apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de março de 2023

NATAL - Familiares e amigos se despedem de Raimundo Fernandes

 


O velório do corpo do ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado estadual Raimundo Fernandes ocorreu durante todo o dia no Cemitério Morada da Paz. O enterro está previsto para ocorrer às 18 horas, no jazigo situado no setor 2, quadra 3. lote 46 do cemitério localizado em Emaús, em Parnamirim.

Além da família – a esposa e ex-deputada Nirinha Fernandes, a filha Patrícia e a neta Bianca, acompanharam o velório amigos, conterrâneos de São Miguel, onde o ex-deputado foi prefeito, políticos e ex-companheiros de Assembleia, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos da região Oeste.

A homilia na missa de corpo presente esteve a cargo do padre Francisco Fernandes, que também é sãomicaelense. “A família Fernandes prega muito pelas tradições, pelas coisas que vão passando de geração para geração, vejam como é forte, ainda hoje, todo o legado do seu avô e de sua avó, que se recordam na memória de seu Hesíquio e dona Leodona, você tem a grande tarefa de honrar o legado de seu pai, o testemunho de vida levando muito em conta as opões que findavam dando a configuração do que foi Raimundo Fernandes”, disse ele para a neta do falecido ex-deputado.


Fonte: Tribuna do Norte


NATAL - Bosque das Mangueiras será entregue neste sábado (1º)

 

Foto: Joana Lima

Mais um equipamento de Natal voltado ao lazer, à prática de atividade física e ao entretenimento foi requalificado pela Prefeitura e será devolvido aos natalenses neste sábado (1º). O Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, será reaberto ao público após obras da Prefeitura no local. A solenidade de entrega do novo Bosque das Mangueiras terá a participação do prefeito Álvaro Dias e começa a partir das 8h do sábado, com uma programação especial. 

Realizada por meio de convênio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a obra contemplou a reforma do bosque e estrutura para implantação de projeto de incentivo à agricultura agroecológica urbana e orgânica na capital, por meio do programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, que incentiva a prática. O local será aberto para a população de segunda à sábado, das 5h às 22h, e aos domingos das 5h às 18h. A entrada é gratuita.

A requalificação arquitetônica e urbanística compreendeu a reforma total do atual prédio da administração, equipado com salas de aula, administrativo e banheiros para visitantes. Além disso, foi implantada nova iluminação e a recuperação da pista de corrida e caminhada.

E, ainda, a construção de caramanchões, local para realização de feirinha de hortaliças, frutas, verduras e produtos orgânicos, uma estufa (telado) para berçário de mudas, uma horta tipo mandala, área de compostagem e área de preparo e beneficiamento de produtos orgânicos.

O investimento total na recuperação do Bosque das Mangueiras é da ordem de R$ 1 milhão, em recursos oriundos do convênio da Sudene com o Município. “O Bosque das Mangueiras é um importante espaço para a população, tanto para o lazer, contemplação quanto para atividades físicas e agora será mais moderno e com novos usos”, ressalta o titular da Semurb, Thiago Mesquita.

O secretário lembra também da participação de outras secretarias no projeto. “As obras contaram com a importante participação das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) na reforma da pista de caminhada; de Serviços Urbanos (Semsur), na parte de paisagismo e iluminação; e de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), na parte de reforço da estrutura. A Guarda Municipal (GMN) também colaborou com a segurança no bosque”, acrescenta.

Potencial

Segundo Mesquita, o bosque possui um grande potencial para o desenvolvimento de projetos socioambientais tanto de iniciativa pública, quanto a partir de parcerias com a iniciativa privada. Como também no desenvolvimento de pesquisas científicas e aulas de campo por instituições de ensino.

Nesta primeira etapa, serão entregues o espaço e os equipamentos reformados para o lazer e prática de atividade ao livre, como caminhada e corrida. Numa segunda etapa, será realizada a utilização dos espaços para o fomento da agricultura urbana de forma sustentável.

O foco é o estímulo à agricultura urbana orgânica, a dinamização da economia local e a geração de renda às famílias dos pequenos produtores de orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas na mancha de interesse social, com predominância de renda até três salários mínimos, tendo em vista a crescente procura por esses produtos.

“O projeto busca fomentar a consolidação e ampliação do mercado orgânico na cidade, impactando de modo contundente social e economicamente nas comunidades, uma vez que lhes fornecerá condições de competitividade com os demais empreendedores, como também dinamização da economia local”, explica o secretário da Semurb.

O Bosque 

O Bosque das Mangueiras é uma área pública destinada a um bosque urbano municipal e ocupa 14.125 m². Localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, entre a Av. Nascimento de Castro, Jaguarari e Rua Tertius Rebelo. E cuja gestão e administração é de responsabilidade da Semurb, por intermédio do Departamento de Gestão de Parques e Bosques (DGPB).

NATAL - ELEIÇÕES 2024. Carlos Eduardo tem preferência do natalense na corrida eleitoral

 


A sucessão municipal ocorrerá em 2024, mas se as eleições fossem hoje, Carlos Eduardo Alves teria a preferência dos eleitores para suceder o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), com 26,75% das intenções de votos, segundo pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Instituto Consult. Em segundo lugar aparece a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 17,0, seguida do senador Styvenson Valentim (Podemos), 12,0%.

Outros pré-candidatos apresentados aos eleitores foram o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que é preferido de 7,50% dos natalenses, seguido do comunicador Bruno Giovanni (BG), 3,88%, mesmo índice do presidente estadual do PSB e ex-deputado federal Rafael Motta. 

Os vereadores Robério Paulino (PSOL) e Kleber Fernandes (PSDB) aparecem com 0,63% e 0,50%, respectivamente. Já os eleitores que disseram não votar em nenhum desses candidatos são 9,50% e não souberam dizer – 18,38%.

Na hipótese de surgirem apenas os seguintes pré-candidatos a prefeito de Natal – Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta, o resultado  da pesquisa continuou apontando o ex-prefeito Carlos Eduardo na liderança, com 31,38%, seguido da parlamentar petista, com 18,38% e Paulinho Freire, 10,25%. Motta aparece com 6,50%. Os eleitores que não votariam em nenhum deles são 13,63% e não souberam dizer, 19,88%.

Quando se reduz a três o número de pré-candidatos, o resultado foi o seguinte: Carlos Eduardo, 33,88%; Natália Bonavides, 19,63% e Paulinho Freire, 11,38%. Não votam em nenhum, 15,0% e não sabem dizer, 20,13%.

A pesquisa também perguntou em qual pré-candidato votaria para prefeito de Natal, com a retirada do nome de Carlos Eduardo. O resultado foi o seguinte – Natália Bonavides, 21,38%; Paulinho Freire, 20,25% e Rafael Motta, 10,75%. Em nenhum desses, 20,25% e não sabe dizer, 27,38%.

No quesito rejeição, a maioria dos eleitores respondeu que não votaria de maneira nenhuma em Natália Bonavides (23,3%) e em Styvenson Valentim (21,8%). Depois aparece Carlos Eduardo, 15,6%; Rafael Motta, 9,4%; Paulinho Freire, 8,4%; Bruno Giovanni, 6,8%; Robério Paulino, 6,4% e Kleber Fernandes, 4,9%. Em nenhum, 5,3% e não superam responder, 24,4% e todos, 8,3%.

A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult ouviu 800 eleitores entre os dias 8 e 11 de março, com resultados sujeitos a um erro máximo permissível de 3,4%, com confiabilidade de 95%.

Álvaro Dias tem aprovação de 51,7%

A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Instituto Consult também quis saber dos eleitores de Natal, a avaliação a respeito da maneira de governar dos gestores municipal, estadual e federal. Segundo a pesquisa, a administração do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) é aprovada por 51,7% dos natalenses. Os que desaprovam são 31,0% e não souberam dizer, 17,25%. O maior índice de aprovação da gestão de Dias é na Zona Leste, 66,4%, o menor na Zona Sul, 46,7%. Na Zona Norte, o índice foi de 50,9% e na Zona Oeste, 49,7%.

GOVERNO

Com relação a administração da governadora Fátima Bezerra (PT), os natalenses responderam que 36,25% aprovam e 53,13% desaprovam. Não sabem dizer, 10,63.

Os que desaprovam são 33,3% na Zona Sul; 31,3% na Zona Norte e 31,1% na Zona Oeste e 26,2% na Zona Leste. 

O melhor desempenho da governadora do Estado foi na Zona Sul, onde 39,4% dos eleitores aprovam a sua maneira de administrar, depois vem a Zona Norte, 37,5%; Zona Leste, 35,5% e Zona Oeste, 31,6%.

Entre os eleitores que desaprovam a gestão da governadora, o resultado foi o seguinte: Zona Leste, 56,1%; Zona Norte, 54,7%; Zona Oeste, 52,3% e Zona Sul, 49,4%.

LULA

A pesquisa ainda indagou os eleitores sobre as posições tomadas pelo presidente Lula para governar o Brasil até agora. Os que aprovam são 44,88% e desaprovam, 36,88%. Não sabem dizer, 18,25%.

Por região, o desempenho de Lula foi este entre os que aprovam: Zona Norte, 41,9%; Zona Sul, 47,8%; Zona Leste, 45,8% e Zona Oeste, 46,6%.

Entre os que desaprovam: Zona Norte, 39,1%; Zona Sul, 37,2%; Zona Leste, 40,2% e Zona Oeste, 31,1%.


Fonte: Tribuna do Norte


Mais notícias e matérias: www.acidadern.blogspot.com

quinta-feira, 30 de março de 2023

FUTEBOL - COPA DO NORDESTE . Sport vence ABC em jogo de dois dias e vai à final da Copa do Nordeste

 


O Sport venceu o ABC por 1 a 0, hoje (30), na Ilha do Retiro, e está classificado para a final da Copa do Nordeste 2023. O jogo começou ontem e só terminou hoje por causa da forte chuva que castigou o gramado.

O único gol no jogo, um golaço de voleio, foi o quinto de Vagner Love nesta Copa do Nordeste.

 Com mais esse tento, o atacante se junta ao companheiro Luciano Juba e Erick Pulga, do Ferroviário. Lucero, do já eliminado Fortaleza, lidera o torneio com seis.

Durante o intervalo da partida, ontem (29), a chuva que caía em Recife piorou. O gramado se transformou em uma piscina, e o jogo foi paralisado aos 16 minutos do segundo tempo.

Os jogadores e torcedores tiveram de esperar uma hora até uma decisão. O árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim suspendeu o jogo após esperar dois tempos de 30 minutos para a chuva parar.

A partida voltou a ser disputada hoje (30), respeitando as condições originais dos times, como alterações, cartões e placar.

Como foi o jogo?

O ABC teve dificuldade, e o Sport, tranquilidade. O Elefante conseguiu trabalhar a bola no campo defensivo, mas, ao chegar na intermediária, passava a errar passes, ao contrário do Sport que, apesar de perder boas chances com Vagner Love e Labandeira, mostrou tranquilidade.

O ABC aposta  em cruzamentos.

Enquanto a equipe pernambucana buscava sempre Vagner Love e Juba na frente, a equipe potiguar apostou nos cruzamentos pela direita, com Felipe Garcia buscando Léo Ceará e Jailson.

ABC muda de atitude no reinício. 

Após a pausa, o time voltou com mais gana de vencer e foi para cima, mas o esforço foi insuficiente. O Sport recuperou o controle da partida e passou a fazer cera.

Gols e lances importantes

1 x 0. Bastou 1 minuto para o Leão da Ilha abrir o placar. Após cruzamento da esquerda, Vagner Love acertou um lindo voleio e abriu o placar na Ilha do Retiro.

Love quase amplia. 

10 minutos após abrir o placar, Vagner Love recebeu de Sabino, passou pelo marcador, mas no momento do chute foi travado pela defesa do ABC.

Raphael Luz sente. 

O meio campo sentiu desconforto ao tentar dominar bola próximo a linha de fundo e precisou deixar o campo dando lugar a Jaílson.

ABC tenta responder. 

Aos 24, a bola foi levantada na área, mas Renan saiu de soco e afastou o perigo em uma das poucas jogadas ofensivas dos visitantes.

Mas o que é isso, Labandeira? 

Depois de receber na área, Labandeira chutou e foi bloqueado. No rebote, sem marcação e na pequena área, chutou para fora.

Gol do ABC impedido. 

Aos 4 do segundo tempo, Fábio Lima conseguiu tirar a bola da poça d' água, o goleiro Renan escorregou na poça, e o atacante chutou para o gol praticamente sem ângulo, mas acabou sendo anulado pelo VAR.

ABC reinicia bem. 

Quatro minutos depois do reinício da partida, Jailson fez boa jogada individual e invadiu a grande área. No confronto com Renan, bateu cruzado, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa.

Quase um belo gol. 

Sem ângulo no canto direito da grande área, Labandeira bateu cruzado e quase encobriu o goleiro Simão, que se esticou para mandar para escanteio.

Simão!

 Já aos 46 minutos do segundo tempo, Vagner Love cabeceou bem após escanteio, mas Simão estava lá para impedir que a vantagem do Sport aumentasse.

Agenda

O Sport já joga no próximo sábado (1), pelo Campeonato Pernambucano, contra o Central.

O ABC enfrenta o América-RN no domingo (2) pelo Campeonato Potiguar.

A

SPORT 1 X 0 ABC

Torneio: Semifinal da Copa do Nordeste 2023

Local: Ilha do Retiro, Pernambuco.

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim

Auxiliares: Brigida Cirilo Ferreira e Rondinelle dos Santos Tavares

Gols: Vagner Love (SPT), aos 1' do 1T

Cartões amarelos: Vagner Love (SPT); Felipe Garcia (ABC), Renan Santos (SPT), Labandeira (SPT), Simão (ABC), Rafael Thyere (SPT)

Cartões vermelhos: Não teve

SPORT: Renan, Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Igor Cariús, Ronaldo Henrique, Fabinho, Jorginho (Gabriel Santos), Labandeira (Edinho), Vagner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira.

ABC: Simão, Alemão, Wálber (Maycon Douglas), Richardson (Jhonnathan), Márcio Azevedo (Caíque), Daniel (Allan Dias), Wellington Reis, Raphael Luz (Jailson), Fábio Lima, Felipe Garcia e Léo Ceará. Técnico: Fernando Marchiori.

Fonte: UOL


BRASIL - ECONOMIA . Novo marco fiscal limita alta do gasto a 70% da variação da receita

 


Valor pode variar de acordo com o cumprimento ou não de metas de superávit primário e em cenários excepcionais

A nova regra fiscal do governo, anunciada nesta quinta-feira (30), prevê que os gastos públicos não podem ter crescimento acima de 70% do crescimento da receita.

Esse valor pode variar, contudo, de acordo com o cumprimento ou não de metas de superávit primário.

A proposta planeja que o governo tenha déficit primário zero em 2024, superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e de 1% em 2026. Há “variação tolerável” para essas metas, de 0,25 ponto percentual para mais ou para menos.

Se a meta de superávit primário não for atingida e o resultado ficar abaixo da variação tolerável, haverá obrigação de redução do crescimento de despesas para 50% do crescimento da receita no ano seguinte.

Caso o resultado primário venha acima da variação, o excedente pode ser utilizado para investimentos.

Em entrevista coletiva para explicar a regra, o ministro Fernando Haddad explicou ainda que foram implementados na regra “dois mecanismos anticíclicos”, para momentos de retração e avanços excepcionais da receita.

Em momentos de avanço excepcional da arrecadação (e consequente possibilidade de avanço excepcional do gasto), a despesa primária não poderá ter crescimento acima de 2,5% ao ano.

Por outro lado, em momentos de retração da arrecadação (e consequente retração da possibilidade de aumentar gastos), a despesa primária adotará outro gatilho e não poderá crescer mais que 0,6% ao ano.

“Você faz um colchão na fase boa para poder usá-lo na fase ruim e não deixar que o Estado se desorganize, sobretudo quando está envolvido o direito do cidadão àquele serviço constitucionalmente estabelecido”, explicou Haddad.

De acordo com material divulgado pela pasta, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e o piso da enfermagem ficam excluídos dos limites.


Fonte: CNN Brasil

VOLTA DE BOLSONARO - Bolsonaro desembarca em Brasília sem encontro com apoiadores. Por questões de segurança, ex-capitão saiu por portão especial e foi direto para sede do PL

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Brasília na manhã desta quinta-feira 30 após ficar por 3 meses em Orlando, nos Estados Unidos.

O desembarque do ex-capitão no aeroporto do DF contou com a presença de apoiadores que se acumularam no saguão. Um forte esquema de segurança foi montado com participação da Polícia Federal e da Polícia Militar do DF.

Apesar do esquema, o PL não considerou a segurança forte o suficiente para que o ex-capitão se encontrasse diretamente com os apoiadores ou saísse em carro aberto do local, como pretendia Bolsonaro. A decisão, antecipada na quarta-feira, foi por levar o ex-presidente para a sede do PL por uma saída reservada do aeroporto.

Na sede do partido, Bolsonaro encontrou  com outros políticos do PL para um primeiro ato como presidente de honra da legenda, cargo que recebeu de Valdemar Costa Neto.

Bolsonaro, importante lembrar, chega ao Brasil cercado por uma série de suspeitas. Até aqui, revelações feitas por diferentes veículos de imprensa dão conta do recebimento de três pacotes de joias da Arábia Saudita que foram integrados ao acervo pessoal do ex-capitão. O caso levou Bolsonaro a ser intimado pela PF a prestar depoimento, marcado para a próxima quarta-feira, 5 de abril.

Antes de deixar os EUA, ainda na noite de quarta-feira 29, Bolsonaro minimizou a repercussão negativa do tema e disse não ver motivos para ‘se fazer um escândalo’ sobre o caso. 

“Eu não sei porque esse escândalo todo. […] Nada foi extraviado, nada sumiu. Nada foi escondido. Ninguém vendeu nada. Acho que a questão desses três pacotes [de joias] está resolvida. Se eu tivesse pegado escondido, ninguém teria conhecimento”, disse Bolsonaro no aeroporto de Orlando. No Brasil, ele ainda não tratou do tema.


Fonte: Carta Capital


MOSSORÓ - Prefeito Allyson Bezerra vence o senador Styvenson Valentim na Justiça.

 


O Prefeito de Mossoró Alyson Bezerra acaba de vencer na justiça a ação de queixa-crime que o senador Styvenson Valentim havia impetrado contra o prefeito.

O senador Styvenson Valetim (Podemos) havia  representado  criminalmente contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), por tê-lo chamado de “mentiroso, arrogante e mal informado” nas redes sociais, rebatendo críticas do parlamentar, que em podcast, também havia cobrado do chefe do Executivo prestação de contas de quase R$ 4 milhões referentes ao custeio de cirurgias eletivas por meio de emenda parlamentar.

A representação por crimes contra a honra tramitou  na 4ª Vara do Juizado Especial e Criminal da Comarca de Mossoró em que  Styvenson Valentim pedia uma indenização no valor de 40 salários mínimos, o equivalente a R$ 48.480,00.

 O Blog A cidade, nesta quarta-feira (29) teve acesso  a sentença que determinou a extinção da punição e rejeição da queixa-crime do senador Styvenson Valentim, e desta forma, o prefeito de Mossoró Alysson Bezerra venceu a batalha na justiça.

A Juíza Adriana Santiago Bezerra finalizou na sentença : "  rejeito  a inicial, em face do reconhecimento da decadência do direito de queixa e, por consequência, declaro  extinta a punibilidade de ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA, o que faço com fundamento no art. 107, IVdo Código Penal cumulado com o 44 do Código de Processo Penal.

Com mais uma derrota na Justiça, o senador Styvenson Valentim, ao que parece, fica jogando para a platéia falácias e na  prática,  vão sendo desmascaradas por quem ele ataca.


NATAL - Prefeito assina ordem de serviço para construção da primeira etapa do Hospital Municipal de Natal

 

Foto: Joana Lima

O prefeito de Natal Álvaro Dias assinou nesta quarta-feira (29), a ordem de serviço para a construção do Hospital Municipal de Natal, localizado na Av. Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à UPA Satélite. Para a construção da primeira etapa, o investimento é de R$ 33.577.632,70, e o valor total da obra está orçado em R$ 140 milhões. Também foi celebrada uma missa em ação de graças pelo padre Joaquim Ataíde de Araújo, pároco da Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu.

Foto: Joana Lima


O HMN será construído em um terreno próprio, com 17.976,92m² e, quando concluído, terá 26.589,78m² de área construída, em sete pavimentos para atender diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia, atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. Na totalidade serão 266 leitos de internação, sendo 40 de UTIs divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP - para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10). 

Assim como destacou no início do ano, durante a leitura da mensagem anual na Câmara, Álvaro Dias reforçou a necessidade da construção do hospital. “Estamos vivendo um momento histórico para a cidade de Natal. Amanhã já começa a construção do Hospital Municipal de Natal, que será moderno, bem equipado, completo e atenderá a todas as especialidades cirúrgicas e clínicas. Atualmente, o município desembolsa alto valor com o pagamento de aluguéis de diversas estruturas hospitalares, e muitas vezes, estão aquém da necessidade dos usuários, tanto na oferta de serviços, como na estrutura física obsoleta”, disse.

O Hospital se destina ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde da cidade do Natal, que conta com uma população de mais de 800 mil habitantes, podendo abranger usuários de outros municípios do Rio Grande do Norte, com as devidas pactuações que o sistema de saúde prevê.

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h em ginecologia e obstetrícia de risco habitual e alto risco.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença de moradores, autoridades e secretários municipais . 


Programa do Hospital

• Urgências e Emergências, Ginecológicas e Maternidade, com 10 salas PPP e 03 salas para procedimentos e partos cirúrgicos;

• Neonatologia;

• Cirurgias Eletivas Reguladas;

• Internação Pediatria;

• Internação Ortopedia;

• Internação Cirurgia;

• Internação Clínica;

• Internação Maternidade e Ginecológica;

• UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulta;

• Centro Cirúrgico (08 salas);

• Centro de Diagnóstico;

• Logística: Armazenagem; Manutenção; Manejo de Resíduos; Cozinha; Lactário; Lavanderia; CME; Laboratório; Hotelaria e Farmácia.

 

Leitos de Internação

23 leitos para internação neonatologia

87 leitos para internação maternidade/ginecologia

51 leitos para internação pediatria

55 leitos para internação clínica e cirúrgica

10 leitos UTI neonatal

10 leitos UTI pediátrica

20 leitos UTI adulta

10 leitos PPP


quarta-feira, 29 de março de 2023

MORTA VIVA - MG . Mulher é retirada viva de túmulo após gritar por socorro em MG. Coveiros desconfiaram de sepulcro fechado com tijolo e cimento fresco

 


Uma mulher de 36 anos foi encontrada enterrada viva no cemitério municipal de Visconde do Rio Branco, interior de Minas Gerais, na terça-feira (28).

A Polícia Militar (PM) foi acionada após coveiros do cemitério avistarem um túmulo fechado com tijolo e cimento fresco, além de marcas de sangue próximo ao local.

Chegando ao cemitério, os policiais ouviram gritos de socorro e decidiram quebrar a parede de tijolos. A mulher então foi retirada do túmulo e levada por uma equipe do Samu até o hospital São João Batista.

Segundo a vítima, ela se encontrava em casa com o marido quando a residência foi invadida por dois indivíduos encapuzados que a agrediram.

Ela afirmou ainda à polícia que, no dia anterior, havia guardado armas e drogas para duas pessoas e que esse itens teriam sido extraviados.

Dois suspeitos de 20 e 22 anos, respectivamente, foram identificados, mas não foram detidos até o momento.


Fonte: CNN Brasil


NATAÇÃO - Adolescente canadense bate recorde mundial na natação dos 400 metros livre

 


Summer McIntosh tem 16 anos e fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020, onde terminou em quarto lugar nos 200 metros livre

A nadadora adolescente Summer McIntosh quebrou o recorde mundial dos 400 metros livre, cortando mais de três décimos de segundo da marca anterior no Canadian National Trials, realizado no Toronto Pan Am Sports Center.

A jovem de 16 anos completou a prova em 3min56s08 na noite de terça-feira (28), quebrando o recorde anterior da atual campeã olímpica Ariarne Titmus, de 3min56s40, estabelecido em maio passado.

“Eu não sou chorona”, disse a nadadora após a prova. Ela já havia estabelecido vários recordes canadenses e juniores antes de seu primeiro recorde mundial.

“É absolutamente incrível. Não sou uma pessoa emotiva, mas fui atingida por tanta emoção. Pura euforia agora. Sou muito grata a todos que me trouxeram até aqui”, disse ela à CBC Sports.

“Nos últimos anos, coloquei minha vida nisso. Para ser a melhor que posso ser. Para conseguir algo assim, foi muito inesperado. Nunca esteve em meus sonhos fazer isso esta noite ou mesmo alguns anos atrás. Isso simplesmente me surpreende”.

A adolescente canadense fez sua estreia olímpica aos 14 anos em Tóquio 2020, onde terminou em quarto lugar nos 200 metros livres.

Ela conquistou o ouro nos 200 metros borboleta e nos 400 metros medley no campeonato mundial de 2022, bem como duas medalhas de ouro nos Jogos da Commonwealth nos 200 metros e 400 metros medley. Ela agora treina na Flórida sob o comando do técnico Brent Arckey com a equipe Sarasota Sharks.

O recorde de McIntosh marca o primeiro percurso longo – definido como nadar em uma piscina de 50 metros – recorde mundial estabelecido por um canadense desde os 100 metros costas de Kylie Masse no campeonato mundial de 2017, de acordo com a Swimming Canada.


Fonte: CNN Brasil


TRANSPORTE DE PASSAGEIROS - STF valida transporte rodoviário de passageiros sem licitação

 


Ministros entendem ser constitucional a lei que permite o funcionamento do serviço entre estados ou a outros países por autorização do poder público

Norma estabeleceu que o poder público pode outorgar a prestação de serviço de transporte rodoviário de passageiros mediante autorização

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) validaram a norma que permite o funcionamento de serviços de transporte coletivo de passageiros interestadual ou internacional por meio de autorização, sem a necessidade de licitação prévia.

O placar ficou em 7 a 4. Venceu o entendimento apresentado pelo relator, ministro Luiz Fux.

Acompanharam o relator os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Edson Fachin divergiu. Foi acompanhado de Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

A maioria de votos já havia sido formada na sessão de 23 de março. Na ocasião, focaram faltando os votos das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.

A Corte julgou em conjunto duas ações, apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip) contra trechos da Lei 12.996/2014.

A norma estabeleceu que o poder público pode outorgar a prestação de serviço de transporte rodoviário de passageiros mediante autorização, sem ter que realizar um processo de licitação para selecionar a empresa.

Antes, a lei exigia que a operação do serviço demandava uma permissão estatal, o que envolvia a necessidade da licitação.

Na sessão desta quarta-feira (29), Cármen Lúcia disse entender que a licitação é obrigatória, seja para autorização, permissão ou concessão.

“Nesse caso, foi excluída a necessidade de licitação e não acho que seja uma burocratização do serviço público. É uma escolha de modelo de administração voltada a uma estatização cada vez maior nesse sentido de ter uma escolha direcionada de maneira impessoal, moral, pública, de tal maneira que, ao se contratar ou se autorizar, que se autorize quem é de conhecimento e passou por esse processo”.

A ministra também expressou preocupação sobre o funcionamento das agências reguladoras, órgãos responsáveis a regulamentar, controlar e fiscalizar a execução de serviços públicos transferidos para o setor privado.

“Tenho a preocupação sobre o conhecimento da cidadania sobre essas agências. Elas expedem normas que tocam a vida de todos nós, e eu não tenho ideia de quem são essas pessoas que estabelecem essas normas”, afirmou.

“A gente se submete a uma lei e sabe que há 513 deputados que foram eleitos para isso. 81 senadores fazendo isso. E quem compõem as agências?”, questionou. “Esse modelo de agências introduzido desde a década de 90 foi uma inflexão no modelo de administração pública que tinha sido pensado constitucionalmente”.

Para o relator, ministro Luiz Fux, é constitucional a possibilidade de autorização de prestação de serviços em atividades que podem ser compartilhadas com diversas empresas, sem o procedimento licitatório

Fux afirmou que o formato não afeta a eficiência do serviço e pode melhorar a sua qualidade. Também disse que a questão foi estabelecida em lei pelo Congresso “no espaço de conformação do legislador e do experimentalismo reservado ao poder público e com vistas ao aprimoramento regulatório”.

Divergindo, o ministro Edson Fachin entendeu que o transporte rodoviário de passageiros demanda licitação prévia por ser um serviço público.

“A lei, ao afastar a obrigatoriedade de licitação para outorga de serviço de transporte rodoviário de passageiro, seja em autorização seja em permissão, desbordou do modelo constitucional, erigido para prestação desse serviço”, declarou.


Fonte: CNN Notícias


JÓIAS -Polícia Federal intima Bolsonaro a depor em inquérito das joias Ex-presidente deve ser ouvido na próxima quarta-feira (5)

 


A Polícia Federal (PF) decidiu intimar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a depor no inquérito sobre as joias presenteadas pela Arábia Saudita. Foram três estojos presenteados, sendo que dois deles teriam ficado com Bolsonaro.

O ex-presidente deve ser ouvido na próxima quarta-feira (5). Ainda não foi confirmado se o depoimento será presencial ou virtual.

Presentes “sem direcionamento”

Em depoimento à Polícia Federal (PF) no dia 14 de março, o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque afirmou que as joias (do estojo feminino) foram enviadas “sem direcionamento”.

Ele também ressaltou que entendeu que recebeu os pacotes na qualidade de representante do governo brasileiro e que, assim, a destinação seria para a administração federal, mas que não houve direcionamento no país do Oriente Médio para quem as joias deveriam ir.

Conforme antecipado por Iuri Pitta, analista de Política da CNN, Albuquerque pretendia dizer que a resposta dele aos servidores da Receita Federal de que as joias seriam para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro foi feita “no momento”, pois também teria sido pego de surpresa com o conteúdo dos pacotes.

A alegação é que nem ele, nem seu assessor teriam conhecimento de que os presentes se tratavam de joias. Disse ainda que assinou um termo em árabe relatando o recebimento de dois volumes lacrados; que perguntou ao mensageiro saudita do que se tratava e este respondeu que era apenas o entregador, não sabia.


Fonte: CNN notícias 


CHEGADA DE BOLSONARO - Bolsonaro planejava desfile em carro aberto e discurso na chegada a Brasília. Esquema de segurança e bloqueio de vias frustraram planos de ex-presidente para o retorno ao Brasil

 


Os planos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no seu retorno, nesta quinta-feira (30), incluíam desfile em carro aberto e até um discurso para apoiadores após o desembarque no aeroporto de Brasília.

Apesar do desejo do ex-presidente, o esquema de segurança desenhado pela Polícia Federal e pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal não deve permitir grandes movimentos nos principais pontos da aérea central de Brasília.

O planejamento deve envolver ao menos 500 policiais. A Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 23h59 desta quarta-feira (29) e bloqueios também devem ocorrer em avenidas próximas ao aeroporto.

O voo de Bolsonaro está previsto para desembarcar às 7h10 e muitos apoiadores do ex-presidente indicaram que gostariam de recepcionar o político já no saguão. A concentração, no entanto, não deve ser autorizada pelas forças de segurança.

Entre as possibilidades discutidas por auxiliares do ex-presidente estava, ainda, o desembarque na Base Aérea de Brasília e um desfile em carro aberto a partir do local.

O trajeto do ex-presidente, no entanto, será definido pela secretaria de segurança do DF e pode incluir a saída por vias isoladas, o que impediria o contato com apoiadores.

O Partido Liberal disse, em nota, que o ex-presidente deve participar de uma cerimônia de cumprimentos com lideranças do PL, em Brasília, nesta quinta-feira.


Fonte: CNN Notícias


VENDAS SUSPENSAS - Conselho da Petrobras decide suspender venda de 38 ativos

 


Só vão seguir o curso normal as transferências de outros seis ativos que já estavam com o contrato de venda devidamente assinado, segundo fontes.

O presidente do conselho de administração da Petrobras, Gileno Barreto, acatou pedido formal do Ministério de Minas e Energia para suspender imediatamente o processo de venda de 38 ativos da estatal.

Só vão seguir o curso normal as transferências de outros seis ativos que já estavam com o contrato de venda devidamente assinado, segundo fontes do governo relataram à CNN. Nesse caso, o compromisso é respeitar a segurança jurídica dos processos.

Todos os demais contratos ainda não assinados ou com negociações adiantadas serão devolvidos para “reavaliação” da diretoria executiva. A suspensão foi solicitada, em ofícios, pelo ministro Alexandre Silveira. Os ofícios vão constar da ata de reunião do conselho.

Silveira já havia pedido ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, uma reconsideração sobre a continuidade de desinvestimentos com contratos já assinados, considerando a recente eleição de uma nova diretoria executiva da estatal.

O pedido de Silveira ocorre após a antiga diretoria executiva da Petrobras ter se posicionado a favor da manutenção de desinvestimentos com contratos assinados, dizendo que um estudo preliminar não apontou fundamentos para suspensão desses processos

Fonte: CNN Brasil



FUTEBOL - COPA DO NORDESTE . Sport x ABC: onde assistir ao vivo, horário e escalaçãoVeja também desfalques, pendurados, arbitragem e outras informações para a partida das 21h30, na Ilha do Retiro, pelas semifinais da Copa do Nordeste

 

Sport x ABC se enfrentam às 21h30 desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em confronto único pela semifinal da Copa do Nordeste de 2023. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis. 

O Sport chega embalado às semifinais após ter a melhor campanha da primeira fase - com 19 pontos e 79% de aproveitamento - e golear o CRB por 4 a 0 nas quartas, também na Ilha. O time vive sequência de nove partidas de invencibilidade sob comando de Enderson Moreira, e na fase de grupos bateu o adversário desta quarta em casa por 2 a 0.

O ABC é considerado a grande surpresa, semana passada eliminou o Náutico, também  eliminou o Vasco pela  Copa do Brasil  e espera surpreender. Para este reencontro na Ilha do Retiro, Fernando Marchiori vai precisar mexer no time que venceu o Náutico por causa da lesão sofrida por Walfrido. O Alvinegro também perdeu o atacante Paulinho Moccelin, ex-Sport, que pediu desligamento do clube.

Transmissão: SBT-   Filial  TV Ponta Negra, Nosso Futebol

Escalações prováveis

Sport - Técnico: Enderson Moreira

Sem problemas para a partida, o técnico Enderson Moreira repete a escalação titular que vem acumulando vitórias na temporada e goleou o CRB nas quartas de final.

Provável escalação: Renan; Eduardo, Sabino, Rafael Thyere e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Labandeira, Luciano Juba e Vagner Love.

Desfalques: nenhum.

ABC - Técnico: Fernando Marchiori

Sem o volante Walfrido, vetado pelo departamento médico, Marchiori deve escalar Daniel ao lado de Wellington Reis. Em proposta mais cautelosa, o treinador alvinegro também pode sacar Maycon Douglas no ataque e reforçar a marcação com a entrada do volante Bruno Lima ou do zagueiro Walber.

Provável escalação: Simão, Alemão, Richardson, Afonso e Márcio Azevedo; Daniel, Wellington Reis e Raphael Luz; Maycon Douglas (Bruno Lima), Felipe Garcia e Fábio Lima.

Desfalques: Matheus Anjos (transição); Gustavo Hebling, Daniel Vançan e Walfrido (lesionados); Paulinho Moccelin (pediu desligamento).

Arbitragem

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

Assistente 1: Brigida Cirilo Ferreira (FIFA) (AL)

Assistente 2: Rondinelle dos Santos Tavares (AL)

Quarto Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos (PE)

Árbitro de Vídeo: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira


Fonte: GE


NATAL - Secretária da Semdes participa do Congresso Internacional da Mulher Policial em Brasília-DF

 


A Dra. Sheila Freitas, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), participa do Congresso Internacional da Mulher Policial em Brasília. Ela integrou a mesa de abertura juntamente com Luciana Santos- Ministra da Ciência e Tecnologia, Fernando Oliveira - Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Celina Leão - Vice-Governadora do Distrito Federal, Sandro Avelar - Secretário de Segurança do Distrito Federal, Cel. Mônica Mesquita- Comandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e Delegado Sandro Avelar - Secretário de Segurança do Distrito Federal. O evento, que acontece de 28 a 30 de março no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) da Escola Superior do TCU, tem como tema "Saúde Integral na Atuação e Valorização da Mulher Policial".

O Congresso Internacional de Mulheres Policiais é organizado pelo Movimento de Mulheres Policiais do Brasil (MMUP) em parceria com a International Police Association, com início na terça-feira (28) com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que destacou a importância de se criar um ambiente seguro para as mulheres policiais dialogarem sobre suas questões.


"Na segurança pública, é preciso discutir medidas para melhorar a atuação e valorização da mulher policial. Nesses congressos são apresentadas as melhores e mais eficazes soluções para a categoria. As propostas serão desenvolvidas pelas mulheres que vivem o dia a dia como policiais. Acredito que assim o resultado será mais efetivo na esfera federal", afirmou Celina Leão.

A programação do congresso inclui diversas palestras, painéis e debates sobre temas como a visão constitucional e institucional da segurança pública, gênero e desigualdades e saúde mental e gênero. O evento também inclui um processo de criação de propostas legislativas e estratégias para ações futuras.

Para a Dra. Sheila Freitas, sua participação nesse congresso está sendo uma grande experiência: “É uma grande honra para mim participar desse evento em meio a tantas outra mulheres que têm contribuído muito para a segurança pública. Está sendo uma grande oportunidade de dialogarmos e reforçarmos nosso compromisso com o aprimoramento das políticas de segurança pública”, conclui.


Fonte: Guarda Municipal de Natal


RIO GRANDE DO NORTE - Governadora apresenta plano para aplicação de recursos extras na segurança

 


A governadora Fátima Bezerra apresentou, nesta segunda-feira, 27, o plano de aplicação dos recursos repassados extraordinariamente pelo Governo Federal para a segurança pública potiguar.

Conforme anunciado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, no último dia 20, o montante é de R$ 100 milhões. Desse total, R$ 75 milhões serão executados pelo Governo do Estado e o restante pelo Ministério da Justiça, através de doação de veículos para o RN e do custeio de despesas da Força Nacional.

“ agradeço  ao governo federal pela sensibilidade e o apoio que demonstrou e pela forma irrestrita e solidária que atuou nesse momento, nos dando todo suporte”, afirmou a chefe do poder executivo estadual ao ressaltar que há mais de 48h o Estado não registrou  novos ataques criminosos.

Do montante que caberá à execução pelo RN, R$ 49 milhões serão aplicados pela segurança pública e R$ 26 milhões pelo sistema prisional estadual.

O plano de aplicação imediata do repasse extraordinário prevê R$ 30 milhões para investimentos na segurança pública com a compra de veículos, aquisição de coletes balísticos e equipamentos de tecnologia da informação. E R$ 19 milhões para custeio da segurança (locação de viaturas, atualização do controlador central do Ciosp e seguro da Aeronave, o Potiguar 02).

“No âmbito da segurança pública, de imediato, nós vamos adquirir 119 viaturas próprias, como o carro autobomba para o Corpo de Bombeiros Militar, o carro específico para o regime de cavalaria, mas a maioria dessas viaturas próprias serão para a polícia militar e para a polícia civil”, detalhou a governadora.

Ao mesmo tempo, explicou Fátima, serão contratados, através do processo de locação 300 novos veículos, sendo 100 SUVs caracterizadas para polícia civil e 200 viaturas para a polícia militar.

Além dos R$ 49 milhões, também serão investidos R$ 19,3 milhões dos recursos que já estavam alocados para a segurança na modalidade fundo a fundo, antes dos atos criminosos. Com esse dinheiro, serão adquiridos 46 caminhonetes e quatro SUVs para o policiamento ostensivo (PM) e 02 caminhões ABT para o Corpo de Bombeiros Militar.

Dos R$ 26 milhões destinados ao sistema prisional do estado, R$ 14 milhões serão aplicados na ampliação de vagas e os outros R$ 12 milhões em infraestrutura.

terça-feira, 28 de março de 2023

NATAL - Frota integral de ônibus volta a circular em horário normal a partir de amanhã

 


O transporte público urbano de Natal volta a operar com a frota que tinha antes da onda de ataques a partir desta quarta-feira (29). Com isso, o sistema volta a operar com cerca de 360 veículos distribuídos em 60 linhas até as 23 horas.

A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas do Transporte Urbano (Seturn), que se reuniu com a Polícia Militar na manhã de terça-feira (28). Até a sexta-feira (31), os militares farão um trabalho de patrulha nas paradas consideradas mais críticas.

Atualmente, estão circulando 250 ônibus em 55 linhas em Natal. A operação começou às 4h45 e irá somente até as 21h desta terça-feira. O novo horário só estará em vigor na quarta-feira.


Fonte: Tribuna do Norte



NATAL - Carnaval de Natal movimenta R$ 126,8 milhões na economia e recebe grande aprovação do público

 

Foto: Joana Lima

O Carnaval de Natal de 2023 promoveu a circulação de R$ 126,8 milhões na economia da cidade, em recursos movimentados pelas quase 440 mil pessoas que passaram pelos diversos polos da festa organizada pela Prefeitura. Os dados foram revelados em pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN) e divulgada nesta terça-feira (28), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão com a participação do prefeito Álvaro Dias. 

O levantamento também apontou que 88,6% do público pretende voltar para participar de outras edições do evento, assim como outros impactos econômicos positivos. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, fez a apresentação dos dados, juntamente com o diretor de Inovação e Competitividade da entidade, Luciano Kleiber.

A pesquisa Fecomércio ouviu 700 pessoas, entre os dias 16 e 21 de fevereiro (cinco dias de evento) e tem margem de confiança de 95%, e atestou que o montante em circulação na economia da cidade foi superior ao Carnaval de 2020 (antes da Covid), que fez circular R$ 111 milhões em Natal. Além disso, os festejos carnavalescos da capital potiguar movimentaram o dobro de recursos do evento em Parnamirim e mais que o dobro de Caicó. Mais de 66% dos foliões participaram do Carnaval na capital, motivados pela programação montada pela Prefeitura, aprovando as atrações musicais e os eventos gratuitos nos polos. 

Foto: Alex Régis 

“Esses dados só reforçam a importância dos investimentos realizados pela gestão municipal na organização do evento. O Carnaval gerou uma movimentação financeira 21 vezes superior ao que foi aplicado. Geramos emprego, renda e oportunidades. Vamos intensificar nossa política de apoio à economia criativa, pois os indicadores são muito positivos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O público entrevistado pela pesquisa também apontou os principais fatores positivos da festa. O acesso aos pontos onde ocorreram as apresentações foi aprovado por 93,5% das pessoas. Na sequência, veio a organização. Para 92,8% do público, esse foi o ponto alto do evento. 

Depois vieram os itens espaço físico/estrutura (92,7%); segurança (92,6%); divulgação (81,5%); locais de alimentação (81%); limpeza urbana (78,9%); atrações musicais (78,5%); transportes (52,9%) e preços cobrados (49%).

“Esse é um recorte muito importante e vai embasar a organização dos próximos eventos que iremos promover. Vamos avaliar os números, melhorar onde precisa ser melhorado e aperfeiçoar as demandas aprovadas, com o objetivo de potencializar a experiência dos natalenses e turistas”, anunciou Álvaro Dias.

O estudo também traçou o perfil do folião que participou da festa. De acordo com a pesquisa, a maioria do público foi de homens (62%), na faixa etária entre 35 e 44 anos e com ensino superior (64,4%). A maior parte da origem dos participantes foi do Rio Grande do Norte (82,7%). Dentre os turistas, a maior parte veio do estado de São Paulo (2,9%); seguidos por visitantes de Pernambuco (2,3%); Paraíba (1,9%) e Bahia (1,6%). Esse público também apontou o que gerou o interesse em participar da festa. As atrações musicais disponibilizadas foram apontadas por 36,4% como o motivo principal para escolherem Natal como destino durante o carnaval. Ao passo que 29,7 % escolheu a gratuidade das festas; 18,6% já conhecia o evento e participou pela tradição; 16,3% veio por causa de amigos e familiares e 13,3% por comodidade e localização.

Evento produz aumento em vagas de emprego 

A pesquisa também aferiu a percepção dos comerciantes. Ao todo, 300 empreendedores formais e informais participaram do estudo. Desse universo, 73,3% foi impactado de forma positiva pela festa; tendo 31% deles reforçado suas equipes de colaboradores com novas contratações durante o período e 66,3% investido na ampliação do estoque. 

“Além do aspecto cultural, da valorização dos nossos músicos e artistas e da tradição carnavalesca, quando resolvemos investir na realização do evento também pensamos muito na dinamização e fortalecimento da nossa economia. Os dados da pesquisa mostram que estamos no caminho certo. Mais de R$ 126 milhões circularam em nossa economia. Todas as nossas expectativas foram superadas”, apontou Álvaro Dias.

O presidente do sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, disse que a realização de investimentos e a promoção de eventos como o Carnaval por parte da gestão pública se mostra uma medida acertada. Segundo ele, os indicadores trazidos pela pesquisa só corroboram para haver uma ampliação dessas ações como forma de aquecer a economia, sobretudo, nesse momento de retomada pós-pandemia.

“O Carnaval de Natal é um evento consolidado e representa muito para o comércio. Diversos segmentos como bares e restaurantes, hotéis, setor de vestuário, artesãos, salões de beleza, comércio informal, enfim, uma grande parcela de empreendimentos é impactada pela festa. Os ganhos foram muito animadores e chegaram em uma boa hora, já que o setor teve muitas perdas em virtude da pandemia”, avaliou o dirigente.

NATAL - Tráfego é liberado nos dois sentidos da Av. Felizardo Moura após reparos

 

O tráfego de veículos na avenida voltou a fluir nos dois sentidos da Av. Felizardo Moura no fim da tarde desta segunda-feira (27), de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). A retomada acontece após reparos na via, que apresentou danos depois das chuvas desse domingo (26).


segunda-feira, 27 de março de 2023

DENÚNCIA - SUBORNO - LAVA JATO. Tacla Duran denuncia suposta extorsão, cita Moro e Deltan e entra em programa de testemunhas protegidas

 


O juiz Eduardo Appio decidiu encaminhar os autos ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal

Tacla Duran em videoconferência com a CPI: ele acusa um amigo de Moro de liderar negociações paralelas com a força-tarefa da Lava Jato.

O advogado Rodrigo Tacla Duran afirmou nesta segunda-feira 27 ter sido alvo de uma suposta tentativa de extorsão e citou o ex-juiz Sergio Moro, atualmente senador pelo União Brasil, e o ex-procurador Deltan Dallagnol, hoje deputado federal pelo Podemos.

As declarações foram concedidas durante depoimento prestado ao novo juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), Eduardo Appio.

Como houve menção a parlamentares – ou seja, pessoas com prerrogativa de foro -, Appio decidiu encaminhar os autos ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.

“Diante da notícia-crime de extorsão, em tese, pelo interrogado, envolvendo parlamentares com prerrogativa de foro, ou seja, deputado Deltan Dalagnol e o senador Sergio Moro, bem como as pessoas do advogado (Carlos) Zocolotto e do dito cabo eleitoral (de Sergio Moro) Fabio Aguayo, encerro a presente audiência para evitar futuro impedimento, sendo certa a competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, juiz natural do feito, porque prevento, já tendo despachado nos presentes autos”, diz o despacho de Appio.

O juiz também determinou que Tacla Duran seja encaminhado ao programa federal de testemunhas protegidas, “por conta do grande PODERIO POLÍTICO e ECONÔMICO dos envolvidos, sendo certo que toda e qualquer medida somente será apreciada por este Juízo Federal em caso de risco concreto à visa e/ou segurança das testemunhas e autoridades envolvidas”.

Neste mês, Lewandowski havia determinado a suspensão de cinco ações penais abertas no âmbito da Lava Jato a partir de contribuições de delatores da Odebrecht. Um dos beneficiados é Duran, que vive na Espanha e foi visto como um “rival” de Moro no período de ascensão lavajatista.

Em 16 de março, Appio revogou a ordem de prisão preventiva contra o advogado, decretada em 2016 por Moro.

Tacla Duran teve nesta segunda uma oportunidade de tentar comprovar sua alegação de ter pago 613 mil dólares a um advogado ligado a Sergio Moro para não ser preso.

À época representante da Odebrecht, Duran diz ter sido procurado em 2016 pelo advogado Carlos Zucolotto Júnior, que era sócio de Rosângela Moro, esposa de Sergio, com uma “proposta”: ele deveria pagar 5 milhões de dólares “por fora” a fim de obter um acordo de delação premiada.

Em julho de 2016, teria ocorrido uma transferência de 613 mil dólares ao escritório do advogado Marlus Arns. Tacla Duran alega ter se recusado a pagar o restante e, posteriormente, foi alvo de um mandado de prisão preventiva expedido por Moro. “Paguei para não ser preso”, disse Duran em 2019 ao jornalista Jamil Chade, do UOL.

O advogado chegou a ser preso por 70 dias em Madrid, na Espanha, no final de 2016. Ele era suspeito, segundo a Lava Jato, de ser um dos operadores das offshores criadas pelo “departamento de propina da Odebrecht”. A operação também acusava Duran de “lavar” recursos ilícitos de empresas investigadas.


Fonte: Carta Capital.

EMENDAS PARLAMENTARES - Padilha anuncia R$ 3 bilhões em emendas parlamentares a municípios

 

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou a liberação de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares para cerca de 3 mil municípios. De acordo com o ministro, os recursos serão possíveis "graças ao diálogo e à cooperação entre o Congresso e o governo federal".

O anúncio foi feito às vésperas da Marcha dos Prefeitos, evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que ocorre em Brasília na próxima semana, conforme mostrou o Broadcast Político. "Estaremos de braços abertos para receber prefeitas e prefeitos de todo o Brasil", anunciou o ministro no Twitter.

De acordo com Padilha, os recursos vão ajudar na retomada de obras e na implantação de diversos projetos. "Esses recursos só vão chegar graças ao diálogo e à cooperação entre o Congresso e o governo federal. As emendas foram apresentadas por parlamentares de diversos partidos e o governo analisou todas elas com base em critérios técnicos", declarou.

O ministro afirmou que as verbas deixaram de ser pagas no governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que agora foram autorizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Isso mostra o nosso compromisso na reabilitação do pacto federativo, após o desgoverno dos últimos anos", disse.


Fonte: Estadão.



NATAL - Frota de ônibus vai operar com ampliação de horário, veículos e linhas nesta terça-feira (28)

 


A frota de ônibus de Natal vai funcionar com horário ampliado, das 4h45h até às 21h, nesta terça-feira (28). A decisão foi tomada em conjunto com o Governo do Estado, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), além dos sindicatos dos rodoviários (Sintro) e dos empresários do setor (Seturn), na tarde desta segunda feira (27), no Centro Administrativo.

Segundo a STTU, ao todo 55 linhas vão operar em Natal nesta terça-feira (28), com uma frota total de 260 veículos. As linhas em operação serão: 2, 04, 05, 07, 08, 15, 21, 22, 24, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 37, 38, 39, 40, 41A, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 599, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 76, 77, 79, 83, 84 e 588. Também irão operar as linhas do sistema opcional 301, 302, 303, 304, 308, 309, 310, 311, 312, 403, 503, 600 e 604, totalizando uma frota de 72 veículos. 

Desde o início dos ataques criminosos no estado, no dia 14 deste mês, a frota de ônibus em Natal e Região Metropolitana está operando com quantidade reduzida. De acordo com o secretário de Segurança de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, ainda não há definição para a retomada.

Apesar da contenção dos ataques, segundo as forças de segurança do Estado, a frota ainda segue abaixo do que nos dias anteriores aos atentados. Os 260 ônibus previstos para esta terça é referente a mais de 80% da frota normal, de acordo com o Seturn. 


Fonte: Tribuna do Norte

SÃO PAULO - Ataque em escola de SP: Adolescente de 13 anos mata professora e fere outras 4 pessoas

 


Um adolescente de 13 anos esfaqueou pelo menos quatro professores e um aluno na manhã desta segunda-feira, 27, dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na zona oeste da capital paulista, segundo o governo de São Paulo.

 Por volta das 10h30, foi confirmada a morte de uma professora identificada como Elisabeth Tenreiro, de 71 anos. Um segundo estudante foi atendido em estado de choque.

A professora havia sido encaminhada em estado grave para o Hospital Universitário da USP. As outras quatro vítimas receberam atendimento (nos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes e São Luiz) e estão estáveis. O aluno em estado de choque está sendo acompanhado.

"O governo de São Paulo lamenta profundamente e se solidariza com as famílias dos professores e alunos que foram vítimas de ataque à faca de um adolescente do 8º ano na Escola Estadual Thomázia Montoro. A situação causa consternação a todos e a prioridade neste momento é prestar socorro às vítimas e apoio aos familiares", acrescentou em nota.

O agressor que é do 8º ano do ensino fundamental, foi apreendido, mas não há informações sobre a identidade dele. A Polícia Militar foi acionada para prestar atendimento no local. A Polícia Civil está investigando os fatos. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para acompanhar a situação.

Sem saída, a rua da escola segue interditada por PMs. A maior parte dos alunos e os pais que foram buscá-los já se retiraram do local. Na interior do colégio, policiais civis seguem ouvindo professores e funcionários do colégio. O caso foi registrado no 34º Distrito Policial.

Mãe de uma professora que trabalha na escola, Silvia Palmieri foi às pressas para o local assim que soube do ocorrido. "Ela não foi ferida, graças a Deus, mas está bem abalada", disse ao sair. Os professores que não foram machucados, contou, estão prestando depoimentos para a polícia. "Eu não consegui falar nada, só abracei minha filha."

A dona de casa Lila Felix, de 47 anos, estava caminhando após levar a neta em uma creche na região quando ouviu os gritos vindo da escola. Assustada, correu para a porta. "Fiquei super preocupada, são pessoas que vejo no bairro frequentemente", disse. "Até arrepio de pensar se fosse na creche da minha neta."

Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lamentou o episódio. "Não tenho palavras para expressar minha tristeza com a notícia do ataque", disse ele, que afirmou ainda concentrar esforços para dar atendimento às vítimas e às famílias.

Também por meio das redes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lamentou a tragédia. "As forças de segurança pública e de saúde agiram imediatamente, e continuaremos oferecendo todo o suporte necessário às vítimas e suas famílias", disse ele.

Relembre outros ataques em escolas no Brasil

Ipaussu (SP), 2022

Em 14 de dezembro, um ex-estudante de 22 anos invadiu uma escola estadual e feriu com golpes de faca duas professoras em Ipaussu, no interior de São Paulo. O agressor fez outro professor refém, colocou a faca em seu pescoço e resistiu à abordagem da polícia, mas acabou se entregando.

Aracruz (ES), 2022

Em 25 de novembro, um adolescente de 16 anos deixou quatro pessoas mortas - três professoras e uma aluna de 12 anos - após invadir duas escolas em Aracruz, no norte do Espírito Santo. No momento do crime, o adolescente ostentava uma suástica (símbolo nazista) em um dos braços, além de roupa tática e duas armas (uma pistola .40 e um revólver 38 pertencentes ao pai policial). Ele foi apreendido e cumprirá até três anos de internação em unidade socioeducativa.

Sobral (CE), 2022

Um estudante de 15 anos morreu e dois ficaram feridos após um adolescente, também de 15 anos, disparar contra os três colegas na Escola Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral, no dia 8 de outubro. Ele estava com uma arma de fogo registrada no nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador) e foi apreendido.

Morro do Chapéu (BA), 2022

No dia 27 de setembro, um adolescente de 13 anos ateou fogo na Escola Municipal Yeda Barradas Carneiro, em Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina, onde estudava, e feriu a coordenadora com o uso de uma faca.

Barreiras (BA), 2022

No dia 26 de setembro, um adolescente de 14 anos usou a arma do pai, um policial militar, e matou uma aluna cadeirante no Colégio Municipal Eurides SantAnna, em Barreiras, no oeste do Estado. Dois policiais que estavam nas proximidades da escola o detiveram com tiros. A vítima foi Geane da Silva Brito, de 19 anos, portadora de paralisia cerebral, que via na escola uma ferramenta para inclusão e um local onde se sentia segura e acolhida pela comunidade escolar.

Saudades (SC), 2021

O ataque em Saudades, no oeste de Santa Catarina, deixou cinco pessoas mortas na manhã de 4 de maio de 2021, quando um rapaz de 18 anos invadiu um creche do município com um facão de 68 centímetros. Ele matou duas funcionárias da unidade e três bebês menores de 2 anos.

Suzano (SP), 2019

Um ataque na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, deixou dez mortos, incluindo os dois atiradores, e 11 feridos. Os autores do massacre, Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, e G.T.M., de 17, eram ex-alunos da instituição. Um dos atiradores acabou matando o comparsa e depois cometeu suicídio.

Medianeira (PR), 2018

Um estudante de 15 anos do ensino médio pegou uma arma e atirou nos colegas em uma escola estadual da pacata cidade de Medianeira, a 60 quilômetros de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Tinha uma lista para livrar os amigos - no fim, dois acabaram baleados. O atentado aconteceu no Colégio Estadual João Manoel Mondrone. Segundo a polícia, o autor do ataque seria alvo de bullying na escola.

Goiânia (GO), 2017

Um adolescente de 14 anos matou a tiros dois colegas e feriu outros quatro em uma sala de aula do Colégio Goyases, em Goiânia, em 20 de outubro de 2017. Filho de policiais militares, ele usou a arma da mãe, que havia levado à escola particular escondida na mochila. Segundo a Polícia Civil, o rapaz sofria bullying e o crime foi premeditado.

João Pessoa (PB), 2012

Dois jovens chegaram à Escola Estadual Enéas Carvalho, em Santa Rita (Região Metropolitana de João Pessoa), em uma moto e invadiram o pátio. Eles usavam uniforme da escola. Um deles atirou contra um adolescente de 15 anos. O atirador disparou outras cinco vezes, atingindo duas garotas. Uma delas, de 17 anos, foi baleada no braço direito. A outra, levou um tiro no pé esquerdo. De acordo com a polícia, o motivo do crime teria sido ciúme.

Realengo (RJ), 2011

Considerado à época como o maior massacre em escolas brasileiras até então, a tragédia em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, deixou 12 crianças mortas. O crime foi cometido por um ex-aluno de 23 anos que levou dois revólveres à Escola Municipal Tasso da Silveira e disparou contra os alunos, todos de 13 a 15 anos. Depois de invadir duas salas de aula, ele foi atingido na barriga pela polícia e disparou um tiro na própria cabeça.

São Caetano do Sul (SP), 2011

Um estudante de apenas 10 anos atirou na professora e se matou em seguida na Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Ele usou uma arma do pai, um guarda civil municipal. De acordo com colegas e funcionários da escola ouvidos na época, o menino era muito estudioso, inteligente e calmo.

Taiúva (SP), 2003

Em 27 de janeiro, um estudante de 18 anos disparou 15 tiros contra cerca de 50 estudantes no pátio da Escola Estadual Coronel Benedito Ortiz, em Taiúva, interior do Estado. Ele usou a última bala do revólver calibre 38 para atirar na própria cabeça e morreu. O episódio não deixou vítimas fatais além do rapaz.

Salvador (BA), 2002

Um estudante de 17 anos matou uma colega e feriu outra a tiros no Colégio Sigma, no Bairro de Piatã. O rapaz teria pegado um revólver calibre 38 do pai e escondido a arma na mochila. Os disparos foram feitos depois que a professora pediu para ele fazer um exercício.


Fonte: Gazeta Zero Hora


BOXE - Bicampeã! Beatriz Ferreira conquista o ouro do Mundial de boxe feminino

 


Brasil no topo do mundo! Beatriz Ferreira impôs a sua força na final do Mundial de boxe feminino e conquistou o bicampeonato na categoria -60kg. Em Nova Déli, na Índia, a brasileira venceu a colombiana Angie Valdez por decisão unânime e recebeu o ouro pela segunda vez na carreira. Em 2019, ela já havia conquistado a competição, enquanto em 2022 bateu na trave com a prata.

A pugilista se torna a maior campeã da história do boxe olímpico no Brasil. Além das três medalhas em Mundiais, algo nunca antes conquistado por um atleta do país, ela ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Bia manteve o ritmo forte do início ao fim. Do primeiro ao terceiro round, a brasileira encaixou diretos e não sofreu com as tentativas de golpe da adversária. Assim, os árbitros não tiveram dúvidas para dar o título ao Time Brasil.

Além da campeã, a boxeadora Bárbara Santos também voltará para o Brasil com medalha. Na categoria -70kg, a brasileira fechou a competição com o bronze após derrota para a australiana Kaye Frances.

Aos 30 anos, Beatriz Ferreira é a grande candidata a medalha no boxe em Paris 2024. Os Jogos acontecem no ano que vem, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.


Fonte: Lance


SURFE - Lucas Chumbo e Michelle des Bouillons vencem o Gigantes de Nazaré


Ex-BBB venceu, junto com o Alemão de Maresias, a melhor performance do evento; a maior onda do dia foi da carioca, que fez dupla com Ian Cosenza

No início de março, uma ondulação gigante encostou em Nazaré, Portugal, e a organização deu sinal verde para o campeonato. Dez duplas tiveram um dia inteiro para conseguirem a maior e a melhor onda. Grandes atletas participaram desta quinta edição do Gigantes de Nazaré. Entre eles, Lucas Chumbo, um dos maiores surfistas de ondas gigantes da atualidade, e Rodrigo Koxa, ex-recordista mundial de maior onda. O ex-BBB levou o prêmio de melhor onda performance, e a carioca Michelle Des Bouillons pegou a maior onda do dia.

Este campeonato não foi dividido em rodadas, como estamos acostumados a ver nas etapas do mundial de surfe da WSL. Não teve regra de tempo e nem limite de ondas surfadas. Todos os 20 competidores aproveitaram um dia inteiro, do nascer ao pôr do sol, para impressionarem os juízes. 

As duplas do Gigantes de Nazaré:

Lucas Chumbo (BRA) e Alemão de Maresias (BRA) 

Rodrigo Koxa (BRA) e Vitor Faria (BRA) 

Gabriel Sampaio (BRA) e Rafael Tapia (CHL) 

Will Santana (BRA) e José Carlos Molestina (EQU) 

Vini dos Santos (BRA) e Pepe Gomez (URU)

Tony Laureano (PRT) e Pierrot Caley (FRA) 

Ivo Cação (PRT) e Lourenço Katzenstein (PRT) 

Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (FRA/BRA) 

Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA) 

Michaella Fregonese (BRA) e Joana Andrade (PRT) 

Melhor onda performance

Não é novidade que Lucas Chumbo é um dos melhores surfistas de ondas gigantes da atualidade. Enquanto a maioria dos atletas tenta sobreviver às decidas radicais, o brasileiro procura manobrar. Foi exatamente por isso que ele levou a melhor onda performance. Puxado pelo Alemão de Maresias, o brasileiro começou mandando um aéreo no início da onda, manobra que poucos no mundo conseguem nestas condições. Com uma leitura única do mar, Chumbinho impressionou os juízes e levou o prêmio de melhor onda performance.

Maior onda do Gigantes de Nazaré

Michelle Des Bouillons ficou pequena perto de uma onda de quase 15 metros em Nazaré. A carioca, que fez dupla com Ian Cosenza, colocou para baixo e levantou o público que estava assistindo ao campeonato na Praia do Norte. Michelle também chamou a atenção dos juízes pela coragem. Ela pegou a maior onda do dia de 14,85 metros e levou o prêmio. Seis centímetros a mais que a de Lucas Chumbo, segundo colocado na disputa.

Recorde de mulheres

A quinta etapa do Gigantes de Nazaré trouxe ao público duas novidades. Além de ser a edição com maior participação feminina - quatro mulheres dentre os 20 competidores - o evento teve pela primeira vez uma dupla feminina, formada pela brasileira Michaela Fregonese e pela portuguesa Joana Andrade. Michelle Des Bouillons, que fez dupla com Ian Cosenza, e a francesa Justine Dupont, com Éric Rebière, também representaram as mulheres nas condições extremas.

Desde 2018, na primeira etapa do Gigantes, Lucas Chumbo marcou presença em todos os pódios. Michelle ganhou o primeiro prêmio em Nazaré nesta temporada com uma onda enorme. Pedro Scooby também já levou o título do evento. Veja todos os campeões.

2019 - Pedro Scooby maior onda (dupla com Lucas Chumbo) / Chumbo melhor performance (dupla com Scooby)

2020 - Lucas Chumbo e Ian Cosenza na maior onda

2021 - Ian Cosenza (dupla com Lucas Chumbo) na maior onda

2022 - Lucas Chumbo (dupla com o Ian) maior onda

2023 - Lucas Chumbo melhor performance (dupla com Alemão) e maior onda Michelle Des Bouillons (dupla com Ian)


Fonte: Esporte Espetacular

compartilhe nas redes sociais.