O Projeto da engorda de Ponta Negra, realmente necessária, se iniciou na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo, mas ao renunciar em 2018 para disputar o Governo do Estado, a continuidade desse projeto ficaria a cargo do novo prefeito à época, Álvaro Dias e permaneceu o projeto adormecido até 2023, quando resolveu atabalhoadamente fazer de qualquer jeito, sem ouvir especialistas e técnicos no assunto.
Nessa época, falavam que precisava de um emissário submarino, drenagem eficiente e outras obras complementares para garantir que a obra, em tão pouco tempo, não representasse um desperdício de dinheiro público, mas Álvaro Dias ignorou e apelidou quem estava certo, de estarem contra Natal.
Aliado ao fato de que engordas também precisam de manutenção, a Prefeitura de Natal na nova gestão de Paulinho Freire, não enxerga os problemas herdados e não tenta corrigi-los. A engorda alaga quando chove, com maré alta, é voçoroca e já precisa de mais aterro.
Na época das chuvas, as lagoas se formam, falta de drenagem vai levando parte da areia da engorda para o mar; já o morro do careca, a água do mar já está novamente cavando o morro; uma das justificativas da engorda era salvar o morro, mas agora toda essa areia do entorno já se foi. A ausência de quebra mares, como em Areia Preta e de outras obras complementares, vai fazendo com que as marés altas levem embora toda a faixa de areia dessa obra tão cara.
As marés de 2,6 metros sempre existiram e o que se vê é a falta de responsabilidade com a cidade, onde se gastaram milhões sem nenhum cuidado na engorda e agora, sem manutenção, devem gastar outros milhões para corrigir erros cometidos da gestão de Álvaro e agora com Paulinho.
Aí se pergunta: de quem é a culpa?
Vão chegar os correligionários dos prefeitos dizendo que a culpa é da natureza e que fizeram tudo certo.
Quem reclama da engorda segundo esses correligionários são contra Natal.
Estamos com apenas 9 meses da inauguração da obra da engorda e pelas imagens e quem vem acompanhando Ponta Negra, sabem que vai caminhando como uma obra a ser perdida.
A Prefeitura já quer construir uma obra mirabolante que nem projeto tem, apenas um desenho, enquanto não corrige e não dá a devida manutenção na engorda mal feita.





Nenhum comentário:
Postar um comentário