apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

2022, a Hora da verdade está chegando no RN. Giro na política aborda as situações dos partidos do RN.

 

Lideranças do RN de olho nas eleições.

Giro na política analisa o quadro no RN faltando cerca de 7 meses para o período eleitoral.


Nova legislação com Federação ou não, começam os estudos para viabilidade das reeleições ou ascensão dos novatos.

Com base nas conversas de bastidores, passamos aqui um quadro panorâmico das principais lideranças políticas e partidos do RN.

PT - O Partidos dos Trabalhadores conta com grandes chances de reeleger Fátima Bezerra, poderá ceder a vaga de Senador ao PDT, caso os partidários não reclamem e não sejam convencidos.



FátimaFfFatimaa

Carlos Eduardo será candidato a Senador de Fátima.


Na chapa de Deputado Federal, o PT está bem encaminhado para eleger 2 deputados federais e ao que tudo indica, o PSB virá para a chapa junto ao PT, numa Federação definida a nível Nacional; Dessa Forma, Natalia ou Mineiro e Rafael Motta são os favoritos.

Para Deputado Estadual, o partido junto com os seus federados deverá eleger 3 a 4 deputados.




MDB - Ainda com grande representação no Estado, se não  enganados, é o segundo maior partido do RN; Deverá indicar o vice Governador na chapa de Fatima Bezera, ou o PSDB.


Garibaldi , candidato a Deputado Federal


Lançando Garibaldi Alves a Deputado Federal e atraindo outros candidatos a chapa, deverá elegê-lo,  e para Deputado Estadual, deverá fazer uns 3 .


PSDB - Formará uma forte chapa para Deputado Estadual, elegendo de 3 a 4 Deputados Estaduais, para Deputado Federal, ainda não surgiu nenhum grande nome no partido; 



PSDB e Ezequiel Ferreira podem indicar vice governador


PSD - As informações são de que montará uma chapa para eleger Robinson Faria Deputado Federal  e 2 Deputados Estaduais; Fabio Faria, filho de Robinson, quer ser Senador e disputa para ser candidato com Rogério Marinho(PL).


Robinson, candidato a Deputado Federal


PDT- O PDT tem como grande nome Carlos Eduardo, em segundo nas pesquisas para Governador e em primeiro para o Senado; Na última eleição em 2018 que saiu derrotado para Fátima Bezerra, nesse momento antes da eleição com bastante antecedência, já havia decidido sua candidatura a Governo; Mudou a estratégia e não se decidiu, mas na última semana aumentaram os.rumores de sair ao Senado na Chapa com Fátima Bezerra Governadora e com muito favoritismo, caso façam a aliança.

Na chapa proporcional, o PDT encontra dificuldades: grande parte dos que organizam o partido, seguem hoje Álvaro Dias que ao que parece vai priorizar a campanha proporcional, ficando o partido sem ter uma articulação para montar essa nominata; Mesmo sendo o partido com maior bancada de vereadores na Câmara Municipal, Paulinho Freire está estudando em qual partido irá ser candidato a Deputado Federal , o que enfraqueceria o PDT.

DEM - José Agripino  foi um dos grandes derrotados na eleição de 2018 e em 2020 em Natal, o partido foi novamente fraco ao ponto de nem lançar candidatos; Havia perspectiva que Paulinho Freire iria para o DEM, porém o partido anunciou a fusão com o PSL para formar o União Brasil; Houve recuo de Paulinho tanto para o DEM como para o União Brasil; Informações dão conta que o Deputado Girão e Carla Dickson ficarão no União Brasil, que deverá eleger 1 Federal e 3 Deputados Estaduais; Paulinho Freire, deverá se filiar a outro partido ainda não escolhido que deverá eleger 1 Deputado Federal e de 2 a 3 estaduais.


Paulinho Freire será um dos novatos que está preparando a nominata


Major Brilhante é citado em pesquisas.


Solidariedade- Partido sempre muito organizado nas suas nominatas, deverá eleger 1 Deputado Federal e de 2 a 3 Deputados Estaduais.


Kelps Lima e Lawrence Amorim, candidatos a Deputado Federal pelo Solidariedade


PL - Agora partido de Bolsonaro, deve se fortalecer e  aqui no RN  abraçar a maioria dos candidatos Bolsonaristas  com o União Brasil; João Maia é fortíssimo candidato a Deputado Federal e Rogério Marinho briga para ser candidato ao Senado.

João Maia


Republicanos- Benes Leocádio é Deputado Federal, colocou seu nome para Governador mas não cresceu nas pesquisas e deverá mesmo tentar se reeleger Deputado Federal, vai ter de fazer nominata e entrar na briga.

Benes Leocádio

PP: Os progressistas tem hoje Beto Rosado como Deputado Federal, que teve menos votos que Mineiro na eleição de 2018, no entanto como existiam as coligações, venceu; Precisa para esta eleição de nominata, a exemplo de 2018



Beto Rosado


União Brasil: Nascido da fusão do DEM e PSL, tem Girão nos quadros e Carla Dickson. Comenta-se que não saem juntos, o que aumenta a responsabilidade de cada um dos candidatos em formar uma nominata que eleja ao menos um. Acreditamos que um dos dois sairá eleito.




Podemos: O Senador Styvenson como grande nome do partido, deverá sair candidato a Governador. Depois de Carlos Eduardo, que deverá sair a Senador, na ausência de candidaturas ao Governo, representará o contraponto  às candidaturas de políticos tradicionais.


Styvenson, na ausência de candidatos, vai contra Fátima ao Governo.


PROS:  O PROS através de Jaime Calado, ainda alimenta a possibilidade de indicá-lo como Vice Governador na Chapa de Fernando Bezerra, que entrará em conflito com o MDB, mas mesmo assim, Jaime Calado de todo jeito apóia Fátima Bezerra.

Na chapa proporcional, tem Albert Dickson Deputado Estadual, que  no momento não sabemos se ficará no PROS ou sairá, já que sua esposa é candidata a Deputada Federal no União Brasil.

Jaime Calado ainda pensa ser vice de Fátima.


PC do B - O Vice Governador Antenor não deve reeditar chapa com Fátima, mas a apoiará.

Na chapa proporcional, o Partido, ao que parece, irá federalizar com o PT e dessa forma,  seus candidatos concorrem junto.

Outros partidos: a tendência é aguardar a federalizacão  ou não e os candidatos que tem mandatos, vão fazer muitas contas para se elegerem; Vão analizar as nominatas.


Pelas contas, Deputado Federal: estariam eleitos:

PT + PSB + PC do B  :  2

PL : 1

PSD : 1

MDB : 1

Solidariedade : 1

União Brasil : 1

Republicanos- : 1 ou 0.

PP: 1 ou 0.

Restando 1 vaga, que vai depender para onde vai a nominata que está em conversações e não definiram qual partido; Pela nossa visão, a probabilidade de um novato ocupar uma vaga é maior que a do PP e Republicanos.

Teremos uns 15 nomes disputando as 8 vagas de Deputado Federal.

Natalia, Mineiro, Samanda, Girão, Carla Dickson, Kelps Lima, Lawrence Amorim, Rafael Motta, Benes Leocádio, Garibaldi, Robinson Faria, João Maia,  major Brilhante, Jácome, Beto Rosado.


Para Governo, apostamos no embate: Fátima x Styvenson.

Fátima e Styvenson na disputa pelo Governo do RN


Para o Senado apostamos no embate: Carlos Eduardo x Rogério Marinho ou Fábio Faria.


Senador: Disputa de Carlos Eduardo x Rogério Marinho ou Fábio Faria.


Para Deputado Federal e Estadual: As estratégias, bases,  planejamento,  matemática e sorte estão lançadas; as regras eleitorais pregam surpresas.


Obs: São opiniões pessoais que podem mudar com os acontecimentos e alianças, o que logicamente podem mudar o cenário.


Façam as apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.