Aos cidadãos que agora estão mais atentos à disputa do 2⁰ turno em Natal , não passa despercebido que a disputa eleitoral em Natal chega agora a um momento de uma polarização ideológica e uma certa divisão de classes sociais.
Do lado de Paulinho Freire estão : a elite mais rica de Natal, funcionários de confiança da prefeitura e cabos eleitorais ligados aos vereadores de Natal e políticos ricos ; essa elite mais rica propaga os discursos de ódio contra os mais necessitados, os funcionários de confiança da prefeitura promovem o assédio político nos contratados e os cabos eleitorais tentam manobrar as comunidades, no quesito de comprar os votos.
Com Natália Bonavides, os mais pobres, servidores públicos e uma posição ideológica mais a esquerda que defende muitas mudanças em Natal; a mentalidade das pessoas de esquerda defendem a maior acessibilidade dos mais humildes a um melhor padrão de vida.
A campanha do 2⁰ turno é de poucos dias, mais é nítida a diferença nos dois palanques: um palanque com a presença de elites é o palanque de Paulinho Freire e um palanque com pessoas mais simples é o palanque de Natália Bonavides que vem recebendo o apoio dos eleitores de Carlos Eduardo, que também eram esses mais simples; daí se explica hoje, Natália terminar o primeiro turno com 28% e já está bem na disputa na beira dos 50%, ou seja, naturalmente os eleitores de Carlos Eduardo migraram quase todos para Natália Bonavides .
O discurso de Lula chamou a atenção também num ponto: quando ele prega a união dos menos favorecidos e da esquerda contra a chamada elite de direita. Lula consegue com sua fala convencer quem segue ele a se definir por sua candidata.
O discurso de Lula é tão forte e convincente que se chegar a todos os recantos de Natal será capaz sim de decidir a eleição, a partir do momento que o eleitor vai decidir entre ficar com o candidato dos ricos ou ficar com o candidata dos mais pobres.
O que se viu na Zona Norte, foi uma multidão que foi de todas as formas a um comício, ouviu a fala de Lula e agora atende a um chamado para que a militância e simpatizantes virem àqueles votos que não estavam com Natália e que devem estar agora, restabelecendo que a maioria da população deva prevalecer , em detrimento de uma elite política que quer massacrar o povo num distanciamento social e econômico.
Não é difícil ver que as movimentações de Paulinho Freire são com pessoas da elite do poder, enquanto as de Natália Bonavides unem as pessoas mais simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário