apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

MOVIMENTO - Esquerda faz movimento em defesa da democracia. Mineiro afirma que é preciso enfrentar o "terrorismo bolsonarista"

 


Em reação a atos de terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes, movimentos sociais de esquerda fizeram ato, nesta segunda-feira (9), em defesa da democracia e pela punição dos invasores. Segundo as estimativas da organização, cerca de duas mil pessoas se reuniram, a partir das 18h, no cruzamento da avenida Nevaldo Rocha com a Salgado Filho e tomaram as ruas para gritar “sem anistia”.  

A manifestação contou com a participação de lideranças de movimentos sociais e de partidos de esquerda, entre eles estava o deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT). “Ontem, o que houve foi uma tentativa de golpe no Brasil que foi barrada. Agora, é preciso continuar nessa luta fazendo, como eu digo, ‘barricadas democráticas’, para enfrentar isso. É muito bom ver vários setores da sociedade brasileira, inclusive a sociedade internacional se posicionando em defesa da democracia”, comentou o deputado ao falar sobre a manifestação e os atentados.

Mineiro ainda afirmou que vai colocar seu mandato em defesa da democracia e que é preciso uma ação institucional firme para punir o que ele chamou de “terrorismo bolsonarista” com rigor da lei.

“O que está em jogo no Brasil não é partido A ou B, não é o PT, não é o setor da esquerda, é a democracia

. Na campanha, eu já dizia que: ‘uma coisa era derrotar o Bolsonaro, outra coisa é derrotar o bolsonarismo’, algo que vai levar um tempo ainda. Nós precisamos aumentar essa reação, mobilizar a sociedade, porque esses fascistas estão aí e mostraram que não têm limites”, completou o deputado federal eleito, que ainda afirmou que existe uma discussão interna da bancada eleita pelo PT sobre quais medidas podem ser tomadas para garantir que não haja impunidade, tendo em vista que, para ele, os mecanismos legais existentes, se empregados com rigor, são suficientes para punir rigorosamente os envolvidos.

Entre os movimentos que apoiaram o ato estão: Rede Emancipa, Frente Brasil Popular, CSP Conlutas, Fenet, Sinasefe Natal, Uesp, Unidade Popular pelo Socialismo, Movimento de Luta nos Bairros, Movimento de Mulheres Olga Benário, PSOL, PSTU, PT, PCdoB,  Sinais, MST, MNT, Correnteza, DCE José Silton Pinheiro UFRN, UEE/RN, Coletivo Juntos, Juntas, Levante Popular da Juventude, Movimento Brasil Popular, UJS e JPT.


Fonte: Jornal Diário do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.