apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2022

ELEIÇÕES 2022 - PESQUISAS DE DOIS INSTITUTOS LEVANTARAM NÚMEROS PARA O GOVERNO E SENADO NO RIO GRANDE DO NORTE. FÁTIMA BEZERRA PARA O GOVERNO E CARLOS EDUARDO NO SENADO LIDERAM EM AMBAS AS PESQUISAS.

 



VEJAMOS OS NÚMEROS:


PESQUISA BG/BRÂMANE - GOVERNO

Na disputa para o governo do Estado, a governadora e pré-candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) lidera com 36,8% das intenções de voto, seguida pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), com 16,9%.


Confira os números:


Governo do RN – Estimulada

Fátima Bezerra (PT): 36,8%

Fábio Dantas (Solidariedade): 16,9%

Styvenson Valentim (Podemos): 15,4%

Clorisa Linhares (PMB): 2,4%

Danniel Morais (PSOL): 0,9%

Rodrigo Vieira (DC): 0,9%

Rosália Fernandes (PSTU): 0,4%

Não sabe/não respondeu: 15,9%

Branco/nulo: 10,4%


PESQUISA BG / BRÂMANE / SENADO.


Estimulada


  Nesse cenário, que simula como realmente acontece nas eleições, com o eleitor tendo acesso aos nomes dos pré-candidatos, o ex-prefeito de Natal tem 26% contra 21,9% do ex-ministro.

O deputado federal Rafael Motta aparece em terceiro com 12,6% das intenções de voto. Os demais citados não atingiram a margem de erro amostram da pesquisa.

A pesquisa divulgada pelo Blog do BG e realizada pelo instituto Brâmane foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-06936/2022 e RN-04995/2022. Para a realização dos estudos, foram entrevistados 1500 eleitores enrte os dias 6 e 8 de julho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,53% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%.


Exatus/Agora/RN - GOVERNO  

Fátima lidera com grande vantagem nas pesquisas


Estimulada


 A  atual governadora Fátima Bezerra (PT) à frente, com 36,15% das intenções de voto.

Na sequência aparecem o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 13,9%, e o ex-vice governador Fábio Dantas (SD), com 6,65%. A margem de erro do levantamento é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos

 Confira os números:

Fátima Bezerra (PT) - 36,15%

Styvenson Valentim (Podemos) - 13,9%

Fábio Dantas (Solidariedade) - 6,65%

Clorisa Linhares (PMB) - 2,3%

Danniel Morais (Psol) - 2%

Rosália Fernandes (PSTU) - 1,7%

Brancos e nulos - 21,15%

Não sabem ou não responderam - 16,15%


Exatus/Agora/RN - Senado

Carlos Eduardo vem liderando todas as pesquisas


Estimulada.


Carlos Eduardo tem 10 pontos de vantagem sobre Rogério Marinho, indica pesquisa.


Oex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) é o mais lembrado pelos potiguares, ficando em primeiro lugar. Na sondagem estimulada, ele tem 22,85% das intenções de votos, seguido por Rogério Marinho (PL), com 12,65% e, em terceiro lugar, pelo presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, com 5,15%.

O ex-deputado Ney Lopes (PMB) vem logo atrás, com 2,55%; seguido por Freitas Júnior (PSOL), com 1,75% e Dário Barbosa (PSTU), com 0,75% das intenções de votos. Entre os entrevistados que responderam que votariam branco/nulo/ninguém, estão 29% dos consultados e, não sabe/não respondeu, 25,3%.


Metodologia da pesquisa

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa entrevistou, entre os dias 5 e 7 de julho, dois mil eleitores sobre as intenções de voto no Rio Grande do Norte para presidente, governador e senador nas eleições de 2022, totalizando 60 municípios pesquisados. Os resultados foram avaliados sob um erro amostral de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob números BR-02428/2022 e RN-08156/2022.

Fonte: Blog do BG e Agora RN


Por que o Blog A Cidade publica  sobre  as pesquisas 


O Blog A Cidade sempre divulgará ou fará menções às  pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país.


As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. 

Com  esses apontamentos, o Blog A Cidade  considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.