apoiador

apoiador

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2025

CONDENAÇÃO - PGR: 8/1 foi pautado por discurso de radicalização de Bolsonaro. Parecer da Procuradoria-Geral da República aponta ex-presidente como líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado após as eleições de 2022

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) • Mateus Bonomi/AGIF - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

No pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por organização de uma tentativa de golpe de Estado, a PGR (Procuradoria-Geral da República) apontou que os atos de 8 de janeiro de 2023 foram pautados pelo discurso de "radicalização" do ex-mandatário.

" O líder enaltecido pelos manifestantes era JAIR BOLSONARO e a pauta defendida era fruto do seu insistente e reiterado discurso de radicalização, embasado em fantasias sobre fraudes do sistema eletrônico de votação e em injustas descrenças na lisura dos poderes constitucionais, exatamente nos mesmos moldes da narrativa construída e propagada pela organização criminosa", diz trecho do documento assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Segundo Gonet, o 8 de Janeiro passou a ser uma opção desejada pelos réus conforme fracassava a tentativa de convencer autoridades das Forças Armadas a aderir a um plano golpista.

O 8.1.2023 pode não ter sido o objetivo principal do grupo, mas passou a ser desejado e incentivado, quando se tornou a derradeira opção disponível", diz.

Para o procurador-geral, o desfecho violento das manifestações — que culminaram na invasão da sede dos Três Poderes, em Brasília — era inevitável sendo mantido "suporte moral e material aos manifestantes".

"Excluam-se as contribuições da organização criminosa e o 8.1.2023 não teria sequer sido cogitado", afirma a PGR.

Ainda de acordo com o documento, além do alinhamento ideológico, a investigação comprovou contribuições e interlocuções diretas entre réus e manifestantes. Tal conjunto probatório vincula "subjetivamente os acusados à cadeia causal dos atos de 8.1.2023", diz Gonet.

"Ações e omissões dolosas causaram o desfecho devastador", complementa.

Pedido de condenação

Na noite de segunda-feira (14), a PGR pediu a condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus por organização de uma tentativa de golpe de Estado no contexto das eleições de 2022, quando foi eleito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O documento assinado por Paulo Gonet e apresentado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), são alegações finais na ação penal contra o "núcleo 1" da trama golpista.

Na avaliação de Gonet, além de Bolsonaro, devem ser condenados os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.


Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.

governo do estado do RN

SÃO GONÇALO - São Gonçalo já conta com serviço de Telemedicina em fase experimental

  Está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde de Guanduba um modelo piloto de Telemedicina, marcando um avanço na modernização da saúde...