Líderes de partidos e blocos partidários indicaram os nomes dos deputados que integrarão as seis Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), confirmou para a manhã de terça-feira (28), na volta das atividades legislativas pós-Carnaval, as eleições dos presidentes e vice-presidentes, com os votos dos membros, e a posterior instalação de cada comissão. A situação é maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), enquanto a oposição terá maior representatividade na Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF).
Ezequiel Ferreira informou que nas indicações dos membros titulares e suplentes observou-se a ordem para que o deputado titular da situação tenha como suplente um deputado ligado ao Governo. Da mesma forma, o deputado titular que for da oposição, em caso de substituição, o suplente também será de oposição ao Executivo.
O presidente da Casa explicou, ainda, que em virtude de acordo político entre o PSDB e o bloco SD/União Brasil, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) cedeu vaga de titular para o deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo.
Assim como ocorreu nos últimos anos, CCJ terá a proporção de cinco deputados de situação contra dois de oposição, com o contrário ocorrendo na CFF. A CCJ deverá contar na presidência com o deputado Francisco do PT e como membros titulares os aliados Hermano Morais (PV), Dr. Kerginaldo, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes (PSDB). Da oposição, são os deputados Adjuto Dias (MDB) e Galeno Torquato (PSDB).
Já na CFF, os deputados oposicionistas que serão titulares são Coronel Azevedo (PL), Nelter Queiroz, José Dias e Tomba Farias (PSDB) e Cristiane Dantas (SD), enquanto os situacionistas são os deputados Isolda Dantas (PT) e George Soares (PV). O presidente deve ser o deputado Coronel Azevedo.
O Governo ainda tem maioria na Comissão de Educação, que deve ser presidida pela deputada Divaneide Basílio (PT) e na Comissão de Defesa do Consumidor e dos Direitos Humanos, cuja presidência deve ficar com Ubaldo Fernandes.
A oposição ainda é maioria na Comissão de Administração e Serviços Públicos e na Comissão de Saúde, que conta com três deputados que são médicos - Dr Kerginaldo, Dr Bernardo e Galeno Torquato e ainda o deputado Neilton Diógenes, que é ligado à área de saúde. A maioria é de oposicionistas, especula-se que Torquato deve presidir a Comissão.
Deputados titulares das seis Comissões
Constituição, Justiça e Redação
Titulares - Francisco do PT, Hermano Morais (PV), Dr Kerginaldo, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues, Ubaldo Fernandes (PSDB) e Adjuto Dias (MDB).
Suplentes – Divaneide Basílio (PT), George Soares (PV), Coronel Azevedo (PL), Dr Bernardo, Nelter Queiroz, José Dias e Tomba Farias (PSDB).
Finanças e Fiscalização
Titulares - Coronel Azevedo (PL), Nelter Queiroz, José Dias, Tomba Farias (PSDB), Cristiane Dantas (SD), Isolda Dantas (PT) e George Soares (PV).
Suplentes – Francisco do PT, Luiz Eduardo (SD), Galeno Torquato, Gustavo Carvalho, Dr Kerginaldo (PSDB), Neilton Diógenes (PL) e Hermano Morais (PV).
Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública
Titulares - Luiz Eduardo (SD), Terezinha Maia (PL), Coronel Azevedo (PL), Taveira Jr (União Brasil) e Tomba Farias (PSDB).
Suplentes – José Dias (PSDB), Cristiane Dantas (SD), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Neilton Diógenes (PL) e Adjuto Dias (MDB)
Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo
Titulares - Divaneide Basílio, Isolda Dantas (PT), Eudiane Macedo (PV), Neilton Diógenes (PL) e Luiz Eduardo (SD).
Suplentes – Francisco do PT, George Soares, Hermano Morais (PV), Cristiane Dantas (SD) e Coronel Azevedo (PL).
Saúde
Titulares - Dr Bernardo, Galeno Torquato, Dr Kerginaldo (PSDB), Cristiane Dantas (SD) e Neilton Diógenes (PL).
Suplentes – Gustavo Carvalho, Kleber Rodrigues, Ubaldo Fernandes (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Luiz Eduardo (SD)
Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania
Titulares - Ubaldo Fernandes (PSDB), Divaneide Basílio (PT) e Ivanilson Oliveira (União Brasil).
Suplentes – Kleber Rodrigues (PSDB), Taveira Júnior (União Brasil) e Eudiane (PV).
Fonte – Assembleia Legislativa e Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário