apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2022

Fabio Dantas e Rogério Marinho. Essa chapa vinga?

 

Chapa Fábio Dantas e Rogério Marinho será lançada terça-feira.

Está praticamente confirmada a chapa Fábio Dantas Governador, Rogério Marinho Senador, após os ensaios de várias candidaturas de oposição  ao Governo Fátima como, Benes Leocádio, Álvaro Dias, Tomba, Carlos Eduardo, Ezequiel, José Agripino, Paulinho Freire entre outros; vale lembrar que alguns nomes postados não quiseram ir a disputa.

A pergunta que se faz em cada esquina é: será que essa chapa vinga e é competitiva?  Vamos ao que se espera:

Fabio Dantas espera crescer no anti-petismo e com a força do Bolsonarismo para entrar no páreo; precisa no momento, convencer Álvaro Dias, Ezequiel Ferreira, Alyson e dezenas de prefeitos, para  que seu nome chegue com condições de vencer.

Rogério Marinho, de qualquer forma teria de emplacar algum candidato e terá de ir mais além;  terá que somar os  votos do bolsonarismo e através dos investimentos que foram feitos, convencer muitos prefeitos e lideranças a encabeçar seu projeto.

A estratégia da oposição era atrair a maioria das lideranças estaduais num projeto e esvaziar a chapa de Fátima Bezerra, no entanto o que se viu foi o contrário: Fátima Bezerra trouxe Carlos Eduardo e Walter Alves.

As conversas dão conta que a eleição majoritária no RN, será apenas pelo senado.

A idéia principal é junto com Prefeitos, Álvaro Dias, Alyson e Ezequiel  derrotarem Carlos Eduardo ao Senado já que em primeiro turno, se decide as eleições proporcionais e o senado; Aí no segundo turno, tentariam juntar todos para a disputa ao governo; o grande problema será se a nível estadual tudo se definir em primeiro turno.

Se vai funcionar, veremos; Fátima e Carlos Eduardo vem com Lula, que até o momento reina com larga vantagem na região nordeste.

Outro fator que deixa muitos em dúvida é que  os mandatos dos atuais prefeitos vão até 2024, ou seja: se Lula vencer, prefeitos que optarem pelo bolsonarismo, terão de se apadrinharem lá na frente. 

Os investimentos que se teve nos primeiros anos da gestão Bolsonaro, vira de lado em 2023 e 2024.

Não será fácil para prefeitos tomarem decisões numa polarizacão nacional que está se estendendo para os estados.

De uma forma geral, existe também um forte apelo para que as lideranças e prefeitos atuem mais fortes pelas eleições proporcionais, deixando as disputas majoritárias numa certa neutralidade.

Os próximos dias dirão se a candidatura de Fábio Dantas vingará ou se somente,  haverá uma disputa  prioritária entre  Rogério Marinho x Carlos Eduardo.

Os dias vão se passando e a cada dia, a chapa Fábio/Rogério vai tendo menos tempo para o embate  nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.