Ex-BBB venceu, junto com o Alemão de Maresias, a melhor performance do evento; a maior onda do dia foi da carioca, que fez dupla com Ian Cosenza
No início de março, uma ondulação gigante encostou em Nazaré, Portugal, e a organização deu sinal verde para o campeonato. Dez duplas tiveram um dia inteiro para conseguirem a maior e a melhor onda. Grandes atletas participaram desta quinta edição do Gigantes de Nazaré. Entre eles, Lucas Chumbo, um dos maiores surfistas de ondas gigantes da atualidade, e Rodrigo Koxa, ex-recordista mundial de maior onda. O ex-BBB levou o prêmio de melhor onda performance, e a carioca Michelle Des Bouillons pegou a maior onda do dia.
Este campeonato não foi dividido em rodadas, como estamos acostumados a ver nas etapas do mundial de surfe da WSL. Não teve regra de tempo e nem limite de ondas surfadas. Todos os 20 competidores aproveitaram um dia inteiro, do nascer ao pôr do sol, para impressionarem os juízes.
As duplas do Gigantes de Nazaré:
Lucas Chumbo (BRA) e Alemão de Maresias (BRA)
Rodrigo Koxa (BRA) e Vitor Faria (BRA)
Gabriel Sampaio (BRA) e Rafael Tapia (CHL)
Will Santana (BRA) e José Carlos Molestina (EQU)
Vini dos Santos (BRA) e Pepe Gomez (URU)
Tony Laureano (PRT) e Pierrot Caley (FRA)
Ivo Cação (PRT) e Lourenço Katzenstein (PRT)
Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (FRA/BRA)
Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA)
Michaella Fregonese (BRA) e Joana Andrade (PRT)
Melhor onda performance
Não é novidade que Lucas Chumbo é um dos melhores surfistas de ondas gigantes da atualidade. Enquanto a maioria dos atletas tenta sobreviver às decidas radicais, o brasileiro procura manobrar. Foi exatamente por isso que ele levou a melhor onda performance. Puxado pelo Alemão de Maresias, o brasileiro começou mandando um aéreo no início da onda, manobra que poucos no mundo conseguem nestas condições. Com uma leitura única do mar, Chumbinho impressionou os juízes e levou o prêmio de melhor onda performance.
Maior onda do Gigantes de Nazaré
Michelle Des Bouillons ficou pequena perto de uma onda de quase 15 metros em Nazaré. A carioca, que fez dupla com Ian Cosenza, colocou para baixo e levantou o público que estava assistindo ao campeonato na Praia do Norte. Michelle também chamou a atenção dos juízes pela coragem. Ela pegou a maior onda do dia de 14,85 metros e levou o prêmio. Seis centímetros a mais que a de Lucas Chumbo, segundo colocado na disputa.
Recorde de mulheres
A quinta etapa do Gigantes de Nazaré trouxe ao público duas novidades. Além de ser a edição com maior participação feminina - quatro mulheres dentre os 20 competidores - o evento teve pela primeira vez uma dupla feminina, formada pela brasileira Michaela Fregonese e pela portuguesa Joana Andrade. Michelle Des Bouillons, que fez dupla com Ian Cosenza, e a francesa Justine Dupont, com Éric Rebière, também representaram as mulheres nas condições extremas.
Desde 2018, na primeira etapa do Gigantes, Lucas Chumbo marcou presença em todos os pódios. Michelle ganhou o primeiro prêmio em Nazaré nesta temporada com uma onda enorme. Pedro Scooby também já levou o título do evento. Veja todos os campeões.
2019 - Pedro Scooby maior onda (dupla com Lucas Chumbo) / Chumbo melhor performance (dupla com Scooby)
2020 - Lucas Chumbo e Ian Cosenza na maior onda
2021 - Ian Cosenza (dupla com Lucas Chumbo) na maior onda
2022 - Lucas Chumbo (dupla com o Ian) maior onda
2023 - Lucas Chumbo melhor performance (dupla com Alemão) e maior onda Michelle Des Bouillons (dupla com Ian)
Fonte: Esporte Espetacular
Nenhum comentário:
Postar um comentário