apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

BRASIL - Lula sanciona lei que cria programa Escola em Tempo Integral.



Lei sancionada pelo presidente Lula tem como objetivo ampliar o número de matrículas em tempo integral na rede de educação básica do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na manhã desta segunda-feira (31/7), a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana. A cerimônia ocorreu  no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Segundo o governo federal, o objetivo da iniciativa é ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, ainda neste ano. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

O programa direcionará investimento de R$ 4 bilhões para permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes.

No início da solenidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, vangloriou o programa e disse que a iniciativa servirá para que os jovens brasileiros sonhem com um futuro melhor: “As evidências já mostraram que a escola em tempo integral, garante uma série de benefícios para as crianças. Todos os indicadores mostram que também diminui a evasão no ensino. O MEC [Ministério da Educação] vai oferecer uma assistência técnica e financeira desse programa”, disse.

O programa é um mecanismo de fomento do governo federal, com objetivo de viabilizar uma política de parceria entre União, estados e municípios para alcance da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta estabelece a oferta de “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica”.

O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021.

Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, o Programa Escola em Tempo Integral terá, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

O programa considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Meta do PNE

A iniciativa é um dos focos da gestão de Santana para melhorar a qualidade do ensino no país. O titular da pasta é ex-governador do Ceará, estado com maior proporção de alunos de ensino fundamental matriculados em escolas de tempo integral, de acordo com o Censo Escolar 2022.

O Plano Nacional de Educação (PNE) brasileiro estipula que, até 2024, 50% das escolas públicas do país ofereçam educação integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados na modalidade. Mas isso ainda não foi plenamente atendido, conforme levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, produzido a pedido do Metrópoles.

Em 2022, o Brasil cumpriu parte do objetivo quando mais de 52% das escolas públicas da educação básica tinham ao menos uma matrícula em tempo integral. Em 2021, o percentual era de 30,6%.

No entanto, dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o país ainda não atingiu os 25% de alunos em educação integral. Atualmente, estão com jornada integral 20,4% dos estudantes do ensino médio e 14,4% do fundamental.


Fonte: Metrópoles

CASO MARIELLE - Ex-bombeiro preso sinaliza possível delação, dizem fontes

 

Pessoas próximas a Maxwell Corrêa dizem que ele tem interesse em colaborar, mas "quer saber o que os investigadores querem saber"

A delação de Élcio de Queiroz, ex-policial militar envolvido no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, parece ter surtido o efeito que os investigadores da força-tarefa queriam. Pessoas próximas ao ex-bombeiro Maxwell Corrêa, preso na última segunda-feira (24), relatam que ele está disposto a colaborar com a Polícia Federal (PF).

Após ser preso preventivamente, o ex-bombeiro conhecido como “Suel” ficou na carceragem da PF durante um dia, dormiu na cela sozinho e foi transferido para o presídio federal de Brasília, de segurança máxima, onde está isolado em uma cela de 7m².

A CNN apurou que, antes de sair do Rio de Janeiro para o Distrito Federal, Suel conversou com sua equipe de advogados e familiares sobre o caso.

 Segundo interlocutores, o ex-militar disse que não tinha muito com o que colaborar com as investigações, mas foi orientado a falar o que sabe.

“Mas antes queremos saber o que a Polícia Federal quer saber dele”, disse uma pessoa próxima, à CNN, sobre possível delação.

Segundo ela, sabendo o que os investigadores querem saber dele e como ele poderia colaborar para ganhar algum possível benefício em delação, a defesa avaliaria um acordo e falaria a versão dele na história.

A reportagem apurou que a PF tem interesse em ouvir o ex-bombeiro.

O caso é tratado como prioridade pelo Ministério da Justiça desde fevereiro, quando uma força-tarefa entre PF e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPERJ) foi montada. Desde então, novos depoimentos foram colhidos e a investigação avançou.

Delação de Élcio

O ex-policial militar Élcio Queiroz afirmou, em delação premiada firmada em julho, que o policial reformado Ronnie Lessa foi o autor dos disparos que assassinaram a vereadora carioca e seu motorista.

Queiroz também acusou o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa como o responsável por fazer “campana” e seguir os passos de Marielle, além de levar o carro usado no crime para um desmanche.

“O senhor Élcio fez uma delação premiada, essa delação foi homologada e resultou na operação de hoje. Ele revelou a participação de um terceiro indivíduo [o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa] e confirmou a participação dele próprio, do Ronnie Lessa e outras pessoas como copartícipes”, disse o ministro da Justiça, Flávio Dino, em coletiva de imprensa na segunda-feira passada.

Em 14 de março de 2018, o carro de Marielle e Anderson foi alvejado com 13 tiros de uma submetralhadora HK MP5. A vereadora foi atingida por quatro tiros na cabeça e o motorista, por três. Os dois morreram no local.

Élcio e Ronnie estão presos acusados pelo crime, mas os investigadores ainda buscam saber quem mandou matar Marielle e o motivo.


Fonte: CNN Brasil

COPA DO MUNDO FEMININA - Brasil x Jamaica vira mata-mata para evitar rara queda na fase de grupos

 

Seleção caiu na primeira etapa apenas nas duas primeiras edições da Copa Feminina

Derrotada pela França neste sábado, a seleção brasileira caiu da primeira para a terceira colocação do Grupo F, e agora vai enfrentar a Jamaica, quarta-feira, em Melbourne, já em clima de mata-mata. Com três pontos, o time de Pia Sundhage precisa vencer para se classificar sem depender do resultado de França x Panamá. Cair na fase de grupos é algo raro para o Brasil.

A Jamaica, com quatro pontos, avança em caso de empate, resultado que deixará o Brasil em situação muito difícil. A equipe de Pia Sundhage só avança com empate se o Panamá, último da chave com duas derrotas, vencer a líder França.

Presente em todas as nove Copas do Mundo Femininas, o Brasil só foi eliminado na fase de grupos nas duas edições, em 1991 (terceira colocada no Grupo B, com uma vitória) e 1995 (último no Grupo A, também só com uma vitória).

Em 1999, o Brasil chegou pela primeira vez à semifinal e terminou em terceiro lugar. Em 2007, o melhor resultado brasileiro em Copas do Mundo, com o vice-campeonato diante da Alemanha.

Nas outras quatro edições, a seleção brasileira teve desempenho semelhante: avançou na fase de grupos mas caiu no primeiro duelo de mata-mata. Em 2003 e 2011, com 16 seleções participantes, o Mundial Feminino abria sua fase eliminatória nas quartas de final. O Brasil perdeu para a Suécia em 2003, e caiu em 2011 nos pênaltis para os EUA, então dirigido pela sueca Pia Sundhage, após empate em 2 a 2.

A partir de 2015, com 24 países na disputa, a Copa Feminina passou a ter oitavas de final. Primeira colocada no Grupo E, a seleção brasileira foi eliminada pela Austrália, por 1 a 0, no primeiro duelo de mata-mata.

Há quatro anos, o Brasil também chegou à terceira fase sob risco de não se classificar, no duelo com a então líder Itália no Grupo C. Mas na Copa de 2019, ainda com 24 seleções, havia a chance de avançar como uma das quatro melhores terceiras colocadas entre os seis grupos.

E foi justamente o que aconteceu. Mesmo vencendo a Itália por 1 a 0, a seleção brasileira ficou em terceiro em uma chave equilibrada, com três seleções somando seis pontos. O saldo de gols garantiu às italianas a liderança, à frente de Austrália e Brasil.

Novamente, no entanto, o mata-mata durou pouco para a equipe brasileira. Nas oitavas de final, contra a anfitriã França, o Brasil perdeu por 2 a 1 na prorrogação.


Fonte: GE

FÓRMULA 1 - GP da Bélgica de F1: Verstappen vence após largar em sexto

 


 Max Verstappen segue absoluto na F1.

 O bicampeão partiu da sexta colocação no GP da Bélgica deste domingo, punido por trocar a caixa de câmbio do seu carro, mas recuperou-se em 17 voltas e venceu ao superar o colega da RBR, Sergio Pérez. Charles Leclerc, pole position, garantiu o terceiro lugar e seu terceiro pódio do ano.

Essa foi a décima vitória do holandês na atual temporada e a oitava consecutiva, em seguimento à sequência que ele iniciou no GP de Mônaco. O piloto da RBR soma agora 45 triunfos em sua carreira.

Quem liderou as primeiras voltas da prova foi Pérez, que vem em uma fase difícil no campeonato - chegou a ficar cinco GPs sem chegar ao Q3 em classificações e três corridas fora do pódio, entre Mônaco e Canadá. O mexicano superou o pole position Leclerc, porém, viu Verstappen cruzar a parte de cima do grid como um foguete e sair dos boxes na 15ª volta já pressionando-o pela liderança.

Resultado

Max Verstappen (RBR)

Sergio Pérez (RBR) +22s305

Charles Leclerc (Ferrari) +32s259

Lewis Hamilton (Mercedes) +49s671

Fernando Alonso (Aston Martin) +56s184

George Russell (Mercedes) +1m03s101

Lando Norris (McLaren) +1m13s719

Esteban Ocon (Alpine) +1m14s719

Lance Stroll (Aston Martin) +1m19s340

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +1m20s221

Pierre Gasly (Alpine) +1m23s084

Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +1m25s191

Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +1m35s441

Alexander Albon (Williams) +1m36s184

Kevin Magnussen (Haas) `+1m41s745

Daniel Ricciardo (AlphaTauri) +1m43s071

Logan Sargeant (Williams) +1m44s476

Nico Hulkenberg (Haas) +1m50s450

ABANDONOU - Carlos Sainz (Ferrari)

ABANDONOU - Oscar Piastri (McLaren)

A F1 entra de férias e, após um intervalo de quatro semanas, retorna em 26 de agosto com o GP da Holanda, 13ª etapa do campeonato. 

A RBR conquistou sua quinta dobradinha da temporada, a primeira desde o GP de Miami em maio. Para Pérez, valeu o sétimo pódio do ano. Leclerc, por sua vez, obteve o terceiro de 2023; ele já havia chegado em terceiro no Azerbaijão e foi segundo colocado na Áustria.

Por outro lado, Carlos Sainz desfalcou a Ferrari abandonando após colidir com Oscar Piastri na largada. O australiano da McLaren também deixou Lando Norris sozinho; o britânico largou e chegou em sétimo lugar, recuperando-se após cair para o fundo do grid. Mercedes e Aston Martin ganharam fôlego para sair na frente da equipe britânica: Lewis Hamilton foi o melhor colocado, em quarto lugar.

A corrida teve dois momentos de paradas, na metade inicial das 44 voltas, e na metade final. As trocas movimentaram o pelotão abaixo do quinto lugar, beneficiando pilotos como George Russell e Esteban Ocon, que largaram fora do top 10.

Destaque para Yuki Tsunoda, que pôs a AlphaTauri de volta ao top 10 após oito corridas desde o mesmo décimo lugar do japonês no GP do Azerbaijão. Daniel Ricciardo largou em 19º e foi 16º.

Max disparou na liderança do campeonato de pilotos com 314 pontos, 125 a mais que Pérez. Fernando Alonso, terceiro com 149 pontos, vê Hamilton a um ponto dele, anotando agora 148 na classificação. Leclerc entrou no top 5 da tabela e, no Mundial de equipes, a RBR segue líder com 503 pontos.

A largada

A liderança de Leclerc não passou das primeiras curvas do circuito, com Pérez assumindo a liderança na reta Kemmel. Hamilton se manteve em terceiro e Verstappen, de sexto, pulou para o quarto lugar. Quem se deu bem na largada foi Alexander Albon: da 15ª colocação para a décima, o piloto da Williams já era nono a partir da segunda volta.

No entanto, Oscar Piastri acabou espremido até a barreira na curva La Source por Carlos Sainz e de quinto, despencou para último, acertando também Daniel Ricciardo e abandonando a prova. Superado por Verstappen, Sainz também sofreu danos em sua Ferrari no contato anterior. Outro a perder posições importantes foi George Russell, caindo de oitavo para 11º.

Momentos-chave

De sexto lugar à liderança

Pérez já abria 2s de vantagem sobre Leclerc a partir da quarta volta, e Hamilton estava na cola do piloto de Mônaco. No entanto, o heptacampeão foi vítima de Verstappen na sexta volta e caiu para o quarto lugar. O bicampeão chegou em Leclerc na volta 9 na entrada da Les Combes, e encostou em Pérez.

Com o mexicano e Leclerc nos boxes na volta 14, Max assumiu a liderança; a diferença entre eles no retorno à pista era de 16s4. Por fim, Verstappen foi para seu pit stop no 15º giro e, também trocando os pneus macios pelos médios, voltou para a pista com 2s4 de desvantagem para o colega de equipe, números que superaria em apenas duas voltas para fazer a manobra decisiva na 17ª.

Mercedes, melhor do resto

Se Lewis Hamilton perdeu a última vaga no pódio pela ascensão de Verstappen, o heptacampeão ao menos se manteve em quarto lugar, com o melhor dos cenários disponíveis. Do quarteto da frente, que calçava pneus macios, ele foi o primeiro a visitar os boxes para adotar os médios na 13ª volta.

O heptacampeão voltou para a pista na mesma posição, evitando uma ultrapassagem de Lance Stroll, e visitou os boxes novamente na 28ª volta fazendo a estratégia inversa e para voltar em quinto lugar. No giro seguinte, porém, o britânico passou Fernando Alonso e retornou à quarta colocação. Com a volta mais rápida, ficou a um ponto do terceiro lugar no Mundial de pilotos, atrás do próprio Alonso.

George Russell teve um dia mais dramático: após perder posições na largada, já era nono na sétima volta, superando Sainz. Um dos últimos a visitar os boxes após largar com pneus médios, o britânico já era sexto colocado no 20º giro, depois de ultrapassar Stroll.

Ele visitou os boxes três voltas depois e embora tenha retornado para a pista em 15º lugar, ganhou três posições rapidamente e entrou na zona de pontuação. Na 25ª volta ele passou Norris para assumir o oitavo lugar e subir ao sexto posto com os novos pit stops de alguns rivais, como Kevin Magnussen.

Aston Martin ressurgindo

Fernando Alonso, que havia partido da nona colocação, já era quinto após passar Sainz no começo da prova. Ele visitou os boxes na sétima volta, conseguiu recuperar algumas posições e subiu para oitavo após passar Hulkenberg na pista.

A corrida se estabilizou após a ultrapassagem de Verstapen sobre Pérez a partir da 18ª volta, com Leclerc em terceiro, Hamilton quarto e Alonso quinto. Já na metade final da prova ele foi superado por Hamilton, que vinha de seu segundo pit stop na 28ª volta.

O espanhol parou mais uma vez na 30ª; porém, retornou ao quinto lugar e conseguiu manter sua terceira colocação no Mundial de pilotos, embora tenha só um ponto de vantagem sobre Hamilton, quarto na classificação do campeonato. Seu colega, Lance stroll, foi nono após largar em décimo.


Fonte: GE

SÃO PAULO - Tarcísio diz que operação no Guarujá após morte de policial da Rota deixou 8 mortos

 


Governador de SP disse que a polícia quer evitar o confronto de toda forma, mas não vai tolerar agressão e ameaça

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse, nesta segunda-feira (31), que a operação no Guarujá, no fim de semana, deixou oito mortos. Ela começou após o policial militar Patrick Bastos Reis, de 30 anos, membro das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), ser morto.

“Foram oito óbitos nesse fim de semana. A polícia quer evitar o confronto de toda forma, mas a partir do momento que ela é hostilizada, infelizmente há um confronto. (…) A polícia reage e ela vai reagir para repelir a ameaça”, declarou.

“Não houve hostilidade, não houve excesso. Houve uma atuação profissional, que resultou em prisões. E nós vamos continuar com a operação”, afirmou. 


 Fonte: CNN Brasil

PENDÊNCIAS - Vazamento de gás amônia faz funcionários de empresa passarem mal no interior do RN

 


Funcionários de uma empresa de beneficiamento de camarão precisaram de atendimento médicos por conta de um vazamento de gás amônia dentro do local de trabalho. O fato ocorreu na manhã deste sábado (29), na cidade de Pendências, interior do Estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, que esteve no local para fazer o isolamento e levar as pessoas para o hospital, nenhuma pessoa ficou gravemente ferida.

A Corporação não soube informar o estado de saúde das pessoas que foram para os hospitais da cidade e, por conta da alta demanda, de Alto do Rodrigues, que fica na mesma região.

Ainda segundo os bombeiros, cerca de 30 pessoas estavam no local durante o vazamento. A Empresa não soube informar o motivo do vazamento. mas informou que uma vistoria vai ocorrer nos próximos dias.


Fonte: Tribuna do Norte 

BRASIL - PETROBRÁS. Petrobras muda política de dividendos e reduz ganho de acionistas

 

A Petrobras divulgou, na noite de sexta-feira (28), a nova política de distribuição de dividendos, parcela dos lucros distribuída aos acionistas, definida após reunião do Conselho de Administração da companhia. O percentual de remuneração caiu de 60% para 45% do fluxo de caixa livre (dinheiro à disposição no caixa).

O fluxo de caixa livre representa o valor que sobra no caixa após os investimentos. A nova política também ampliou a definição de investimentos para incluir a recompra de ações, quando a própria companhia adquire suas ações.

As circunstâncias em que a estatal distribuirá dividendos também mudaram. O Conselho de Administração estabeleceu a remuneração mínima de US$ 4 bilhões por ano para exercícios em que o preço médio do barril de petróleo tipo Brent for superior a US$ 40 por barril.

A distribuição de 45% do fluxo de caixa livre só será aplicada quando a dívida bruta da Petrobras for igual ou inferior ao nível máximo de endividamento definido no Plano Estratégico 2024–2028 e quando a companhia obtiver lucro em um trimestre. Os dividendos serão, portanto, pagos a cada três meses.

A política atual estava em vigor desde 2011. Na época, o modelo estabelecia que a Petrobras pagaria 60% do fluxo de caixa livre quando a companhia tivesse dívida bruta abaixo de US$ 65 bilhões. No fim de 2021, a petroleira passou a permitir a antecipação de dividendos.

Aplicação

Segundo a Petrobras, a nova política já será aplicada ao resultado do segundo trimestre de 2023, que será divulgado na próxima quinta-feira (3). No documento, a petroleira informa que as regras da remuneração aos acionistas foram aperfeiçoadas para manter “o objetivo de promover a previsibilidade do fluxo de pagamentos de proventos aos acionistas, ao mesmo tempo em que garante a perenidade e a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos”.

Em relação à recompra de ações, a Petrobras informou que a prática está alinhada à das principais companhias petroleiras internacionais, “em complemento ao pagamento de dividendos”. As mudanças na política de dividendos e de recompra de ações haviam sido pedidas pelo Conselho de Administração em maio.

Histórico

A nova política era esperada com a mudança de governo. Em 2022, a estatal distribuiu R$ 215,8 bilhões em remuneração aos acionistas, inclusive ao governo, turbinada pelos fortes lucros decorrentes da alta do petróleo após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O pagamento de dividendos ocorreu três vezes no ano passado, com retorno recorde de 67,77% por ação. Quem tinha R$ 1 mil em ações da Petrobras no fim de 2021 recebeu R$ 677,70 no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, sob o novo governo, a estatal não mudou a política e distribuiu mais R$ 24,7 bilhões aos acionistas.


Fonte : Agência Brasil.

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B, C e D - ABC e América empatam jogando em casa e se complicam na luta contra o rebaixamento; Potiguar vence e está a um empate para a próxima fase da série D.

 


ABC

No Sábado (29) , o ABC empatou com o Londrina, penúltimo colocado em 0x0 e desta forma, continua na lanterna da série B com apenas 13 pontos e a 6 pontos de sair da zona de rebaixamento; a partida entre ABC e Londrina foi considerada de nível técnico baixíssimo.

AMÉRICA 

No Domingo(30), o América teve a chance de vencer o Paysandu e sair da Zona Rebaixamento, mas cedeu o empate aos 42 minutos do segundo tempo e quase sofreu a virada; a partida terminou em 1 a 1 e o América está em 17⁰ colocado com 15 pontos, abrindo a zona de rebaixamento; a baixa produção ofensiva tem sido o principal problema do América que tem muitos empates. Restando poucas partidas, a briga contra o rebaixamento perdurará até a última partida.

POTIGUAR

Jogando no Nogueirão em Mossoró, o Potiguar de Mossoró salvou o futebol potiguar no final de semana, ao vencer o Bahia de Feira de Santana por 1 a 0 pelo primeiro mata-mata da série D; O Potiguar terá a partida da volta no sábado em Feira de Santana e joga pelo empate.

sábado, 29 de julho de 2023

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C . América encara o Paysandu com “proibição” de derrota em casa

 


Muito perto de completar um mês sem vencer, a pressão sobre os ombros dos jogadores americanos aumentou durante esse período. A torcida que sonhava com a classificação para segunda fase, deve voltar a marcar uma forte presença na Arena das Dunas, no confronto diante do Paysandu, mas a questão é que para manter as esperanças de lutar pelo acesso, o clube potiguar não pode mais perder nenhum ponto dentro da Série C. Por sua vez, o treinador Dado Cavalcanti que já não poderá contar com o atacante Rafinha, promete realizar pequenos ajustes na escalação, a fim de tornar a equipe mais ofensiva. O duelo válido pela 15ª rodada, tem o início previsto para às 16h, deste domingo (30).

Nessa partida, a novidade deve ser a presença do volante Vinícius Paulista, com passagem pelo ABC e que estava defendendo o Ferroviário-CE, pela primeira vez com a camisa americana. O jogador movido pela rivalidade entre Alvirrubros e Alvinegros, numa certa época, chegou a gravar um vídeo dizendo que seria difícil jogar pelo clube. Então sua primeira atitude na entrevista de apresentação, foi pedir desculpas aos americanos.

O jogador sabe que a missão que o clube possui não é das mais fáceis, mas deixou claro que está disposto a enfrentar o desafio. “Não é fácil defender um clube de massa como o América, mas eu estou disposto a enfrentar esse desafio e buscar fazer uma boa campanha”, afirmou.

O jogador ressaltou que o momento agora, mesmo com as cobranças da torcida, é para todos se unirem para tirar o América da situação na qual se encontra. Ele também se mostrou deslumbrado pelo projeto que os acionistas possuem para o América S.A, que pode ter algumas etapas antecipadas em caso de acesso para a Série B.

“Vinha realizando uma boa Série D e sabia que necessitava integrar um novo projeto para me tirar da zona de conforto. quando o meu empresário falou da proposta do América, não pensei duas vezes e disse que aceitava. Sabia que essa era uma resposta de Deus para as preces que realizei junto com a minha esposa”, ressaltou, “A situação do clube na Série C não pesou em nada, sei que temos condições de superar isso pelo peso dessa camisa e o tamanho desse clube”.

Dado Cavalcanti buscou aproveitar a semana de trabalho para elevar o astral do grupo e acredita que vem tendo êxito na melhoria da dinâmica dos trabalhos. “Nossa missão foi elevar o nível de confiança dos nossos atletas, que já estão respondendo melhor às ações em campo. Talvez essa tenha sido a minha maior missão até o momento. A preocupação agora passou a ser equilibrar melhor a equipe de trás para frente e acredito que jogo a jogo estamos evoluindo. Queremos fazer a diferença diante do Paysandu e para tanto, necessitamos do apoio do nosso torcedor”, frisou.

Se nos primeiros momentos no comando da equipe, o treinador necessitou ter uma postura mais conservadora, agora, mesmo sem pretender realizar grandes alterações no grupo que irá enfrentar o Papão, Dado acena com um time mais ofensivo em busca de fazer valer o mando de campo.

“Minha ideia é de fazer poucas modificações, me preocupei em ajustar primeiro o setor defensivo, que vinha sofrendo muitos gols e nos dois últimos jogos fomos vazados só uma vez. Então entendo que essa é uma condição favorável para o momento e com a defesa mais sólida teremos condições de lutar melhor pelos nossos objetivos na competição. Vamos fazer os ajustes necessários para termos um jogo mais ofensivo”, destacou o comandante alvirrubro.


Fonte: Tribuna do Norte.

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B . ABC X Londrina se enfrentam no Arena das Dunas

 


ABC e Londrina se enfrentam neste sábado, às 17h (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. O duelo é válido pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2023.

O ABC ocupa a lanterna da competição, com 12 pontos, e quer a vitória para manter a esperança de sair do Z-4. O Alvinegro tem 83,6% de risco de rebaixamento para a Série C, de acordo com a UFMG. A equipe de Allan Aal vive processo de reformulação nesta janela de transferências e terá o apoio da torcida neste confronto direto com o Londrina.

O Londrina é o penúltimo colocado e só ganhou uma vez nos últimos 12 jogos que disputou - são duas derrotas seguidas. A diretoria fez uma reformulação no elenco para o returno, com a saída de seis jogadores e agora busca reforços.

FUTEBOL - COPA DO MUNDO FEMININA . Brasil perde para a França por 2 x 1 na Copa do Mundo feminina

 


Renard e Le Sommer marcaram os gols da vitória para a França. Debinha fez o gol para a Seleção Brasileira

Revés para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina. Neste sábado (29/7), o Brasil perdeu para a França pela 2ª rodada da fase de grupos. As francesas abriram o placar com Le Sommer, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Debinha deixou tudo igual aos 12 da segunda etapa. Só que aos 37 minutos, Renard fez 2 x 1 para a França.

Com o resultado, as francesas assumiram a liderança do grupo F com 4 pontos. O Brasil está em 2º com 3 pontos. A Seleção Brasileira volta a entrar em campo na quarta-feira (2/8), quando joga contra a Jamaica. Somente a vitória garante as brasileiras nas oitavas de final.

Resumo da partida

A Seleção iniciou a partida tentando pressionar a França, que precisou se fechar na defesa e impedir que as brasileiras criassem alguma oportunidade de gol. No entanto não demorou para que as francesas passassem a ter mais controle da partida.

Em pouco mais de seis minutos, a França começou a chegar na área do Brasil com mais facilidade. Após boas defesas da goleira Lelê, não teve como evitar o pior. Com muito mais volume de jogo, Karchaoui cruzou na área, Diani ajeitou e Le Sommer cabeceou sozinha dentro da área para fazer 1 x 0 para a França aos 16 minutos de jogo.

As brasileiras tiveram a chance de deixar tudo igual aos 22 minutos. Geyse roubou a bola perto da área, Debinha ajeitou, mas Adriana finalizou por cima do gol. A Seleção Brasileira tinha dificuldade de criar chances ofensivas, enquanto a França avançava com facilidade. A seleção francesa foi para o intervalo com a vantagem no placar.

A França voltou com a mesma tranquilidade para a segunda etapa, enquanto a Seleção Brasileira parecia nervosa com a desvantagem no placar. As brasileiras tinham dificuldade de criar chances de ataque, sendo facilmente neutralizadas pelas adversárias.

Até que aos 12 minutos, veio o empate. Após troca de passes, Kerolin tenta finalizar de fora da área, a bola bateu em uma zagueira e sobrou para Debinha, que chutou com categoria para deixar tudo igual, 1 x 1. O Brasil melhorou no segundo tempo, criando mais, mas a França continuava dando trabalho para a defesa brasileira.

Quando a partida parecia controlada, um balde de água fria. Já aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Renard apareceu livre de marcação e marcou o segundo gol francês. O Brasil tentou empatar o placar, mas não conseguia furar a defesa adversária.


Fonte: Metrópoles

sexta-feira, 28 de julho de 2023

BRASIL - SAÚDE - EMERGÊNCIA . Em menos de 10 dias, sete estados decretaram situação de emergência por gripe aviária


A medida atende a recomendação do governo federal para que os estados possam acessar recursos para combater crise sanitária

Nesta sexta-feira (28), o Rio Grande do Sul oficializou a situação de emergência. O decreto foi publicado e assinado pelo vice-governador e governador em exercício, Gabriel Souza.

Antes, Santa Catarina, Espírito do Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia e Paraná já confirmaram a adoção da medida.

O governo catarinense foi o primeiro a adotar a medida, no dia 20 deste mês.

O decreto atende a recomendação feita pelo governo federal para que os estados possam acessar recursos municipais, estaduais ou federais de origem governamental ou privada para combater a disseminação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

A medida tem vigência de até 180 dias contados a partir de hoje, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação epidemiológica do Rio Grande do Sul.

Até o momento o estado gaúcho não possui casos confirmados de IAAP em aves comerciais ou de granja.

O único foco do vírus foi registrado em uma ave silvestre na Estação Ecológica do Taim, localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do estado, no dia 24 de maio.

No mesmo local foram encontradas 36 aves mortas durante trabalhos de rotina da equipe local, principalmente cisnes do pescoço negro.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de frango de corte em todo o Brasil e também sustenta a terceira posição nos dados de exportação de ovos.

Mais de 800 milhões de aves são abatidas no Estado todos os anos.

Ação nacional

Diante dos registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, no dia 22 de maio.

No entanto, orientou que os estados adotem medidas semelhantes para que o enfrentamento ao vírus seja efetivado.

Segundo a pasta, a ocorrência de apenas um caso em ave comercial “afetaria todo o país”.

O Brasil responde por 35% das exportações de carne de frango do mercado global e é um dos únicos países que mantém o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves comerciais, conforme protocolo da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).

Segundo maior destino das exportações de carne de frango brasileira, o Japão suspendeu temporariamente as compras de produtos oriundos do Espírito Santo e Santa Catarina.

Do total de 2,629 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil entre janeiro e junho deste ano, o Japão foi o destino de 219,8 mil toneladas, número 8,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.


Fonte: CNN Brasil

BRASIL - SALÁRIO INCOMPATÍVEL. Em 7 meses Mauro Cid movimentou R$ 3,2 milhões de forma “incompatível” com patrimônio, diz Coaf

 


O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que o tenente-coronel Mauro Cid movimentou R$ 3,2 milhões, entre julho de 2022 e maio de 2023, de forma “atípica” e "incompatível" com seu patrimônio. O Coaf é responsável por fiscalizar movimentações financeiras. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Segundo o relatório do Coaf, em sete meses Cid registrou operações de R$ 1,4 milhão em débitos e R$ 1,8 milhão em créditos. Ele recebe um salário bruto de R$ 26.239 como militar da ativa. O órgão afirmou que encontrou nas contas de Cid indícios de “movimentação de recursos incompatível com o patrimônio, atividade econômica ou a ocupação profissional e capacidade financeira do cliente” e “transferências unilaterais que, pela habitualidade e valor ou forma, não se justifiquem ou apresentem atipicidade”.

O militar, que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi preso em maio no âmbito do inquérito que investiga adulteração em cartões de vacina.

O advogado Bernardo Fenelon, responsável pela defesa de Cid, disse ao Globo que "todas as movimentações financeiras do tenente-coronel, inclusive aquelas referentes a transferências internacionais, são lícitas e já foram esclarecidas para a Polícia Federal". Fenelon ressaltou que "todas as manifestações defensivas são apenas realizadas nos autos do processo".

O Coaf destacou no relatório o envio de remessas aos Estados Unidos no valor de R$ 367.374 em 12 de janeiro de 2023. “Considerando a movimentação elevada, o que poderia indicar tentativa de burla fiscal e/ou ocultação de patrimônio e demais atipicidades apontadas, comunicamos pela possibilidade de constituir-se indícios do crime de lavagem de dinheiro ou com ele relacionar-se”, diz um trecho do relatório.


Fonte: Gazeta do Povo.

NATAL - STTU nega que agentes estariam aplicando multas em veículo descaracterizado.

 


A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) emitiu nota para esclarecer a situação de um vídeo que tem repercutido nas redes sociais. O conteúdo da gravação mostra dois agentes de mobilidade dentro de um carro comum (não caracterizado como da secretaria), enquanto um homem fala que ambos estariam aplicando multas na avenida Prudente de Morais, na zona Sul da capital. A pasta disse que a informação não procede, que os servidores já tinham concluído a fiscalização e que eles estavam fazendo o registro das suas atividades.

O vídeo foi gravado no período da noite, na Av. Prudente de Morais, nas proximidades da Rua Sérgio, no bairro de Lagoa Nova. "[Eles] encontravam-se no interior do veículo apenas fazendo o registros de suas atividades para regresso à base", disse a STTU.

"A secretaria reforça e pede a população que respeite os agentes de mobilidade, que estão diariamente nas ruas para garantir o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro e garantir a segurança viária", concluiu a pasta.

NATAL - Suspeitos de praticarem diversos assaltos na Zona Norte são presos

 


Dois homens - de 36 e 20 anos - suspeitos de praticar diversos assaltos na Zona Norte de Natal foram presos na noite desta quinta-feira (27), por volta das 22h, por policiais da 1ª companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar com apoio da 3º CIA do 4º BPM. Eles foram detidos no bairro Nossa Senhora da Apresentação e sob posse dos dois, foram apreendidos uma arma de fogo, uma motocicleta roubada, 10 celulares e outros objetos de vítimas. O suspeito de 36 anos era foragido da justiça, de acordo com a Polícia Militar. 

A ocorrência teve início quando a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) acionou a equipe para atender a uma ocorrência de assalto na Avenida Santarém, onde um celular havia sido roubado.Pouco tempo depois, o COPOM repassou outra ocorrência com características semelhantes, indicando que os suspeitos estavam nas imediações da Avenida Primavera, nas proximidades da Estação de trem de Nova Natal. 

Os policiais mantiveram contato com uma das vítimas, que forneceu informações. A equipe prontamente se dirigiu ao local indicado e se deparou com os suspeitos na interseção das ruas José Luiz da Silva com a Rua Doutor Joaquim Inácio de Carvalho Neto, no Bairro N. Sra da Apresentação.

Ao perceber a aproximação da viatura, a dupla tentou empreender fuga em uma motocicleta, mas a ação foi frustrada com o apoio de outra viatura que também chegou ao local. 

Durante o acompanhamento tático, os criminosos perderam o controle do veículo e foram detidos pelos policiais.

Após a abordagem, os policiais encontraram em posse dos acusados duas bolsas contendo 10 celulares, relógios e outros objetos que pertenciam às vítimas. Além disso, uma arma de fogo foi apreendida com um dos suspeitos durante a abordagem e uma motocicleta CG FAN 125 CC, de cor vermelha.

No decorrer da abordagem foi identificado que a motocicleta utilizada pelos criminosos também era roubada e que segundo a vítima, o roubo ocorreu por volta das 21h30 na Avenida Maranguape. Segundo relatos das vítimas e características informadas, a dupla foi responsável por diversos assaltos em diferentes horários e locais da zona norte.

Durante as abordagem e averiguações foi identificado que contra um dos detidos existia um mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara de Execução Penal do RN.

Todo o material foi apreendido e os suspeitos detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia da região, onde ficarão à disposição da Justiça.


 Fonte: Tribuna do Norte

NATAL - Obras de requalificação asfáltica na Interventor Mário Câmara trazem melhorias para a Zona Oeste

 


Nesta semana, uma das principais avenidas da região Oeste, a Interventor Mário Câmara (Av.06), recebeu os serviços finais de requalificação asfáltica conduzidos pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A obra, orçada em mais de R$ 2 milhões, visa dotar a via de maior segurança e mobilidade.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, os serviços foram iniciados na semana passada e finalizados nesta terça-feira (25). "A empresa nos explicou que o ritmo de trabalho seguiu em sua normalidade e finalizaram sem problemas", explicou Carlson Gomes.

A obra na avenida Interventor Mário Câmara teve início em 2020, quando a Prefeitura reformulou um grande trecho da avenida e outras vias da região Oeste, entre elas as avenidas Maristela Alves e Rainha do Mar, em uma parceria firmada entre a administração municipal e o Governo Federal, com valor global em torno de R$ 9 milhões. 

Conforto 

De acordo com o secretário Carlson Gomes, a obra, promovida agora no trecho entre as avenidas Lima e Silva e Capitão Mor Gouveia, darão maior segurança e conforto aos inúmeros motoristas que trafegam pelo local. "Finalizamos o trecho de pouco mais de 8 mil metros, com isso toda uma nova via será observada e utilizada por todos, principalmente os ônibus do nosso transporte público e os seus usuários, que ganham em maior conforto nos seus deslocamentos ", finalizou o secretário Carlson Gomes, da Seinfra.


Foto: Alex Régis

BRASIL - Bolsonaro recebeu R$ 17,2 milhões via Pix de janeiro a julho deste ano

 


Em junho deste ano, bolsonaristas se juntaram em uma campanha para arrecadar dinheiro para que Bolsonaro quitasse uma dívida ativa

O Conselho de Controle de Atividades (Coaf) apontou em um relatório, nesta quinta-feira (27/7), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu R$ 17,2 milhões via transição por Pix entre 1º de janeiro e 4 de julho. A informação foi enviada à CPI dos atos antidemocráticos.

Em junho deste ano, bolsonaristas se juntaram em uma campanha para arrecadar dinheiro para que Bolsonaro quitasse uma dívida ativa com o estado de São Paulo no valor de R$ 1.062.416,65 pelo não uso de máscara durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o Coaf, só entre os dias 1º de janeiro e 4 de julho o ex-presidente da República recebeu mais de 769 mil transações via Pix, que totalizaram R$ 17.196.005,80. Durante o mesmo período, Bolsonaro movimentou um total de R$ 18.498.532.

“Esses lançamentos provavelmente possuem relação com a notícia divulgada na mídia: apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro iniciaram uma campanha de arrecadação via Pix que parece ter surtido efeito”, diz trecho do relatório.

O Coaf detalha que o PL foi o responsável pela maior doação, no valor de R$ 47,8 mil feitos em dois lançamentos. Outros 18 nomes depositaram entre R$ 5 mil e 20 mil na conta do ex-presidente.

São eles empresários, advogados, pecuaristas, militares, agricultores, estudantes e duas pessoas identificadas pelo Coaf como “do lar”. Há ainda três empresas. Só uma delas depositou R$ 9.647 na conta do ex-presidente em 62 lançamentos.


Fonte: Metrópoles

NATAL - Mulher é presa sob suspeita de estelionato e polícia estima prejuízo de R$ 1 milhão com crimes


Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, foi presa nesta quinta-feira (27) sob suspeita de estelionato, no bairro de Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal. A prisão é parte da Operação “Corretora”. De acordo com a Polícia Civil, ela teria praticado crimes relacionados à venda ilícita de imóveis além de uma série de estelionatos contra uma idosa. Segundo a divulgação, a suspeita já era investigada pela Polícia Federal. 

A suspeita, de acordo com a PC, teria vendido diversos lotes e imóveis de forma ilícita, com procurações sem assinatura, inclusive já tendo perdido sua inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) após um processo administrativo. Ademais, teria alugado veículos de modo fraudulento, assim como financiado com dados de terceiros e por meio de fraude, outros veículos. 

Segundo as investigações, a suspeita também teria praticado uma série de estelionatos contra uma idosa, após ganhar a sua confiança. A vítima teve o seu patrimônio dilapidado em razão dos crimes. A mulher também é investigada pela Polícia Federal (PF) pela prática de outros estelionatos e por ter realizado financiamentos fraudulentos de veículos. 

Além disso, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência dela e em um estabelecimento em seu nome. Nestes locais, foram encontrados e apreendidos documentos diversos, maquinetas de cartão de crédito, documentos relacionados à obtenção fraudulenta de financiamentos e inúmeros certificados de registro de veículo. 


Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 27 de julho de 2023

NATAL - Prefeitura encerra São João de Natal com 1º Arraiá da Inclusão sábado no Bosque das Mangueiras

 

Foto: Reprodução

Diante da necessidade crescente de eventos destinados às pessoas com deficiência e, especialmente, às invisíveis, tais quais o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros, será realizado o 1º Arraiá da Inclusão em Natal. O evento, realizado pela Prefeitura do Natal, Mandato Cidadão, Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência (Abaped) e HD Produções, acontecerá no próximo sábado, 29 de julho, das 15h às 20h, no Bosque das Mangueiras, na Av. Nascimento de Castro, s/n, bairro Lagoa Nova. 

Segundo explica o secretário de Cultura de Natal, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), Dácio Galvão, o evento contará com apresentações musicais, respeitando os limites sonoros, show de talentos de crianças e adolescentes (com inscrições prévias no instagram @arraiadainclusaoemnatal e na hora do evento), praça de alimentação, artesanatos, sala de acolhimento para regulações em possíveis crises, sala de oficinas de pintura e brincadeiras, além de brinquedos infláveis. 

Foram disponibilizadas tendas gratuitamente (através de inscrição prévia) para comercialização de produtos e serviços. “O 1º Arraiá da Inclusão em Natal também chega para oportunizar às famílias PcD a obtenção de renda extra, uma vez que vários pais e/ou mães acabam abrindo mão de carreiras profissionais e ocupações convencionais que exigem trabalhos presenciais em razão da necessidade de acompanhar tratamentos de seus familiares com deficiências”, reforça Haylene Dantas, da HD Produções. 

“Vamos despertar atenção dos natalenses para o respeito e empatia às PcD, demonstrando que esse público também tem direito a entretenimento de qualidade. Apesar de focar em um evento que atenda às necessidades PcD, é aberto ao público em geral, provando que é possível haver ricas trocas de experiências, com respeito aos limites sensoriais e físicos de cada indivíduo”, enfatiza Andiara Freitas, da Abaped. 

“Já expressivo, mas ainda carente de atenção e prioridade pelo poder público e sociedade, esse público busca visibilidade e essa ação contribui na luta por direitos iguais para todos, com oferta de lazer e entretenimento, formatados para incluir crianças, adolescentes e jovens com deficiências diversas”, explica o vereador Dickson Júnior, que é pai de criança autista e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal. 

Foto: Reprodução

SENADO - CASSAÇÃO . Entenda o processo que pode cassar mandato de Rogério Marinho por abuso de poder econômico e político

 


O senador eleito Rogério Marinho (PL) terá uma longa batalha jurídica para seguir no mandato.

 Pesa contra ele uma série de acusações de abuso de poder econômico e político utilizando a máquina pública federal nas eleições passadas de 2022.

Ação de 57 páginas é movida pelo ex-prefeito do Natal Carlos Eduardo Alves (PSD), que ficou em segundo lugar nas eleições do ano passado para a vaga potiguar no Senado.

Rogério já tem o nome envolvido em escândalos como “Tratoraço” e o orçamento secreto nos tempos em que ele era ministro do desenvolvimento regional. Foi justamente esses dois casos que fundamentam a ação assinada pelo advogado Erick Pereira.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) se sustenta em cinco eixos:

(1) Destinação de verbas em maior proporção aos municípios ligados ao Investigado;

(2) Abuso de poder vinculado ao MDR, atuando como se Ministro ainda fosse frente à inauguração de obras, para angariar apoio político;

(3) Uso do MDR para autopromoção mesmo após deixar a pasta;

(4) Favorecimento de recursos para municípios do RN resultante em posterior apoio político;

(5) Discurso ameaçador de seu aliado político, intimidando cidadãos a votarem no investigado.

Com base em dados do Portal da Transparência a AIJE mostra que nas cidades cujos prefeitos eram aliados de Rogério havia maior destinação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional enquanto as administrada por políticos adversários havia desprestígio.

A título de exemplo a investigação cruzou o volume de recursos com o tamanho dos municípios  A título de exemplo Currais Novos administrada pelo petista Odon Junior recebeu R$ 973.806,00 em recursos federais mesmo tendo 45 mil habitantes enquanto Serra Negra do Norte, com pouco mais de 8 mil habitantes, foi atendida com R$ 9.555.659,66. Qual a diferença? O prefeito Serginho (PSDB) é aliado de Rogério.

“Ora, como explicar que Currais Novos, com uma população de 45.022 habitantes, recebeu menos de 1 milhão de reais, enquanto Serra Negra do Norte, apenas porque é dirigida e por um dos seus aliados políticos, mesmo com apenas 8.105 habitantes, chegou a receber quase 10 milhões de reais?”, questiona a ação.

“Veja-se, mais uma vez, que não se está aqui a tolher a necessidade do envio de recursos à municipalidade. O que se combate aqui é o uso eleitoreiro da verba, como que em forma de angariar dividendos políticos à sua campanha, o que de fato aconteceu e restará devidamente comprovado através desta Ação de Investigação Judicial Eleitoral”, justifica a ação.

Usando postagens do próprio Rogério nas redes sociais, a AIJE mostra que ele burlou a regra da desincompatibilização e seguiu atuando como se ainda fosse ministro, participando de inaugurações, após deixar o MDR no final de março.

No dia 19 de abril de 2022, menos de 20 dias após sair do cargo, Rogério Marinho esteve na cerimônia de inauguração de um trecho ferroviário, posando ao lado do presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Dez dias depois esteve com o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, fazendo a liberação de um trecho da Reta Tabajara.

Já no dia 30 de abril ele esteve vistoriando obras do ao lado do prefeito de Macaíba Emídio Junior (PL) e do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).

O mesmo comportamento se repetiu na cidade de Parnamirim ao longo de Maio com destaque para a estação de trem Cajupiranga no dia 13. Em junho ele fez a entrega de uma máquina perfuratriz na cidade de Pau dos Ferros.

“Ora, como pode o INVESTIGADO REALIZAR ENTREGA DE OBRAS? Seria ele o Ministro? Teria algum cargo de carreira no Ministério? Qual o poder e autorização que o Investigado possui para agir de forma tão flagrante como se ainda fosse Ministro?”, questiona a ação. “São muitas ações reiteradas com evidente benefício eleitoral, desequilibrando o pleito e colocando o Investigado em uma situação desproporcional de vantagem, o que macula a lisura que deve imperar na disputa”, complementa.

Rogério ainda esteve presente na cerimônia de detonação do túnel para construção do ramal do Apodi, em Luís Gomes, a “suposto” convite do atual ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Mossoró também não passou em branco com o prefeito Allyson Bezerra (SD) no dia 15 de junho atribuindo a Rogério a entrega de equipamentos agrícolas mesmo depois dele ter deixado o ministério. “A postagem é clara! O Prefeito agradeceu “AO MINISTRO ROGÉRIO MARINHO”, de forma PESSOAL e mais, como se ele ainda fosse LÍDER DA PASTA. Veja-se, era assim que todos o visualizavam, porque era justamente assim que ele se apresentava, o que denota o ABUSO de ter usado o cargo que detinha para angariar apoios eleitorais para a sua campanha”, frisa a ação.

A ação demonstra que além de usar o MDR para autopromoção pessoal, Rogério usou o cargo para angariar apoios políticos em troca da liberação de verbas.

A ação catalogou 84 prefeitos declarando apoio a Rogério sob a justificativa de gratidão pela liberação de recursos federais. “O então pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho, atuou de forma acintosa no repasse de recursos em troca de apoios políticos. Ao longo desta peça narramos inúmeras situações com a presença de várias autoridades e lideranças dos mais diversos municípios”, frisa. A ação lembra ainda que 110 prefeitos assinaram uma nota de apoio a Rogério Marinho. As cidades administradas por ele receberam juntas 482.092.515,98 do MDR.

Um caso emblemático é o de Allyson Bezerra que em fevereiro reclamava de Rogério pelo não envio de recursos e passou a apoiá-lo depois de passar a ser atendido pelo ex-ministro. “Logo, bastou o Investigado destinar recursos à cidade de Mossoró que o Prefeito daquela municipalidade foi mais um a aderir à campanha de Rogério, o que só evidencia o que está sendo apontado na presente AIJE, uma vez que os apoios políticos estão sendo trocados em favor da destinação de recursos por intermédio de emendas”, diz a ação.

Ela lembra ainda o caso de pressão feita por lideranças políticas pelo apoio a Rogério e ao presidente Jair Bolsonaro (PL) citando o áudio vazado do ex-prefeito de Rafael Godeiro Abel Filho ameaçando eleitores.

O caso está sendo analisado pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Blog do Barreto

quarta-feira, 26 de julho de 2023

NATAL - Pacote de medidas vai melhorar sistema de transporte público de Natal

 


Ampliação da oferta de linhas do sistema de transporte público e mais conforto e segurança para usuários. Estas são as metas de um pacote de medidas anunciadas nesta quarta-feira (26) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Dentre as ações, está a incorporação de 100 veículos à frota, sendo 50 novos ônibus (zero quilometro) e outros 50 seminovos. Além disso, seis linhas de ônibus que haviam sido devolvidas pelas empresas, por conta da diminuição de passageiros causada pela pandemia de Covid-19, voltarão a operar. O que fará com que todo o território da cidade seja atendido pelo sistema público de transporte. 

Com as melhorias promovidas no sistema, o Município se comprometeu a isentar o setor do Imposto Sobre Serviços (ISS) até dezembro de 2024, projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal do Natal. Além disso, a diferença entre a tarifa pública – paga pela população – e a tarifa técnica, calculada pela administração, será abatida das dívidas e créditos judiciais das empresas com o Município.

Todas essas iniciativas que foram acordadas entre a Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Antes do pronunciamento, o prefeito Álvaro Dias esteve na garagem da empresa Transnacional, na Zona Norte, para vistoriar os novos veículos entregues pelas empresas.

“É o maior volume de entregas de novos veículos na história do sistema de transporte público de Natal. Essa é uma iniciativa de largo alcance, que vai gerar mais conforto, comodidade e segurança. Esse é o só o começo. A nossa gestão vai seguir empenhada em melhorar cada vez mais a prestação do serviço de transporte público”, ressaltou Álvaro Dias, na coletiva que contou com a participação da secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, outros técnicos da Prefeitura e dirigentes do Seturn.

As linhas que voltarão a operar são as seguintes: N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras: 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia; 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto; 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto ; 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América e a 593 – Circular Residencial Redinha.

Além destas medidas, também ficou definido que a quilometragem percorrida pelas linhas do sistema de transporte público de passageiros aumentará 11,5%, garantindo assim aumento no número de viagens. O tempo de integração temporal, que atualmente é de 60 minutos, passará para 90 minutos para os usuários que realizarem a biometria facial. O procedimento será realizado em até 180 dias pelo sistema NatalCard. 

Também haverá aumento de viagens em todas as linhas do sistema de transporte público de passageiros. Segundo o Município, a quantidade de viagens nos dias úteis aumentará em 20%. Já aos sábados, o aumento será de 12%. Aos domingos, o aumento será de 31%.

Para as linhas que passam na região central – Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Ribeira e arredores – as últimas viagens devem passar no mínimo às 22h30 nos dias úteis. Já aos sábados e domingos, a passagem na região deverá ser no mínimo às 21h00. Já para as linhas que circulam na Zona Sul – Lagoa Nova, Candelária, Ponta Negra e arredores – as últimas viagens devem passar entre 23h00 e 00h00, no mínimo, nos dias úteis e sábados. Já aos domingos, a passagem deverá ser no mínimo às 22h30.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que os problemas com a mobilidade urbana são inerentes a todas as gestões públicas no país. Ele voltou a defender e a cobrar que haja uma união de esforços entre os governos federal, estadual e as prefeituras para que todos os entes federativos possam contribuir com a causa.

“O setor vem sofrendo com a perda de usuários, alto custo das operações e os Municípios não têm condições de financiar os sistemas. É fundamental que essa conta seja compartilhada, sobretudo pela União”, detalhou.

Apesar de todas as melhorias que começarão a ser implementadas nas próximas semanas, o prefeito informou que não há previsão para reajuste de tarifa. Mesmo sem as passagens estarem há mais de quatro anos sem aumento em Natal, o gestor explicou que as medidas adotadas agora devem gerar uma elevação do número de passageiros, o que vai impactar positivamente no equilíbrio financeiro do sistema.

Por fim, Álvaro Dias aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos da gestão municipal em mobilidade urbana. Ele lembrou do projeto de requalificação de 70 quilômetros das calçadas da cidade, a instalação de 200 novos abrigos de passageiros, a obra da nova Avenida Felizardo Moura, a implementação do binário na Avenida Jaguarari e rua São José, os novos acessos a orla da praia da Redinha, a sequência da reestruturação da avenida Praia de Ponta Negra, a intervenção na Rua João Pessoa, ampliação da malha cicloviária, bem como o recapeamento da Avenida 25 de dezembro e vias adjacentes. 

“Nós pensamos a mobilidade em um conceito de universalidade e estamos atuando em várias frentes. Estamos falando de um volume de recursos e investimentos nunca antes realizado na nossa cidade. Com muito trabalho, esforço e dedicação, vamos finalizar esses projetos e ações para, ao final da nossa gestão, entregar a toda sociedade uma Natal moderna, integrada e melhor para todos”, ressaltou o prefeito.


NATAL - MOVIMENTO COMUNITÁRIO FOI FUNDAMENTAL PARA ALGUMAS CONQUISTAS ANUNCIADAS PARA O TRANSPORTE PÚBLICO E O RETORNO DE ALGUMAS LINHAS QUE FORAM RETIRADAS DESDE A PANDEMIA DE COVID-19

 


Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Natal juntamente com o SETUR (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros banos) e a Defensoria Pública do Estado do RN, publicaram acordo e o Prefeito de Natal anunciou nesta quarta-feira (26), o retorno de dez linhas que deixaram de circular em Natal desde a pandemia da COVID-19, aquisição de 50 novos veículos, 50 Seminovos, manutenção da tarifa, tempo de integração para 90 minutos e renegociação de dividas das empresas junto à Prefeitura de Natal.

Desde a retirada das primeiras linhas em 2020 na pandemia do COVID-19, com a diminuição da frota e retirada de diversas linhas, o Movimento Comunitário de Natal reivindicou de imediato a volta imediata dessas linhas.






Fruto das reclamações que foram estampadas em jornais, noticiários e movimentações, A STTU fez diversas reuniões com a participação do Movimento Comunitário, e algumas situações, foram resolvidas com um redesenhamento de trajetos.

ENTENDA O CASO

As empresas de ônibus urbanos de Natal, no periodo da pandemia de COVID-19, desativou diversas linhas de ônibus que circulavam em Natal; segundo números no movimento intitulado "Movimento Comunitário de Natal", 34 linhas foram retiradas de circulação durante a pandemia.

O Movimento Comunitário de Natal, promoveu movimentos na sede da Prefeitura, audiência na Câmara Municipal, na STTU e nas comunidades fizeram várias reuniões, e algumas linhas das 34 retornaram, algumas com o redesenhamento de trajetos.

Passada a crise da CODID-19, as comunidades continuaram sem cerca de 20 linhas retiradas por várias alegações e justificativas apresentadas pelas empresas de Ônibus.

Essas 20 linhas continuavam a ser cobradas pelo Movimento Comunitário de Natal.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) no dia 3 de julho deste ano, determinou o retorno definitivo das linhas de ônibus em Natal que foram tiradas de circulação. 

MOVIMENTO COMUNITÁRIO DE NATAL


O Movimento Comunitário de Natal, congrega líderes formais de conselhos comunitarios e associações, além de lideranças informais que defendem os interesses das comunidades.

Além de terem iniciado o movimento pelo retorno das linhas de ônibus para as comunidades, lutam também por melhorias para as comunidades em várias áreas e sempre realizam plenárias para discutirem vários problemas da cidade.

Os partícipes do movimento não são remunerados pelas suas funções e muitas vezes não são bem vistos pelos gestores, devido cobrarem soluções para as deficiências nas ações de enfrentamento aos problemas presentes nas comunidades.

Com o anúncio de hoje pela Prefeitura de Natal, fruto de um acordo com o SETURN e Defensoria Pública, se constituie uma vitória do Movimento Comunitário, que mesmo não sendo reconhecido por alguns, exerceu o seu papel de cobrança e pressão, mobilizando a sociedade, imprensa, justiça e vereadores, buscando a melhoria do transporte público.

O nosso Blog A Cidade, inclusive fez algumas coberturas em reuniões que buscavam uma solução para essa problemática do transporte Público.

A atuação desses movimentos e entidades exercem papel importante e fiscalizador nas comunidades e mostra que traz resultados importantes para a sociedade.

O Movimento Comunitário, segundo alguns dirigentes, ainda não se deu por satisfeito, pois considera injustificável o não retorno de todas as linhas que seria uma obrigação da Prefeitura, STTU e SETURN, inclusive havendo uma determinação da Justiça e ao mesmo tempo, considera que foi fundamental no processo de avanço das melhorias anunciadas.


