apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

SENADO - Disputa pela presidência do Senado: 38 já declaram voto em Pacheco e 29 em Marinho

Foto: Roque de Sá/Agência Senado - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O atual presidente da Casa soma mais manifestações de apoios; voto secreto e número de senadores que não aceitam abrir escolha, porém, mantêm indefinida a eleição no Congresso.

A definição do comando do Congresso na legislatura que se inicia nesta quarta-feira, 1º, tem na eleição para a presidência do Senado sua disputa mais acirrada. O atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), e o ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) protagonizam a disputa. Pacheco tem 38 votos declarados em sua tentativa de se reeleger; Marinho soma 29 apoios e Eduardo Girão (Podemos-CE) contabiliza dois votos declarados.

Nas últimas duas semanas, a reportagem consultou todos os 81 senadores que irão compor a próxima legislatura, entre eleitos e reeleitos, e levou em conta também anúncios feitos nas redes sociais. Nesta terça, 31, por exemplo, o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), e o ex-ministro da mesma pasta Sérgio Moro (União-PR) posicionaram-se oficialmente. Dino vai se licenciar do cargo para assumir o mandato de senador e votar em Pacheco. Já Moro tomará posse e apoiará Marinho.

Para se tornar presidente da Casa no biênio 2023/2025 qualquer um dos candidatos precisa obter maioria simples, ou seja 41 votos em primeiro ou segundo turno.

A disputa pelo comando da Casa ganhou contornos de terceiro turno. Pacheco e Marinho, apoiados, respectivamente, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, reproduzem a polarização que marcou a corrida de 2022, principalmente nas redes sociais. Representantes do bolsonarismo, dentro e fora do Senado, trabalham para levar a eleição para o segundo turno. Girão buscou se firmar como uma “terceira via”.

Neste ano, a disputa no Senado desperta mais atenção do que a eleição na Câmara, onde o deputado Arthur Lira (PP-AL) deve ser reconduzido com apoio maciço de parlamentares governistas e da oposição também nesta quarta.

Divisão interna

Apesar de as principais bancadas já terem se posicionado na disputa, alguns senadores evitam abrir seus votos. Parlamentares correligionários dos principais candidatos, como Irajá (PSD-TO), Zequinha Marinho (PL-PA) e Romário (PL-RJ), não responderam. E em outro grupo estão os senadores do União Brasil e Podemos, cujas lideranças não escolheram nenhum dos lados, liberando seus representantes que, em sua maioria, ainda não declararam voto.

Nos últimos dez dias, no entanto, o número de parlamentares que aceitaram assumir posição - a eleição ocorre de forma secreta, segundo regimento do Senado - aumentou substancialmente. Em 23 dv

e janeiro, Pacheco tinha 22 apoios oficiais declarados e hoje, soma 38. A candidatura de Marinho também cresceu no número de apoios declarados: tem agora ao menos 28 votos, ante 13 registrados pela reportagem anteriormente.

De acordo com a programação oficial, os novos 27 novos senadores eleitos ano passado tomarão posse às 15h desta quarta e, em seguida, será iniciada a eleição.


Fonte: O Estadão


segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL SE REÚNE PARA ATO E SESSÕES ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIA. VEREADORA MARGARETE RÉGIA DESTACA A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS CULTURAIS PARA AS COMUNIDADES DE NATAL .

 

Vereadora Margarete Régia na sessão de segunda-feira (30).

Nesta segunda -feira(30), a Câmara Municipal de Natal se reuniu  para o ato de posse dos novos vereadores e do presidente da Mesa Diretora (em plenário), sessão especial para eleição de cargos vagos na mesa diretora e Sessão extraordinária para votação do decreto legislativo que fixa o percentual da renúncia fiscal para a cultura.

A vereadora Margarete Régia esteve presente participando ativamente tanto do ato como das sessões especial e extraordinária.

Vereadora Margarete Régia com o vice-governador Walter Alves na sessão.

vereadora Margarete Régia e a vereadora Camila Araújo 

Margarete Régia votou favoravelmente ao Decreto Legislativo que destinou como  renúncia fiscal o valor de 12, 1 milhões, onde produtores, artistas e realizadores podem captar recursos perante a iniciativa privada para a realização das atividades através do programa da Lei Djalma Maranhão. Com a renúncia,  são realizados projetos nas áreas do audiovisual, teatro, música, produção de DVDs, blocos e prévias de carnaval, livros, exposições, espetáculos infantis, concertos e dança.

A vereadora destacou a importância dos projetos culturais: " levar lazer e entretenimento  para as comunidades de Natal deve ser também prioridade das gestões. Cada vez mais,  devemos incentivar os produtores culturais a fazerem projetos para  levar a música e a arte para as comunidades. Enquanto vereadora, estaremos sempre procurando contribuir no intuito de facilitarmos para  viabilizar  o maior número de projetos aprovados e que também consigam captar os recursos para a realização dos projetos. Que as empresas também procurem ajudar e para isso, a Lei Djalma Maranhão é um importante instrumento para a cultura de Natal, sendo bom para as comunidades e para as empresas,  que ajudarão com um recurso que sai dos próprios impostos como IPTU e ISS".

CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL EMPOSSA DOIS NOVOS VEREADORES, SEU PRESIDENTE E REALIZA ELEIÇÃO DOS CARGOS VAGOS DA MESA DIRETORA.

 

Câmara e seus vereadores.

O vereador Eriko Jácome (MDB) assumiu nesta segunda-feira (30) a presidência da Câmara Municipal de Natal, sucedendo o deputado federal eleito Paulinho Freire (União Brasil). Na mesma Sessão Solene, tomaram posse os novos vereadores Dickson Nasser Júnior (PDT) e Daniel Valença (PT).

“Estou concretizando hoje um grande sonho que é assumir a presidência da Câmara Municipal, pronto para um trabalho incansável e comprometido com o enxugamento da máquina pública, para continuar o trabalho do ex-presidente Paulinho Freire, que conduziu esta Casa de forma transparente e democrática”, disse   o novo presidente Eriko Jácome. 

Tomou posse como presidente o vereador Ériko Jácome

“Desejo à nova Mesa Diretora da Câmara muito sucesso e espero que conduza o Legislativo Municipal para cada vez mais perto da população de Natal. Hoje sou só gratidão. Meu gabinete será uma extensão desta Casa em Brasília”, garantiu Paulinho Freire.

Paulinho Freire deixa a Câmara Municipal para assumir o mandato de Deputado Federal

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves, prestigiou a solenidade de posse na condição de presidente estadual do MDB, partido do novo presidente da Câmara de Natal”. “Vim trazer meu apoio e votos de sucesso, festejando, claro, o fortalecimento do nosso partido”, disse.

Vice-Governador Walter Alves veio prestigiar a posse de seu correligionário e agora Presidente, Ériko Jácome.

Como primeiro suplente do deputado federal eleito Paulinho Freire, o vereador Dickson Jr assumiu para o terceiro mandato na CMN. Ele é conhecido por ter forte produtividade legislativa e ações junto à população. “Quero resgatar projetos de lei de meus mandatos anteriores que não foram executados pelo Município”, adiantou, afirmando que volta ao Legislativo natalense mais maduro politicamente e experiente. Dickson Jr disse ainda que a bandeira prioritária do mandato dele será a saúde mental.

DIckson Junior retorna a Câmara Municipal

Na cadeira deixada pela deputada estadual eleita Divaneide Basílio, assumiu o vereador Daniel Valença, elegendo a luta por melhorias no transporte público de Natal como principal bandeira do mandato para 2023. “Não dá para a população continuar sendo maltratada como está sendo, com cancelamento de linhas, ônibus superlotados e passagem cara. Enfim, é um transporte público que não está voltado para os interesses das pessoas”, criticou Valença, acrescentando que também vai atuar fortemente no processo de regulamentação do Plano Diretor, “em defesa dos interesses das comunidades”.

Daniel Valença é estreante na Câmara de Natal.


Novos 1º e 2º vice-presidentes da Mesa Diretora

Após os atos de posse, os vereadores de Natal elegeram os vereadores Hemes Câmara (PTB) e Preto Aquino (PSD), como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, da Mesa Diretora da CMN para o biênio 2023-2024.

Para o vereador Hermes Câmara, como primeiro vice-presidente a missão será colaborar junto ao presidente Eriko Jácome, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da Casa “com a mesma harmonia, para o fortalecimento do Legislativo Natalense”. Ele disse ainda que terá como meta “reforçar o trabalho nas comissões e a valorização dos servidores da CMN”.  

Vereador Hermes Câmara assumiu a 1ª vice-presidência

Já o segundo vice-presidente, vereador Preto Aquino, destacou a missão de representação institucional, ressaltando a importância de falar pela Câmara Municipal. “É para mim uma posição que aumenta minha responsabilidade em defender esta Casa, sem abandonar o tom pacificador”, assegurou. 

Vereador Preto Aquino assumiu a 2ª vice-presidência.



Fonte: Notícias da Câmara Municipal de Natal 

Mais notícias: www.acidadern.blogspot.com

NATAL- CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL. VEREADOR DICKSON JÚNIOR (PDT), ASSUME MANDATO E PASSA A FAZER PARTE DA BANCADA INDEPENDENTE.

 




A bancada dos independentes, formada pelos vereadores Hermes Câmara (PTB), Eribaldo Medeiros(PSB), Tércio Tinoco(PP), Milcley Leite(PV), Anderson Lopes(Sol), Robson Carvalho(União Brasil), Herbert Sena(PL), Klaus Araújo (sem partido),  receberam mais um vereador: Dickson Junior(PDT). Em dezembro passado, o Blog A Cidade havia antecipado essa informação. 

O vereador Dickson Júnior(PDT), assumiu hoje o mandato de vereador de Natal no lugar de Paulinho Freire(União Brasil), que irá assumir o mandato de Deputado Federal.

A bancada independente em 2023, ainda está prestes a receber mais um vereador nos próximos dias, chegando a 10, sendo a segunda bancada da Câmara; a governista terá 14 e a da oposição ficará com 5 vereadores.

QUINTAS - MARCILIO RIBEIRO CONTINUA A SUA LUTA PELAS MELHORIAS PARA O BAIRRO DAS QUINTAS.

 


O bairro das Quintas, um dos mais antigos de Natal, é também um bairro que tem lideranças aguerridas e que estão sempre levando solicitações aos Òrgãos responsáveis.

As redes sociais fazem com que o trabalho das lideranças seja melhor acompanhado pelos moradores; antigamente, apenas quem tinha amizades ou dinheiro com canais pagos, apareciam para a população.

 O que vemos hoje são líderes que usam as redes sociais para reivindicar e trazerem soluções para problemas,  dos mais simples,  até os mais complicados.


Hoje um dos líderes comunitários que mais vem se destacando no Bairro das Quintas, Marcílio Ribeiro vem mostrando seu compromisso e dedicação, sempre buscando melhorias que o bairro necessita, solicitando aos órgãos responsáveis a realização desses serviços.

A comunidade das Quintas tem na pessoa de Marcílio Ribeiro um líder comunitário que se preocupa com o bairro e trabalha para sempre melhorá-lo.

Falando no Bairro das Quintas, neste domingo(29), também teve eleição para o Conselho Comunitário, numa eleição que apesar de muitos líderes terem muita atuação no bairro, não despertou tanto interesse; venceu  Neto do Artesanato, que concorreu contra Radir.

NATAL - Homem furta seis caixas de cerveja, se 'arrepende' e devolve um dia depois a supermercado de Natal

 


Após caso ter imagens das câmeras de segurança vazadas, autor do furto entrou em contato com estabelecimento e mandou táxi entregar as cervejas neste domingo (29)

Um homem furtou seis fardos de cerveja de um supermercado localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, no último sábado (28). Imagens do circuito interno de segurança mostraram a ação do suspeito e vazaram nas redes sociais.

O vídeo mostra ele enchendo o carrinho de compras com as caixas de cerveja, em espaço na entrada do supermercado, e saindo sem realizar o pagamento. O homem se deslocou até um veículo prata no estacionamento, transferiu as cervejas e fugiu.

Com a repercussão do caso, o autor do furto fez contato com o estabelecimento e, demonstrando arrependimento pelo ocorrido, se comprometeu em devolver as cervejas sem se identificar.

Na manhã deste domingo (29), o homem cumpriu a palavra e, segundo a gerência do supermercado, mandou a carga furtada por um táxi.


Fonte: Inter TV Cabugi



domingo, 29 de janeiro de 2023

CAMPEONATO POTIGUAR - Potiguar sai na frente, mas ABC reage e vence de virada em Mossoró

 

Robert marca no primeiro tempo, mas Alvinegro vira com Raphael Luz, Felipe Garcia e Maycon Douglas na segunda etapa. Potiguar reclama de pênalti não marcado pelo árbitro Alciney Santos

O ABC precisou da força do banco de reservas para vencer o Potiguar por 3 a 1 neste domingo, no Estádio Nogueirão, em Mossoró. Os donos da casa saíram na frente com Robert, ainda no primeiro tempo, mas Raphael Luz, Felipe Garcia e Maycon Douglas conseguiram a virada para o Alvinegro, que segue líder do Grupo A do Campeonato Potiguar.

Os jogadores do Potiguar reclamaram bastante da não marcação de um pênalti aos 40 minutos da segunda etapa, em lance que Wellington Sabão acabou derrubado por Alemão na grande área. O árbitro Alciney Santos de Araújo viu simulação e ainda advertiu o atacante com o cartão amarelo.

Com o resultado, o ABC chegou aos 13 pontos, isolado na liderança e praticamente classificado para a segunda fase do estadual. O Potiguar, com cinco pontos, é o segundo colocado da chave B - tem a mesma pontuação do Globo FC.

Na próxima rodada, o ABC encara o Globo na quarta-feira, às 20h, no Frasqueirão, em Natal. O Potiguar só joga no domingo, contra o Potyguar CN, no Estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos.

O jogo

Wilson quase abriu o placar em batida de fora da área, logo aos três minutos de jogo. Simão fez a defesa. O ABC respondeu aos 17. Paulinho Moccelin cobrou falta e Alemão cabeceou no travessão. O Potiguar foi mais feliz e abriu o placar pouco depois. Giovanni arriscou a batida da esquerda e Robert desviou para as redes. Fábio Lima ainda tentou o empate em cobrança de falta, mas o goleiro Oliveira espalmou. Nos acréscimos, Daniel arriscou de fora da área, a bola desviou na marcação e assustou Oliveira.

Pouco depois, veio o lance polêmico do jogo. Wellington Sabão foi derrubado por Alemão na grande área, os jogadores do Potiguar pediram a marcação do pênalti, mas o árbitro Alciney Santos de Araújo não assinalou. Os reservas também invadiram o campo para reclamar e Robert, que havia sido substituído, acabou expulso..  

Para piorar, o ABC conseguiu a virada em contra-ataque, aos 42 minutos. Felipe Garcia avançou em velocidade pela esquerda e bateu para as redes. Maycon Douglas fechou o placar no fim. Ele recebeu ótimo passe de Gustavo Hebling e ainda driblou o goleiro Oliveira para marcar.


Fonte: G 1


sábado, 28 de janeiro de 2023

FUTEBOL - Palmeiras é campeão da Supercopa do Brasil De virada, alviverde bateu o Flamengo por 4 a 3. Veja os gols

 

Os clubes se enfrentaram no estádio Mané Garrincha, em Brasília, numa reedição da disputa de 2021, quando o Flamengo venceu nos pênaltis. Neste sábado (28), o Palmeiras foi superior e conquistou o torneio pela primeira vez.

Com dois gols cada, Gabriel Menino e Raphael Veiga marcaram para o Verdão. Do lado flamenguista, os gols foram de Gabriel Barbosa, duas vezes, e Pedro.

Foi o Flamengo quem abriu a contagem, com Gabriel, de pênalti, aos 25 minutos do 1º tempo. Aos 37, o meia Raphael Veiga deixou tudo igual. Ainda no primeiro tempo, mas nos acréscimos, Gabriel Menino deixou o campeão à frente.

O segundo tempo começou movimentado. Em seu segundo no jogo, Gabriel empatou aos 5 minutos. O Palmeiras recuperou a vantagem aos 12, novamente com Raphael Veiga. A alegria durou pouco e, três minutos depois, Pedro deixou tudo igual.

Foram 13 minutos até Gabriel Menino marcar novamente e selar a virada palmeirense, aos 28 da etapa final: 4 a 3.

Com sua primeira Supercopa, o treinador Abel Ferreira chega ao sétimo título no comando do alviverde. São duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), um Campeonato Paulista (2022) e um Brasileirão (2022), justamente a conquista que classificou o Palmeiras à disputa deste sábado.

Veja os gols




Fonte: CNN Brasil

Vídeo: Globo


SÃO PAULO - Mortes por policiais em SP caem 61% após instalação de câmeras corporais É o menor patamar desde 2001, informou a Secretaria de Segurança Pública do estado

 


Implementadas em agosto de 2020 e expandidas ao longo de 2021, as câmeras fazem hoje parte da rotina de 179 unidades policiais, em 66 dos 134 batalhões da PM

As mortes cometidas por policiais militares em serviço em 2022 caíram para o menor patamar desde 2001 no estado de São Paulo. Só na comparação com o ano anterior, a queda foi de 39%, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública.

Em relação há dois anos, a redução é de 61%.

Especialistas e autoridades, que classificam a queda como “significativa”, apontam o uso das câmeras corporais, aquisição de mais armas não letais e a criação de órgãos de fiscalização da conduta dos policiais como as principais razões para a queda da letalidade policial.

Dados oficiais apontam a morte de 256 pessoas por policiais militares em serviço em 2022. É o menor número das últimas duas décadas. Em 2021, foram relatados 423 casos. Em 2020, havia ficado em 659 mortes.

Entre os policiais de folga, houve aumento: as ocorrências com morte subiram de 120 para 126 na comparação dos últimos dois anos. Considerando-se o total de ocorrências (serviço e folga), foram 382 casos de letalidade da PM em 2022 ou uma queda de 29,6% em relação a 2021 (543 mortes).

Esse índice é o menor desde 2005.

Na visão dos especialistas, um dos fatores responsáveis pela queda é o uso das câmeras corporais.

Acopladas às fardas, as câmeras gravam imagens das atividades policiais em tempo real e transmitem os dados para uma central. Isso permite acompanhamento das ações e armazenamento na nuvem.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, “todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público” são registradas automaticamente.

Implementadas em agosto de 2020 e expandidas ao longo de 2021, as câmeras fazem hoje parte da rotina de 179 unidades policiais, em 66 dos 134 batalhões da PM, com mais de 10 mil equipamentos corporais em uso.

Governo

O uso das câmeras foi um dos temas centrais da campanha eleitoral ao governo estadual no  ano passado. Uma das mais polêmicas promessas do então candidato ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) era rever o programa de câmeras instaladas nas fardas dos policiais militares.

Posteriormente, Tarcísio recuou. “Não vamos alterar nada. Para quem está esperando que a gente mexa nesse programa agora, não vamos mexer”, declarou o governador no início do mês.

Posição semelhante foi adotada também pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Ele chegou a acenar com uma alteração do programa, mas depois recuou.

Na última sexta-feira (27), em entrevista coletiva, Derrite afirmou que pretende ampliar o uso das câmeras, mas com foco operacional. Os equipamentos serão usados, por exemplo, para a leitura das placas de veículos roubados ou para a preservação de cenas de crime.

“Daremos funcionalidade operacional para as câmeras. Além da finalidade de fiscalização e controle, que é válida, podemos usar na leitura de veículos com placas roubadas, por exemplo. Ou ainda em novas modalidades de policiamento, como policiamento ambiental, com a vistoria em matas fechadas e a tecnologia de georreferenciamento para saber onde o policial se encontra.”

Análise

Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado no fim do ano passado, apontou que o uso de câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar de São Paulo evitou 104 mortes.

Segundo o estudo, as câmeras corporais tiveram um impacto positivo, reduzindo em 57% o número de mortes decorrentes de ações policiais em relação a unidades policiais onde ainda não houve a implementação desse tipo de tecnologi

As conclusões do estudo esvaziaram o discurso adotado na campanha eleitoral pelo governador eleito de que as câmeras inibiriam e constrangeriam os policiais durante o trabalho.

A revisão do programa de monitoramento enfrenta resistência na cúpula das forças de segurança do Estado.

Diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno reconhece a importância dos equipamentos, mas afirma que eles não são os únicos responsáveis pela queda da letalidade.

A especialista cita um estudo realizado em parceria com a Unicef, entre 2020 e 2021, que mostra a redução da letalidade em todos os batalhões militares, inclusive naqueles que não usavam o equipamento de filmagem

“A câmera corporal é importante, mas não é uma panaceia, a solução definitiva para os problemas do uso excessivo da força”, diz.

Medidas

Entre as outras iniciativas que, em sua opinião, também contribuem com a queda estão a criação do Comissão de Mitigação de Não Conformidades da Polícia Militar, uma espécie de área de compliance da corporação, formada por oficiais, para avaliar os casos de uso da força, como mortos e feridos em supostos confrontos com policiais militares no Estado.

Outro fator importante é a aquisição de mais armas não letais. Hoje são cerca de 7,5 mil tasers (armas de choque) em São Paulo.

“(A PM é) a terceira maior força policial no mundo a utilizar esse tipo de equipamento, atrás apenas das polícias de Nova York (EUA) e Londres (Reino Unido)”.

O secretário Derrite destacou ontem a formação e a capacitação como fatores que também influenciam, na sua visão, na redução das mortes por policiais.

“Além das câmeras corporais, que são uma defesa do próprio policial, evitando que o criminoso tente enfrentar o Estado, na figura do policial, o treinamento dos policiais é fundamental para não se colocar em situação de risco”.

Derrite questionou, inclusive, a expressão “letalidade policial”. Em sua visão, a expressão mais adequada seria “letalidade criminal”. “O policial é sempre a primeira vítima de um confronto. É ele que recebe o primeiro disparo. Eu chamo de letalidade criminal. É nosso compromisso não estimular o confronto.”

No dia 12 deste mês, policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) mataram dois suspeitos durante ocorrência que terminou na Rua da Consolação, na região central da capital.

A polícia dizia perseguir suspeitos ligados a uma quadrilha de assalto a condomínios na Grande São Paulo. Um terceiro suspeito sobreviveu no caso.

A abordagem está sob análise do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil. As imagens gravadas pelos policiais serão analisadas para verificar a versão apresentada pelos agentes.

Secretário fala em defasagem de agentes na polícia

O policiamento no Estado enfrenta a maior defasagem de homens em sua história recente. O diagnóstico é do novo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

“Ninguém está aqui para tapar o sol com a peneira. Herdamos a pior defasagem de efetivo policial da história. Estamos trabalhando com efetivo de cerca de 15% na Polícia Militar, 25% da Polícia técnico-científica e quase 33% da Polícia Civil”, afirmou, no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

O secretário reconhece que a falta de policiais cria desafios para as operações.

“A PM possui mecanismos e estratégias para identificar manchas criminais para fazer o deslocamento do policiamento que, em tese, não iria para aquela região, para coibir esses delitos. Mas, com a defasagem, a gente ainda não consegue evitar que todos os delitos cessem de uma hora para outra”, avalia.

Diante do cenário, a pasta vem tentando aumentar o efetivo. Além da publicação e nomeação de 878 novos soldados, publicadas no Diário Oficial, existe um concurso em andamento da Polícia Civil com 2.939 vagas, sendo 250 delegados de polícia, 1.600 escrivães, 189 médicos legistas.

“Provavelmente, teremos concomitância de concursos para que a gente consiga recompor a defasagem do efetivo”, afirma o secretário.


Fonte: CNN Brasil


CHACINA NO DF - Polícia conclui investigação da morte de 10 pessoas da mesma família

 


Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, o crime foi motivado por interesses financeiros e disputa por terra

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (27) em Brasília, a Polícia Civil do Distrito Federal divulgou o resultado das investigações sobre a morte de 10 pessoas da mesma família.

Segundo os investigadores, os suspeitos fazem parte de uma organização criminosa e planejavam o crime há pelo menos três meses. A chácara usada como cativeiro, foi alugada para este fim em outubro do ano passado.

O delegado Ricardo Viana, titular da 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, disse que o crime foi motivado por questões financeiras e por uma disputa de terras.

Os presos são: Gideon Batista de Menezes, Horácio Carlos Ferreira Barbosa, Fabrício Silva Canhedo, Carlomam dos Santos Nogueira e Carlos Henrique Alves da Silva, conhecido como “Galego”.

Um adolescente de 17 anos também foi detido por participação no crime. Ele confessou ter recebido cerca de R$ 2 mil para ajudar o grupo. As investigações apontaram que o menor agiu constrangendo as vítimas, mas fugiu do local porque teria se assustado com as cenas que presenciou.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte), corrupção de menores, extorsão mediante sequestro qualificado pelo resultado morte, homicídio qualificado por motivo torpe e ocultação de cadáver. Somadas, as penas podem variar de 190 a 340 anos de prisão.

O delegado Viana explicou que dois dos suspeitos – Horácio e Gideon – moravam na mesma chácara que parte da família assassinada e sabiam que o imóvel era avaliado em R$ 2 milhões. A ideia dos criminosos seria matar a família para ter a posse do imóvel para comercialização. A polícia apura se já havia um comprador em potencial para o imóvel.

A chácara pertencia a Marcos Antônio Lopes de Oliveira, encontrado morto e esquartejado no terreno da propriedade que foi usada pelos criminosos como cativeiro para as vítimas.

Ainda segundo as investigações, Cláudia Regina Marques de Oliveira – ex-mulher de Marcos Antônio tinha recebido 200 mil reais pela venda de uma casa. Parte do valor teria sigo pago em dinheiro.

A polícia apurou que todos os mortos foram atraídos para a chácara. E foram obrigados a passar dados pessoais, e informações bancárias para os criminosos, além de fornecer os cartões de crédito e as senhas.

Horácio e Gideon se passavam por vítimas, no cativeiro, e ficavam ao lado da família, para não levantar suspeitas.

Para a polícia, este é um dos casos mais emblemáticos apurados pela polícia civil do Distrito Federal em toda a sua história.

Segundo Ricardo Viana, “Essas pessoas foram mortas de formas diferentes e de uma crueldade extrema. (…) Tinha aquela esperança de chegar e encontrar essas pessoas com vida. Ali a gente viu a crueldade de que essas pessoas estavam munidas para praticar esses crimes. Foi uma coisa jamais vista no âmbito dessa polícia judiciária”,

Cronologia

As investigações começaram no dia 12 de janeiro após o desaparecimento da cabeleireira Elizamar Silva, de 39 anos, e dos três filhos dela: Rafael e Rafaela de 6 anos e Gabriel, de 7. No dia seguinte, o carro de Elizamar foi encontrado carbonizado numa rodovia em Cristalina-GO, com quatro corpos. A identidade de Elizamar e dos filhos foi confirmada pelo IML de Goiás.

Também na sexta-feira (13), o marido de Elizamar, Thiago Gabriel Belchior, de 30 anos, o pai dele – Marcos Antonio de Oliveira, a mãe Renata Belchior e a irmã, Gabriela Belchior, foram dados como desaparecidas.

Já no sábado (14), o carro da família foi encontrado carbonizado em Unaí (MG). Os corpos da mãe e da irmã de Thiago estavam dentro do veículo e foram identificados pelo IML de Minas Gerais.

O corpo de Marcos Antônio foi encontrado na quarta-feira, dia 18, enterrado e esquartejado na chácara usada como cativeiro.

Já no dia 24, a polícia encontrou os corpos de Thiago, da ex-mulher do pai dele, Cláudia Regina Marques, e da filha dela, Ana Beatriz Marques, de 19 anos, no fundo de uma cisterna, em um imóvel abandonado, há 5km do cativeiro.


Fonte: CNN Brasil



MINISTRO DA PESCA RECEBE FÁTIMA, ZENAIDE E JAIME PARA APRESENTAÇÃO DO COMPLEXO INTERNACIONAL DA ECONOMIA DO MAR

 

Nesta sexta-feira (27), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, Jaime Calado, acompanhou a governadora Fátima Bezerra e a senadora Zenaide Maia em audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula e o secretário executivo do órgão, Carlos Melo.

Na pauta, o projeto do Complexo Internacional da Economia do Mar, para alavancar a pesca costeira, oceânica, artesanal, indústria de transformação de produtos da pesca e aquicultura, além de incentivar o transporte marítimo de menor porte; tendo o Rio Grande do Norte como hub dessas atividades.

Ainda participaram da audiência o presidente do Sindipesca-RN e diretor da Fiern, Gabriel Calzavara, responsável por apresentar o projeto ju asnto com a governadora Fátima, o colega secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, e o superintendente da OCERN, Eduardo Gatto Cabral.

“Fomos muito bem recebidos pelo ministro e sua equipe na apresentação deste importante empreendimento, estratégico para a economia do estado e do país”, afirmou Jaime.


Fonte:  Portal Grande Natal

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

SOLENIDADE E PROGRAMAÇÃO - Solenidade celebra os 80 anos do encontro histórico entre Vargas e Roosevelt

 


Conferência do Potengi será celebrada neste sábado 28, a partir das 17h, no Complexo Cultural Rampa apresentando cortejo, exposições e apresentações artísticos-culturais

Uma solenidade especial promovida pelo Governo do Estado a partir das 17h deste sábado 28, no Complexo Cultural Rampa, celebra os 80 anos da Conferência do Potengi, o histórico encontro ocorrido em 28 de janeiro de 1943 entre o presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, que discutiu a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados.

Com a presença da governadora Fátima Bezerra e das representações diplomáticas dos Estados Unidos e da França, a solenidade inaugura as exposições da Sala da Guerra e da Sala da Paz, e promove apresentações artísticas que recriam o ambiente cultural da década de 1940 na capital do Rio Grande do Norte.

Cortejo

Antes da solenidade, às 15h30, haverá um cortejo comemorativo que sairá do Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim até a Rampa, com recepção do grupo de Dança Araruna, onde serão distribuídos botons comemorativos, uma Revista em Quadrinhos sobre o encontro de Vargas e Roosevelt produzida pelos desenhistas Luiz Elson Dantas e Carlos Alberto de Oliveira, e o cordel“História da Conferência do Potengi em Natal”, de autoria de Marciano Medeiros. Haverá uma apresentação musical do saxofonista Joedson Silva dentro um barco no pôr do sol no rio Potengi interpretando as canções “Moonlight Serenade” e “Aquarela do Brasil”.

Salas da Guerra e da Paz

No histórico prédio da Rampa serão inauguradas duas exposições com temas antagônicos: A Sala da Guerra, sob curadoria do pesquisador Fred Nicolau com objetos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) como uniformes, capacetes, medalhas e jornais brasileiros editados na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Também será aberta a Sala da Paz apresentando frases de personalidades históricas que lutaram pela pacificação do planeta como Jesus, Buda, Martin Luther King, John Lennon, Bob Marley, o Bispo Desmond Tutu, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi e Malaia Yousafsai.

O público assistirá a encenação do encontro entre Vargas e Roosevelt, além de uma homenagem ao tenente José Carlos Silva, 100 anos de idade, que combateu pela FEB na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir das 19h a celebração aos 80 anos da Conferência do Potengi terá a encenação do musical “Bye Bye Natal”, escrito por Racine Santos, que narra a presença norte-americana na capital potiguar nos anos 40.

O evento será encerrado com uma apresentação da Sesi Big Band, sob a regência do maestro Eugênio Graça, interpretando clássicos dos grandes clássicos da época que ganharam fama com as orquestras deTommy Dorney e Gleen Miller, dentre outras.

“Comemorar oito décadas da Conferência do Potengi é abrir o biênio de celebração da vitória da democracia e da civilização contra a barbárie, encerrada em 2 de setembro de 1945. Necessário se faz relembrar e contar essa história para todas as gerações com um evento dessa magnitude”, frisa, o Diretor-Geral da FJA, Crispiniano Neto.

Conferência do Potengi

A Conferência de Natal ou Conferência do Potengi reuniu em 28 de janeiro de 1943 o presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, que ao retornar da Conferência de Casablanca, decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os fronts na África e Ásia na Segunda Guerra Mundial.

O histórico encontro entre os dois presidentes, a bordo de “destroyer” americano USS Humboldt, atracado no Porto de Natal, definiu os acordos que deram origem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e garantiram recursos para a consolidação da Companhia Siderúrgica Nacional Brasileira.

Complexo Cultural Rampa

O Complexo Cultural Rampa apresenta 2.800 metros quadrados de área construída, em um terreno de 11.000m2 com salas para exposições, banheiros, mirante, além dos píeres e deck. Composto por dois prédios principais, o equipamento exibe o Museu da Rampa com salas de exposições que resgatam temas ligados à presença potiguar na Segunda Guerra Mundial e que celebram a paz mundial. A obra do complexo teve orçamento inicial de R$ 7,6 milhões, com recursos do Ministério do Turismo, e contrapartida inicial do Estado totalizou R$ 3 milhões.

Programação

14h – Concentração para a saída do cortejo – Trampolim da Vitória ao Museu da Rampa

15h30 – Saída do Cortejo

16h30 – Recepção do cortejo e demais convidados, com distribuição de Botons, lançamento de revista em quadrinhos e Cordel sobre a Conferência do Potengi

17h20 – Pôr do sol com música – Joedson Sax

17h40 – Abertura da sala da segunda guerra e abertura da exposição da sala da paz

18h20 – Encenação do grande encontro entre Roosevelt e Getúlio

19h – Musical – Bye, Bye Natal

19h – Apresentação da Sesi Big Band

Serviço

Comemoração dos 80 anos da Conferência do Potengi

Data: Sábado (28/01)

Horário: 17h

Local: Complexo Cultural Rampa, Santos Reis, Natal-RN


Fonte: Agora RN


ATOS CRIMINOSOS NO DF - PF cumpre 11 mandados de prisão em nova fase de operação

 


A Polícia Federal (PF) foi às ruas, na manhã desta sexta-feira (27), para cumprir a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como alvos suspeitos de envolvimento nos atos criminosos de 8 de janeiro em Brasília.

No total, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

Os investigados pelas autoridades são acusados dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, segundo a PF.

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), se pronunciou sobre a operação no Twitter: “A autoridade da lei é maior do que os extremistas.”

Também pela rede social, o interventor na Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Ricardo Cappelli, respondeu ao ministro: “A lei será cumprida.”

Há expectativa para que Cappelli entregue nesta sexta um relatório sobre os ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às sedes dos Três Poderes.

Operação Lesa Pátria

A operação cuja terceira fase está sendo realizada pela PF nesta sexta foi deflagrada exatamente há uma semana, com o intuito de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos criminosos de 8 de janeiro em Brasília

Inicialmente, os policiais foram às ruas para cumprir oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em todo o país.

A Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas. A PF disponibiliza o e-mail denuncia8janeiro@.pf.gov.br para receber denúncias sobre os participantes dos atos criminosos.

Entre os presos estavam bolsonaristas como Ramiro Junior, de 49 anos, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros.


Ramiro Junior foi candidato a deputado federal por São Paulo pelo PL (Partido Liberal) nas eleições de 2022. Com 4.542 votos, ele ficou como suplente da Câmara dos Deputados.

Ainda na casa de Ramiro, os policiais encontram uma bandeira com os seguintes dizeres: “Caminhoneiros vão parar! Não reconhecemos mais os membros do STF, STJ, TSE e Congresso.

 Basta! Sem eles o Brasil cresce. Houve fraude sim. TSE adulterou os votos. Pedimos apoio do povo. Se tiver lockdown, a rodagem para!”.

No Distrito Federal, a PF prendeu Renan Silva Sena, demitido do Ministério dos Direitos Humanos em maio de 2020, após divulgar um vídeo com ofensas e autoridades. Com ele, os policiais localizaram R$ 22 mil.


Renan Silva Sena foi preso pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (20), no Distrito Federal. Envolvido nos atos criminosos em Brasília do dia 8 de janeiro, ele pediu intervenção militar e criticou ministros do STF

A casa de Renan Sena estava trancada e teve o portão arrombado por agentes para o cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Veja quem são outros dois  presos da operação por participação nos atos criminosos.


Randolfo Antonio Dias

Em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte, a PF deteve Randolfo Antonio Dias. Ele incitava ações ilegais, como bloqueio de refinarias, e enviava áudios desejando a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Soraia Bacciotti

No Mato Grosso do Sul, a PF deteve Soraia Bacciotti. Ela é intérprete de libras e também participava de bolsonaristas radicais.

Soraia foi atuante na campanha do deputado estadual Capitão Contar (PRTB) ao governo do Mato Grosso do Sul em 2022. Ele foi derrotado por Eduardo Riedel (PSDB) no 2º turno.


Fonte: CNN Brasil


PSDB - Bruno Araújo deixa presidência da Executiva nacional do PSDB; Eduardo Leite assume cargo

 


O ex-deputado federal de Pernambuco Bruno Araújo anunciou a sua saída antecipada da presidência nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), nesta quarta-feira, (25). Em carta divulgada, o político anunciou que passou por momentos difíceis dentro da sigla.

“Atravessamos, sim, muitos momentos difíceis, isto é inegável. Mas são dos percalços, dos altos e baixos da longa trajetória da vida pública. Iremos superar todos”, declarou Bruno Araújo em nota à imprensa.

O mandato de Bruno Araújo teria fim no início do mês de fevereiro, quando passaria a função para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), classificado pelo ex-deputado como “jovem e brilhante”.

O mandatário gaúcho foi escolhido como presidente da Executiva Nacional do PSDB em dezembro de 2022.

Na época, Eduardo Leite publicou nas redes sociais que considera “importante para o Brasil que se recupere a força de um centro político com agenda capaz de conciliar a urgência de políticas sociais de impacto, que promovam a igualdade de oportunidades, com a essencial responsabilidade fiscal e a modernização da máquina pública”.


Fonte: Metropoles

GOVERNOS - Governadores buscam com Lula recomposição de R$ 50 bilhões

 


A estimativa foi passada à CNN antes da reunião pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)

Os governadores buscam nesta sexta-feira (27) com o presidente Lula uma recomposição de perdas em seus cofres de cerca de R$ 50 bilhões, referentes a política de desoneração dos combustíveis implementada pelo governo Jair Bolsonaro.

“O fato é que há uma perda que ultrapassa R$ 50 bilhões que precisa, sem populismo, encontrar uma saida”, disse Helder a CNN antes da reunião.

“O ideal sobre combustíveis é construir uma solução que seja de sensibilidade fiscal e social. É uma discussão que vai ser feita e é isso que vamos pregar na reunião. Qualquer medida (de recomposição que seja simpliesta vai obviamente esbarrar no mundo real e principalmente no envolvimento de terceiros, como Judiciário e Legislativo”, afirmou.

Na prática, os governadores pretendem ouvir do governo uma solução que envolva o fim da desoneração e a recomposição dos valores perdidos, mas querem evitar um impacto negativo no orçamento da população com o provável aumento dos preços que isso provocaria.

Uma das soluções na mesa é a aplicação do item da lei que desonerou os combustíveis que prevê que a União compense estados com perdas superiores a 5% de sua receita. Outra é a criação de um fundo de compensação.

“Nós nesse momento estamos diagnosticando uma realidade fiscal absolutamente insustentável. Alguns estados começaram a entrar em colapso. A partir daí se precisa analisar os componentes fiscais, financeiros e políticos para construir uma solução. É uma pauta sensível que precisa ser construída a quatro mãos”, afirmou Helder.

Os governadores também irão levar projetos prioritários de seus estados e das regiões e irão pedir que possam participar do debate da reforma tributária que o governo pretende aprovar neste semestre.


Fonte: CNN Brasil

INÉDITO - Dupla brasileira é campeã no Aberto da Austrália em feito inédito para o país no tênis

 


Luisa Stefani e Rafael Matos ganharam de indianos nas duplas mistas e conquistaram o primeiro Grand Slam do ano

A dupla formada por Luisa Stefani e Rafael Matos venceu os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna nesta sexta-feira (27) e conquistou o Aberto da Austrália de tênis. A vitória foi por 7/6 (7/2) e 6/2.

O título de Stefani e Matos é o primeiro da história de uma dupla 100% brasileira em um Grand Slam – o grupo dos quatro torneios mais importantes do tênis profissional.

Stefani, 25, já havia conquistado, dois anos atrás, outro feito inédito para o país no esporte – junto com Laura Pigossi, ela foi a primeira medalhista olímpica do tênis brasileiro, com o bronze nas duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Logo depois, ela sofreu uma lesão no joelho durante a semifinal do US Open e ficou quase um ano fora das quadras. Ainda assim, atingiu o nono lugar no ranking mundial entre as duplistas, o seu maior na carreira. Hoje, está na 34ª posição.

Já Rafael Matos, 27, 29º no ranking masculino de duplas, conquistou seu primeiro título de grande expressão no circuito.

Com o título, a dupla se junta a Maria Esther Bueno, Thomaz Koch, Gustavo Kuerten, Bruno Soares e Marcelo Melo no grupo de tenistas brasileiros que foram campeões em um Grand Slam.

“É muito especial para mim e para o Rafa. É uma honra”, disse Luisa após o título. “Na época do torneio de Wimbledon, no ano passado, Rafa me explicou como eu estava indo. Eu estava em recuperação, e ele me perguntou se nós poderíamos jogar [duplas] mistas quando eu voltasse”, lembrou a brasileira.

“Foi uma grande motivação para eu continuar trabalhando duro, e aqui estamos, ganhando nosso primeiro Grand Slam na Austrália”, disse ela.

Matos disse ter sido especial jogar com outro brasileiro. “Uma energia tão boa, uma ótima comunicação dentro e fora da quadra. É um sonho que virou realidade”, afirmou ele.

Fonte: CNN Brasil


quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

LIBERADO - Moraes libera redes sociais do deputado eleito Nikolas Ferreira

 


Parlamentar deverá se abster de publicar notícias falsas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou hoje (26) a reativação das redes sociais do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG). Com a decisão, as contas do político no YouTube, Facebook, Telegram, TikTok e Twitter serão liberadas.

Na decisão, Moraes determinou que o deputado eleito se abstenha da “publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas”. No caso de descumprimento, pagará multa de R$ 10 mil, valor que será descontado do salário de deputado.

A decisão de Moraes se tornou pública após a repercussão da multa de R$ 1,2 milhão contra o Telegram por descumprimento da determinação de bloqueio da conta do parlamentar eleito.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo, Nikolas Ferreira classificou a decisão com “censura” e diz que “ficou proibido falar no Brasil”. 


Fonte: Agência Brasil.


ASTERÓIDE - Asteróide do tamanho de um caminhão passará próximo à Terra nesta quinta

 


O asteroide 2023 BU passará sobre a ponta sul da América do Sul às 21h27, a cerca de 3.540 quilômetros acima da superfície da Terra

Um asteroide do tamanho de um caminhão deve se aproximar da Terra em uma das distâncias mais próximas já registradas na noite desta quinta-feira (26), de acordo com a Nasa.

O pequeno asteroide, chamado 2023 BU, passará sobre a ponta sul da América do Sul às 21h27 desta quinta-feira, a cerca de 3.540 quilômetros acima da superfície da Terra. A distância é considerada próxima por estar dentro da órbita dos satélites globais.

A Nasa já assegurou que não há risco de o asteroide atingir a Terra.

Se a rocha, estimada entre 3,5 e 8,5 metros de diâmetro, viesse em direção à Terra, ela se transformaria em uma bola de fogo assim que entrasse na atmosfera e se desintegraria. Os detritos restantes cairiam no chão como pequenos meteoritos, de acordo com a agência espacial.

O astrônomo amador Gennadiy Borisov avistou o asteroide do observatório MARGO em Nauchnyi, na Crimeia, no sábado. Borisov também descobriu anteriormente o cometa interestelar 2I/Borisov em 2019.

O Minor Planet Center, que rastreia as posições de planetas menores, cometas e rochas espaciais, também recebeu relatórios recentes de observações do asteroide 2023 BU. Uma vez registradas observações suficientes, o centro anunciou a descoberta do asteroide. Sob comando da União Astronômica Internacional, a organização é responsável pela identificação, designação e dados orbitais desses objetos celestes.

Observatórios de todo o mundo fizeram mais investigações após o anúncio da descoberta no domingo, permitindo um refinamento preciso da órbita de 2023 BU.

O sistema de avaliação de risco de impacto no Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa analisou os dados do Minor Planet Center e previu que o asteroide não atingiria a Terra.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra calcula a trajetória de todos os asteroides próximos da Terra conhecidos para avaliar seu potencial impacto em nosso planeta.

“O sistema rapidamente descartou o impacto do 2023 BU, mas apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”, disse Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do JPL que desenvolveu o sistema, em um comunicado. “Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto da Terra já registrada.”

A gravidade da Terra muda a trajetória dos asteroides, mas 2023 BU chegará tão perto do nosso planeta que sua órbita ao redor do sol mudará após o encontro.

Antes da passagem próxima de quinta-feira, o asteroide tinha uma órbita circular que levou cerca de 359 dias para ser concluída ao redor do sol. Posteriormente, os cientistas estimam que a órbita do asteroide se alongará, estendendo essa única órbita ao redor do sol para 425 dias.


Fonte: CNN Brasil


PETROBRAS - Jean Paul Prates assume presidência interina da Petrobras

 

Em abril, assembleia geral aprova seu nome para mandato de dois anos

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou hoje (26), por unanimidade, o nome de Jean Paul Prates como conselheiro da empresa até a próxima assembleia geral de acionistas e o elegeu presidente da companhia, com mandato até 13 de abril deste ano, mesmo prazo dos demais integrantes da diretoria executiva.

Prates, que assume a presidência interina da Petrobras devido à renúncia de seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicado por Jair Bolsonaro, foi indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse como presidente e conselheiro de Administração nesta quinta-feira. Ele deverá ser efetivado no cargo pela assembleia geral de acionistas que se reunirá até o mês de abril, aprovando também a eleição dos conselheiros.

Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, os diretores da empresa foram eleitos pelo Conselho de Administração em abril de 2021, para um período de dois anos. Toda a diretoria, incluindo o presidente, termina o mandato na mesma data, o que explica porque o mandato de Prates também se encerrará em abril, quando ele deverá ser efetivado na presidência da empresa pela assembleia de acionistas. Cabe ao Conselho de Administração aprovar a eleição e a renovação da diretoria.

Formação

Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em economia e gestão de petróleo, gás e motores pelo Instituto Francês do Petróleo e mestre em política energética e gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia.

Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. (Braspetro), editor da revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e diretor executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000, quando coordenou projetos de diversas empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais, entidades sindicais e setoriais, e assessorou governos, agências reguladoras e parlamentares em todas as áreas do setor energético.

Como secretário de Energia do Rio Grande do Norte, Prates levou o estado à autossuficiência energética e à liderança nacional em geração eólica, além de ter consolidado uma refinaria e usinas termelétricas a gás e biomassa naquele estado e construído bases para os projetos de energia solar e eólica offshore (no mar).

Marcos legais

Prates foi pelo Rio Grande do Norte; presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia e do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes. É autor de importantes marcos legais envolvendo a transição energética e práticas sustentáveis, entre as quais a lei que regulamenta as atividades de captura e armazenamento de carbono e a lei da energia offshore e foi relator do Marco Legal das Ferrovias, das novas leis sobre a produção de biogás em aterros sanitários e da nova lei de mobilidade urbana sustentável.

Recentemente, Prates foi reconhecido como um dos três mais influentes nomes no setor de energia renovável no Brasil e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia, a europeia Recharge e a norte-americana Windpower. Também foi eleito um dos 25 mais influentes nomes da indústria eólica mundial pela revista Windpower.


Fonte: Agência Brasil


GUARDA NACIONAL - Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro

 


Flávio Dino explica papel de nova corporação federal de segurança

O governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

A informação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em entrevista exclusiva a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite desta quarta-feira (25), em Brasília. Ele disse que a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula.  

"Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. 

Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim", afirmou.

O ministro descartou qualquer ideia de federalizar a Segurança Pública do Distrito Federal, que continuará sob o comando do governo local. No entanto, a defesa de áreas sob jurisdição da União - como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e residências oficiais, entre outros pontos sensíveis da capital - passaria a ser atribuição da Guarda Nacional.

A ideia é que seja uma corporação civil, mas de caráter ostensivo, com ingresso por meio de concurso próprio. Atualmente, o contingente da Força Nacional é recrutado de forma episódica a partir de agentes que atuam em diferentes polícias do país.   

"Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir", argumentou. 

Outras medidas

Além da criação da Guarda Nacional, que está no centro das propostas do chamado Pacote da Democracia, o governo federal deve sugerir mudanças legais para criminalizar condutas na internet que configurem a prática de atentado contra o Estado Democrático de Direito. 

"Ninguém pode instalar um quiosque em um shopping center e ensinar a fabricar uma bomba. Por que pode na internet? Então, terrorismo e crimes contra o Estado Democrático de Direito não podem ser mobilizados na internet", afirmou o ministro da Justiça.

Outra medida é o aumento da pena para quem organizar e financiar atos golpistas e antidemocráticos, como os que ocorreram em Brasília no último dia 8 de janeiro. 

Relatório da intervenção 

Flávio Dino também adiantou algumas conclusões do relatório final da intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal (DF). O documento ainda será detalhado ao ministro pelo interventor, Ricardo Cappelli, e depois apresentado aos chefes dos Três Poderes.

"Temos alguns resultados que mostram que houve omissões gravíssimas, no planejamento e execução do sistema de segurança pública por parte do Distrito Federal, e é isso que vai ser apresentado à sociedade, para que, no momento próprio, o Poder Judiciário defina as punições cabíveis àqueles que falharam, erraram ou cometeram crimes", afirmou.

A intervenção federal no Distrito Federal vai durar até o próximo dia 31 e, a partir de fevereiro, o governo distrital volta a gerir a segurança pública na cidade. Na tarde desta quarta-feira (25), a governadora em exercício do DF, Celina Leão, apresentou o delegado Sandro Avelar como futuro secretário de Segurança Pública da capital do país


Fonte: Agência Brasil

MUDANÇAS NO APLICATIVO - WhatsApp inicia liberação da ferramenta “Comunidades” no Brasil; grupos permitem até 5 mil pessoas

 


Em fevereiro do ano passado, a plataforma havia se comprometido a não implementar novas funcionalidades até o fim do período eleitoral

O WhatsApp confirmou, nesta quinta-feira (26), a liberação gradual do recurso “Comunidades” no Brasil. A ferramenta permite a criação de grupos com até cinco mil pessoas.

Em fevereiro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp firmaram um acordo para enfrentar a desinformação divulgada durante o processo eleitoral. A plataforma, então, se comprometeu a não implementar novas funcionalidades até o fim do período eleitoral.

Segundo a empresa, ao entrar em uma comunidade, é possível ir de um grupo para outro com facilidade para acessar as informações necessárias no momento certo. Além disso, os administradores podem enviar atualizações para todos que estiverem no grupo.

Para começar, é preciso tocar na nova aba comunidades, localizada na parte de cima das conversas no Android e na de baixo no iOS. Lá, é possível começar uma comunidade do zero ou adicionar grupos existentes.

WhatsApp libera recurso “Comunidades” / Divulgação/ WhatsApp

O WhatsApp afirmou que irá inovar com um “nível de privacidade e segurança jamais visto”, com a tecnologia de criptografia de ponta a ponta.

Além dessa novidade, a plataforma também anunciou outros três novos recursos:

Enquetes dentro de conversas

Chamada de vídeo com 32 pessoas

Grupos com até 1.024 usuários

Esses recursos poderão ser utilizados em qualquer grupo, inclusive nas comunidades.


Fonte: CNN Brasil

NATAL - CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL SE REUNIU EXTRAORDINARIAMENTE PARA APRECIAR PROJETOS DE LEI ; VEREADORA MARGARETE RÉGIA ESTEVE PRESENTE NA SESSÃO DESSA QUINTA-FEIRA(26) E SUBSCREVEU PROJETO.

 




A Câmara Municipal de Natal se reuniu extraordinariamente nesta quinta-feira (26) para apreciar projetos de Lei.

Foram apreciados as seguintes matérias:

✓ Projeto de Lei Complementar nº 20/2022, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que “Cria o Plano de Cargos, Carreira e Salários, e o Quadro Suplementar em Extinção para os Empregados Públicos da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional – ALIMENTAR, e dá outras providências,  mensagem nº141/2022”;

✓ Projeto de Lei nº 612/2021,  que “Cria o “Selo Conformidade” a ser concedido pela Prefeitura Municipal de Natal, às empresas que adotem Programas de Integridade”;

✓ Projeto de Lei nº 203/2022,  que“Altera o nome da Rua Tenente Everaldo Borges de Moura no trecho compreendido entre o cruzamento com a Rua do Maruim, até o entroncamento com a Rua Francisco Ivo;

✓ Projeto de Lei nº 240/2022,  que “Institui a Semana Municipal da Compostagem, a ser inserida no calendário municipal na primeira semana do mês de maio, durante a programação da semana internacional da compostagem;

✓ Projeto de Lei nº 289/2022, de que “Institui o “Dia Miguel de combate ao racismo e genocídio contra as crianças e adolescentes negros” a ser realizado no dia 02 de junho.

A vereadora Margarete Régia se fez presente na sessão, subscreveu o projeto que denominou trecho de uma rua na praia da Redinha,  de  Hélio Vasconcelos da Rocha,  em  que a homenagem  se justificou  pela sua  presença  constante naquela praia e aproveitou também para enaltecer a sanção da rua tenente Everaldo Borges de Moura; "é importante lembrarmos e homenagearmos pessoas marcantes que viveram e estavam presentes na história  da comunidade"  disse a vereadora; a rua que recebeu os nomes é nova e foi criada a partir das obras do Complexo Turístico da Redinha.


Já o Projeto de Lei Complementar nº 20/2022, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que “Cria o Plano de Cargos, Carreira e Salários, e o Quadro Suplementar em Extinção para os Empregados Públicos da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional – ALIMENTAR, Margarete Régia destacou que " serão mais de 120 funcionários que não tinham um plano de Cargos e o legislativo da nossa Casa está sempre recebendo reivindicações dos funcionários públicos, os da Alimentar estavam de fora do Plano, e essa matéria encaminhada pela Prefeitura, finalmente veio reconhecer os trabalhos desses funcionários ".

Além desses dois projetos, outros dois  foram apreciados. 

Na próxima segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Natal terá nova reunião extraordinária, dessa vez para fazer a eleição dos cargos vagos para a mesa diretora da Câmara.

compartilhe nas redes sociais.