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domingo, 23 de outubro de 2022

FÓRMULA 1 - GP dos EUA: Verstappen vence após duelo com Hamilton e erro da RBR

 

Heptacampeão assumiu liderança da corrida aproveitando falha no pit stop do bicampeão, mas foi ultrapassado a cinco voltas para o fim da corrida; Leclerc é 3º, e RBR leva penta campeonato de construtores

Mesmo com o campeonato de pilotos já decidido, o GP dos Estados Unidos entregou entretenimento na vitória de Max Verstappen neste domingo. Ele superou um erro raro da RBR no pit stop para faturar sua 13ª vitória do ano. E não parou aí: teve rodada na largada, dois incidentes - um deles com Fernando Alonso quase decolando sobre Lance Stroll - Sebastian Vettel liderando... A prova ainda testemunhou um emocionante duelo final do bicampeão com Lewis Hamilton, segundo colocado, e uma bela prova de recuperação de Charles Leclerc, de 12º a terceiro.

Com o triunfo, a RBR faturou o Mundial de construtores de 2022, quebrando um jejum de nove anos. É o quinto título da equipe austríaca, que perdeu seu fundador Dietrich Mateschitz neste sábado. O último campeonato foi conquistado por Vettel, em 2013.

Essa foi a 33ª vitória da carreira de Verstappen, que ultrapassa Fernando Alonso (32) na lista de maiores vencedores e torna-se o sexto maior dono de triunfos na história da F1. A 13ª vitória do ano ainda ajudou o holandês a igualar a marca de Vettel (2013) e Michael Schumacher (2004), do maior número de triunfos numa única temporada.

Verstappen já havia tido a perícia necessária para sair na frente do pole Carlos Sainz nos primeiros metros após a largada, mas ainda contou com a sorte extra de um erro do rival: o espanhol rodou, foi atingido por George Russell e ficou atravessado na pista.

Com um vazamento, o piloto da Ferrari deixou a prova - e o caminho livre para o atual bicampeão dominar a liderança da disputa. Sua vantagem escorreria pelos dedos por um erro raro da RBR em seu segundo pit stop na volta 36, que o derrubou da ponta para a sexta colocação.

No entanto, ele iniciou uma recuperação bem sucedida e começou a pressionar o líder Hamilton nas últimas dez voltas. O heptacampeão da Mercedes se segurou, após ganhar a liderança com uma manobra na curva 1 sob Vettel no 41º giro; mas o bicampeão da RBR só precisou de nove voltas para diminuir 3s3 e ultrapassar seu grande rival da temporada passada.

A 20º corrida da temporada, o GP do México, será no próximo domingo (30) às 17h - horário de Brasília. Restam três corridas para o fim do campeonato.

A largada

Verstappen não teve dificuldades em pular à frente de Sainz, escapando de um quase toque com o espanhol que ocupava a pole na subida que antecede a primeira curva de Austin.

E a situação do piloto da Ferrari só piorou: misturado no pelotão, ele rodou, foi atingido pela Mercedes de George Russell e ficou atravessado na pista.

Como consequência, Sainz caiu para 19º e a equipe optou por retirar o carro 55 devido a um vazamento. O erro ajudou Hamilton a subir para a vice-liderança, tendo Stroll em terceiro. Russell, prejudicado pelo toque, caiu para a quarta colocação e ainda foi punido com 5s pelo contato com o rival da Ferrari.

Vettel fez uma grandiosa largada e ganhou dez posições de cara, mergulhando de décimo para quinto. Pérez também se saiu bem e subiu três casas, de nono para sexto. No fundo do grid, Leclerc pulou de 12º para nono, já entrando na zona de pontuação.

Enquanto Verstappen abria 2s2 de vantagem para Hamilton na volta 5, Russell começou seu caminho de volta à parte de cima da tabela. Ultrapassando Stroll, o britânico recuperou seu terceiro lugar, ainda com uma punição a cumprir.

É raro, mas acontece

Um dos pontos mais críticos da corrida se deu na volta 36: seguindo a estratégia da Mercedes com Hamilton, Verstappen, líder, foi convocado para uma segunda troca de pneus. No entanto, os mecânicos tiveram um problema na pistola para afixar os pneus médios que substituíram os compostos duros do bicampeão e a ele só coube esperar por 11s.

O holandês retornou em sexto lugar, mas precisou de apenas sete giros para aparecer na vice-liderança, ajudado com o pit stop do vice-líder provisório, Vettel. Depois, "cozinhou" Hamilton por mais nove voltas, até superá-lo na reta oposta para vencer.

Prova de recuperação e briga pelo pódio

Na volta 11, Leclerc já havia subido mais duas posições após largar em 12º. Porém, ficou preso atrás de Vettel em sétimo. A manobra veio no giro seguinte com ajuda da asa traseira. Ele ainda contou posteriormente com os pit stops dos rivais para subir à segunda colocação, postergando seu pit stop.

Ajudado por um safety car acionado por uma batida de Bottas na volta 19, mas prejudicado pela lentidão da troca (3s1), ele voltou para a pista em quarto lugar. A Ferrari perdeu 1s substituindo seus pneus médios pelos duros - em comparação com o pit stop de Pérez, de 2s1.

E foi o mexicano quem o superou na saída do pit lane; devido ao tempo desperdiçado, Leclerc voltou para a pista em quarto. A dupla voltaria a se encontrar nas voltas 29 e 30: o piloto da Ferrari escapou da pista ao encontrar a porta fechada quando tentou superar o rival. Sua segunda tentativa funcionou e ele ainda saiu na frente de Verstappen em sua segunda troca de pneus (36ª volta).

Charles e Max se encontrariam na pista pouco tempo depois do erro no pit stop do bicampeão; na volta 39, Verstappen ultrapassou o monegasco, que fez um X para retomar a quinta colocação. A vantagem, porém, só durou alguns metros.

Incidentes bagunçam estratégias

Bottas foi o primeiro a acionar bandeiras amarelas: ele rodou na saída da curva 19, na volta 18, e ficou parado na brita. O safety car entrou na pista e a corrida foi retomada no giro 22.

Alguns metros após a reta principal, Alonso e Stroll protagonizaram outro incidente: o espanhol não conseguiu desviar do rival e seu carro subiu de frente, levantando a dianteira e quase parando sobre a Aston Martin. Novamente o safety car entrou em ação, deixando o traçado na 25ª volta.

Primeiras visitas aos boxes

Pérez, em quarto lugar na volta 6 de 56, acabou perdendo uma aleta de sua asa dianteira ao tentar uma ultrapassagem na curva 8. O mexicano, porém, postergou sua visita aos boxes para reparos. Bottas, por outro lado, foi o primeiro a aproveitar a janela de pit stops no 11º giro, pouco antes de bater.

Depois dele, foram os primeiros colocados: começando por Hamilton, na volta 13. O heptacampeão trocou os pneus médios pelos duros, cedendo a vice-liderança provisória a Russell e voltando em sétimo. Na 14ª, Verstappen e Russell: enquanto o britânico da Mercedes cumpriu seus 5s de punição e retornou em nono, o líder da prova perdeu pouco tempo ao repetir a estratégia de Hamilton e voltou em terceiro.

Pérez, enfim, fez sua parada na volta 15. Em 2s1, a RBR substituiu seus pneus de faixa amarela pelos duros e o mandou de volta em sexto lugar, devolvendo a liderança a Verstappen.

Passeando por lugares conhecidos

Na volta 35, Hamilton foi o primeiro dos líderes a fazer uma segunda troca de pneus, adotando novos compostos de faixa branca e abdicando a diferença de 1s5 que já havia tirado do bicampeão da RBR. Após o erro na parada de Verstappen, Russell e Pérez também pararam, nas voltas 37 e 39.

Com isso, Vettel ascendeu à liderança pela primeira vez desde o GP do Azerbaijão de 2021 - no qual foi segundo colocado. Ele foi superado por Hamilton no giro 41 e entrou nos boxes uma segunda vez logo em seguida. O heptacampeão liderou o pelotão por nove giros, o que não fazia desde o GP da Holanda no mês passado, prova na qual também sentiu o cheirinho da vitória - de longe.

Max Verstappen vence o GP dos EUA e iguala recorde de vitórias em uma única temporada da F1


Fonte: G1.

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