Chapa começa a ser montada com Carlos Eduardo senador |
Os mares da política de fevereiro ferveram nesses primeiros dias com a sinalização clara do bloco da governadora Fátima começando a montar a chapa majoritária para a disputa do pleito que se aproxima em outubro; alguns concordam outros não, mas já é tempo!
A nível nacional ao que parece, está acertada a primeira Federação de Partidos: PT, PSB, PC do B e PV e também dada como certa a chapa Lula presidente e Alckmin vice, restando apenas definir para qual partido Alckmin vai: PSB, PSD e Solidariedade.
Diante da condução de Lula no processo nacional fazendo alianças inclusive com seu rival em eleições e a formação da federação com 4 partidos, as alianças nos Estados começam a serem trabalhadas.
É tido como prioridade absoluta do PT, a vitória de Lula e nos Estados, a eleição de seus governadores do partido ou aliados; lembrando que o PT sempre tem um percentual de simpatizantes do partido que mantém sempre as suas bancadas na chapa proporcional.
No Rio Grande do Norte, o desenho da polarização nacional Lula x Bolsonaro e essas políticas de alianças estão ganhando formas.
Os mares das praias do mês de janeiro trouxeram a fevereiro uma quase fechada definição para o Senado no RN: Carlos Eduardo será o candidato.
Então perguntam: e Jean Paul, atual Senador?
Nos faz imaginar qual seria o pensamento de formar essa chapa, já que na eleição passada tínhamos Carlos e Fátima em lados opostos.
Diante dessas observações, nota-se que o comando do PT no RN está tentando montar um arco de alianças que consolidem a vitória de Fátima ao ficar lado a lado com Carlos Eduardo, seu ex-adversário, com grande votação em Natal, líder em pesquisas para o Senado e em segundo para o governo; do ponto de vista de juntar os dois maiores pontuadores nas pesquisas numa chapa só, é quase partir para o abraço da vitória.
Dentro do PT, haverão os que defendam a candidatura de Jean Paul,ao invés de Carlos Eduardo, mas ao final, como a prioridade será eleger o presidente e a governadora, deverão acomodá-lo no governo Lula ou Fátima.
Nos próximos dias sairá a confirmação da Chapa Fátima governadora, Carlos Eduardo senador, o que apressará também a oposição a Fátima montar seu palanque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário