apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

FUTEBOL - ABC e AMÉRICA AVANCAM À SEGUNDA FASE DA COPA DO BRASIL

 


AMÉRICA

América avança com vitória sobre o Costa Rica/MS

Foto: Edmario Oliveira/América-RN

O América foi pressionado no segundo tempo, mas segurou bem a defesa e avançou de fase na Copa do Brasil, garantindo a premiação de R$ 945 mil. No final, o time potiguar venceu por 2 a 1 o Costa Rica, jogando no Mato Grosso do Sul. O time agora enfrenta o São Luiz/RS, que derrotou o Ituano também por 2 a 1, jogando em seus domínios.

Com alguns minutos de atraso, uma vez que a partida não foi iniciada no estádio Laertão por conta de problema na iluminação, o árbitro Marielson Alves Silva, da Bahia, autorizou o início da partida no estádio Laertão.

Apesar de jogar pelo empate, o América buscou manter o rival longe de sua área. Para isso, a busca pela posse de bola foi a arma utilizada pelo time de Marquinhos Santos, que,  voltou a ter dificuldade nesse quesito.O time da casa buscava, na força física e na imposição pelo apoio do seu torcedor, chegar ao gol americano. No entanto, o time sul-matogrossense, que não faz um grande campeonato local, sofria com alguns problemas táticos e também técnicos, principalmente na criação das jogadas.

A primeira boa jogada da partida veio aos 12 minutos de bola rolando. Rafinha do América recebeu no meio de campo e arriscou de fora da área, exigindo uma boa defesa de Rodolfo no gol do Costa Rica.

O América voltou a aparecer no ataque novamente aos 34 minutos. Dessa vez a chegada valeu o gol para o time potiguar. Um gol polêmico. Na cobrança de escanteio, Alan cabeceou e o goleiro do time da casa rebateu, mas estava após a linha do gol. O assistente Jucimar dos Santos Dias sinalizou o gol, confirmado pela arbitragem e que deu a vantagem ao Alvirrubro na etapa inicial.

Na volta para o segundo tempo,  o Costa Rica aumentou a intensidade para superar seus problemas. E deu certo aos 8 minutos. Após cruzamento da direita, a bola passou por todo mundo e Marquinhos Bala completou para as redes na pequena área: 1 a 1.

O gol animou a torcida e o time da casa, que realizou todas as mudanças possíveis ofensivamente, mas que não teve forças para superar a defesa americana. Aos 51, Giovani fez o gol que “matou” o jogo, garantindo a vaga ao América na fase sequinte do torneio nacional. 

O América agora se concentra no Estadual. Domingo recebe o Baraúnas, pela semifinal do 1º turno do certame.

Confira os gols e melhores momentos.



ABC

ABC se recupera e empate garante time na segunda fase

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Após um primeiro tempo muito ruim, o ABC voltou bem na etapa final e conseguiu se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, assegurando o prêmio de R$ 945 mil. O resultado de 1 a 1, contra o Treze/PB, foi conquistado na noite desta quarta-feira (21), no estádio Amigão, em Campina Grande, interior paraibano. O time natalense agora espera o vencedor de Gás x Brusque, que jogam no próximo dia 28.

O Alvinegro potiguar foi para campo mais precavido. Jogando pelo empate, o técnico Rafael Lacerda optou pela escalação do experiente volante Walfrido ao lado do jovem Randerson, ambos na proteção à zaga abecedista.

Para tentar evitar pressões, o ABC começou tentando ocupar o campo ofensivo e ameaçar o adversário. Antes mesmo do primeiro minuto o time potiguar já ganhou um escanteio. Na cobrança de Diego Jardel o zagueiro Wesley Santos subiu sozinho, na pequena área, mas cabeceou para fora.

O castigo veio rápido. Aos 4 minutos, Romário falhou na marcação pela esquerda e foi obrigado a fazer a falta, inclusive sendo “premiado” com o cartão amarelo pelo árbitro goiano Jeferson de Moraes. A falta foi cobrada para a área e no rebote, Roberto chutou rasteiro para abrir o marcador em Campina Grande.

O gol motivou a equipe paraibana ainda mais e incendiou os torcedores na arquibancada. O ABC sentiu o momento e se encolheu em campo. O Galo da Borborema começou a “empilhar” chances perdidas para ampliar o marcador e garantir um certo conforto no placar.

Os problemas abecedistas se multiplicavam em campo. Mal posicionado defensivamente, o time potiguar não conseguia  ganhar a segunda bola defensiva e sofria com a imposição do Treze.

Do meio para frente, os comandados de Rafael Lacerda não acertavam duas trocas de passes. Jardel, Ruan, Parraguez e Cruz foram figuras nulas nos primeiros 45 minutos. O último, no lance final do primeiro tempo, acabou perdendo um gol na cara do goleiro Rayan, no segundo chute a gol do time até então no jogo.

Irritado com o que viu no primeiro tempo, Rafael Lacerda promoveu três modificações para a segunda etapa do jogo, em Campina Grande. Wallyson, Vinicius Amaral e Douglas Skilo foram para campo no lugar de Ruan e  Randerson.

As mudanças no time e principalmente na postura da equipe fizeram com que o ABC crescesse no jogo. A marcação melhorou e o Treze não encontrava mais o mesmo espaço em campo.

Com a bola o ABC chegou ao gol do empate no estádio Amigão. Na boa jogada pela direita a bola sobrou duas vezes para o atacante Wallyson. Na primeira ele errou, mas na segunda ele chutou na medida para marcar o gol do empate.

Foi a vez do Treze sentir o gol. A equipe paraibana se perdeu em campo e o time potiguar se aproveitou para crescer ainda mais. As chances apareceram para a equipe de Rafael Lacerda “matar” o jogo.

O tempo passou e o time da casa retomou as rédeas da partida, mas não mais com a intensidade da etapa inicial. A marcação abecedista conseguiu então segurar e, apesar dos nove minutos de acréscimo, o placar não foi alterado e o 1 a 1 garantiu a classificação para o ABC e a premiação por passar de fase.

Agora o Alvinegro potiguar volta os olhos para o Campeonato Estadual. No sábado, o ABC recebe o Santa Cruz, no Frasqueirão, pelas semifinais do certame local.

Confira os gols



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.