Fotos: Arquivo

NATAL - Prefeitura negocia dívidas com empresas e tarifa de ônibus não vai subir em Natal

 

A tarifa de ônibus em Natal não vai subir neste momento. É o que garante a Prefeitura do Natal. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito Álvaro Dias explicou que houve uma negociação com as empresas de transportes para abatimento de dívidas foi realizada e, até que um estudo completo relacionado às tarifas seja concluído, o valor da passagem em Natal não vai subir.

Ontem, a Prefeitura do Natal, o Sindicato das Empresas de Transportes Públicos de Passageiros (Setur) e a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte publicaram acordo em que as empresas se comprometeram a reativar seis linhas diurnas e quatro serviços noturnos, assim como também vão renovar a frota com 50 novos veículos e outros 50 seminovos e ampliar o tempo de integração do sistema que passará a ser de 90 minutos para os usuários que realizarem o cadastro através de biometria facial, sistema que deverá ser implantado em até 180 dias.

Nesta manhã, o prefeito Álvaro Dias foi junto a auxiliares e membros do Seturn observar a nova frota, que já está em Natal. Mesmo com os valores que foram investidos pelos empresários, Álvaro Dias explicou que houve uma renegociação de dívidas e abatimento dos valores devidos pelas empresas ao Município, como forma de compensar as perdas alegadas pelo setor.

"Foi uma questão técnica. Não houve nenhuma questão política. Tudo discutido de forma técnica, junto aos setores responsáveis da Prefeitura. Não podemos subsidiar o transporte público como Maceió faz, que são R$ 5 milhões por mês injetados no setor pelo Município. Partimos para renegociação de dívidas com as empresas, cobramos a melhoria importante, sem gastar ou subsidiar o transporte", explicou Álvaro Dias.

Apesar de afirmar que não subsidiar os valores, a Prefeitura do Natal está com um projeto na Câmara Municipal do Natal para isentar as empresas de ônibus do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) até o fim de 2024. A proposta, que condiciona o benefício a outros pontos, como manutenção do circular da UFRN e isenção idêntica do Governo do Estado do ICMS às empresas, teve sua urgência negada na Câmara Municipal, mas vai tramitar após o recesso dos vereadores.

A tarifa de ônibus permanecerá no valor de R$ 4,00 (em dinheiro) e R$ 3,90 (cartão de passagem) pelo menos até que um estudo realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seja concluído, apontando quais as reais necessidades do setor.

Acordo

O acordo firmando entre Município e Seturn prevê a retomada de 10 das 20 linhas que haviam sido suspensas durante a pandemia da Covid-19. Deverão ser retomadas as linhas: N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras, 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia, 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto, 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto, 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América, 593 – Circular Residencial Redinha. Com a retomada da linha N-61, que promoverá o atendimento ao Soledade, a linha N-64 deve ter seu itinerário restaurado ao anterior à pandemia.

Também devem ser retomados quatro serviços noturnos, são eles: O-33 – Planalto/Praia do Meio, N-73 – Santarém/Ponta Negra, Linha A – Petrópolis/Zona Norte, Linha E – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha. A retomada desses serviços busca garantir maior segurança de transporte para os trabalhadores e o setor de bares e restaurantes, atendendo principalmente a população do Pajuçara, da Redinha, de Felipe Camarão, Cidade da Esperança e dos Guarapes.


 Fonte: Tribuna do Norte

Natal - OPERAÇÃO - Operação investiga formação de cartel para realização de cirurgias ortopédicas

 


Operação deflagrada nesta quarta-feira (26) busca apurar a formação de cartel por uma organização criminosa que atua no setor de comércio de órteses, próteses e materiais especiais (OPME) utilizados em cirurgias ortopédicas. Duas advogadas e um médico ortopedista são suspeitos de participarem do esquema fraudulento, juntamente com sócios e funcionários de empresas de fornecimento de material cirúrgico. Ação foi realizada por pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) 

A operação, denominada “Escoliose”, cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Recife (PE), Camaragibe (PE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB). Além do MPRN e do Cade, participaram da ação os Ministérios Públicos de Pernambuco (MPPE) e da Paraíba (MPPB); as Polícias Militares dos três Estados e ainda a Polícia Civil pernambucana. Ao todo, 19 promotores de Justiça, 56 servidores dos MPs, 30 servidores do Cade e mais de 100 policiais civis e militares cumpriram os mandados de busca e apreensão.

Segundo o MPRN, as investigações foram iniciadas em 2019. O Orgão apurou que o grupo, através de articulação ilícita, criava demandas judiciais com o direcionamento de cirurgias emergenciais de escoliose. Na judicialização, eles obtinham vantagem econômica fraudulenta através do superfaturamento no fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais (OPME) para realização de procedimentos cirúrgicos em prejuízo da administração pública.

No período inicialmente investigado, as duas advogadas ingressaram com pelo menos 46 processos judiciais - entre ações com pedido liminar e mandados de segurança - que totalizaram um valor de R$ 7.443.282,53 pagos pelo Estado do Rio Grande do Norte para custeio das cirurgias ortopédicas. Desses 46 processos, 42 cirurgias foram realizadas pela clínica de propriedade do médico investigado. Essa clínica era utilizada para a realização de reuniões do médico e advogadas com os pacientes.

Para obtenção da liminar contra o poder público, as advogadas procediam à indicação dos orçamentos de clínicas e hospitais aptos à realização do procedimento e ao fornecimento dos materiais. Essas propostas apresentadas, recorrentemente, eram referentes aos mesmos fornecedores, favorecendo o médico investigado e determinadas empresas do ramo de OPME. Há indícios de superfaturamento no fornecimento de materiais de alto custo e nos serviços médico-hospitalares.

Também já foi apurado que orçamentos de OPME eram feitos de maneira acordada entre as empresas indicadas pelas advogadas. Essas empresas deveriam ser concorrentes, mas terminavam por preestabelecer, entre elas, quem seria beneficiada com a contratação determinada judicialmente, forjando uma pesquisa de preços de mercado. Empresas do mesmo grupo, inclusive, elaboravam mais de um orçamento com valores de “cobertura”, possibilitando o direcionamento e a cobrançade um valor exorbitante. 

As empresas seguiam rodízio entre elas para determinar qual iria fornecer os materiais necessários para as cirurgias. Entre as empresas de OPME investigadas, foi constatado que várias fazem parte de um grupo que compartilha em seus quadros diversos sócios em comum. A maior parte dos sócios também possui vínculos familiares entre si, além de terem participação em mais de uma das empresas citadas, de forma cruzada. A vinculação e ajuste prévio entre as fornecedoras e as condutas anticompetitivas caracterizam a formação de cartel.

Pelo menos 21 sócios e funcionários das empresas fornecedoras de órteses, próteses e materiais especiais são investigados por obterem vantagem ilícita em prejuízo do erário e, também, por abuso do poder econômico, dominando o mercado e eliminando a concorrência mediante ajustes das empresas.

O MPRN obteve o bloqueio e a indisponibilidade de contas bancárias, imóveis e veículos dos investigados. O material apreendido será encaminhado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN para análise.

Os investigados poderão responder por infrações contra a ordem econômica previstas na Lei de Defesa da Concorrência, crimes contra a ordem econômica, organização criminosa e outros delitos que eventualmente forem constatados no curso da investigação.

Caso sejam condenadas administrativamente, as empresas deverão pagar multa que pode alcançar até 20% de seu faturamento no ano anterior ao de instauração do processo no ramo de atividade afetado pelo cartel, além das pessoas físicas que podem ser punidas em até 20% do valor das penas aplicadas às empresas.


 Fonte: Tribuna do Norte

DECRETO SOBRE ARMAS - “Existe liberdade para matar?”: Dino defende decreto sobre armas e diz que fechará clubes de tiro ilegais

 


Ministro da Justiça e Segurança Pública participou do "Bom Dia, Ministro" nesta quarta-feira (26) e falou sobre a diretriz do presidente

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu o novo decreto de armas, editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (21), durante sua participação do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quarta-feira (26).

“Tem muita gente reclamando, eu lamento. São pessoas que fazem um discurso falso de defesa da liberdade. Existe liberdade de matar? Para cometer crime? Para fraudar? Para desviar arma para quadrilha?”, disse.

“Vamos intensificar a fiscalização nos clubes de tiro e aqueles que não cumprem a lei obviamente serão fechados”, acrescentou.


Fonte: CNN Brasil

compartilhe nas redes sociais.