Uma pesquisa do Ipespe que construiu um "ranking de presidenciabilidade" aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem é avaliado por mais brasileiros como um candidato que seria um bom presidente.
Atrás dele está Jair Bolsonaro (PL), com uma diferença de 12 pontos percentuais.
O levantamento mostra que 47% das pessoas responderam que Lula daria um bom presidente. Em maio, só 39% responderam dessa forma ao Ipespe. Por outro lado, a proporção de quem entende discorda dessa afirmação caiu de 57% para 50% nesse período.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro teve o nome testado pela primeira vez: 35% entendem que ele seria um bom presidente contra 62% que rejeitam essa tese.
Veja o ranking:
Seria um bom presidente?
Lula - 47% disseram que sim; 50% responderam não
Jair Bolsonaro - 35% disseram que sim; 62% responderam não
Tarcísio de Freitas - 33% disseram que sim; 50% responderam não
Fernando Haddad - 32% disseram que sim; 54% responderam não
Michelle Bolsonaro - 25% disseram que sim; 66% responderam não
Ratinho Júnior - 23% disseram que sim; 55% responderam não
Romeu Zema - 20% disseram que sim; 56% responderam não
Eduardo Bolsonaro- 20% disseram que sim; 69% responderam não
Ronaldo Caiado - 16% disseram que sim; 59% responderam não
Flávio Bolsonaro - 16% disseram que sim; 74% responderam não
Eduardo Leite - 11% disseram que sim; 63% responderam não
Como variável, a 'presidenciabilidade' tem um grande poder preditivo, sendo reconhecida na literatura como um forte indicador do apelo do candidato, porque consegue sintetizar variadas percepções de atributos dos nomes testados (competência, preparo, integridade, capacidade de articulação, entre outras), além do grau de conhecimento sobre eles”, aponta Antonio Lavareda, cientista político e sociólogo que é presidente do Conselho Científico do Ipespe.
A pesquisa testou 11 politicos perguntando se cada um deles seria ou não um bom presidente. A maior rejeição ficou com Flávio Bolsonaro (PL): 74% dos ouvidos entendem que ele não seria um bom chefe do executivo.
Além disso, Eduardo Leite (PSD) e Romeu Zema (Novo) aparecem como os candidatos mais desconhecidos. A pesquisa mostra que 63% e 56% dos entrevistados disseram que eles não seriam um bom presidente, contra 11% e 20% disseram que sim. No entanto, 26% e 24% afirmaram não ter informações suficientes.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de setembro desse ano. Foram entrevistados 2,5 mil pessoas a partir de 16 anos. O grupo foi representativo da população brasileira, considerando a proporção de sexo, idade, localidade, instrução e renda. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário