apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de novembro de 2023

NATAL - CHUVAS DE 195 MILÍMETROS CASTIGAM NATAL. Durante 24 horas, das 7h da manhã desta segunda-feira (27) às 7h de hoje, terça-feira (28), segundo pluviômetros da Emparn, Natal recebeu uma precipitação de 194,9 milímetros.

 


Mais do que Natal, o município de Extremoz registrou 261 milímetros; São Gonçalo registrou 161,8 milímetros, Parnamirim 160 milímetros.

 Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot , as chuvas são incomuns no mês de novembro e foram causadas pelo fenômeno El Nino com o oceano atlântico aquecido e que muitos municípios da região metropolitana, tiveram, em um só dia, metade das chuvas previstas para um ano, como o exemplo, o município de Brejinho. A previsão é de mais chuvas ainda essa semana. A grande quantidade de descargas elétricas também foi verificada.

Vários pontos de alagamentos foram verificados, ruas intransitáveis, sinais de trânsito apagados, carros tomados por água, transbordamentos de lagoas de captação de águas pluviais e inundações de casas, inúmeros prejuízos para moradores que perderam tudo em suas casas. situação de caos em várias localidades. Em algumas lagoas de captação, as bombas não funcionaram e trouxe prejuízos às casas de moradores em ruas próximas. Nas redes sociais circulam vídeos dos estragos e problemas causados pelas chuvas em Natal durante as últimas 24 horas.




Devido às fortes chuvas, as aulas das escolas municipais e estaduais de Natal foram suspensas e o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde também estão suspensas, os trens urbanos estão sem funcionar. 

Segundo a Prefeitura do Natal, foi instalado o gabinete de crise com várias secretarias, destacando a Defesa Civil, atuando para minimizar os estragos e atender aos chamamentos de socorro das famílias atingidas.


* Atualização dos dados.

Veja os volumes das chuvas:

🌧️ *Maiores acumulados de chuva no RN* 🌧️

São José de Mipibu: *378 mm*

Brejinho: *356 mm*

Monte Alegre: *285 mm*

Extremoz: *261 mm*

Lagoa de Pedras: *250 mm*

Lagoa Salgada: *241.2 mm*

Natal: *238 mm*

Macaíba: *211 mm*

Goianinha: *202 mm*

Passagem: *185 mm* 

São Gonçalo do Amarante: *161.8 mm*

Santa Maria: *144 mm*

São Paulo do Potengi: *135 mm*

Parnamirim: *130 mm*

São Pedro: *108 mm*

Sítio Novo: *102 mm*

Maxaranguape: *93.2 mm*

Tangará: *85.7 mm*

Parazinho: *79.1 mm*

Currais Novos: *74.1 mm*


Fonte: Emparn e Cemaden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.