Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Natal juntamente com o SETUR (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros banos) e a Defensoria Pública do Estado do RN, publicaram acordo e o Prefeito de Natal anunciou nesta quarta-feira (26), o retorno de dez linhas que deixaram de circular em Natal desde a pandemia da COVID-19, aquisição de 50 novos veículos, 50 Seminovos, manutenção da tarifa, tempo de integração para 90 minutos e renegociação de dividas das empresas junto à Prefeitura de Natal.
Desde a retirada das primeiras linhas em 2020 na pandemia do COVID-19, com a diminuição da frota e retirada de diversas linhas, o Movimento Comunitário de Natal reivindicou de imediato a volta imediata dessas linhas.
Fruto das reclamações que foram estampadas em jornais, noticiários e movimentações, A STTU fez diversas reuniões com a participação do Movimento Comunitário, e algumas situações, foram resolvidas com um redesenhamento de trajetos.
ENTENDA O CASO
As empresas de ônibus urbanos de Natal, no periodo da pandemia de COVID-19, desativou diversas linhas de ônibus que circulavam em Natal; segundo números no movimento intitulado "Movimento Comunitário de Natal", 34 linhas foram retiradas de circulação durante a pandemia.
O Movimento Comunitário de Natal, promoveu movimentos na sede da Prefeitura, audiência na Câmara Municipal, na STTU e nas comunidades fizeram várias reuniões, e algumas linhas das 34 retornaram, algumas com o redesenhamento de trajetos.
Passada a crise da CODID-19, as comunidades continuaram sem cerca de 20 linhas retiradas por várias alegações e justificativas apresentadas pelas empresas de Ônibus.
Essas 20 linhas continuavam a ser cobradas pelo Movimento Comunitário de Natal.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) no dia 3 de julho deste ano, determinou o retorno definitivo das linhas de ônibus em Natal que foram tiradas de circulação.
MOVIMENTO COMUNITÁRIO DE NATAL
O Movimento Comunitário de Natal, congrega líderes formais de conselhos comunitarios e associações, além de lideranças informais que defendem os interesses das comunidades.
Além de terem iniciado o movimento pelo retorno das linhas de ônibus para as comunidades, lutam também por melhorias para as comunidades em várias áreas e sempre realizam plenárias para discutirem vários problemas da cidade.
Os partícipes do movimento não são remunerados pelas suas funções e muitas vezes não são bem vistos pelos gestores, devido cobrarem soluções para as deficiências nas ações de enfrentamento aos problemas presentes nas comunidades.
Com o anúncio de hoje pela Prefeitura de Natal, fruto de um acordo com o SETURN e Defensoria Pública, se constituie uma vitória do Movimento Comunitário, que mesmo não sendo reconhecido por alguns, exerceu o seu papel de cobrança e pressão, mobilizando a sociedade, imprensa, justiça e vereadores, buscando a melhoria do transporte público.
O nosso Blog A Cidade, inclusive fez algumas coberturas em reuniões que buscavam uma solução para essa problemática do transporte Público.
A atuação desses movimentos e entidades exercem papel importante e fiscalizador nas comunidades e mostra que traz resultados importantes para a sociedade.
O Movimento Comunitário, segundo alguns dirigentes, ainda não se deu por satisfeito, pois considera injustificável o não retorno de todas as linhas que seria uma obrigação da Prefeitura, STTU e SETURN, inclusive havendo uma determinação da Justiça e ao mesmo tempo, considera que foi fundamental no processo de avanço das melhorias anunciadas.
Fotos: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário