apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de março de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - OPINIÃO . CARLOS EDUARDO ESTÁ DISPARADO NA FRENTE, E A CADA DIA, A CLASSE POLÍTICA, VAI CONCLUINDO QUE SÓ ALGO EXTRAORDINÁRIO CONSEGUIRÁ MUDAR O RUMO DE SUA VITÓRIA.

 

A cada pesquisa, levantamentos e a voz das ruas, vai mostrando um quadro inalterado ou incontestável desde o início de 2023:  Carlos Eduardo está disparado na frente rumo à Prefeitura de Natal.

Chegando em abril, o quadro vai permanecendo inalterado com a liderança de Carlos Eduardo e a briga existe para saber quem ficará em 2⁰ lugar; alguns defendem que o PT terá essa posição, outros afirmam que a direita tomará essa posição e posteriormente decidirá a eleição e há ou que ainda acreditem em lançar outros nomes que cresceriam e chegariam para disputar essa 2ª posição.

Em 2008, Micarla de Souza venceu 3 estruturas que apoiavam Fátima Bezerra: Carlos Eduardo era o prefeito, Wilma de Faria Governadora e Lula Presidente; Micarla venceu a eleição no primeiro turno; Nas eleições de 2012, Carlos Eduardo venceu as eleições e sua gestão de 2013 a abril de 2018, foi considerada muito boa, ao ponto de Carlos Eduardo sair candidato ao Governo do Estado e assumindo seu vice, Álvaro Dias. Esse mandato de Carlos Eduardo à frente da Prefeitura do Natal foi muito bem avaliado pela população natalense e deu a ele, a imagem de ser um bom gestor e conhecedor dos problemas de Natal; a população tem em  mente que a gestão Carlos Eduardo é segura e nunca comprometeu os serviços básicos, além de muitas obras nas diversas áreas.

A grande diferença de Carlos Eduardo para os outros candidatos é exatamente essa: possui um grande recall por ter sido prefeito em 12 anos, com muitas obras e muito o que mostrar, além de vir de disputas majoritárias, mesmo com derrotas em eleições como de governador e senador.

A candidata Natália Bonavides vai para a sua primeira eleição majoritária, Paulinho Freire já participou de uma majoritária, sendo eleito vice de Micarla de Souza; Rafael Motta, no ano passado participou como candidato numa disputa majoritária, mas sem grandes apoios; Joana Guerra, nunca participou de uma eleição, ou seja, nunca foi votada para nenhum cargo.

Se a eleição não tivesse como candidato Carlos Eduardo, estaríamos numa eleição difícil de prever o vencedor, mas a candidatura de Carlos Eduardo, está muito acima das demais e consegue ter a simpatia de votos de parte da esquerda, da direita e do centro. Considerado um candidato de centro, Carlos Eduardo como candidato,  tira votos de Paulinho Freire, de Joana Guerra,  de Rafael Motta, de qualquer candidato a ser lançado, e a sua maioria,  são de centro; No embate com qualquer candidato, Carlos Eduardo vence com larga maioria.

A vantagem de Carlos Eduardo é tão grande que, se a atual Gestão de Álvaro Dias apoiá-lo, pode ser eleito já no 1⁰ Turno.

Com essa disputa indo para o 2⁰ turno, caso a disputa seja Carlos X Natália, seria só um adiamento da vitória de Carlos Eduardo. Se a disputa vier a ser Carlos X Paulinho, o eleitorado de Natália preferiria Carlos no 2⁰ turno.

Todos os prognósticos traçados hoje, dão certa a vitória de Carlos Eduardo; existem alguns que acham que haverá aquela polarização dos candidatos de Bolsonaro X Lula; existem os meios de comunicação e grupos políticos que tentam mostrar que o quadro vai mudar, porém o que se vê é que o eleitor livre e espontaneamente prefere a volta Carlos Eduardo à Prefeitura de Natal. 

Apontamos que na eleição de Natal, a exemplo de 2008, está na preferência da população,  com larga maioria,  o retorno de Carlos Eduardo. Logicamente, haverá a eleição, mas tá muito favorável para Carlos Eduardo vencer e com grande maioria; Carlos tem seu nome muito ligado a Natal e os outros candidatos, são muito abaixo dele, e não tem nenhum concorrente popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.