apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2022

FÓRMULA 1- GP da Áustria: Leclerc coloca Ferrari no topo na casa da RBR

Piloto monegasco ultrapassa Max Verstappen três vezes para ficar com a vitória em Spielberg. Lewis Hamilton herda posto no pódio após incêndio no motor de Sainz

As arquibancadas laranjas estavam prontas para festejar o holandês Max Verstappen. Só que Charles Leclerc deu o tom vermelho da Ferrari para o GP da Áustria. Neste domingo, o piloto monegasco voou em Spielberg, casa da RBR, e conseguiu três ultrapassagens no atual campeão mundial para conquistar a terceira vitória na temporada 2022 da Fórmula 1. Lewis Hamilton, da Mercedes, herdou a terceira posição no pódio depois de um pequeno incêndio no motor ferrarista de Carlos Sainz.

Leclerc teve o carro mais eficiente durante quase todas as 71 voltas em Spielberg, mas revelou o medo de perder a primeira posição nas últimas voltas por causa de um problema no acelerador. Ao receber a bandeira quadriculada, o piloto ferrarista pôde sorrir aliviado. A vitória no GP da Áustria foi a quinta da carreira de Leclerc e a terceira nesta temporada, voltando ao topo depois de vencer o GP do Bahrein e o GP da Arábia Saudita.

- Foi uma corrida muito boa. O ritmo estava lá. O final foi incrivelmente difícil. Tive esse problema com o acelerador, mas conseguimos mantê-lo até o final. Estou muito feliz - disse o piloto da Ferrari.

Verstappen, que dominou todo o fim de semana e venceu a corrida classificatória, se conformou com a segunda posição e a volta mais rápida da corrida. O piloto sabe que saiu no lucro depois da quebra do motor de Carlos Sainz. O piloto espanhol estava prestes a ultrapassar o holandês e encaminhar uma dobradinha da Ferrari.

Heptacampeão mundial, Lewis Hamilton confirmou o crescimento da Mercedes - George Russell foi o quarto colocado - com o terceiro pódio seguido. Novamente o britânico acabou na terceira posição graças ao problema mecânico de Sainz.

Incêndio no carro de Sainz

Um momento marcante da corrida deste domingo foi o incêndio no carro de Carlos Sainz. O piloto da Ferrari estava fazendo a ultrapassagem em Max Verstappen pela segunda posição quando o motor não aguentou. O espanhol teve dificuldades para sair do carro em chamas. Ficou ileso, mas desolado com o problema mecânico.

A 12ª etapa da F1 será o GP da França no Circuito de Le Castellet, em 24 de julho. 

A LARGADA

Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen voou para não dar chance ao ataque das Ferraris. Assim como na corrida classificatória, Leclerc e Sainz brigaram por posição, e o espanhol chegou a sair da pista na primeira curva, mas manteve o terceiro posto.

Logo atrás dos três, George Russell e Sérgio Pérez também brigaram por posição. O duelo foi tão acirrado que acabou em um toque na curva 4. Pior para o mexicano da RBR, que rodou, parou na Brita e caiu para a última colocação, precisando passar nos boxes.

MOMENTOS-CHAVE

Leclerc ultrapassa Verstappen

Depois da largada conturbada, Leclerc se estabeleceu como o carro mais rápido na pista, indo à caça de Verstappen para brigar pela liderança. O monegasco da Ferrari colocou no holandês da RBR na oitava volta e tentou a ultrapassagem na 10ª volta. Verstappen manteve a primeira posição, mas avisou no rádio que não conseguiria segurar muito o rival. Na 12ª volta, Leclerc conseguiu a ultrapassagem na curva 4.

Punição a Russell

Por causa do toque em Pérez na largada, Russell foi punido com cinco segundos nos boxes. Ele cumpriu a punição na 12ª volta. Ele aproveitou para trocar a asa dianteira e colocar pneus duros.

Hamilton crescendo

A Mercedes de Hamilton melhorou de rendimento, e o heptacampeão mundial conseguiu ultrapassar os dois carros da Haas na 15ª volta, primeiro retomou a posição tomada por Mick Schumacher, depois passou Kevin Magnussen. Chegou ao terceiro posto atrás apenas das Ferraris por causa dos pits stops de Verstappen e Ocon.

Hamilton x Verstappen

Depois de passar pelos boxes, Verstappen voltou à pista na sétima posição. O holandês rapidamente passou pelos carros da Haas e travou um duelo e tanto com Hamilton pela terceira posição. O heptacampeão mundial segurou ao máximo o piloto da RBR na curva 3, mas acabou ultrapassado na curva 4 da 18ª volta.

Pérez abandona a prova

Por causa da batida na primeira volta, Pérez não conseguiu voltar à briga por posições na corrida e acabou abandonando na 25ª volta.

Troca de posições nos boxes

Leclerc fez sua parada nos boxes na 27ª volta e Sainz na volta seguinte. Assim, Verstappen voltou à liderança. Hamilton parou na 29ª volta e acabou caindo para a sexta posição, mas rapidamente ultrapassou Stroll e Ocon para retornar à quarta posição.

Leclerc 2 x 0 Verstappen

Leclerc voltou a ter bom desempenho depois do pit stop e tirou a diferença para Verstappen. Na 33ª volta, Leclerc ultrapassou na curva 3 e retomou a primeira posição. O holandês fez a segunda parada nos boxes e perdeu a segunda posição para Sainz.

Vettel na brita

Na parte de trás do grid, Gasly deu um toque em Vettel, que rodou e foi parar na brita da curva 4 durante a volta 40. O francês da AlphaTauri foi punido com cinco segundos nos boxes por causa do incidente.

Troca de posições nos boxes

Leclerc parou nos boxes na 50ª volta, e Sainz fez a parada na volta seguinte. Assim, Verstappen voltou à liderança.

Leclerc 3 x 0 Verstappen

Não demorou para Leclerc colar em Verstappen e conseguir a terceira ultrapassagem no rival no GP da Áustria. Na 53ª volta, o monegasco da Ferrari retomou a primeira posição.

Ferrari em chamas

Carlos Sainz colou em Verstappen na 57ª volta e ficou muito perto da ultrapassagem. Foi quando o motor da Ferrari deixou o espanhol na mãe. O piloto saiu da pista, mas teve dificuldades para deixar o carro em chamas. O fogo foi contido, e Sainz deixou o carro ileso, porém desolado com a oportunidade perdida. Hamilton herdou a terceira posição.

Tensão nas últimas votas

Nas últimas voltas da corrida, Leclerc viu a vantagem sobre Verstappen diminuir. Um problema no acelerador fez o carro da Ferrari perder eficiência. O piloto não escondeu o alívio ao cruzar a linha de chegada na primeira posição.


Fonte: GE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.