apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

MÚSICA - Xamã: hit 'Malvadão 3' surgiu de noite de drinks e versos livres, 'bem irresponsável mesmo'.

 


Rapper nº1 das paradas fala ao g1 sobre versos espontâneos com cenas do 'cotidiano brasileiro', de 'bunda com fermento' e 'preço da passagem': 'Sempre precisei muito de condução pública'.

O dono da música mais tocada no país hoje, com citações brasileiríssimas a "bumbum com fermento", "bigodin finin" e "preço da passagem", já tentou ser ser MC Deadpool e MC Nightwof. Mas Xamã achou sua força nas cenas cotidianas nacionais e nos versos livres como de "Malvadão 3".

Em entrevista ao g1, o rapper lembra a época em que vendia amendoim no trem enquanto fazia shows para três pagantes e explica a origem "espontânea" de seu hit nª 1. Já recuperado da Covid, que pegou no início do ano, Geizon Fernandes, 32 anos, falou sobre:

A criação desse e outros hits 'curtindo no estúdio, inventando melodias, fazendo 'freestyle''.

O motivo de sempre citar o "preço da passagem": a vida sofrida nos trens e ônibus do Rio.

A carreira embalada por parcerias dentro e fora do rap, de Ludmilla a Marília Mendonça.

O desejo de popularizar o rap e o contato com João Gomes, que vai gravar uma música dele.

O impacto psicológico e a pausa nas redes após uma mulher inventar uma gravidez dele.

O erro de tweets homofóbicos e como conversa com Gloria Groove para aprender sobre isso.

Planos para 2022: um livro, singles de rap e um álbum todo em outro estilo...

Leia abaixo os principais trechos da conversa:

g1 - 'Malvadão 3' tem versos de apelo muito popular tipo o 'vapo vapo', o 'bigodin finin', a 'bunda com fermento'. Você já escreveu essa pensando num potencial mais amplo?

Xamã - Não, na verdade todas as músicas que eu construo são como uma história em quadrinhos. Está acontecendo um monte de coisas, parece que aquelas imagens estão em movimento.

Eu crio a melodia e tento colocar palavras do cotidiano do brasileiro, que ele usa diariamente. Você encanta a pessoa com uma melodia bacana e coloca um texto, um mini-roteiro de dois minutos, e as pessoas se identificam.

Xamã: Conheça o rapper dono da música mais ouvida no Brasil

g1 - E como amarrar todas essas imagens num tema, como você cria a música?

Xamã - Eu crio de duas maneiras. O beat é feito pelo NeoBeats, o DJ Gustah, a galera que produz para mim. Eles criam a melodia e eu escrevo a letra em cima. Mas muitas das vezes eu lapido com o tempo.

Eu escrevo muito no "freestyle": a primeira coisa que vem na mente, a coisa mais espontânea possível. Aí com o tempo você vai dando uma bordadinha ali. E o processo de criação são vários. Às vezes estou no carro olhando na janela e vem uma coisa na minha mente. Não tem um método comum.

g1 - Como cada uma é de um jeito, como nasceu a 'Malvadão 3'?

Xamã - Essa eu escrevi num estúdio aqui no Rio com uns amigos. A gente sempre coloca um drink, escuta umas batidas e fica curtindo no estúdio, inventando melodias, fazendo freestyle.

E surgiu assim de uma forma muito espontânea com os amigos, bebendo, cantando. A maioria das músicas legais, que eu gosto, foram criadas assim, de uma forma bem irresponsável mesmo.

Nada de "vou fazer uma música", e ficar ali sentado esperando para fazer. Assim comigo não rola. Tem que ser uma coisa muito espontânea com os amigos bebendo, cantando, rindo. Essa música acho que tem esse espírito alegre. Ela foi feita com essa energia.

O rapper Xamã — Foto: Divulgação/Facebook do cantor

g1 - Esse verso livre é uma coisa que te marca mesmo. Quais são suas referências nisso?

Xamã - Eu gosto muito muito do Black Alien. Foi a pessoa que mais me inspirou, com certeza. E rock internacional, por causa das melodias das guitarras, pego muita referência.

E música brasileira. Aquilo que você já ouviu na sua rua, numa mercearia ou num programa de domingo. Aquela que toca na rua, quando você pega um ônibus, no carro. Que fala de amor, da vida que nem sempre é incrível, mas é divertida, de conquistas difíceis. Desde bossa nova a pagode. Mistura tudo na panela de um brasileiro comum.

g1 - Uma coisa muito específica nos seus versos é o preço da passagem. Você fala disso em várias músicas. Por quê?

Xamã - Eu morava em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, depois da última estação de trem, que é Santa Cruz. Quando eu conseguia a condução para chegar no lugar, todo o resto das coisas era mais tranquilo.

Desde quando eu trabalhava em loja até depois, quando eu trabalhei com música, sempre foi uma coisa muito difícil para mim a passagem. Porque ela comia toda a grana que eu conseguia fazer. Era o dinheiro de comer, o de viver, e o da passagem, que era 50% disso.

Eu falei disso no Poesia Acústica 6. Aí virou meio que um bordão, e eu fiz da mesma forma no Poesia Acústica Paris, em que a gente já tava em outro momento da carreira.

Como eu trabalhava sempre precisando muito de conduções públicas, eu acho justo continuar falando disso, faz parte da minha história. Quantos outros brasileiros devem viver isso?

g1 - A gente já sabe que você vendia amendoim no transporte público. Mas como era a sua vida novinho lá, o que te impulsionava a fazer música e como era esse corre?

Xamã - Comecei a trabalhar numa loja de roupas e rolava rap o dia inteiro. Descobri que tinha aptidão para fazer rimas e vender as coisas. Sempre tive problema de abordar a pessoa. "Compra isso aqui", e a pessoa tomava um susto. Mas quando chegava rimando a pessoa achava incrível e até comprava.

Depois comecei fazer as batalhas de rap. E falei: vou ser um músico. Larguei a loja e comecei a trabalhar nos trens e nos ônibus do Rio, fazer uma renda para continuar acreditando no sonho.

E ao invés de oferecer o bagulho, "compra o amendoim, o drop, o Halls", eu fazia o rap do flow do vendedor de amendoim. Era muito mais fácil chegar rimando, a pessoa já abre o coração. Aí comecei a usar isso como slogan nas batalhas de rap.

Foi um recurso que conseguia para vender o que precisava. Aí quando eu comecei a fazer minhas músicas eu vendia as minhas ideias. Eu uso essa mesma forma de abordagem para poder chegar nas pessoas. Quando você rima, canta, deixa tudo mais colorido.

g1 - A gente falou das imagens das letras, e seu nome artístico já é evocativo. Como foi essa definição?

Xamã - Quando eu batalhava, precisava de um nickname. Você não usa seu nome porque o cara vai te xingar, vai falar da sua família. Escolher isso foi meio conturbado. Sempre fui fã de quadrinhos e jogos, e tentei colocar um nome assim. Mas acaba sendo uma coisa muito internacional.

A galera não conseguia pronunciar os nomes que eu tinha. Eu jogava Mortal Kombat e cheguei a batalhar como Nightwolf, que é um personagem do jogo, mas como era esperado os caras não conseguiam pronunciar. O Nightwolf é um índio xamã, e é muito mais fácil de falar Xamã.

g1 - E teve uma tentativa de ser Deadpool também?

Xamã - A minha frustração é que quando o cara ia falar meu nome, falava "deád pól". Ou "Náit vúlfi" (risos). A pessoa não ia nunca decorar aquele nome. Então deve ter sido em duas ou três batalhas.

g1 - E depois você fez a dupla Xamã Estudante. Como foi aquele começo? Quais foram as dificuldades que você encontrou?

Xamã - O Estudante já era mais conhecidão, aí a gente começou a fazer uns trampos. Ele conhecia a galera do Cone Crew, e a gente gravou no estúdio do Maomé a "Deus abençoe o rolê", acho que o nosso primeiro som. A gente tinha dificuldade porque, primeiro, não sabia o que estava fazendo (risos).

Não tinha a mínima noção, era mais paixão. E morava na Zona Oeste, que era longe pra caramba. Sempre tinha o problema das passagens e horários, a batalha do trem que demorava quatro horas para chegar.

A gente cantou em muitos microfones ruins no Rio. Fizemos shows sem microfone, shows que foram três pagantes. Foi uma coisa muito de início, para saber se ia fazer isso mesmo ou não. Foram dois anos intensos.

g1 - Depois você começou a carreira solo, mas sempre com muitas parcerias (de Marília Mendonça a Gloria Groove, além do Poesia Acústica). Porque você tem esse ímpeto criar essas conexões?

Xamã - Tem um livro da minha tia Rossane que diz: "faça mais pontes e menos muros". Quando você faz uma ponte, consegue ir para o outro lado e a pessoa vir para o seu lado.

Quando eu faço uma ponte com alguém do sertanejo que eu gosto, eu ouço também. Porque o nosso ouvido brasileiro, a gente não tem como dizer que escuta uma coisa só. Você pega o cara mais metaleiro e ele vai saber cantar a música do Raça Negra.

Os produtos que mais fazem sucesso no mundo são os que interagem com as pessoas. Se eu não interagir com as pessoas, não criar pontes, criar muro, vou ficar preso. Não vai dar certo.

g1 - Você quer levar o rap mais para o mainstream, que ele seja uma parte maior dessa receita brasileira?

Xamã - Com certeza. Acho que a gente já está fazendo isso, voando como besouros, batendo aqui e ali, mas conseguindo, voando. É uma tendência mundial. Eu acho que o rap vai ganhar corpo, não só por mim, mas com outros gigantes chegando junto comigo, gente que tem mais tempo e outros mais novos.

g1 - Você escreveu no Twitter no dia 31 de dezembro que o João Gomes é 'mó resenha'. Teve contato com ele?

Xamã - Tenho sim, pô. Ele vai gravar "A Bela e a Fera", um som meu de 2018 em que ele se amarra e pediu para fazer uma versão. Eu falei: claro. Ele é engraçado pra caramba. Manda uns áudios cantando as músicas versão piseiro pelo Instagram e eu acho massa. Sempre coloco aqui para ouvir. É uma revelação sinistra, gente boa demais.

g1 - No ano passado você falou que queria sair um pouco das redes para pensar. Como foi esse tempo?

Xamã - Fiquei um pouco longe das redes sociais porque passei a dar poder para comentários negativos ou coisas ruins tirarem um pouco da minha paciência. Então falei: não posso permitir isso. Aí tentei dar um tempo, tomar um banhozão de água fria.

As redes sociais comparam as vidas. Às vezes você não está nem feliz e está postando que está feliz, e às vezes nem está puto mas está postando que está puto.

g1 - Mas às vezes também você pode ficar puto de verdade, como nesse caso da mulher que criou uma falsa gravidez sua (depois a mulher desmentiu a história). Como foi?

Xamã - Quando vi a notícia, eu achei que era uma coisa séria. Então isso mexeu com o meu psicológico, com o psicológico da minha família, de relacionamento. Tive relacionamento que não voltou por causa disso. Foi uma coisa muito grande.

A partir desse momento entendemos que há uma lente de aumento ao nosso redor, em que às vezes "microcoisas" significam grandes coisas e a gente tenta só dominar o psicológico, que precisa ter.

g1 - Por outro lado, esse ano teve um episódio em que você foi cobrado por comentários homofóbicos no Twitter e admitiu seu erro.

Xamã - Eu aprendi tudo de bom e de ruim na linguagem de rua, e às vezes é sem querer. No convívio com as pessoas, com o tempo, você melhora o seu vocabulário, melhora suas opiniões.

No momento que eu fui fazer o post, eu não queria fazer uma ofensa, mas eu estava fazendo uma coisa errada, porque é uma educação errada que eu tive. Eu tive inúmeras conversas com a Glória [Groove], já, antes desse caso. "Glória, como eu falo isso? O que é isso?", e ela me respondia. Muitas dúvidas, de não saber como lidar com o assunto.

Não eram coisas em que eu acredito (os tuítes antigos). Era uma coisa para aparecer, para tentar criticar alguém. Era uma linguagem ruim. Eu assumi totalmente o meu erro. Gostaria de não ter feito esse comentário. Espero inspirar outros jovens a entenderem isso também.

g1 - E quais são os planos para a carreira em 2022?

Estou fazendo um álbum novo com um estilo musical diferente de rap. Mas vou lançar mais singles também, de trap.

Estou fazendo um livro de poesias, que é quase um quadrinho, com todas as poesias que eu tenho. Algumas se transformaram em músicas. Tenho versões antigas dessas letras que pretendo lançar.

g1 - E esse álbum fora do rap é de um estilo só, tipo a Ludmilla fez um de pagode, ou vários?

Não, um estilo específico, tradicionalíssimo, brasileiro. Só posso falar isso por enquanto.


Fonte: G1.

Curta o clipe com a música n⁰ 1 em todas as plataformas.



Política - Sem coligação, partidos buscam fortalecer chapas proporcionais.

 


A construção de chapas proporcionais (deputados federal e estadual) não está sendo tarefa fácil para nenhum dos partidos políticos no Rio Grande do Norte, que terão de encaminhar candidaturas em faixas próprias nas eleições de 2022, depois da proibição da formação de coligações partidárias, para a eleição proporcional, como já ocorreu no pleito de vereador nas eleições municipais de 2020. Inicialmente, a dificuldade de cada partido é formatar “nominata” — lista dos candidatos que vão disputar as vagas na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa — capaz de reunir pré-candidatos com potencial de votos suficientes para alcance do quociente eleitoral - número mínimo de votos válidos (nominais e de legenda) exigido para a eleição de pelo menos um deputado federal e um estadual.

Alguns dirigentes partidários preferem nem expor, por enquanto, uma eventual composição das nominatas as eleições em 02 de outubro, receosos de que outros partidos possam cooptar pré-candidatos com potencial agregação de votos.

Mas o presidente  estadual do Solidariedade, o deputado estadual Kelps Lima, que é pré-candidato à Câmara dos Deputados, não esconde que as chapas do partido já estão montadas: “Nosso partido foi o terceiro mais votado do RN em 2018, tanto para estadual como para federal e a nova regra ajudou muito nosso grupo político”.

Kelps Lima avisa que a direção nacional do SD decidiu não fazer federação, aliando-se a outros partidos, e sim agregou novos nomes a futura chapa proporcional, com o intuito de eleger pelo menos um federal. “Hoje elegemos três estaduais com facilidade. Mas estamos convidando outros pré-candidatos, com conversas avançadas, o que garantiria a quarta vaga”, completou.

Para o presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, a nova regra das eleições proporcionais sem ajuntamento de partidos numa única coligação, “exige dos partidos protagonismo.  É um resgate ao que acontecia antes, quando as siglas eram mais fortes que os líderes”. 

Rafael Motta exemplificou que o PSB “é um partido grande, com história, com bandeiras muito bem definidas, e isso vai fazer diferença na hora de reunir nomes de peso para integrar as nominatas”.

O presidente estadual do Avante, o vereador natalense Raniere Barbosa, avisou que o partido está trabalhando para eleger um deputado federal e dois estaduais, desempenho parecido com a eleição  de 2018, quando sua mulher Veruska Barbosa ficou na primeira suplência para a Câmara dos Deputados e elegeu dois deputados estaduais. “As articulações estão avançadas, estamos montando um grupo muito bom, até de ex-aliados de deputados federais e deputados estaduais, ex-prefeitos, ex-vereadores, suplentes de vereadores e lideranças de segmentos”, diz. 

Aliado da governadora Fátima Bezerra, de quem é secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado preside o PROS no Estado. É outro dirigente partidário que só vai anunciar a relação de candidatos depois de 02 de abril, quando se encerra o prazo para filiações partidárias para concorrentes a cargos eletivos: “Segredo de estado, porque se a gente divulga, sabe o que acontece? Os que têm mais condições e oferecem os céus e as estrelas”. Ele garantiu que o PROS não integrará federação, mas tem nominata “para eleger um deputado federal, há dois anos anos que a gente costura essa chapa”.

Já o presidente estadual do DEM, que está em processo de fusão com o PSL, ex-senador José Agripino, avaliou que o fim das coligações partidárias está “levando os partidos políticos a identificarem lideranças regionais” para lançamentos de candidaturas proporcionais. Ou seja, um partido escolhe candidatos “fortes” em diversas regiões, “fazendo com que no somatório de votos faça o quociente eleitoral”.

Na opinião de José Agripino, o modelo de candidaturas próprias – sem o ajuntamento com candidatos de outros partidos como era até as eleições de 2018, fortalece os partidos, remetendo à identificação desses líderes políticos e com potencial de votos no Oeste, Seridó, Mato Grande, Vale do Açu, Agreste e Grande Natal.

Porém, analisa Agripino, “a ideia de um partido ter vários detentores de mandatos é uma estratégia perigosa, porque um deputado pode entrar em conflito com deputados de outras regiões”. 

Por fim, Agripino disse que os partidos estão identificando lideranças regionais, que “tenham alcance estadual e, pelo próprio peso e esforço dele, ter o máximo de votos em sua região e completar em outras regiões subsidiariamente”.

Filho do deputado estadual Getúlio Rego ex-prefeito de Pau dos Ferros por três mandados, Leonardo Rego, cotado para ser candidato a deputado federal pelo partido Democratas, disse que “esse formato fortalece os partidos e, naturalmente, valoriza o voto do eleitor que se identificar melhor com as propostas destes e dos seus respectivos candidatos representados na legenda”.

O deputado federal General Girão (PSL) aguarda a chegada do período permitido por lei para a troca de partidos, para ingressar no PL, mas entende que as modificações feitas nas regras eleitorais e partidárias, “não tornaram o sistema político brasileiro mais justo para a democracia”.

Girão afirma que deixaram muitas brechas para partidos “nanicos”, fazendo com que os eleitores “infelizmente, não possam escolher melhor, quem são realmente as pessoas que merecem ser eleitas”.

Dois eleitos em 2018 podem estar na majoritária

Com uma bancada na Câmara Federal diluída entre oito partidos políticos, pelo menos dois eleitos em 2018 desistiram de disputar a reeleição: o deputado federal licenciado e ministro das Comunicações, Fábio Faria, que aguarda a “janela partidária” (03 de março a 1º de abril) para migrar do PSD para o PP e almeja tentar a vaga de senador, disputando a indicação do Bolsonarismo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, enquanto o deputado Walter Alves (MDB) abriu mão de uma candidatura natural para o pai, o ex-senador Garibaldi Filho, que tentará pela primeira vez um mandado de deputado federal. Walter Alves pode sair candidato a deputado estadual, mas é cotado para ser vice na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), caso o ex-presidente Lula viabilize um acordo nacional com o MDB. 

Caso viabilize uma candidatura a governador do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro, o presidente estadual dos Republicanos, Benes Leocádio, é outro deputado que pode não concorrer à reeleição.

Assim, apenas seis deputados no exercício do mandato concorreriam à reeleição, – a deputada Natália Bonavides (PT), e os deputados General Girão (PSL), Rafael Motta (PSB), João Maia (PL), Beto Rosado (PP) e Carla Dickson (PROS), que ocupa cadeira decorrente da licença do ministro Fábio Faria, mas deve se filiar ao PL ou outra legenda de linha bolsonarista, vez que o seu partido é alinhado politicamente ao governo do Estado, a quem faz oposição. 

Outros partidos sem assento na Câmara dos Deputados entram na disputa por cadeiras do Rio Grande do Norte. O ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho (MDB) já anunciou que será candidato a deputado federal. 

 O ex-deputado Henrique Eduardo Alves (MDB), que foi presidente da Câmara dos Deputados, tem declarado que vai decidir e anunciar sobre candidatura “no tempo certo”.

O ex-governador Robinson Faria deve deixar o PSD e a opção tende a ser o PP. Fábio Faria  confirmou que não será candidato à Câmara e o pai deve concorrer. Recentemente, Fábio disse acreditar que Robinson deve reverter a pendência jurídica no TRE com uma decisão em instância superior. O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, já admitiu sair candidato pelo partido do qual é presidente, o PROS.

O presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, já tido como possível candidato a deputado federal, mas garantiu que uma candidatura certa é a da vereadora mossoroense Larissa Rosada e do vereador natalense Kleber Fernandes, enquanto os Democratas apostariam em na candidatura do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego. Com a formação do União Brasil, poderia  estar na chapa com o presidente da Câmara, Paulinho Freire, que iria para o partido.

O Solidariedade já está com a nominata praticamente pronta para deputado federal, começando pelo presidente do diretório regional, o deputado estadual Kelps Lima, e a vereadora natalense Ana Paula Protásio e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, o vereador macaibense Igor Targino e o presidente da Câmara Municipal do Assu, Francisco de Assis Souto, o “Tê” e ainda a professora Nilda, que ficou em segundo lugar para prefeita de Parnamirim, nas eleições de 2020.

O Partido dos Trabalhadores teria chapa de deputado federal praticamente pronta, pois além da deputada Natália Bonavides, incluiria o secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo, Fernando Mineiro, e ainda Samanda Alves e o secretário estadual da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, o “Cadu”.


Fonte: Tribuna do Norte.

'Popó' domina Whindersson Nunes no ringue, mas luta termina empatada.

 


Acelino 'Popó' Freitas e Whindersson Nunes protagonizaram um encontro digno de ser a luta principal. No 'Fight Music Show', evento realizado neste domingo (30), em Balneário Camboriú, a lenda do boxe e o youtuber mediram forças no ringue e, apesar do respeito entre as partes, atuaram para valer. Como se tratava de um embate de caráter de exibição, o duelo terminou empatado para a alegria dos competidores.

No primeiro round, 'Popó', mesmo com a idade avançada, esbanjou técnica. O veterano apresentou seu arsenal de golpes e lançou jabs, diretos e ganchos. Whindersson se movimentava, mas não estava à vontade no duelo. A lenda da nobre arte mostrou controle total no ringue, enquanto a estrela da internet respeitou o oponente.

No segundo assalto, 'Popó' aplicou combinações na cabeça e na linha de cintura do adversário. Whindersson tentou ser mais agressivo, porém mais se defendeu do que tocou na lenda do boxe. Confortável no duelo, o veterano distribuiu jabs e balançou o comediante com um cruzado. Na terceira parcial, Whindersson atacou, mas logo tomou a responda do veterano. 'Popó' circulou o ringue e aplicou bons cruzados na linha de cintura do youtuber.

No quarto round, Whindersson acertou a linha de cintura da lenda do boxe em sequência. Imediatamente, 'Popó' atacou o astro da internet da mesma forma. Agressivo, o veterano não deixava o youtuber respirar e o acertava com jabs e cruzados. Apesar da inferioridade técnica, Whindersson compensou em mostrar valentia. Na quinta parcial, 'Popó' não diminuiu o ritmo e voltou a bater na linha de cintura. Resistente, Whindersson sorria e provocava o ícone da nobre arte. Após sair do clinch, o veterano ainda encontrou tempo para acertar um belo direto no youtuber.

No sexto assalto, Whindersson ignorou a quantidade de golpes que recebeu e partiu para o ataque. Contudo, 'Popó' puniu o oponente por ser agressivo e acertou o queixo do youtuber com um direto, quase o nocauteando. O árbitro iniciou a contagem, porém o comediante se recuperou e seguiu no duelo. No sétimo round, os lutadores distribuíram socos na linha de cintura, mas era 'Popó' quem levava a melhor na troca de golpes, Na base dos jabs e dos cruzados, a lenda dos ringues castigou um adversário cansado, mas aguerrido.

No oitavo e último round, 'Popó' e Whindersson se cumprimentaram, mas não aliviaram na quantidade de golpes. O veterano ignorou a idade avançada, desferiu ataques rápidos e mostrou que a resistência e os reflexos estão em dia. No final, os juízes laterais ignoraram a superioridade do veterano e definiram o resultado da luta como empate.

Acelino 'Popó' Freitas, de 46 anos, é um dos principais ícones da nobre arte no Brasil em todos os tempos. Em sua carreira, o baiano acumulou 41 vitórias, sendo 34 por nocaute, e apenas duas derrotas, foi campeão mundial dos super-penas da WBO (Organização Mundial de Boxe) e da WBA (Associação Mundial de Boxe), e do peso-leve da WBO.

Whindersson Nunes, de 27 anos, é um dos youtubers de maior sucesso no Brasil e no mundo. Com milhões de seguidores em suas redes sociais, o piauiense é reconhecido como um dos grandes nomes da nova geração de comediantes brasileiros. Apesar da carreira no ramo do entretenimento, o astro da internet, constantemente, expressa seu amor pela nobre arte, modalidade que treina com frequência

Veja melhores momentos da luta




Fonte: Uol Esportes

domingo, 30 de janeiro de 2022

CAMPEONATO POTIGUAR - "Em casa", ABC bate Santa Cruz de Natal e reassume liderança do estadual

 


Jogando como visitante no Frasqueirão, Alvinegro vence por 3 a 1 com gols de Kelvin, Wallyson e Daniel Porozo. Time de Moacir Júnior depende das próprias forças para ficar com a ponta

O ABC reassumiu neste domingo a liderança do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O Alvinegro bate o Santa Cruz de Natal por 3 a 1, com gols de Kelvin, Wallyson e Daniel Porozo.

O jogo foi realizado no Frasqueirão, estádio do ABC, mas com mando do Santa Cruz. O Alvinegro foi comandado mais uma vez pelo auxiliar Altair Coimbra - o técnico Moacir Júnior, mesmo testando negativo para Covid, segue afastado.

CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO POTIGUAR

Com a quinta vitória na competição, o ABC chegou aos 15 pontos, dois a mais que o rival América-RN. O Santa Cruz segue com cinco pontos, mas caiu para a sétima posição.

A última rodada do turno está marcada para quarta-feira, com todos os jogos às 15h. O ABC encara o Assu no Edgarzão, na cidade de Assu. O Alvinegro depende das próprias forças para manter a ponta da tabela. O Santa Cruz enfrenta o Força e Luz no Nazarenão, em Goianinha, e ainda sonha com vaga nas semifinais - precisa vencer e torcer por combinação de resultados.

O jogo

O ABC abriu o placar aos 20 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Kelvin chutou de fora da área e marcou um bonito gol. O Santa deixou tudo igual aos 33 minutos. Gustavinho tentou duas vezes para superar o goleiro Matheus Nogueira. No lance seguinte, o Alvinegro marcou o segundo com Wallyson, após passe de Gabriel China.

Na segunda etapa, Daniel Porozo - que havia acabado de entrar - tratou de fazer o terceiro aos 20 minutos. O equatoriano recebeu ótimo cruzamento de Kelvin, se antecipou à marcação e desviou para as redes. Aos 27, o Santa ainda teve o lateral-esquerdo Adriel expulso. Eduardo teve a chance de ampliar aos 33, mas não foi feliz. O zagueiro apareceu livre na pequena área, mas completou o cruzamento para fora.


Fonte: G1.

Chuvas causam pelo menos 24 mortes no estado de São Paulo

 


As fortes chuvas durante a madrugada deste domingo (30) provocaram pelo menos 24 mortes em São Paulo, segundo o governo do estado.

Os óbitos foram registrados nas seguintes cidades:

Franco da Rocha: 8

Francisco Morato: 4

Embu das Artes: 3

Várzea Paulista: 5

Arujá: 1

Ribeirão Preto: 1

Jaú: 1

Óbito em local não identificado: 1

Em Franco da Rocha, a prefeitura confirmou o registro de diversas ocorrências devido às chuvas.

O incidente mais grave ocorreu na rua São Carlos, no Parque Paulista, onde três pessoas não resistiram a um deslizamento de terra.

Também houve ocorrência de desabamento de terra na rua Paulo Brossard, na Vila Vassouras. Os bombeiros foram acionados por volta das 08h da manhã. No local, foram resgatadas cinco pessoas com vida — incluindo duas crianças, de três e oito anos.

Na rua Dália, no bairro Vila Palmares, os bombeiros resgataram uma criança de oito anos após um deslizamento de terra. A vítima foi encaminhada com vida à Unidade de Pronto Atendimento de Franco da Rocha.

Embu das Artes

No município de Embu das Artes, um deslizamento de terra provocou a morte de três pessoas — uma mãe e dois filhos — durante a madrugada de hoje. Na casa atingida estavam sete pessoas: quatro sobreviventes foram socorridos por civis antes da chegada dos bombeiros.

Várzea Paulista

Segundo informações da Defesa Civil, cinco pessoas morreram após um deslizamento de terra em Várzea Paulista, incluindo três crianças.

Alerta meteorológico

Em entrevista à CNN, o chefe da previsão do tempo do Inmet, Assis Diniz, alertou para chuvas significativas até a próxima quarta-feira (2).

Segundo o especialista, as chuvas podem atingir 100 milímetros por dia.


Fonte: CNN Brasil.

JURO BANCÁRIO É O MAIOR EM SEIS ANOS; SAIBA COMO NÃO DEPENDER DOS BANCOS.

 




Em 2021, a taxa média cobrada foi de 33,9% ao ano

No cheque especial, a taxa média foi de 127,6% ao ano

Melhor caminho é organizar as finanças

O Banco Central (BC) informou que o juro bancário médio com recursos livres de pessoas físicas e empresas chegou a 33,9% ao ano em dezembro do ano passado. O juro bancário médio com recursos livres não conta os setores habitacional, rural e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em 2020, o juro estava em 25,5% ao ano. Com isso, foi registrado um aumento de 8,4 pontos percentuais em 2021 — a maior variação desde 2015, quando a taxa cresceu 9,9 pontos percentuais.

O crescimento do juro bancário também superou a alta da Selic , que é definida pelo BC para tentar conter a inflação. A Selic avançou de 2% para 9,25% ao ano em 2021.

Veja abaixo o levantamento feito pelo BC que mostra os valores médios dos juros cobrados pelos bancos:

Para empresas

A taxa média cobrada para empresas subiu para 20% ao ano em dezembro do ano passado (a maior desde janeiro de 2019, em 20,3% ao ano), contra 11,6% ao ano no fim de 2020.

Para pessoas físicas

Os juros médios nas operações com pessoas físicas subiram para 45,1% ao ano, e foi a maior desde março de 2020, que chegou a 46,4% ao ano), contra 37,2% ao ano no fim de 2020, uma alta de 7,9 pontos percentuais.

Cheque especial

No cheque especial, a taxa chegou a 127,6% ao ano, contra 115,6% ao ano no fim de 2020.

Cartão de crédito

O cartão de crédito rotativo cobrou em média juros de 349,6% ao ano, maior taxa desde agosto de 2017, quando foi registrado 392,3% ao ano).

Como não depender dos juros dos bancos?

A melhor maneira de você não depender dos juros bancários é tendo a organização das suas finanças sob controle. O caminho é ter na ponta da língua seus ganhos líquidos, os gastos, sem nunca esquecer os planos e sonhos de consumo, porque tudo isso é importante para sua vida. Quanto mais detalhado você tiver isso, por escrito ou com a ajuda de um aplicativo, melhor. E sempre envolvendo toda família.


Fonte: Inteligência Financeira.

Futebol - Estaduais, Copa do Nordeste e jogos internacionais; confira a programação deste domingo (30).

 

             

Pelo Campeonato Potiguar, ABC e Santa Cruz se enfrentam hoje, com transmissão aberta da Band.

                Confira os horários e onde assistir os jogos de hoje (30) pelo Brasil e o Mundo. Rodada terá jogos dos Estaduais, Copa do Nordestes e competições internacionais. 


Copa do Nordeste

16h - CSA-AL x Botafogo-PB - Nordeste FC

18h - Sampaio Correa x Altos - Nordeste FC

18h - Fortaleza x Sousa-PB - Nordeste FC


Campeonato Amazonense

16h - JC FC x Atletico Cliper Clube - Barezão Play

16h - Iranduba x Nacional - Barezão Play

16h - Fast Clube x Penarol - Barezão Play


Campeonato Brasiliense

15h30min - Sociedade Esportiva Unai DF x Luziânia - PPV e Eleven Sports


Campeonato Capixaba

15h - Rio Branco ES x Estrela do Norte - PPV e Eleven Sports

15h - Rio Branco FC x Vilavelhense - PPV e Eleven Sports


Campeonato Carioca

11h - Resende x Nova Iguaçu - Carioca Play e Eleven Sports

16h - Botafogo x Bangu - Carioca Play e Eleven Sports

18h - Madureira x Fluminense - Carioca Play e Eleven Sports


Campeonato Catarinense

16h - Marcílio Dias x Prospera - PPV e Eleven Sports

16h - Hercílio Luz x Brusque - OneFootball PPV

19h - Chapecoense x Juventus do Sul - OneFootball PPV

19h - Camboriú x Joinville - OneFootball PPV


Campeonato Cearense

15h - Atlético-CE x Maracanã - FCF TV

15h30min - Crato x Icasa - FCF TV

15h30min - Ferroviário x Iguatu - FCF TV


Campeonato Gaúcho

19h - São Luiz x Juventude - Premiere


Campeonato Goiano

15h30min - Jataiense x Gremio Anapolis - PPV e Eleven Sports


Campeonato Mato-Grossense

18h - Nova Mutum x Sinop - PPV e Eleven Sports


Campeonato Mineiro

11h - Athletic Club x Cruzeiro - Premiere

16h - URT x Caldense - PPV

16h - Patrocinense x Uberlandia - PPV e Eleven Sports

19h - América-MG x Democrata - Premiere


Campeonato Paulista

18h30min - Santo André x Corinthians - Premiere

20h30min - Novorizontino x Mirassol - Premiere


Campeonato Paulista A2

15h - Rio Claro x CA Juventus - Eleven Sports

16h - Red Bull Brasil x Audax São Paulo - Eleven Sports

16h - São Bento x Primavera - Eleven Sports


Campeonato Paulista A3

10h - Matonense x São Bernardo - Eleven Sports

10h - Capivariano x Marilia - Eleven Sports

18h - Bandeirante x Votuporanguense - Eleven Sports


Campeonato Paranaense

19h - Cianorte x Cascavel - OneFootball App

20h - União x Coritiba - OneFootball PPV

20h - Rio Branco x Operário - OneFootball PPV


Campeonato Potiguar

16h - Assu x Potyguar Seridoense - Eleven Sports

16h - Santa Cruz de Natal x ABC - Band RN e YouTube da Band RN


Copa da Ásia Feminina

5h - Austrália x Coreia do Sul - STAR+


Campeonato Belga

9h30min - Union Saint-Gilloise x Anderlecht - Eleven Sports e STAR+

14h30min - Standard Liège x KV Mechelen - Eleven Sports

17h - KV Kortrijk x Club Brugge - STAR+


Campeonato Inglês

10h30min - Derby x Birmingham - ESPN e STAR+ (2ª divisão)

13h - Cardiff x Nottm Forest - ESPN e STAR+ (2ª divisão)


Superliga Indiana

11h - Kerala Blasters x Bengaluru - OneFootball App


LaLiga

14h15min - Las Palmas x Real Sociedad B - STAR+ (2ª divisão)

17h - Ponferradina x Tenerife - STAR+ (2ª divisão)


Copa da França

14h30min - Bergerac Perigord x Etienne - ESPN 4 e STAR+

17h - Lens x Monaco - ESPN e STAR+


Copa Africana de Nações

16h - Senegal x Guiné Equatorial - Band


Eliminatórias 2022 - América do Norte e Central

17h05min - Canadá x Estados Unidos - ESPN 4

20h - México x Costa Rica - ESPN 4 e STAR+

20h05min - Panamá x Jamaica - OneFootball App e STAR+

21h05min - Honduras x El Salvador - STAR+


Campeonato Português

17h30min - Porto x Marítimo - TikTok

                      

                                    

                      

Fonte: Portal Grande Ponto

Luta de Whindersson Nunes e Popó foi inspirada em modelo norte-americano.

 


A luta de Whindersson Nunes e Popó, que ocorre hoje em Balneário Camboriú (SC), é inspirada em um modelo norte-americano, iniciada pelo youtuber e ator Logan Paul. A ideia é levar para os ringues celebridades do pugilismo e do entretenimento.

O americano começou desafiando o também youtuber "KSI", o que rendeu três lutas - a última ocorreu no começo deste ano. Paul ainda encarou o aposentado e experiente Floyd Mayweather - que se aposentou dos ringues invicto com 50 vitórias. O confronto não teve vencedores e, apesar do youtuber não ter sido nocauteado, Mayweather dominou todo o combate.

Apesar de Logan ser o predecessor do modelo de confrontos, este foi popularizado pelo irmão dele, Jake Paul. Famoso por seu trabalho na internet, ele decidiu se aventurar no boxe profissional e iniciou sua trajetória em janeiro de 2020.

Desde então, o americano conquistou cinco vitórias, superando, respectivamente, o também youtuber AnEsonGib, o ex-jogador da NBA Nate Robinson, o ex-lutador do UFC Ben Askren e o ex-campeão meio-médio (77 kg) do Ultimate Tyron Woodley, o último em duas oportunidades.

No caso brasileiro, Whindersson decidiu subir pela primeira vez aos ringues no fim de 2019. Na primeira luta amadora, enfrentou um oponente por dois rounds e levou a melhor nos pontos.

Hoje à noite (veja programação abaixo), Whindersson encara Acelino Popó de Freitas, único brasileiro tetracampeão mundial de boxe profissional. Durante sua carreira, o pugilista somou 41 vitórias, 34 delas por nocaute, e apenas duas derrotas.

"Aproveitei momento", diz organizador

O coaching e organizador do FMS (Fight Music Show) Mamá Brito reconheceu ao UOL que se inspirou no modelo criado pelos irmãos Jake e Logan Paul.

"Foi uma mistura de fatores. O que nós estamos fazendo aqui, ninguém estava fazendo. Eu viajava muito para a Ásia e via muitos eventos de grande porte, com muita iluminação, eu sempre quis fazer um evento com mais profissionalismo, eu não curto esses eventos que tem um formato muito amador mesmo", explica.

"Eu realmente aproveitei esse momento que tinha essa moda lá fora, porém é uma moda de poucas pessoas, né? Dizem: é uma moda, mas não acha dez, quinze lugares que façam isso. Acha um ou dois. Eles são bons em marketing, isso sim. Minha intenção aqui é influenciar outros influenciadores para treinar, pelo menos com o boxe, que é muito menos árduo que o de MMA", complementa.

No começo dos anos 2000, Brito já organizou eventos com os irmãos Minotauro e Minotouro. "Naquela época nem existia marketing digital, era boca a boca, caminhão de som. E a conta também não fechava e eu nunca mais tive interesse em fazer esse tipo de formato."

Programação

Além do aguardado duelo entre Whindersson Nunes e Acelino Popó, o FMS (Fight Music Show) promoverá o retorno de Rogério Minotouro aos ringues e irá colocar frente a frente o medalhista olímpico Esquiva Falcão contra Yuri Fernandes, ex-participante dos reality shows 'Big Brother Brasil' e 'A Fazenda'.

Já na parte do entretenimento, Wesley Safadão vai se apresentar durante os intervalos do Fight Musical Show. Já Tirullipa irá divertir a galera na função de announcer.

Veja abaixo detalhes do evento:

Quando: hoje, às 19h

Onde: Music Park BC - Rua Francisco Corrêa, 908 - Nova Esperança, Balneário Camboriú (SC)

Como assistir: Os duelos serão transmitidos ao vivo no site oficial da organização e pelo Canal Combate. Os fãs poderão adquirir o pay-per-view ou ingressos para a edição também pelo portal do evento: https://fightmusicshow.com.br/

Quem vai lutar:

Boxe: Whindersson Nunes x Acelino 'Popó' Freitas; Rogério Minotouro x Leonardo 'Leleco' Guimarães e Esquiva Falcão x Yuri Fernandes

Kickboxing: Matheus Aires x Igor Merlin

MMA: Stephanie Luciano x Andressa Romero; Pedro Machado x Marcelo Marques e Mario Sousa x Antônio Gordilho


Fonte: Uol Notícias.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Entenda como vai funcionar o autoteste de Covid-19

 

           


    

                Nesta sexta-feira (28), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a possibilidade de comercialização de testes de covid-19 que podem ser aplicados por leigos, em si mesmos ou amigos e familiares, os chamados autotestes. 


Até agora, os testes só poderiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias. Há no mercado diferentes tipos de teste, dos laboratoriais mais precisos, como o RT PCR, aos de anticorpos, passando pelo de antígeno, que fornece um diagnóstico rápido mas possui menos índice de acerto do que o RT-PCR.


Veja como será o uso do autoteste no Brasil:


A Anvisa explica que o autoteste de covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce e, assim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível, "mas o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde”, alerta a publicação da agência sobre o tema.


Pela decisão da Anvisa, apenas os tipos de teste de antígeno poderão ser autorizados para uso por leigos como autoteste. Não serão permitidos para uso pela população, portanto, os testes de anticorpos. 


Apenas farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar dispositivos médicos. Ao buscar um desses comércios, certifique-se de que ele possui o registro adequado para essas atividades junto à vigilância sanitária.


Não será permitida, portanto, a venda por outros tipos de estabelecimentos ou a oferta de autotestes na Internet, em plataformas ou sites de empresas ou de qualquer outro tipo que não se enquadrem nas modalidades autorizadas.


Os autotestes são indicados para aplicação quando uma pessoa apresenta sintomas de covid-19. Nessa situação, o recomendado é realizar o teste entre o 1º e 7° dia de seintoma.


Também é recomendado realizar o autoteste quando houve contato com alguém que teve resultado positivo para um exame de diagnóstico. Nesse caso, o autoteste deve ser aplicado a partir do 5º dia do contato.  Não há um procedimento padrão. Cada fabricante deverá explicar como funcionará o seu autoteste.


Se uma pessoa tiver o resultado positivo para covid-19 ao se testar, ela deve se isolar imediatamente, mesmo se não apresentar sintomas. Além disso é recomendado pela Anvisa usar máscara e avisar as pessoas com quem teve contato recente.


Como os autotestes podem dar resultados errados (falso positivo ou falso negativo), é importante procurar um exame de diagnóstico para confirmar o resultado positivo.

         


Fonte: Portal Grande Ponto

Rio Grande do Norte volta a ter alta taxa de positivos par covid.

 



O índice de casos positivos de covid-19 no Rio Grande do Norte no mês de janeiro voltou a subir e atingiu o maior nível da pandemia no Estado. No último dia 18 de janeiro, o percentual de positivos foi de 44,55%, isto é, a cada 10 casos testados, quase metade deram positivo para coronavírus. Durante a segunda onda, em fevereiro de 2021, a taxa de positivos era de 44,55%. O primeiro mês de 2022 tem sido marcado pelo recrudescimento da pandemia, falta de insumos e aumento na ocupação de leitos, além de medidas restritivas e cancelamento de eventos. O Rio Grande do Norte registrou nesta sexta-feira (28) o maior número diário de mortes (11 óbitos) e casos de covid em 2022 (2.396 positivos).


De acordo com números da plataforma COVID/LAIS/UFRN, que monitora casos confirmados por dia, das dez maiores taxas de positivos em toda a pandemia, sete delas foram em janeiro de 2022. A maior taxa registrada em todo período pandêmico foi em 18 de fevereiro de 2021 (44,55%), quando o Estado vivia o começo da segunda onda da pandemia. Por outro lado, a alta de casos positivos em 2022 não está sendo acompanhada por altas taxas de mortalidade.


“Estamos vivenciando um grande aumento de casos. Passamos de 10 mil notificações confirmadas. Temos esse aumento considerável. A Ômicron tem uma transmissão maior em relação às outras variantes. Não estamos tendo alta letalidade, porque temos um percentual muito bom de vacinados, embora ainda precisemos avançar em relação a doses de reforço e segunda doses, porque temos pessoas resistentes.”, aponta Diana Rêgo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Diana informou ainda que o RN receberá 2,5 milhões de testes na próxima quarta-feira (02). 


O aumento de casos está sendo sentido tanto no setor público quanto no privado. Segundo Felipe Marinho, diretor médico do Hospital Unimed Natal, em janeiro “os casos estão se alastrando com uma velocidade nunca antes vista nessa pandemia”. A alta transmissibilidade é atribuída a variante Ômicron, com alto poder de contágio. O surto de gripe com a variante H3N3 também é outro fator, uma vez que os sintomas são semelhantes.


“Na Unimed Natal, fazemos avaliação de resultados de uma parte dos testes realizados pelos nossos clientes, tanto no nosso hospital, quanto nos postos de coleta (drive); a positividade se elevou de 20-25%, há 02 semanas, para 75-80%”, apontou o médico. 


Na capital, postos de saúde e laboratórios privados registram longas filas de potiguares buscando por testes de covid-19. Em alguns casos, o atendimento demora de 3 a 4 horas. 


“Fiz o teste na UBS São João. não fui atrás de privado sabendo como já estava. Fiz o teste porque minha namorada deu positivo. Não deu outra. Senti febre, coriza, dos nos olhos, corpo mole e tosse. Os dias em casa eu me recuperei bem, sem sinais de sintomas graves”, aponta o servidor público Marcos Forte, 30 anos.


No DNA Center, por exemplo, a demanda entre dezembro e janeiro cresceu 500%. “Há uma atenção diária com a reposição dos nossos insumos.


Atualmente temos estoque e estamos em contato permanente com os fornecedores para a periódica reposição frente à demanda”, afirmou o laboratório.

Na Unimed Natal, a demanda quadruplicou em janeiro com relação a dezembro. Foram mais de 23 mil testes feitos em janeiro. 


Quem estava na fila para procurar exames de covid-19 num laboratório privado de Natal era o professor Everton Fernandes e o estudante André Luiz Fernandes, pai e filho. Eles estavam com sintomas de coriza, dor de cabeça, na garganta e moleza e resolveram se testar uma vez que iriam visitar familiares.


“Vim fazer o exame para ter a certeza, às vezes pode ser a fadiga do dia-a-dia. Eu tive contato com pessoas que positivaram. Fizemos a testagem, deu negativo, mas como já faz um tempo, viemos fazer novamente”, afirma André Luiz, 22 anos. Ele tomou as duas doses da vacina. 


Pico

 A alta de casos, segundo especialistas, indica que o pico da nova onda não aconteceu e pode ocorrer no mês de fevereiro. “Esse aumento vem sinalizando desde a primeira semana de janeiro e na última semana tivemos um grande número de casos. Já temos transmissão comunitária da Ômicron, que tem uma transmissão maior em relação às outras variantes”, aponta Diana Rêgo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). 


Diana Rêgo aponta ainda que “é difícil dizer se já estamos no pico”. “Acredito que ainda não chegamos no pico. Essa semana ainda teremos aumento de casos. Acredito que vamos vivenciar de duas a quatro semanas num número considerável de casos com essa variante Ômicron”, aponta.


O pneumologista Felipe Marinho informa que, em alguns países do hemisfério norte, o pico da terceira onda aconteceu após 4 a 6 semanas. “Eu, particularmente, acredito que nosso pico acontecerá na primeira quinzena de fevereiro.. “A velocidade de subida depende de muitos fatores, mas listaria os seguintes: cepa com alto grau de contágio e escape imune (pessoas vacinadas ou que já tiveram a doença poderão pegar a nova variante), baixa gravidade dos sintomas, muitos pacientes doentes nem se identificam como doentes e continuam circulando, contaminando outras pessoas, elevado grau de circulação da sociedade e muitos eventos sociais”, diz. Para Marinho, o pico pode acontecer na primeira quinzena de fevereiro e o descenso dessa nova curva aconteceria no final de fevereiro.


Fonte: Tribuna do Norte

Vereador Nivaldo Bacurau fiscaliza CRAS do Igapó

 



Nesta sexta-feira (28), o vereador Nivaldo Bacurau fiscalizou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Igapó. A vistoria ocorreu após o parlamentar ter recebido denúncias informando sobre a desorganização com fichas, gerando filas enormes, e a ausência de tendas para atender a população que aguarda no sol/chuva. 


Nivaldo Bacurau entrou em contato com o secretário da SEMTAS, que na ocasião, enviou um representante para ver os problemas. O vereador destaca seu pedido de atenção, por parte do Executivo, nessa unidade.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Centro de Convenções de Natal recebe 27ª edição da Fiart a partir desta sexta-feira (28).

 

Com expositores de todo o Brasil e de vários lugares do mundo, feira segue até 6 de fevereiro.

A 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) será aberta nesta sexta-feira (28), no Centro Convenções de Natal. O evento contará com 210 estandes e terá a participação de 800 artesãos de vários lugares do Brasil e do mundo.

Com programação cultural especial, a feira segue até o dia 6 de fevereiro, abrindo sempre das 16h às 22h.

A organização reforça que a Fiart é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade e um espaço garantido para a propagação da economia criativa.

A feira vai seguir medidas de prevenção relativas à Covid-19, com uso obrigatório de máscara; orientação para higiene das mãos e para manter distanciamento. A organização garante que todos os expositores, equipe e visitantes terão que apresentar no credenciamento o comprovante de vacina. Na parte externa da feira, haverá um posto de vacinação da prefeitura de Natal para aqueles que desejarem se vacinar.

Programação cultural

Durante todos os dias da feira, várias atrações estarão se apresentando a partir das 17h, como cortejo de abertura com trios de forró e grupos percussivos (como Folia de Rua, Pau e Lata e Nação Zamberacatu). Às 18h, tem a Literatura de Cordel, com recitação de diversos poetas sob a coordenação de Leidson Felix e Casa do Cordel. A programação segue às 19h com a Mostra de Cultura, com palco aberto para a Palhaçaria com apresentações de palhaças do RN e de diversos locais do Brasil.

Grupos de dança, manifestações folclóricas, João Redondo, rabequeiro Caio Padilha) também fazem parte da programação. Às 20h tem início os shows, com artistas como Deusa do Forró, Lene Macedo, Samara Alves, Frevo do Xico. Além disso, haverá o Festival Parafolclore, de 2 a 5 de fevereiro, sempre das 18h às 20h30.


Fonte: G1

Política - PSDB articula chapa com até 12 candidatos à reeleição no RN

 


Os presidentes estaduais do PSDB e PL, o deputado estadual Ezequiel Ferreira e o deputado federal João Maia, respectivamente, retomam hoje o diálogo político para formação de um “chapão” para a disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. “O PSDB está iniciando uma série de conversas e os deputados pretendem sim formar uma grande nominata com 25 nomes e a ideia é aumentar a bancada na Assembleia”, diz Ferreira.


Atualmente com uma bancada de cinco deputados – Gustavo Carvalho, José Dias, Raimundo Fernandes, Tomba Farias e o próprio Ezequiel Ferreira, que também preside a Assembleia, o PSDB tenta trazer para os seus quadros os três deputados do Partido Liberal – George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes, além de já ter como certa a filiação do deputado Albert Dickson (Pros).


“Com força no segmento evangélico, o deputado Albert Dickson, sempre é bem votado na capital e no interior e vai assinar a ficha de filiação dos tucanos”, reforçou Ferreira, a respeito da composição do chamado “chapão” com 17 candidatos a deputado e oito canditadas à deputada, garantido o mínimo exigido de 30% para mulheres pelas regras eleitorais.


Ezequiel Ferreira diz que o PSDB “também acredita no potencial e na capacidade das mulheres para contribuir em 2022. Ainda neste semestre, o partido vai realizar um evento para mulheres no Oeste Potiguar. A data e a cidade estão sendo definida”. 


Segundo ele, o partido está conversando com deputados de outras legendas, especula-se que estão foco a deputada Eudiane Macedo, a única parlamentar do partido Republicanos na Assembleia e com pelo menos dois dos três deputados do PSD – Vivaldo Costa e Jacó Jácome.


Todas as conversas em torno das filiações, segundo o presidente do PSDB, levará em conta a chamada ‘janela partidária’, período entre 3 de março e 1º de abril, em que deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. 


O deputado João Maia já havia antecipado à TRIBUNA DO NORTE no dia 18, que estava aguardando apenas a recuperação do deputado Ezequiel Ferreira, que fora acometido de Covid-19 e Influenza e já há cinco dias estava recuperado  e despachando no gabinete da presidência da Assembleia, a fim de que ambos voltassem a conversar sobre a formação do chapa proporcional. “Na verdade nós temos um deadline (prazo final) pra isso, até 30 de março para concluir essa conversa”, dizia ele.


O presidente dos tucanos informou, ainda, que a presidente da União dos Vereadores e Vereadoras do Rio Grande do Norte (UVERN), Larissa Rosado deve concorrer a uma cadeira de deputada federal, enquanto sua mãe, a ex-deputada Sandra Rosado, “vem mostrando disposição em retornar à Assembleia Legislativa”. Para a Câmara Federal, a chapa contará com o reforço do vereador natalense Kleber Fernandes, que já insinuou sua pré-candidatura nas redes sociais.


Ezequiel Ferreira estimula a pré-candidatura das duas, considerando que Mossoró é o segundo maior colégio eleitoral do Estado – tinha 176.931 eleitores até dezembro de 2021, último número oficialmente divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Nomes novos como a influente digital Leila Maia, idealizadora dos projetos “RN Saudável” e “Ponte da Vida” também já acertou sua filiação. Ela tem hoje mais de 61 mil seguidores só no Instagram”, avisou.


Ele também citou a empresária Adriana Pessoa, que tem atuação no Agreste Potiguar e foi segundo lugar na eleição de Passa e Fica, “só com comícios virtuais poderá ser um nome”. A médica Tássia Veríssimo, que foi prefeita do PSD em João Dias no Alto Oeste Potiguar, assegurou Ferreira, “está vindo somar com o PSDB. Ela hoje atende como médica em Parnamirim e é esposa do ex-deputado Carlos Augusto Maia”. 


Fonte: Tribuna do Norte

Política - Eleições 2022: Pré-candidaturas antecipam trocas de partidos.

 



Com os pré-candidatos à Presidência da República lançados oito meses antes da eleição, deputados e senadores passaram a antecipar a busca por partidos alinhados às suas posições eleitorais. O troca-troca partidário teve início ainda em 2021 e nesta quarta-feira, 26, se acentuou com evento que marcou a migração em bloco de integrantes do MBL - antes espalhados por várias legendas - para o Podemos de Sérgio Moro.


Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Candidatos à reeleição buscam o melhor posicionamento na busca por manter a vaga na Câmara dos Deputados e no Senado

Candidatos à reeleição buscam o melhor posicionamento na busca por manter a vaga na Câmara dos Deputados e no Senado


No caso dos deputados federais, estaduais e distritais, o movimento contraria norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abre a janela partidária para trocas de siglas só a partir de 3 de março. Mas a antecipação da pré-campanha ao Planalto, aliada a acordos entre as agremiações, "liberou" os parlamentares a mudar de casa ou ao menos anunciar essa intenção antes da hora.


Desde meados do ano passado, ao menos oito deputados federais já se filiaram a legendas diferentes das que os elegeram em 2018, segundo levantamento feito pelo Estadão. Somados os que revelaram essa intenção ou que só assinaram a ficha em atos simbólicos, como Kim Kataguiri ontem (que trocará o DEM pelo Podemos), a conta vai a 13.


Entre os senadores - que são "donos" de seus mandatos e, por isso, podem mudar de sigla a qualquer tempo - o total de trocas efetivadas e anunciadas chega a 14. Segundo o Senado, 12 deles já avisaram a Casa oficialmente. Nesta lista, está, por exemplo, Fabiano Contarato (ES), que deixou a Rede para se filiar ao PT.


A antecipação à janela é atípica, já que o parlamentar pode responder por infidelidade partidária se a agremiação de origem ou o Ministério Público eleitoral decidir entrar com representação na Justiça. Para contornar possíveis punições, alguns deputados recorrem ao TSE para solicitar a mudança fora do período permitido. É possível, por exemplo, pedir desfiliação por "justa causa" em caso de incorporação, fusão ou criação de uma sigla, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e, ainda, discriminação pessoal. Caso contrário, pode haver perda do mandato.


'Fator Moro'


Realizado ontem, em São Paulo, o evento simbólico de adesão do MBL ao Podemos contou com o deputado estadual por São Paulo Arthur do Val (agora ex-Patriota), que pretende se lançar ao governo do Estado. Ele afirmou que o "fator Moro" foi decisivo para o ingresso antecipado na legenda. "Temos apoio recíproco das respectivas pré-candidaturas. É natural que estejamos no mesmo partido", disse. "Essa união não é entre partidos políticos, é entre movimentos, partidos e pessoas. Setor privado e sociedade civil. O PT está ameaçando voltar para São Paulo. Precisa colocar aqui no Estado de São Paulo uma posição firme e forte contra esse tipo de proposta", afirmou Moro.


Expulso do DEM em 2019, Do Val obteve autorização para migrar para o Patriota e, agora, trocar de agremiação de novo. Kataguiri tentará contornar a janela partidária solicitando acordo ou saída da atual sigla por justa causa, o que poderá ocorrer se a fusão do DEM com o PSL para a formação do União Brasil for homologada antes da janela partidária.


Outros quatro parlamentares usam estratégia parecida na tentativa de evitar a perda do mandato, anunciando a saída sem, de fato, deixar a legenda. É o que aconteceu, por exemplo, com o deputado federal Tulio Gadelha (PDT-PE). Apesar de afirmar publicamente que migraria para a Rede, Gadelha segue no PDT e participou da convenção nacional do partido, data em que o nome de Ciro Gomes foi anunciado como pré-candidato ao Planalto. Em nota, o PDT afirmou que não pretende solicitar punição ao parlamentar.


Reforços


Outros presidenciáveis também têm atraído quadros para os seus respectivos partidos ou siglas aliadas. No caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não apenas o PT tem ganhado quadros novos, mas também o PSB - ambos ensaiam a oficialização de uma federação que incluiria ainda o PSOL e o PCdoB.


Marcelo Freixo (RJ) é exemplo desse movimento. Pré-candidato ao governo do Rio, ele saiu do PSOL após acordo e migrou para o PSB no ano passado, com o apoio de Lula. Atual governador do Maranhão e pré-candidato ao Senado, Flávio Dino deixou o PCdoB para seguir o mesmo caminho.


O PSB atrai nomes até do Centrão que não apoiam a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, como Jorge Boeira (RS), que saiu do PP, e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (AM), que, autorizado pela Justiça Eleitoral, já anunciou sua desfiliação do PL, nova sigla do presidente.


Ramos está em tratativas com o PSB e disse não ter restrições quanto a subir no palanque de Lula no Amazonas. Sua única certeza, segundo ele, é não apoiar Bolsonaro. "Não posso permanecer em um partido que tem um presidente da República que considero não ser bom para o País, que, graças a ele, entrou em situação sanitária grave e uma crise econômica desesperadora. Não dá para ajudar um projeto que criou essas condições." O deputado também mantém diálogo com Solidariedade, Republicanos, União Brasil e PSD.


Também crítico ao governo federal, o ex-ministro e ex-deputado federal Maurício Quintella (AL) anunciou sua saída da sigla um dia após a chegada de Bolsonaro, deixando a presidência do diretório alagoano para o deputado Sérgio Toledo (AL). "Todos nós, do diretório, apoiamos a entrada do presidente; quem não apoiou, se desfiliou, como o Quintella", declarou Toledo.


'Efeito Bolsonaro'


No sentido contrário, o "efeito Bolsonaro" também foi responsável por atrair nomes para o PL. As deputadas Bia Kicis (DF) e Carla Zambelli (SP) acenam ao partido, assim como os ministros Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).


O governador João Doria (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também têm buscado novos quadros (não apenas deputados e senadores) para fortalecer suas campanhas e facilitar alianças regionais. O tucano conseguiu neste ano "tirar" o presidente estadual do Podemos do Paraná da aliança com Moro e filiá-lo ao PSDB para disputar o governo do Estado. Ano passado, já tinha assinado a ficha de Joice Hasselmann (SP).


Ciro atraiu o deputado federal David Miranda (RJ), que deixará o PSOL por causa do provável apoio do partido a Lula. A perspectiva é que mais trocas ocorram a partir de março. Doria, Ciro e Moro disputam entre si protagonismo na chamada terceira via.


Pressa


O cientista político Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, avaliou que o retorno de Lula ao tabuleiro eleitoral acelerou as mudanças partidárias. "As pessoas se apressam para se mostrar ou distantes do projeto político de Lula ou próximas de seus valores e ideologias", disse. Prando acrescentou que a antecipação é esperada em uma sociedade hiperconectada e pautada pelo imediatismo. Segundo ele, há uma necessidade constante de se manifestar o quanto antes sobre os acontecimentos da arena política, fornecendo respostas rápidas aos eleitores.


"O tempo da política institucional, com toda a burocracia legislativa, remonta a séculos passados. Hoje, esperam-se respostas imediatas dos parlamentares", afirmou.


Fonte: Agência Estado

Política - Eleições 2022: 'Janela partidária' começa no dia 3 de março.

 


Neste ano, as eleições poderão renovar um terço do Senado — 27 senadores ou senadoras ao todo, um por unidade da Federação. O primeiro turno (único turno, no caso da eleição para o Senado) ocorrerá em 2 de outubro. O segundo turno (para presidente da República e governadores, se necessário) está marcado para 30 de outubro.


Os prazos do calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começaram a ser contados. Desde 1º de janeiro, por exemplo, há a obrigatoriedade de registro de pesquisas eleitorais e a limitação de despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais.


No próximo dia 3 de março, será aberta uma data importante desse calendário, a chamada "janela partidária", período em que parlamentares eleitos pelo sistema proporcional (deputados estaduais, federais e vereadores) podem trocar de partido sem perder o mandato. A janela vai até 1º de abril. A regra não se aplica aos senadores e senadoras, por serem eleitos pelo sistema majoritário (em que o candidato ou candidata com maior número de votos é eleito).


No dia seguinte, 2 de abril, termina o prazo para que governadoras ou governadores de estados e prefeitas ou prefeitos que pretendam concorrer a outros cargos em 2022 renunciem a seus mandatos (a chamada desincompatibilização). Alguns detentores de cargos e categorias profissionais estão sujeitos a normas específicas de desincompatibilização, fruto de decisões proferidas pelo TSE que podem ser consultadas neste link. O dia 2 de abril também é a data limite para o registro, no TSE, dos estatutos dos partidos e das federações partidárias. 


A possibilidade da união de partidos em federações duradouras foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021.


Fake news


O combate às notícias falsas sobre as eleições vem se tornando uma questão mais relevante a cada pleito. No Congresso, será reinstalada em fevereiro a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que deverá atuar para evitar a disseminação de notícias falsas no ano eleitoral. O colegiado deverá ser presidido pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Segundo ele, eventuais denúncias serão repassadas a órgãos como Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal Superior Eleitoral.


A Resolução 23.671 do TSE, de 14 de dezembro, que trata da propaganda eleitoral e das condutas ilícitas na campanha, veda expressamente "a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinja a integridade do processo eleitoral" e prevê que a Justiça Eleitoral, "a requerimento do Ministério Público", determine "a cessação do ilícito, sem prejuízo da apuração de responsabilidade penal, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação".


Diversidade


Outra novidade nesta eleição é a vigência da Emenda Constitucional 111, promulgada pelo Congresso Nacional em 28 de setembro passado. Ela incentiva as candidaturas de negros e mulheres nas eleições e muda a data da posse do presidente da República e dos governadores eleitos a partir de 2026. As datas das posses passarão de 1º de janeiro para 5 de 6 de janeiro, respectivamente.


O artigo 2º da emenda estabelece que, para fins de cálculo dos valores distribuídos pelo fundo partidário e pelo Fundo Especial de Financiamento de Campanha, os votos dados a mulheres ou negros para a Câmara dos Deputados nas eleições realizadas de 2022 a 2030 serão contabilizados em dobro.


 Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Confronto de decretos: Justiça do RN determina volta do passaporte vacinal em Natal (RN).

 


O juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, deferiu o pedido liminar do Ministério Público e Defensoria Pública para que o Município de Natal exija o comprovante vacinal conforme já exigido no Decreto do Estado.

“Sendo assim, havendo o Decreto Estadual imposto aos segmentos socioeconômicos de alimentação – a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping

centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão -, a obrigação de exigir a

comprovação do esquema vacinal de seus clientes para liberação do acesso, não poderia o Decreto

Municipal legislar em sentido contrário, padecendo de vício de excesso de poder e incompetência,

sendo, portanto, ilegítimo nesta parte (Art. 3º), merecendo acatamento o pleito liminar de suspensão

da eficácia do Decreto Municipal, prevalecendo as determinações do Decreto Estadual em comento”, apontou o juiz.


Por fim sentenciou, “diante do exposto, defiro parcialmente a tutela provisória de urgência para suspender imediatamente a eficácia do artigo 3º do Decreto Municipal n. 12.428, de 24/01/2022, impondo-se ao Município sua adstrição ao cumprimento do artigo 5º do Decreto Estadual nº 31.265/2022, assim

como os estabelecimentos comerciais a quem o mesmo é dirigido, mantida a exigência de

comprovação do esquema vacinal para acesso aos estabelecimentos elencados no Art. 5º do Decreto Estadual acima mencionado”.


Obs: na mesma decisão as festas e eventos estão permitidas, já que o Governo do Estado em seu decreto , recomenda não serem feitas com mais de 100 pessoas; como recomendação não é proibição, estão permitidas.


O Juiz cita na sua decisão, que diante de dois decretos, prevalece o mais rígido, tendo sido já apreciado pelo STF caso idêntico sobre decretos conflitantes.

UERN adia retorno de 100% das atividades presenciais para março.

 

 


                Diante da alta de casos de Covid em todo o estado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informou nesta quarta-feira (26) que adiou o retorno 100% presencial das aulas para o dia 14 março. 

Dessa forma, as aulas que começam no dia 2 de fevereiro serão remotas na parte teórica. Já as aulas práticas e teórico-práticas podem ser feitas de forma presencial. A instituição anunciou em dezembro que cobrará passaporte vacinal dos alunos.

A Universidade autorizou os departamentos acadêmicos a flexibilizarem o horário dessas aulas da modalidade presencial a depender da conjuntura específica do curso.

Já as aulas presenciais voltam em 14 de março, segundo a universidade, “quando se espera que se observe maior segurança sanitária frente ao quadro pandêmico”.


Com informações do G1

       

Fonte: Portal Grande Ponto

PT, PSB, PCdoB e PV definem comando da federação; PT terá maioria.

 


Divisão de cadeiras no comando da federação partidária discutida por PT, PSB, PCdoB e PV atende à proporção de deputados federais que cada partido possui.

   

Empenhados na construção de uma federação partidária para disputar as eleições de outubro, PT, PSB, PCdoB e PV definiram nesta quarta-feira (26) como será dividido o comando a da nova organização. Por ser a maior força na Câmara dos Deputados, o PT terá a maioria da Assembleia Geral da federação.

Os dirigentes dos 4 partidos se reuniram nesta quarta em Brasília para definir a composição da Assembleia Geral, que irá comandar a nova organização, ainda sem nome definido. Os presidentes das legendas realizaram uma coletiva de imprensa após o encontro.

Foi definido que o PT terá 27 cadeiras no organismo, que será formado por 50 membros. Com isso, o partido de Lula terá maioria na federação. O PSB contará com 15 assembleístas, enquanto PCdoB e PV terão 4 cada.

A distribuição atende ao número de deputados federais de cada partido. O PT tem 53, PSB é representado por 30, PCdoB por 8 e PV por 4. No tonão pode servir para diminuir o peso político de uma legenda partidária. O PT é o que é pela sua história, pela sua construção, pela sua militância. Não quero que nenhum partido seja diminuído, mas também não dá para permitir que o PT seja diminuído para fazer a composição. O PT não quer hegemonismo”, disse a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, durante coletiva.

Carlos Siqueira, presidente do PSB, defendeu a divisão e disse que a federação buscará um equilíbrio nas decisões para atender a todos os partidos.

Os detalhes da federação não estão totalmente acertados. Ainda há indefinições referentes aos palanques estaduais.


Fonte: Poder 360 e assessoria do PT.

Governo do estado vai recuperar RN-078 e estrada do Santuário do Lima, em Patu

 

O acesso a um dos principais pontos de visitação religiosa, o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu, e o trecho da RN-078 - rodovia estadual que liga o município à Catolé do Rocha, na Paraíba – vão receber obras de recuperação. As ordens de serviço foram assinadas pela governadora Fátima Bezerra na tarde desta quarta (26) durante ato na Governadoria, Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Os serviços representam um investimento superior a R$ 3,3 milhões na melhoria da infraestrutura e interiorização do turismo. “Obras importantes para nossa cidade e para o turismo religioso e de aventura. Há muito tempo clamávamos por isso e, com a força de vontade da governadora e do seu governo, a gente está conseguindo hoje”, ressaltou o prefeito de Patu, Rivelino Câmara.

A Serra do Lima tem extensão de oito quilômetros e altitude que varia entre 400 e 600 metros acima do nível do mar. Na serra está localizado o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, conhecido como Santuário do Lima, que recebe em média cem mil visitantes por ano. A estrada de acesso precisa de conservação em 2,6 quilômetros. O valor estimado da obra é de R$ 1,8 milhão e a previsão de conclusão é para março de 2022. O santuário detém o título honorífico de 13ª Basílica do Brasil e é considerado por voto popular uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte.

“Quero agradecer esse investimento em nome dos devotos do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, agradecer à governadora, ao vice-governador e a todos os demais que estão empenhados com o desenvolvimento da cidade e da região, através do turismo religioso”, agradeceu o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores e reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, padre Luiz Telmo.

Já na RN-078, são 9,6 quilômetros até a divisa com a Paraíba. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a recuperação será feita em um trecho de 3,6 quilômetros, já bastante deteriorado, que não comporta mais a operação tapa-buracos, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN).

O serviço da malha viária na RN-078 integra um plano de restauração de 29 trechos de rodovias estaduais, em todos as regiões do Estado, com investimento de R$ 50 milhões, que serão executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), com supervisão da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grande do Norte.


Fonte: Tribuna do Norte.

Prefeitura abre drive de testagem para Covid-19 na Arena das Dunas

 

Foto: Manoel Barbosa - Secom

A Prefeitura do Natal vai abrir nesta sexta-feira (28), na Arena das Dunas, por 10 dias ininterruptos até o dia 06 de fevereiro, um drive de testagem para Covid-19. O funcionamento será das 8h às 15h, com entrada pelo acesso da avenida Prudente de Morais.

Os exames utilizados são testes rápidos para Covid/antígeno com coleta swab nasofaríngeo, no qual o resultado sai em até 24h. Para fazer o teste é necessário que a população leve impresso e preenchido o formulário com dados da pessoa a ser testada, disponível no site da https://vacina.natal.rn.gov.br/ .



“Mesmo com ativação do drive de testagem vamos manter em funcionamento os Centros de Síndromes Gripais do Cemure e Nélio Dias”, afirma o secretário Municipal de Saúde,  George Antunes.

Centros de Enfrentamento

A Prefeitura de Natal tem investido nas últimas semanas em ações voltadas para atender a população com sintomas de Covid e gripe, com a abertura de dois Centros de Enfrentamento às Síndromes Gripais, no ginásio Nélio Dias e no Cemure. 

Esses dois locais são referência para atendimento de pessoas com sintomas leves, desafogando o atendimento das UPAs da cidade. Nos Centros, a população tem consulta médica, dispensação de medicação e testagem para Covid. 

Além dos Centros, a Prefeitura mantém os pontos de vacinação de toda a população adulta e infantil. Neste último caso, existem pontos exclusivos de vacinação de público infantil a partir dos cinco anos de idade, nos shoppings Midway e Partage, além de duas unidades de saúde por Distrito Sanitário.

Natal está entre as 12 capitais brasileiras aptas a receber a tecnologia 5G.

 



De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), 12 capitais brasileiras estão totalmente aptas a lançar a internet 5G para as suas populações, tanto sob a perspectiva tecnológica quanto jurídica. Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista já atualizaram suas legislações locais para ofertar a nova internet. As demais capitais estão parcialmente adaptadas ou preparam a atualização da legislação municipal. 


Atualmente, a Lei Geral das Antenas e o Decreto nº 10.480, de 2020, possibilitam que a implantação da nova tecnologia ocorra em todas as capitais e municípios. No entanto, é importante que todos atualizem suas normativas para disponibilizar mais antenas e oferecer um 5G mais rápido e com mais qualidade.


Com isso em vista, o MCom e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm trabalhado junto aos municípios, sugerindo adequações às legislações locais e elucidando dúvidas, no intuito de eliminar eventuais obstáculos à redução do déficit de conectividade. De acordo com o ministro Fábio Faria, "ao longo dos anos, faremos com o que o País tenha assegurado a cada um o direito de acesso à internet; todos nós sabemos a importância que isso tem", enfatiza.


Com as leis atuais, a nova geração da tecnologia de telefonia móvel chegará em todos os 5.570 municípios brasileiros, primeiro nas capitais e depois, gradativamente, nos demais municípios. Contudo, o sinal 5G, para cobrir toda a cidade, precisa de uma quantidade maior de antenas. Por isso, segundo o Ministério, quanto mais moderna for a legislação municipal, mais rápido a cidade terá ampla cobertura do 5G. Os municípios com legislações adaptadas à Lei Geral das Antenas serão os primeiros a contar com todos os benefícios da tecnologia. Devido à complexidade para receber e disponibilizar a tecnologia, o edital possui metas fixadas ano a ano para levar gradualmente a cobertura a todo o País. No caso de 100% dos municípios, o prazo vai até 2029.


Grande parte das questões relacionadas à instalação de infraestruturas de telecomunicações foi superada com a edição do Decreto nº 10.480/2020. Seu artigo 11º, por exemplo, aborda o “silêncio positivo”, detalhando que o órgão ou entidade competente tem até 60 dias como prazo para a expedição de licenças. Se não houver decisão até o encerramento do prazo, a entidade interessada fica autorizada a realizar a instalação da infraestrutura de telecomunicações. O dispositivo confere muita agilidade aos processos de licenciamento e, desse modo, contribui para a implantação das redes 5G no Brasil.


Infraestrutura


O decreto traz regras objetivas para a dispensa de licenciamento às infraestruturas de pequeno porte em área urbana. “Este é mais um dispositivo que contribui para a expansão das redes 5G, que, em comparação a tecnologias anteriores, requerem maior densidade de antenas, mas de menor tamanho”, explica o secretário.


Quanto às competências municipais, a Lei Geral das Antenas já estabeleceu diretrizes e regras a serem observadas pelos municípios para o tratamento das infraestruturas de suporte. Em outra linha, uma lei no tema da exposição dos habitantes aos campos eletromagnéticos também já estabeleceu quais são os limites e incumbiu à Anatel a competência de regulamentar e fiscalizar esse campo.


Cronograma


Todas as capitais brasileiras já estão preparadas para lançar a internet 5G para a população até 31 de julho deste ano, conforme previsto no edital da Anatel. Dentro desse prazo, de acordo com o cronograma definido no leilão das faixas de radiofrequência, as sedes estaduais precisam oferecer, no mínimo, uma antena para cada 100 mil habitantes.


Para que a tecnologia 5G esteja ativa no País, um número de antenas até 10 vezes maior do que temos hoje será necessário, devido ao aumento exponencial do volume de dados que será transmitido. Para municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174), existe um compromisso crescente, a cada ano: até julho de 2025, por exemplo, a meta é ampliar a quantidade de antenas nas capitais e no Distrito Federal e atender os municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes (no mínimo 1 antena para cada 10 mil habitantes). Até julho de 2028, o compromisso é atender 50% dos municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes. Para cidades com menos de 30 mil habitantes (4.396), a meta é atender todos até dezembro de 2029.


Fonte: Tribuna do Norte.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Conhecendo o mais novo sucesso musical do RN: A banda musical Chama as Meninas lançou seu trabalho que pode ser baixado no Sua Música.

 

Priscila Labre e Lígia Lima formam a Banda Chama as Meninas, o novo sucesso do RN.

O Rio Grande do Norte sempre lançou  grandes cantores, cantoras e bandas musicais que fizeram e fazem sucesso, não só aqui no estado,  mas em todo o Brasil; vamos conhecer um pouco da história do novo sucesso musical que vem embalando diversas festas. A  banda Chama as Meninas foi um dos grandes destaques do cenário musical aqui no RN, com as cantoras Priscila Labre e Lígia Lima.

Conhecendo um pouco a banda

Vamos conhecer um pouco mais das meninas? 

Começando com Priscila Labre. Essa cantora arretada tem 28 anos e, claro, é da nossa terra. É potiguar! 


Vocalista Priscila Labre


Iniciou cantando na infância com participações na igreja, aos 14 anos já se apresentava em pequenos eventos, até que surgiu o primeiro grande convite da sua carreira aos 16 anos. Ela se apresentou no  carnaval da cidade Lajes do Cabugi. Após arrasar nessa apresentação de carnaval, foi fazer parte da banda Detroit, puxando o tradicional Bloco do Burro Elétrico em Pirangi.

Mas o coração da Pri bate mais forte é pelo forró. Amor que se concretizou em 2018 quando assumiu a banda Forró Universitário.

Foi  lá que ela e Lígia se conheceram.

Teve também uma passagem na banda Forrozão do Briola e agora está de volta, ao lado de Lígia Lima.

Lígia Lima também é Natalense e tem 29 anos de muita musicalidade. Afinal, a música entrou em sua vida quando ainda tinha 8 aninhos de idade, também fazendo parte do coral da igreja. 


Vocalista Lígia Lima


Porém, iniciou a carreira profissionalmente aos 18 anos. Tem em seu currículo musical a passagem por várias bandas, entre elas: Cavaleiros do forró e Briola Sales.

Após muitas experiências, resolveu se dedicar a carreira a solo e cantava em barzinhos, festas privadas, casa de shows.

As duas juntas agora  fazem a banda  “Chama as Meninas”  que vem animando festas e eventos em todo o RN, com grande sucesso para  a música autoral e carro chefe " Cabra de Pêia".



A banda chama as meninas lançou seu primeiro CD promocional no Sua Música; é só baixar e cair no embalo de mais um sucesso do nosso Estado.



CD promocional no Sua Música.


Para ficar por dentro dos sucessos, agendas e trabalhos musicais da banda Chama as Meninas, segue no perfil do Instagram @chamaasmeninasoficial


Programa Sextou na Band

Live Show no Agora RN

Entrevista no Agora RN








compartilhe nas redes sociais.