A Rússia conseguiu mobilizar apenas quatro países contra a resolução que condenou a invasão da Ucrânia, aprovada pela Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) na tarde desta quarta-feira (2). A condenação foi apoiada por ampla maioria: 141 países votaram a favor da resolução, enquanto 35 se abstiveram, entre eles a China.
Além da própria Rússia e de Belarus —ex-república soviética que vem atuando como um satélite do presidente russo Vladimir Putin— reprovaram a resolução Coreia do Norte —regime mais fechado no planeta e também alvo de sanções internacionais, Eritreia e a Síria —os russos tiveram papel decisivo na guerra civil do país do Oriente Médio, mantendo o ditador Bashar al-Assad no poder.
Entre os países que se abstiveram se destaca a China, que mantém uma relação próxima com a Rússia, e diversas ex-repúblicas soviéticas, como Cazaquistão, Quirquistão e Tadjiquistão.
Aliados russos na América Latina, Cuba e Nicarágua também se abstiveram, enquanto a Venezuela não votou. A Índia também preferiu a abstenção. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu o amplo apoio internacional à resolução da ONU.
Votaram contra: Coreia do Norte; Eritreia; Rússia; Belarus; Síria.
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário