apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Eleições 2022 - Fátima Bezerra e Carlos Eduardo celebram liderança mostrada em pesquisa Exatus.

 


Pré-candidatos avaliam positivamente índices de intenção de votos que receberam em levantamento eleitoral

Os números da pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, em parceria com o jornal AGORA RN, divulgados nesta terça-feira 12, foram repercutidos pelos principais pré-candidatos ao governo do Estado e para o Senado Federal, no Rio Grande do Norte.

Primeira colocada nas sondagens estimulada e espontânea, a governadora e pré-candidata à reeleição, Fátima Bezerra (PT), passou o dia envolvida com as ações de enfrentamento aos danos causados pelas chuvas que caíram recentemente no Estado. A gestora informou ao AGORA RN, nesta terça-feira 12, “que não comenta resultados de pesquisas, no entanto, tem um profundo respeito pelos resultados apontados, pois entende que os dados dos levantamentos retratam o período em que a sondagem foi realizada”.

Já o segundo lugar na pesquisa para o governo do Estado, senador Styvenson Valentim (Podemos), que tem 13,9% das intenções de voto, no cenário estimulado, agradeceu aos eleitores, disse se sentir “lisonjeado” pela confiança depositada e pediu para os potiguares continuem fiscalizando seu trabalho.

“Eu fico lisonjeado quando vejo que a população está sendo esclarecida e fiscaliza o trabalho de um político jovem, como eu, inexperiente, que entrou ontem e que não tolera a política nociva arcaica, tipo de mercantilismo destrutivo que acaba com nosso e Estado e o país. Eu preciso dizer que o mérito é da população, porque em nenhum momento busquei e busco essa candidatura e nunca levantei minha mão e disse que sou pré-candidato ou sou a solução para o Estado”, afirmou.

Styvenson continuou, “tenho ótimas ideias e isso parte de eleitores esclarecidos que fiscalizam o meu trabalho (desempenhado) honestamente. E com o agradecimento, peço que todos me fiscalizem, entrem nas minhas redes sociais, meu site e no Portal do Senado Federal, pois quando todos os eleitores passarem a fiscalizar seus políticos, vão saber quem é quem”, frisou.

O pré-candidato Fábio Dantas (Solidariedade) que está em terceiro lugar na sondagem, afirmou que não discute pesquisa, mas tem respeito pelos resultados divulgados e que irá continuar trabalhando.

‘Reflete o que temos visto no interior e Grande Natal’, diz pedetista

Primeiro colocado na pesquisa Exatus/AGORA RN, o presidente estadual do PDT e ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves comemorou o fato de ter aparecido novamente liderando a corrida para o Senado Federal. Para ele, os números obtidos nas sondagens estimulada (22,85%) e espontânea (15,95%), são sinônimos de que o eleitor potiguar o apoia para a disputa.

“A pesquisa reflete o que temos visto ao percorrer o interior do RN e a Grande Natal. Estamos há um ano dando entrevistas nas rádios, indo aos municípios e conversando com a população, com lideranças locais e políticos também. Nossa pré-campanha tem sido pautada em propostas, proposições e na busca por mais desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. As pessoas vêm demonstrando boa assimilação sobre a nossa chapa e nós estamos conscientes do dever que temos até outubro”, disse.

Carlos Eduardo disse ainda que as pesquisas têm sempre apontado a liderança da governadora Fátima Bezerra para o executivo estadual. “E a nossa ao Senado. No entanto, sabemos que não há nada ganho, pelo contrário, há muito chão a percorrer e muito trabalho a se fazer. Aproveito para agradecer o reconhecimento de cada cidadão e cidadã pela confiança depositada em nosso nome para representar e defender o Rio Grande do Norte no Senado”, disse, em entrevista ao AGORA RN, nesta terça-feira 12.

O segundo colocado na pesquisa para o Senado Federal, ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL) foi procurado, mas preferiu não se manifestar sobre o resultado obtido na pesquisa, onde surge com 12,65% na sondagem estimulada e com 9,15% na espontânea.

Já o presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, que vem lutando para viabilizar seu nome na disputa, apareceu em terceiro lugar no levantamento, com 5,15% na sondagem estimulada e apenas 4% espontânea. Ele também foi procurado pelo AGORA RN, nesta terça-feira, desde as 11h23, mas até o fechamento desta edição, não emitiu pronunciamento.

PESQUISA

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa entrevistou, entre os dias 5 e 7 de julho, dois mil eleitores sobre as intenções de voto no Rio Grande do Norte para presidente, governador e senador nas eleições de 2022, totalizando 60 municípios pesquisados. Os resultados foram avaliados sob um erro amostral de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob números BR-02428/2022 e RN-08156/2022.


Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.