Criada em 2018, para homenagear a classe artística em alusão ao Dia do Artista Plástico, comemorado em 08 de maio, a edição 2023 da Comenda Dorian Gray Caldas foi entregue nesta quarta-feira(17), na Câmara Municipal de Natal.
Segundo o decreto legislativo que criou a honraria, podem ser agraciados pintores, escritores, poetas, escultores e demais profissionais em atuação na área da Cultura.
A vereadora MARGARETE RÉGIA homenageou: Ana Maria Salustino e Silva; Leonardo França; Flávio Freitas, Vicente Serejo, e o Prefeito Álvaro Dias.
Dorian Gray Caldas (1930-2017)
Artista plástico e escritor natalense, é tido como um dos precursores da modernidade artística no Rio Grande do Norte. A arte dele se manifestou em desenho, pintura de cavalete, pintura mural, mosaico, escultura, cerâmica, gravura e tapeçaria. Gray construiu uma identidade alicerçada na arte moderna, e o protagonismo dele se sobressai na constituição da identidade artística potiguar. A atividade profissional de Gray iniciou em 1950, com o I Salão de Arte Moderna de Natal, em parceria com os artistas Newton Navarro e Ivon Rodrigues. Em 1989, tem um ponto alto com a publicação do livro “Artes Plásticas do Rio Grande do Norte (1920-1989). O artista plástico morreu aos 86 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário