Neste domingo (16) de julho, o conjunto residencial Alvorada na Zona Norte de Natal, na praça Juscelino Kubitschek, recebeu mais uma obra de arte do artista Guaraci Gabriel, a terceira instalada nesta praça, o Davi -auto-orgulho; em dezembro de 2015 foi instalada a Bailarina(em homenagem a Ana Botafogo) e em setembro de 2021, na mesma praça, a obra Pelé-blindado.
O artista Guaraci Gabriel dispensa comentários sobre sua engenhosidade em transformar materiais pesados e inusitados em grandiosas obras de arte; desde a década de 80 utiliza sucatas como peças para as suas obras. Começou guardando sucata na empresa que trabalhava em Mossoró, no qual o dono foi um dos maiores incentivadores de seu trabalho. Considerando-se um artista visual, sobretudo no conceito de contemporaneidade e é reconhecido mundialmente. Já participou de quatro bienais internacionais, e países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho.
A instalação Guerra e Paz, por exemplo, de 1998, consta no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a maior escultura já feita em material reciclado no mundo inteiro. Ele usou materiais como destroços de aeronaves caças F5, 1 caldeira, tubos de ferro e ossos.
As suas diversas obras estão instaladas em vários municípios do nosso estado, e o DAVI-AUTO-ORGULHO se soma às suas artes.
A obra DAVI-AUTO-ORGULHO segundo o autor tem a ver com respeito, com valorização, com cuidado, com autoestima. Bem como, (no sentido contraditório) - orgulho tem a ver com ego, com a admiração pelo próprio mérito, com arrogância, se colocando acima das pessoas, e se comparando com elas.Inspirada na obra de Michelangelo, o Davi, (1502-1504) é um dos símbolos da renascença e atualmente pode ser admirada no interior da Galleria dell'Accademia, em Florença, Itália. A escultura remete à história biblica de Davi e Golias, na qual o gigante e arrogante Golias (um soldado filisteu) é derrotado por Davi (apenas um rapaz) que assim ajuda os israelitas a vencer a batalha contra os filisteus; No momento que antecede a batalha, Davi aparece sozinho no combate; ele avança desnudo para o terreno onde Golias o aguarda, carregando apenas no ombro esquerdo a funda com a qual arremessará a pedra que matará Golias. A escultura se torna um símbolo de vitória e democracia da cidade sobre o poder dos Medici.
Em sua releitura, Guaraci traz a sociedade o enfrentamento sobre os atos discriminatórios; desnudo e com leque na mão, se propõe a vencer o Golias do preconceito.
A instalação desta obra artística contou com a presença de moradores, além da assessora parlamentar LIANE MORENO que representou a vereadora MARGARETE RÉGIA, uma das admiradoras do trabalho artístico de Guaraci Gabriel, presente em Natal e em vários municípios aqui do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário