira. Entre os cenários estão as igrejas Matriz, Rosário dos Pretos, Santo Antônio (Igreja do Galo) e Bom Jesus da Ribeira; os solares Bela Vista e João Galvão; o Palácio “Potengi” da Cultura; o Memorial Câmara Cascudo; Instituto Ludovicus (a casa de Câmara Cascudo); o antigo prédio do Iphan; o sobrado do Museu Café Filho; Rua Chile; o Teatro Alberto Maranhão, entre outros.

Serviço:

Festival Histórico de Natal. Final do concurso musical no dia 16, no Centro Ruy Pereira, às 18h; e Caminhada Histórica no dia 17 de dezembro. 


Fonte: Tribuna do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.