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quarta-feira, 26 de março de 2025

EMENDAS PARLAMENTARES FEDERAIS - PUBLICIDADE ENGANOSA - NOSSO ESTADO E EM OUTROS É USADA POR DIVERSOS PARLAMENTARES. DISCUSSÃO SOBRE EMENDAS DESTOAM EM VALORES, NARRATIVAS FALSAS E FAKE NEWS - POPULAÇÃO DEVE FICAR ATENTA E APURAR O QUE É VERDADEIRO OU FALSO - MARKETEIROS POLÍTICOS USAM ESTRATÉGIA.

 


Parlamentares como o senador Styvenson Valentim usam emendas do orçamento secreto como peça de propaganda nos feitos políticos e nas campanhas eleitorais, com informações falsas e exagero no conteúdo, caracterizando  publicidade enganosa. 

No nosso estado, nos últimos anos e notadamente nos últimos dias, alguns veículos de comunicação passaram a fazer questionamentos sobre se o senador Styvenson Valentim destinava mais emendas aqui no estado,  do que os outros senadores e parlamentares. No RN, o maior propagador de divulgação sobre a destinação de emendas cabe ao senador Styvenson Valentim, que de tanto exagero, faz muitas pessoas  não atentas imaginarem que ele faz milagres. O senador chega na sua publicidade enganosa a dizer que constrói hospitais privados, pontes e outras obras, além de supor que é do tipo um campeão de emendas.

O Blog A Cidade, em uma das nossas matérias tratou do assunto dias atrás, já que as emendas parlamentares são distribuidas  igualitariamente entre os parlamentares,  ou seja, todos os parlamentares apresentam as suas emendas para investimentos e custeios, geralmente nos seus estados onde foram eleitos. No entanto, cada parlamentar divulga ao seu modo essas destinações e alguns como Styvenson,  exageradamente. 

O fato é que para o senador tem dado certo a estratégia  obtendo capital eleitoral com essas publicações turbinando seus feitos políticos. Na tentativa de querer se diferenciar de outros políticos, exagera e logicamente na tentativa de querer mostrar a população ser um campeão e diferente dos outros e fazendo muitas críticas, apesar de prática igual, começa a ser rebatido por parlamentares que ajudam ao estado com suas emendas.

Essa prática de publicidade enganosa ou exagerada aqui no RN , são  também usadas por  parlamentares de outros estados. A falta de transparência dessas emendas, que vem sendo ajustada pelo STF, não permite ainda uma  checagem se os  valores anunciados estão corretos e como foram aplicados. Em outros estados  também, temos vários exemplos sem nenhuma comprovação de veracidade  da publicidade da parte dos parlamentares: "Campeão de recursos para o Estado!”;  " o deputado que conquistou mais de R$500 milhões para São Paulo”,; " R$ 755 milhões em emendas que beneficiaram 52 municípios do estado.; "R$800 milhões para todas as cidades do Tocantins";  "destinou mais de 400 milhões de reais em emendas para municípios mineiros"; " mais  de R$400 milhões ao estado" ,  e  essas são algumas publicidades usadas em campanhas e publicizadas pelos parlamentares do Brasil afora.

Daí, Styvenson é apenas um, entre muitos parlamentares a usar a destinação dessas verbas como forma de turbinar suas realizações políticas em materiais de suas redes sociais. Para os parlamentares em vários estados ,  a capitalização das emendas  é estratégia recorrente.

Em Natal, na última campanha por exemplo, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias propagou uma publicidade enganosa de que a candidata a prefeita Natália Bonavides não havia destinado nenhuma emenda para Natal, fato que foi rebatido e comprovada a inverdade,  tendo Natália enviado mais de 10 milhões; a publicidade enganosa  foi usada pelas equipes do ex-prefeito e do atual de forma sistemática,  nas redes sociais e ampliada por apoiadores.

As emendas parlamentares, seus valores, aplicação, para onde vão, já se transformaram em publicidade enganosa e Fake News,   e  a cada dia, o eleitor tem que ficar atento sobre a veracidade do que é propagado pelos nossos políticos, até para que não se cometam injustiças contra adversários, onde na maioria das vezes, os prejudicados são quem menos acesso tem aos meios de comunicação.

As notícias falsas e Fake News se transformaram num verdadeiro negócio e economicamente rentável para os marketeiros políticos, que a cada dia, levam mais dinheiro nas campanhas publicitárias para levaram seus candidatos à vitória. 

Em outra matéria, abordaremos diretamente o tema do marketing  com Fake News.

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