apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - OPINIÃO . Carlos Eduardo lidera com muita folga e possibilidade de vitória em 1⁰ turno é real, segundo analistas.

 


As três  últimas pesquisas divulgadas entre o final de março  e abril,  trouxe números para a disputa pela Prefeitura de Natal; Nos três levantamentos na estimulada, o ex-prefeito Carlos Eduardo tem entre 36 e 41%, dando uma liderança isolada com  mais de 20% de vantagem para o segundo ou segunda colocada; a soma de todos os candidatos não chega aos números atuais de Carlos Eduardo.

Essa liderança de Carlos Eduardo permanece em 34 pesquisas realizadas até hoje,  e com um detalhe  a ser observado: a vantagem vem aumentando de Carlos Eduardo para o  2⁰ colocado.

Chama também atenção nas pesquisas, a estagnação da pré-candidatura de Natália Bonavides e o estacionamento do também pré-candidato Paulinho Freire; Faltam apenas 6 meses e essa liderança segue se mantendo fiel e muito acima dos demais.

E agora?

O  único fato político que resta para as eleições de Natal, é saber  quem o prefeito de Natal irá apoiar; Se vai apoiar  Joana, Carlos Eduardo ou Paulinho Freire, e segundo rumores,  Álvaro só vai se posicionar daqui a uns 15 dias e  essa decisão de Álvaro, poderá alterar de alguma forma alguns  números da campanha, como por exemplo, se terá ou não segundo turno nas eleições de Natal, já que segundo alguns analistas, o apoio do prefeito a Carlos Eduardo define a eleição em 1⁰ turno; se apoiar Joana, ao que parece, não empolga e  se optar por Paulinho Freire, tentará tão apenas chegar a um 2⁰ turno, mas vencer Carlos, é improvável.

Daí, Álvaro, de posse dos números atuais, sabe que vencer a eleição de Natal e em 1⁰ turno, somente apoiando Carlos Eduardo; Um único candidato que disputaria com Carlos Eduardo, seria Álvaro Dias que não pode ser candidato pelo impedimento da lei. 

Sem o apoio de grandes forças políticas  e " quase que sozinho"  Carlos Eduardo já tem algo em torno de 40%  e ainda deverá fechar alguns apoios que agregarão mais alguns pontos, além dos indecisos, voto útil que ainda podem se definir por Carlos.

Haverá Segundo Turno ?

Em 2020, muitos analistas não acreditavam que a eleição em Natal seria decidida pró Álvaro, já que a disputa foi com 13 candidatos; 2024 , ao que parece, está muito parecido com 2008 e 2020; em 2008, venceu Micarla de Souza, sem apoio da prefeitura, governo estadual e governo federal; em 2020, Álvaro foi reeleito.

A eleição de 2024 caminha para poucos candidatos à prefeitura,  e isso contribui consideravelmente para uma decisão da eleição já no 1⁰ turno; os números de brancos /nulos e que ainda não sabem somam 28%, podendo parte desses, se somar com Carlos; aliado aos números de Carlos Eduardo já com cerca de 40%,  entre todos os candidatos, não está descartada uma vitória já em 1⁰ turno, e se Álvaro apoiar, aí é que a eleição estaria decidida.

A vantagem de Carlos 

A mídia, grande parte, estava aguardando mais e mais números e levantamentos, porém já chegaram a conclusão:  a disputa deverá ser entre Carlos Eduardo e um segundo candidato e a performance de Carlos Eduardo com  essa ascendência será muito difícil mudar os rumos da eleição em Natal.

Carlos Eduardo é o mais conhecido, o preferido,  tem uma imagem de bom gestor, tem obras para mostrar,  maior recall entre todos os candidatos e "sozinho"  já está muito à frente dos concorrentes; dificilmente irão mudar o pensamento do eleitor,  já que nunca administraram uma cidade e o natalense dificilmente irá "aventurar" o seu voto, ou seja, o "risco do novo sem experiência",  faz medo.

É essa vantagem enorme que Carlos Eduardo administra,  podendo vencer já no 1⁰ turno, ou apenas, adiando a sua vitória em 2⁰ turno.

 Logicamente a campanha irá começar ainda,  mas todos os caminhos e sem muitos arrodeios,   apontam pela vitória de Carlos Eduardo, seja no dia 6  ou 27 de outubro.


Observação: "quem não acredita, faça sua própria pesquisa no seu bairro, na sua comunidade ou espere chegar o dia das eleições!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.