apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Natal - Saiba quando se dirigir a UBS, UPA ou Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais

 



Há três estabelecimentos de atendimento público aos quais é possível se dirigir, em Natal, quando o paciente estiver com sintomas de gripe: as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, instalado no Cemure no último mês. Esse fluxo de atenção é uma estratégia para que os serviços possam atender com eficiência todos os pacientes.


Saiba a seguir a ocasião certa para se dirigir a cada uma das unidades.


Centro de Enfrentamento

O Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, instalado no Cemure, tem o objetivo de desafogar as UPAs e UBS (unidades básicas de saúde) de Natal e ampliar o atendimento das pessoas com sintomas leves de síndrome gripal, fazendo o diagnóstico e o tratamento precoce.

A demanda é aberta, ou seja, podem ir direto ao local pessoas adultas com sintomas leves  da síndrome gripal, como coriza, tosse e dor de cabeça. 

O Centro faz o acolhimento, a classificação de risco, consulta médica, testes rápidos para a covid-19, dispensação de medicamentos, estabilização e até encaminhamentos para outro ponto de atenção, quando necessário.

Para o atendimento no Cemure é necessário levar documento com foto, comprovante de residência e Cartão SUS para ser atendido no local. A equipe de profissionais é composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. 

O funcionamento do Centro de Atendimento às Síndromes Gripais ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo informações, o ginásio Nélio Dias, na Zona Norte,  também funcionará da mesma forma.

UPAs

Enquanto o Centro atende casos de sintomas leves de gripe, as unidades de pronto atendimento (UPAs) são preparadas para receber casos mais graves, como febre alta, prostração e dificuldades respiratórias.

Por ser uma rede de urgência e emergência, as unidades funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Em Natal, é possível ser atendido nas UPAs Potengi, Esperança, Pajuçara, Satélite, Hospital dos Pescadores ou Unidade Mista de Mãe Luiza. 

UBS

Considerada a porta de entrada do cidadão ao sistema de saúde, as unidades básicas de saúde (UBS) devem ser procuradas em caso de consultas mediante agendamento ou por pacientes que já chegam com algum sintoma não grave. Outros serviços oferecidos pelas UBS são a vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Além de tratamento de sintomas gripais, todas as UBS também contam com pediatria, ginecologia obstetrícia e clínica médica. Algumas oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento psicológico e atendimento domiciliar.

As unidades básicas de saúde de Natal têm atendimento médico até às 15h, de segunda a sexta-feira. Há ainda oito unidades na cidade que estão com horário estendido até as 18h. Confira quais são: 

UBS Pajuçara (R Maracaí, s/n) 

UBS Nova Natal (R do Pastoril, s/n) 

UBS Panatis (Rua Milton Servita Brito, 994)

UBS Vale Dourado (R irmã Vitória, 706)

UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891)

UBS Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, s/n)

UBS Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01)

UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, s/n)


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.