Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de julho de 2025

SÃO GONÇALO - São Gonçalo já conta com serviço de Telemedicina em fase experimental

 


Está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde de Guanduba um modelo piloto de Telemedicina, marcando um avanço na modernização da saúde pública de São Gonçalo do Amarante. 

A unidade foi integrada ao TeleNordeste, programa do Ministério da Saúde realizado em parceria com hospitais de excelência por meio do PROADI‑SUS. Em São Gonçalo, o atendimento contempla nove especialidades: cardiologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, enfermagem, neuropediatria e medicina interna, reunindo áreas médicas e multiprofissionais em um só sistema de cuidado. 

O atendimento ocorre por meio da teleconsulta triangulada: o paciente e o médico da UBS estão juntos na unidade e, por videoconferência, recebem o suporte de um especialista remoto. O modelo tem proporcionado diagnósticos mais rápidos, resolutividade local e redução da demanda por atendimento especializado na comunidade de Guanduba.

O médico da família Dr. Josemario de Abreu, que atua na UBS de Guanduba e foi capacitado para utilizar a plataforma do TeleNordeste, já está realizando os primeiros atendimentos. Ele destaca os benefícios do programa: “A Telemedicina aumenta a qualidade do atendimento, diminui o tempo de espera nas filas por especialistas e reduz os custos com o serviço de saúde. Isso aumenta a satisfação do paciente.”

A implantação da Telemedicina na rede municipal é uma das propostas do plano de governo do prefeito Jaime Calado, que tem investido em soluções inovadoras para ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços públicos.

Para o gestor, todo esforço é válido quando se trata de cuidar das pessoas:  “A Telemedicina é uma realidade em São Gonçalo. Estamos iniciando em caráter experimental aqui em Guanduba para que, mediante os resultados alcançados, possamos implementar na rede de saúde do município”, afirmou o prefeito Jaime Calado.

Um sistema semelhante também está sendo implantado na UBS do Residencial Padre João Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.