PESQUISA AGORASEI/94FM ESTIMULADA
Carlos Eduardo 43,3%
Natália 16,6 %
Paulinho Freire 15,8%
Rafael Motta 4,1%
Nando Poeta 0,3%
Heron 0,4%
Nenhum/branco/nulo 11,5%
Sem opinião/não respondeu 8%
Fonte: 94 FM
ANÁLISE DA PESQUISA
Pelos números da mais nova pesquisa do Instituto Agora Sei/94 FM, se as eleições fossem hoje, Carlos Eduardo estaria eleito já em 1⁰ turno, já que a soma dos demais candidatos somam 37,2%, ou seja : Carlos Eduardo tem 53,78 % dos votos válidos, contra 46,21% da soma de todos os outros candidatos.
A diferença de Carlos Eduardo para a 2ª colocada, que segundo a pesquisa é Natália Bonavides, é de 26,7%.
A pesquisa foi às ruas, já após a visita de Bolsonaro a Natal e anúncio do seu apoio a Paulinho Freire, no entanto, a pesquisa trouxe duas surpresas: o crescimento de Carlos Eduardo e uma mudança na 2ª colocação, já que Natália Bonavides, voltou a estar numericamente à frente de Paulinho Freire.
Diversos analistas , sugerem que a candidatura de Carlos Eduardo caminha para vencer , e com possibilidades reais, até em 1⁰ turno, ou não vencendo no 1⁰, vence num 2⁰ turno com ampla maioria.
Mesmo com o apoio de 20 vereadores, deputados, senadores, políticos mais influentes e Prefeitura, Paulinho Freire se mantém em patamares que só chegam no máximo à metade dos votos de Carlos Eduardo; todos os apoios possíveis já estão com Paulinho e não há mais novos fatos ou apoios que agregam.
Natália Bonavides surpreende ao tomar a 2ª colocação, mas com a sua rejeição sendo a mais alta entre todos os candidatos, a sua possibilidade de vencer a eleição é quase nula.
Carlos Eduardo com o apoio de apenas um vereador de Natal, o deputado Sargento Gonçalves, a Senadora Zenaide Maia, lideranças comunitárias e com forte apoio popular, está nesse momento, muito acima de todos os candidatos desde a 1ª pesquisa e se mantendo com um patamar que sugere uma eleição podendo ser decidida logo no dia 6 de outubro .
Não vencendo no 1⁰ turno, Carlos Eduardo no 2⁰, bateria qualquer candidato.
Segundo um analista de pesquisas, candidatos que vencem uma eleição num turno com diferença de mais de 10% para o 2⁰ colocado, é quase impossível perder num segundo turno; na Argentina, por exemplo: o candidato tendo 10% a mais que o segundo colocado, não existe disputa de 2⁰ turno, já que consideram não haver possibilidade de uma virada.
Carlos Eduardo lidera isolado e com larga maioria |
A pesquisa foi realizada entre os dias 16, 17 e 18 de agosto deste ano e ouviu 800 eleitores, de 16 anos de idade e acima, em todas as zonas do Município de Natal (RN). O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-01524/2024.
O trabalho está registrado no TSE com a identificação RN-01524/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário