Pesquisa do Instituto DataVero divulgada pela rádio 98 FM nesta quinta-feira (8) traz os números atualizados da corrida pela Prefeitura do Natal nas eleições de 2024. É o primeiro estudo após a realização das convenções, que homologaram seis candidatos para a majoritária na capital potiguar.
Confira abaixo as intenções de voto para prefeito nos cenários estimulado.
Prefeitura do Natal – Intenção de votos – Estimulada
Carlos Eduardo (PSD): 40,3%
Paulinho Freire (União Brasil): 21,1%
Natália Bonavides (PT): 13%
Rafael Motta (Avante): 5,8%
Heró Bezerra (PRTB): 0,3%
Nando Poeta (PSTU): 0,3%
Nenhum: 15,8%
Não sabe/não respondeu: 3,4%
Fonte: Portal 98 FM
ANÁLISE DA PESQUISA
Os dados da pesquisa sugerem que a eleição pode ser decidida em 1⁰ Turno. Carlos Eduardo vem se mantendo com cerca de 40% dos votos, enquanto que o 2⁰ colocado, Paulinho Freire vem se mantendo entre 20 e 21% e Natália oscilando entre 12 e 13%; os números de Paulinho Freire e Natália estão se mantendo sem crescimento desde junho e Carlos Eduardo, ao contrário do que os adversários esperavam, está num patamar muito alto e sem tendência de queda, mostrando uma liderança sólida que chega a ter o dobro dos votos de Paulinho e mais votos que a soma de todos os candidatos.; é importante também lembrar que a pesquisa possui uma margem de erro de 3%, e 19,2% disseram não votar em nenhum, ou não sabem , ou não responderam. A estagnação das candidaturas de Paulinho e Natália chamam atenção e analistas afirmam que a possibilidade de votos de Natália e Rafael já migrarem para Carlos Eduardo já em 1⁰ turno, pelo voto útil , é muito grande e desta forma, se esses percentuais de Natália e Rafael diminuírem, aumenta mais ainda a possibilidade de uma eleição decidida já no 1⁰ turno, a exemplo das eleições de 2008, 2016 e 2020.
A pesquisa 98FM/DataVero ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 5 e 6 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-05348/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário